Russos tornaram a oferecer o Su-35 ao Brasil durante a visita de Medvedev.
A Rússia está interessa em fornecer ao Brasil caças multifuncionais de 4,5ª geração do tipo Sukhoi Su-35, revelou o chefe do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia Alexander Fomin, acrescentando que a possibilidade foi discutida durante a visita do primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev.
“A concorrência (programa FX2) foi realizada, houve alguns resultamos, nós estávamos participando dela, mas infelizmente não fomos listados para a short-list. Ademais, a Rússia se ofereceu para participar dessa concorrência (short-list)”, disse Fomim.
Fomim também disse que a Rússia fez uma oferta atual para o fornecimento de caças Su-35 ao Brasil, oferta essa que acena com a possibilidade do Su-35 ser produzido no Brasil, assim como o desenvolvimento de uma nova geração de caças de combate para o Brasil.
“Ainda estamos interessados, mas nenhuma decisão concreta nesta matéria. Nada foi feito”, disse o diretor do FSMTC.
O Su-35BM enquadra-se na 4,5ª geração, com exceção da furtividade, o caça é totalmente compatível com as tecnologias que cercam os caças de 5ª geração. Reza lenda que os novos caças russos podem fazer uso do chamado “plasma stealth”, uma tecnologia que permite baixar e muito a assinatura de radar de caças não-furtivos. Por enquanto, apenas um caça de 5ª geração cumpre serviço, o americano F-22 Raptor. Acredita-se que os próprios caças de 5ª geração a entrarem em serviço serão o caça russo Sukhoi T-50 (PAK-FA) e o americano F-35 Lightning II.
O Su-35BM é capaz de voar a uma velocidade de Mach 2.25, tem um raio de ação de 3,600 km (4,500 km com o auxilio de tanques extra), teto de serviço de 18,000 m. O armamento do Su-35BM é constituído de um canhão internto GSh-30 de 30mm, capaz de disparar até 150 projéteis, e 12 pontos para abrigar vários tipos ar-ar, ar-terra e ar-mar que vão desde o Vympel R-27, passando pelo Vympel R-73, Vympel R-77, mísseis anti-radição Kh-31, Kh-31ª, Kh-59, Kh-29, Kh-29T e Kh-29L e vários outras bombas guiados e não guiadas.
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... 35-ao.html