Grande batráquio.
Como falei anteriormente eu torço de coração para estar errado, mas infelizmente a gente só vai saber na hora que o bicho pegar. Não tenho nada contra ninguém da força, nem fora dela, mas o que transparece para nós de fora é que tem muita politica e pouco resultado. Quem conhece o Jiji sabe do que falo.
As coisas andam muito devagar na FAB. Eu sei que ela não está sozinha, que existem muitos fatores contra, mas basta o setor espacial para percebermos a lentidão. Estava lendo uma matéria sobre a revolução iraniana e quase caí no chão ao saber que os barbudos do deserto começaram a se mexer há 20 anos atras e já se preparam para um lançamento com astronautas em um aparelho 100% iraniano. Nosso programa espacial tem mais de 60 anos e não conseguimos sequer lançar um VLS sem ajuda, isso sem contar as pernadas que levamos dos amigos de sempre e irmãos camaradas e voltamos sempre com o rabinho entre as pernas esperando algum afago.
Ha alguns anos eu fazia a mesma critica à Marinha por não saber projetar um barco de 10 t, mas de alguns anos pra cá a coisa mudou inegavelmente com o Pró sub e outros projetos. Soube até que um graduado pisou no pescoço de um americano da Eaia para ele não ver as centrifugas da MB. Bem. Me parece que o graduado segurou o pião na unha.
Aquele vídeo do Brigadeiro Venancio(acho) já tem mais de 10 anos e ao que tudo indica as coisas ainda não mudaram por aqui, haja vista a força que se faz para o Super Hornet emplacar.
Mas como sempre eu devo estar errado nas minhas percepções ao ver um coronel na televisão dizer que "caça era tudo a mesma coisa". O importante era o míssil BVR que o Brasil recentemente comprou de Israel. A tentativa de empurrar o Kfir para nós também foi inesquecível e me fez pensar na época:Será que tá rolando alguma coisa?.
Tente ver as nações que podem mais que nós com equipamentos de ultima geração e a gente com aviões dos anos 70/80, modernizados sim, mas que chegam a soltar as peças em voo como já ocorreu diversas vezes.
Os pilotos são heróis de voarem sem recursos? Claro que sim, mas estes são jovens e na empolgação arriscam tudo. Para o nosso cenário (latino), tirando o Chile e a Venezuela(Deus nos livre enfrentar), dá pra aguentar e enviar uma resposta adequada, mas até quando?
Para finalizar digo apenas que minha critica não se estende a toda a FAB, mas as cabeças atrasada que pulula por lá e que não a deixam dar um passo maior e mais rápido, tao necessários nos dias de hoje. Aí você vai falar da Embraer e suas modernizações...do KC-390, etc mas nada disso importa. A verdade verdadeira é que em termos de caça estamos desarmados e mal pagos, muito embora nossos pilotos consigam tirar leite de pedra em seus museus voadores. Fui
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)