A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Luiz Bastos
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Re: A-12

#11056 Mensagem por Luiz Bastos » Sáb Fev 16, 2013 11:47 am

Também acho isso. Pelo pouco que sei, é necessário apenas um dínamo/gerador nas especificações da corrente elétrica do navio acoplado a uma turbina. A parte elétrica a TGM tem plena capacidade para produzir e com o pé nas costas, agora quanto à turbina eu boiei. Talvez pudessem usar uma de avião, sei lá. Mas a grande verdade é que tem espaço de sobra no A-12. Vai saber porque não resolveram ainda esta pendenga? Fui :mrgreen:




JL
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Re: A-12

#11057 Mensagem por JL » Sáb Fev 16, 2013 12:41 pm

Pequei este texto na internet, a fonte, coloco um parte, o teor completo pode ser lido na fonte original.

http://montedo.blogspot.com.br/2012/02/ ... vioes.html

Clima de revolta à bordo do porta-aviões São Paulo

Confira relato exclusivo feito por pessoal a bordo do navio

Marco Aurélio Reis

Militares que servem no porta-aviões São Paulo e e seus familiares revelaram a O DIA com exclusividade um cenário preocupante a respeito da conservação da embarcação. A maior parte dos episódios internos, contam, não chega ao conhecimento do público, mas tiram o sono de esposas cada vez que seus maridos embarcam........

Entre os relatos,o que mais assustam diz respeito a dificuldade de se saber onde podem ocorrer rompimentos de tubulações , vazamento de vapores e incêndios. "Elas (tubulações) são envelopadas. Não dá para saber onde estão as áreas com problemas", contou uma das fontes que serve no São Paulo.

A pedido do jornal, mais de um militar a bordo compôs relatório preocupante, encaminhado por O DIA às autoridades. O relato dá uma dimensão do clima a bordo:

NAVIO VELHO
"Somos militares do Porta Aviões São Paulo e estamos vivendo em um estado de escravidão sem ter a quem recorrer. Trabalhamos no (...) em um navio sucateado e velho, sem condições de navegar em segurança que se arrasta há anos em reparos sem apresentar resultados."

INCÊNDIOS CONSTANTES
"Na tentativa de viagem que fizemos (ano passado), logo no cais, antes do navio sair, houve um incêndio a bordo. Mesmo com o incêndio, o comandante decidiu continuar com o cronograma e manteve a viagem. No mar foram mais dois incêndios e alagamentos.

Quando isso acontece a tripulação tem de ser avisada através do serviço de fonoclama do navio. Mas nem em todos esses eventos isso aconteceu. Havia ordem para que não fosse divulgado, pois havia um almirante a bordo e se ele ouvisse talvez determinasse o retorno do navio (o que aconteceu em um incêndio posterior). As vidas dos militares que ali servem estão em risco constante. Redes de vapor vazaram novamente - lembrando que anos atrás militares morreram por esse mesmo motivo. E esses fatos estão sendo escondidos, para que não haja pressão dos próprios militares e familiares para a parada definitiva do navio."


MILITARES IMPEDIDOS DE DESEMBARCAR

"O departamento de máquinas, junto com a tripulação, está pagando pelo estado da embarcação. Militares desses setores são impedidos de ir para casa ao fim do expediente por causa das máquinas que não funcionam, impossibilitando a prontificação do navio. O comando não aceita isso e pune! Já ficamos vários dias impedidos de sair por causa disso. As máquinas que deveriam ser em número de dois, só tem uma precariamente funcionado. No hangar há vários geradores prontos para uso em caso de falha do único gerador em funcionamento (a um aluguel de R$ 30 mil cada - mesmo que não sejam usados)."

LUVA PARA CHECAR A LIMPEZA

"Há uma ordem de que ninguém pode desembarcar do navio, ninguém pode ser transferido - o que é rotineiro na Marinha - ordem dada pelo comandante com o aval do comandante da Marinha. (...) O absurdo chegou ao ponto do comandante do navio criar um Postos de Limpeza (oposto aos Postos de Combate), onde os compartimentos são limpos e inspecionados pelo próprio comandante, que o faz munido de um cinto recheado de luvas brancas que ele usa para verificar se há poeiras pelo compartimentos. E se houver, o responsável pela limpeza é punido. Tudo respaldado por um código, cujo parágrafo único permite a um oficial punir um militar baseado no que ele achar que está errado, seja um olhar ou gesto diferentes."

MACARRÃO SEM MOLHO
"O trabalho na praça de máquinas é em turnos de quatro horas em temperaturas de 70 graus. Na hora da refeição, macarrão puro para comer! Arroz com hambúrguer. Zero de valor nutricional aqui. Mas os coquetéis não param!"





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Re: A-12

#11058 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Fev 16, 2013 1:22 pm

Luiz Bastos escreveu:Também acho isso. Pelo pouco que sei, é necessário apenas um dínamo/gerador nas especificações da corrente elétrica do navio acoplado a uma turbina. A parte elétrica a TGM tem plena capacidade para produzir e com o pé nas costas, agora quanto à turbina eu boiei. Talvez pudessem usar uma de avião, sei lá. Mas a grande verdade é que tem espaço de sobra no A-12. Vai saber porque não resolveram ainda esta pendenga? Fui :mrgreen:
Turbina de avião??? :mrgreen:

O A12, e acho que todo navio de grande porte que não seja nuclear possui caldeiras justamente pra gerar vapor pra essas turbinas. Temos a TGM para fabricar turbinas e a WEG para fabricar o Gerador, ambas nacionais, e de extrema qualidade, reconhecidas não só no Brasil mas no exterior. É isso que me deixa confuso, temos a tecnologia aqui, e ainda estamos nessa pendenga com TG's?? Estranho Isso!

Agora, sobre os vazamento em tubulações de vapor, outra coisa me deixa encucado. Tubos de vapor são tubos especiais tipo A53 ou A105 por exemplo, próprios para altas temperaturas e pressões, mas mesmo assim precisam ser trocados de tempos em tempos (não me recordo a periodicidade agora) em qualquer industria isso é feito, se não o é em um navio tão importante como o A12, existe um erro muito grave e perigoso. Esses tubos sendo bem vistoriados e trocados qndo necessário dificilmente ocasionam acidentes e vazamentos, e talvez um pequeno vazamento na solda pode fazer um estrago violento.

Fica minhas duvidas sobre o quão sério o A12 é levado, não pelos militares, que tenho certeza dão o sangue pela força, mas pelos "donos da caneta".




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Re: A-12

#11059 Mensagem por henriquejr » Sáb Fev 16, 2013 2:19 pm

Pelo que sei todas as principais tubulações de vapor foram substituídas durante a inspeção, após aquele acidente onde militares vieram a óbito.




.
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Re: A-12

#11060 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 16, 2013 3:04 pm

JL escreveu:Pequei este texto na internet, a fonte, coloco um parte, o teor completo pode ser lido na fonte original.
http://montedo.blogspot.com.br/2012/02/ ... vioes.html
Clima de revolta à bordo do porta-aviões São Paulo
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Bom, este texto é de praticamente um anos atrás. De lá para cá, poucas ou quase nenhuma informação sobre o verdadeiro estado do Nae SP chegou a público.

Aqui mesmo no Fórum a última notícia foi da visita que o CB_LIMA fez ao mesmo este ano, e pelo que ele falou, o navio aparentava estado de "novo". Não sei dizer se esta visão pode ser atribuída a toda a embarcação, posto que ele mesmo não pode visitar o navio por completo, obviamente.

Então resta-nos saber o seguinte: desta denúncia feita ao jornal, chegou alguma coisa concreta ao Ministério Público Militar? Houve alguma investigação de parte da MB sobre a denúncia? O que o MD fez/disse a respeito? O esperada resposta do comando da MB foi dada ao jornal, ou a resposta foi o silêncio? Qual a atual situação da tripulação do navio? Dentre outras tantas questões em aberto.

Enfim, a reportagem deixa mais perguntas no ar do que respostas ou informações.

Com a palavra os colegas militares da MB, ou quem puder, que se disponha a comentar o ocorrido e nos dar maiores informações.

abs.




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Re: A-12

#11061 Mensagem por JL » Sáb Fev 16, 2013 7:40 pm

Pequei o texto por acado, realmente é velho. Não tenho nenhuma informação especial sobre o assunto. Mas somente poderemos ter certeza de que algo foi feito, quando o navio se fizer ao mar e navegar com velocidade e chegar ao porto, no caso aqui em Santos sem os geradores no hangar. A última coisa que ouvi de um militar sobre o nosso sampa não foi nada muito bom. Como disse o caso é rasgar o casco e tirar o podre e por maquinaria nova em quase tudo, ir substituindo da proa a popa.

Quem já viu o São Paulo de perto, pode ver que é um navio imenso, com porte digno de ser a nau capitânia de uma grande potência. Hoje em dia qualquer fragata nova custa 400 a 500 milhões de dólares. O poder de combate de um navio aeródromo como o São Paulo é imenso, vale a pena gastar mais dinheiro. Mesmo porque segundo ouvi já foram gastos 400 milhões de reais no São Paulo. Se não consertar direito, vai para o lixo este dinheiro, mas o que esta se gastando nas aeronaves antigas por serem lançadas de catapulta. Me refiro aos Tracker e Skyhawk.




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Re: A-12

#11062 Mensagem por Marino » Sáb Fev 16, 2013 8:46 pm

Este texto foi publicado aqui à época, e vários responderam, inclusive eu.
Quem se dispuser que procure estas respostas.
Agora pelo menos usem o bom senso e leiam as torpezas escritas.
Se acreditarem nisso, muito bem: que fiquem com este lixo.




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Re: A-12

#11063 Mensagem por Valdemort » Dom Fev 17, 2013 4:43 pm

JL escreveu:Pequei o texto por acado, realmente é velho. Não tenho nenhuma informação especial sobre o assunto. Mas somente poderemos ter certeza de que algo foi feito, quando o navio se fizer ao mar e navegar com velocidade e chegar ao porto, no caso aqui em Santos sem os geradores no hangar. A última coisa que ouvi de um militar sobre o nosso sampa não foi nada muito bom. Como disse o caso é rasgar o casco e tirar o podre e por maquinaria nova em quase tudo, ir substituindo da proa a popa.

Quem já viu o São Paulo de perto, pode ver que é um navio imenso, com porte digno de ser a nau capitânia de uma grande potência. Hoje em dia qualquer fragata nova custa 400 a 500 milhões de dólares. O poder de combate de um navio aeródromo como o São Paulo é imenso, vale a pena gastar mais dinheiro. Mesmo porque segundo ouvi já foram gastos 400 milhões de reais no São Paulo. Se não consertar direito, vai para o lixo este dinheiro, mas o que esta se gastando nas aeronaves antigas por serem lançadas de catapulta. Me refiro aos Tracker e Skyhawk.
De acordo com Poder Naval o USS Independence foi oferecido ao Brasil por 80 milhoes de dollars na epoca do SP.




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
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Re: A-12

#11064 Mensagem por Carlos Lima » Seg Fev 18, 2013 5:16 am

Olha... eu andei bastante pelo Sampa e digo que se tinha coisa quebrada, caindo aos pedaços, enferrujada e causando risco de vida, era algo que realmente passou totalmente despercebido.

Estavamos lá na hora do rancho inclusive, com o pessoal comendo, a tripulação trabalhando e se exercitando e é claro que o navio estava no porto, mas a cidade dentro dele estava funcionando normalmente com todos anciosos para que o navio retorne as suas operações em alto mar.

Até demos um passeio no elevador das aeronaves e vimos umas coisinhas que não posso falar, e tudo operando e funcionando (inclusive sendo testado ali na minha frente) com os operadores fazendo os ajustes e tudo.

Tem coisa sendo trabalhada e tudo tinha cara de novo, inclusive a parte de pouso de aeronaves, etc.

Pelo que pude ver a MB trabalha com muita seriedade para botar esse bicho para operar normalmente, mas mas mas mas mas, os caras querem fazer isso com total segurança e isso demanda de muitos testes.

É aguardar, mas pelo menos o sentimento dentro do navio era muito bom e saí de lá muito feliz.

[]s
CB_Lima




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Re: A-12

#11065 Mensagem por Andre Correa » Seg Fev 18, 2013 9:25 am

Valdemort escreveu:De acordo com Poder Naval o USS Independence foi oferecido ao Brasil por 80 milhoes de dollars na epoca do SP.
Essa é uma conversa já extremamente batida aqui, e segundo os especialistas da época, era inviável por conta de etc, e tal...
Um erro na minha opinião, mas eu não sou um especialista. :D Ainda sou da opinião de que não souberam barganhar direito com o Governo da época, mas nem falo muito, senão muita gente se chateia e vem com N motivos a tentar convencer do contrário... enfim, o A-12 é o que temos, e o que teremos ainda por algumas décadas.

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Re: A-12

#11066 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Fev 18, 2013 9:34 am

Mas sinceramente. Se estamos tendo problemas atrás de problemas com o antigo Foch, acredito que com o USS Independence seria pior.

É dificil acreditar que os EUA iriam no vender alguma coisa em melhores condições e com menos problemas que os franceses.

O USS Independence seria o verdadeiro presente de grego aos troianos, um cavalo de Tróia, literamente.




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Re: A-12

#11067 Mensagem por Luiz Bastos » Seg Fev 18, 2013 10:15 am

Acho que a marinha se recordou de como vieram os F-5 e desistiu. Fui :twisted:




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Re: A-12

#11068 Mensagem por saullo » Seg Fev 18, 2013 10:36 am

Mas no caso dos F-5 nós conseguimos dar um jeito e eles estão aí até hoje, e se contar com a boa vontade do governo ainda vão ter que aguentar bem mais, já o SP parece que tem cabeça de burro enterrada no convés, pois desde 2005 parado é meio demais.

Abraços




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Re: A-12

#11069 Mensagem por Andre Correa » Seg Fev 18, 2013 10:44 am

Sávio Ricardo escreveu:Mas sinceramente. Se estamos tendo problemas atrás de problemas com o antigo Foch, acredito que com o USS Independence seria pior.

É dificil acreditar que os EUA iriam no vender alguma coisa em melhores condições e com menos problemas que os franceses.

O USS Independence seria o verdadeiro presente de grego aos troianos, um cavalo de Tróia, literamente.
Então, o A-12 veio cheio de problemas, e já chegou na expectativa de uma reforma... e qdo foi ver, precisava mesmo de uma reforma extensiva, o que, em si, foi um verdadeiro cavalo de Troia... pois contavam que, além de tudo, fossemos pagar aos franceses por essa reforma.

Já o USS Independence vinha de uma Marinha focada no operacional, em que seu material precisava estar sempre em bom estado, e com um orçamento mais do que generoso, mas que estava ansiosa por operar novas belonaves, daí o motivo de estar encostando os mais antigos. Dizer que poderia estar em piores condições baseado numa opinião tirada do achismo, não conta pra nada.

Mas esse é um passado que não há como alterar, e na nossa linha de tempo, isso nunca acontecerá, por isso, eu disse no outro post, que é perder tempo discutir sobre o assunto.

[009]




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Re: A-12

#11070 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Fev 18, 2013 10:52 am

saullo escreveu:Mas no caso dos F-5 nós conseguimos dar um jeito e eles estão aí até hoje, e se contar com a boa vontade do governo ainda vão ter que aguentar bem mais, já o SP parece que tem cabeça de burro enterrada no convés, pois desde 2005 parado é meio demais.

Abraços
Imagino que esse seja o problema. As cabeças pensantes do nosso país não enxergam o valor estratégico, geopolitico e até simbólico que tem um Nae Capitanea como o A12, só enxergam o valor financeiro e como a reforma de um dos maiores porta-aviões convencional do mundo não é barata... da-lhe corte de verba.
Reformar meia duzia de F-5 é moleza perto de reformar praticamente todo interior de um navio como o Sampa.

Mas verba pra bolsas X, Y e Z, auxilio paletó, 14º salário, etc. nunca falta.
:mrgreen:




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