EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
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- FCarvalho
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Sim eu sei, mas veja que no caso dos Il-76, foram necessárias uma série de mudanças estruturais e na aerodinâmica da aeronave para que esta pudesse acolhe o radome do radar ali em cima, e que isto, em certo sentido alterou todas as características primárias originais da aeronave. Sem contar que levou-se um tempão e gastou-se uma nota em estudos de engenharia para se saber se a mesma seria capaz de receber o radar sem que necessariamente suas características fossem afetadas de forma a denegrir o seu perfil de vôo. Bom no final o resultado só os russos saberiam te dizer, mas não creio, pelo tudo que já li escrito aqui no fórum que esta seja realmente a melhor opção.
Temos os E-Jets, que em tese, seriam mais factíveis as modificações necessárias às funções propostas, e que de certa forma, também acho, seriam mesmo mais exportáveis do que uma plataforma baseado no KC-390.
De qualquer maneira, como só vamos ver outra AEW na FAB daqui uns 15/20 anos, fico pensando se na verdade ainda teremos E-jets para propor a estas funções, ou se a Embraer já terá disponível, na prática, outra família de aeronaves comerciais, quiçá, de maiores dimensões, na mesma categoria de 737/A320.
Em 2033 o mundo vai estar bem diferente. E nós, espero, também. E para melhor. Quem sabe até um projeto conjunto com outros países seja a saída mais indicada. Pode ser. Já que por agora não temos argumentos e nem motivos concretos para justificar uma nova aeronave AEW, o futuro não nos providencia estes.
abs.
Temos os E-Jets, que em tese, seriam mais factíveis as modificações necessárias às funções propostas, e que de certa forma, também acho, seriam mesmo mais exportáveis do que uma plataforma baseado no KC-390.
De qualquer maneira, como só vamos ver outra AEW na FAB daqui uns 15/20 anos, fico pensando se na verdade ainda teremos E-jets para propor a estas funções, ou se a Embraer já terá disponível, na prática, outra família de aeronaves comerciais, quiçá, de maiores dimensões, na mesma categoria de 737/A320.
Em 2033 o mundo vai estar bem diferente. E nós, espero, também. E para melhor. Quem sabe até um projeto conjunto com outros países seja a saída mais indicada. Pode ser. Já que por agora não temos argumentos e nem motivos concretos para justificar uma nova aeronave AEW, o futuro não nos providencia estes.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Correto, preferível então um avião de perfil comercial que um cargueiro militar.FCarvalho escreveu:Sim eu sei, mas veja que no caso dos Il-76, foram necessárias uma série de mudanças estruturais e na aerodinâmica da aeronave para que esta pudesse acolhe o radome do radar ali em cima, e que isto, em certo sentido alterou todas as características primárias originais da aeronave. Sem contar que levou-se um tempão e gastou-se uma nota em estudos de engenharia para se saber se a mesma seria capaz de receber o radar sem que necessariamente suas características fossem afetadas de forma a denegrir o seu perfil de vôo. Bom no final o resultado só os russos saberiam te dizer, mas não creio, pelo tudo que já li escrito aqui no fórum que esta seja realmente a melhor opção.
Temos os E-Jets, que em tese, seriam mais factíveis as modificações necessárias às funções propostas, e que de certa forma, também acho, seriam mesmo mais exportáveis do que uma plataforma baseado no KC-390.
De qualquer maneira, como só vamos ver outra AEW na FAB daqui uns 15/20 anos, fico pensando se na verdade ainda teremos E-jets para propor a estas funções, ou se a Embraer já terá disponível, na prática, outra família de aeronaves comerciais, quiçá, de maiores dimensões, na mesma categoria de 737/A320.
Em 2033 o mundo vai estar bem diferente. E nós, espero, também. E para melhor. Quem sabe até um projeto conjunto com outros países seja a saída mais indicada. Pode ser. Já que por agora não temos argumentos e nem motivos concretos para justificar uma nova aeronave AEW, o futuro não nos providencia estes.
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Valeu FCarvalho.
Abraços
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
FCarvalho escreveu:Sim eu sei, mas veja que no caso dos Il-76, foram necessárias uma série de mudanças estruturais e na aerodinâmica da aeronave para que esta pudesse acolhe o radome do radar ali em cima, e que isto, em certo sentido alterou todas as características primárias originais da aeronave. Sem contar que levou-se um tempão e gastou-se uma nota em estudos de engenharia para se saber se a mesma seria capaz de receber o radar sem que necessariamente suas características fossem afetadas de forma a denegrir o seu perfil de vôo. Bom no final o resultado só os russos saberiam te dizer, mas não creio, pelo tudo que já li escrito aqui no fórum que esta seja realmente a melhor opção.
Temos os E-Jets, que em tese, seriam mais factíveis as modificações necessárias às funções propostas, e que de certa forma, também acho, seriam mesmo mais exportáveis do que uma plataforma baseado no KC-390.
De qualquer maneira, como só vamos ver outra AEW na FAB daqui uns 15/20 anos, fico pensando se na verdade ainda teremos E-jets para propor a estas funções, ou se a Embraer já terá disponível, na prática, outra família de aeronaves comerciais, quiçá, de maiores dimensões, na mesma categoria de 737/A320.
Em 2033 o mundo vai estar bem diferente. E nós, espero, também. E para melhor. Quem sabe até um projeto conjunto com outros países seja a saída mais indicada. Pode ser. Já que por agora não temos argumentos e nem motivos concretos para justificar uma nova aeronave AEW, o futuro não nos providencia estes.
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Em minha opinião paralela a modernização dos R-99/E-99 deveriam ser encomendados pelo menos mais 3 E-99 e 1 R-99. Estes aviões proporcionariam um substancial ganho nas operações de AEW/SR da FAB. Simultâneo a construção dos mesmos deveria ter inícios os estudos de viabilidade de obtenção de uma geração futura de aeronaves AEW/SR baseada em E-jets de maior capacidade, como por exemplo o EMB 190.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
O problema de se encomendar mais E-99 agora Nauta, é que automaticamente tal coisa indicaria ao pensamento do governo que "não precisaremos de mais nenhuma nova aeronave", tão cedo. E na prática, seriam findas quaisquer possibilidade de um novo programa nesta área pelos próximos 20 anos.Lord Nauta escreveu:Em minha opinião paralela a modernização dos R-99/E-99 deveriam ser encomendados pelo menos mais 3 E-99 e 1 R-99. Estes aviões proporcionariam um substancial ganho nas operações de AEW/SR da FAB. Simultâneo a construção dos mesmos deveria ter inícios os estudos de viabilidade de obtenção de uma geração futura de aeronaves AEW/SR baseada em E-jets de maior capacidade, como por exemplo o EMB 190.
Sds
Lord Nauta
Neste sentido, creio ser mais prudente, a fim de não se gerar especulações sobre nossas capacidades e necessidades de parte da área de finanças do governo, que façamos o refit das 8 atuais, e com uma clara indicação sobre a necessidade de um novo programa de aeronaves AEW dentro de um dos grandes projetos alicerçados pelo governo no MD, de modo a termos alguma substância civil no mesmo para sustentar sua defesa no longo prazo. Do contrário nada feito.
abs
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Falando-se na possibilidade dos novos E-Jets da Embraer servirem de base para a nova versão de AEW que a FAB parece estar propondo em função dos grandes programas de vigilância das nossos fronteiras terrestre, aérea e naval, segue uma perspectiva das qualidades técnicas dos E-190 e E-195 para avaliamos qual dos dois pode sair-se melhor naquela função.
E-190
http://www.embraercommercialjets.com/im ... ad/136.pdf
E-195
http://www.embraercommercialjets.com/im ... ad/135.pdf
Façam suas apostas. E já apostei no E-195 para AEW e no E-190 para ASW/ASupW
abs.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Prezados,
do que se trata este Basic Operation Weight??
Obrigado pela atenção!
Wsantana
do que se trata este Basic Operation Weight??
Obrigado pela atenção!
Wsantana
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Peso Basico Operacional: peso da aeronave pronta para o vôo (piloto, tripulação, equipamentos) sem o combustivel.
Esse peso é subtraido do peso maximo de decolagem é você tem a capacidade de carga da aeronave para ser dividida entre combustivel e carga.
fonte: http://www.answers.com/topic/aircraft-b ... ing-weight
Algums utilizam outras terminologias para esse termo ( como Operating Empty Weight - OEW), mas o sentido é o mesmo.
Esse peso é subtraido do peso maximo de decolagem é você tem a capacidade de carga da aeronave para ser dividida entre combustivel e carga.
fonte: http://www.answers.com/topic/aircraft-b ... ing-weight
Algums utilizam outras terminologias para esse termo ( como Operating Empty Weight - OEW), mas o sentido é o mesmo.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
- Alcantara
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Basic Operation Weight (Peso Operacional Básico, em português) é o peso básico de uma aeronave, incluindo a tripulação, todos os fluidos necessários para a operação, tais como óleo de motor, líquido de arrefecimento do motor, água, combustível inutilizável e todos os itens de operador e equipamentos necessários para o vôo, mas excluindo o combustível e a carga útil . Também estão incluídos alguns itens de série, pessoal, equipamentos e materiais necessários para as operações completas.WSANTANA escreveu:Prezados,
do que se trata este Basic Operation Weight??
Obrigado pela atenção!
Wsantana
Resumindo, é o peso de uma aeronave incluindo a tripulação, lubrificantes, e demais materiais necessários para que esteja pronta para a decolagem, mas sem sua carga (externa ou interna, dependendo do tipo de aeronave) e combustível.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
E-190 nos dois..... o E-195 tem alcance menor.FCarvalho escreveu:Falando-se na possibilidade dos novos E-Jets da Embraer servirem de base para a nova versão de AEW que a FAB parece estar propondo em função dos grandes programas de vigilância das nossos fronteiras terrestre, aérea e naval, segue uma perspectiva das qualidades técnicas dos E-190 e E-195 para avaliamos qual dos dois pode sair-se melhor naquela função.
E-190
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E-195
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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- FCarvalho
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Bolovo, veja pelo seguinte ângulo. Ambos os projetos serão/poderão ser (bastante) modificados quando de sua adaptação as funções militares. Neste sentido, alcance pode ser resolvido, como creio que será, naturalmente com uma sonda de reabastecimento.Bolovo escreveu:-190 nos dois..... o E-195 tem alcance menor.
No mais, penso que o 195 tem melhor uma relação peso x carga x missão que o 190, além de ser maior, e isto por si só, já é um adendo para futuras melhorias e, também, a inclusão de itens diferentes que o 190 poderia até receber, mas talvez com um maior prejuizo de desempenho do mesmo.
Quero crer que no futuro, nossas missões de AEW não necessariamente ocorrerão tão longe das bases aéreas de origem destas aeronaves, como ocorre frequentemente hoje. E que suas missões nas fronteiras sejam dirigidas a bem do apoio prévio da caça e das atividades de inteligencia do sistemas que se planeja implantar. Se isto for feito, espero não ter de ficar vendo aeronaves saindo de Brasília, tendo de voar quase 3000 kms, para poder cumprir missão em Cruzeiro do Sul, Estirão do Equador ou Palmeira do Javari, por exemplo, quando se tem uma base aérea operacional em Manaus, Belém ou Porto Velho, que muito bem poderiam receber uma unidade permanente destas aeronaves, assim como Brasilia e alguma base aérea no sul do país.
Claro, isso se conseguirmos passar das citas 6 ou 7 aeronaves pretendidas pela FAB. Do contrário é chover no molhado, e querer desenvolver um avião caríssimo de se comprar e mais ainda de se manter, apenas para fazer representação, permanecendo as mesmas limitações de sempre. Porque não tem tecnologia que dê jeito em falta de massa crítica para se operar em um país como o nosso. É como trocar seis por meia duzia. Se for para isso, melhor recauchutar os 145 existentes, como estão fazendo, pega umas células a mais usadas nos States e mandar ver, usando-se a mesma desculpa que se utilizará para a compra/desenvolvimento dos 190/195. Ao menos teríamos uma melhor disponibilidade do que temos hoje, de tentar cobri um país de 8 milhões de km2 com 5 aeronaves. E ainda sobraria um troco para a pinga.
abs
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Pergunta: já que o problema da colocação do probe de reabastecimento foi resolvido no modelo indiano, ele tb fará parte nesse upgrade????
Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Improvável.MARCOS RIBEIRO escreveu:Pergunta: já que o problema da colocação do probe de reabastecimento foi resolvido no modelo indiano, ele tb fará parte nesse upgrade????
O indiano foi possível pois a aeronave foi modificada desde o ínicio para tal.
Para fazer o mesmo nos atuais E-99 isso custaria $$$$$$$$$$$$$$$$$.
Não vale a pena.
[]s
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Isso porque estamos no Brasil, que não leva o assunto "defesa" a sério. Em países sérios, a elevação da capacidade operativa do meio em questão seria seriamente analisada e aconselhada, a pesar dos custos.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Obrigado pela resposta, porém tenho que concordar com o Alcântara , tb acho essa alteração talvez a mais importante desse tipo de avião,pois ele e o centro da inteligência das ações aéreas bem próximo ao local de combate portanto e vital ter como extender sua autonomia..... Até mesmo para a circulação dos KCs de reabastecimento. A Índia por ter uma extensão parecida com a do Brasil, visualizou logo esta possibilidade. Ok concordo ...........mas o nosso não foi projetado pensando nisso..... O custo de adaptação sera maior que o do indiano.....porém upgrades são pra isso.....tentaria tornar isso possível mesmo que tivéssemos tubulações paralelas a fuselagem e penduras para fora como no nimrod e nos skyhawks a4, feios mas funcionaisCarlos Lima escreveu:Improvável.MARCOS RIBEIRO escreveu:Pergunta: já que o problema da colocação do probe de reabastecimento foi resolvido no modelo indiano, ele tb fará parte nesse upgrade????
O indiano foi possível pois a aeronave foi modificada desde o ínicio para tal.
Para fazer o mesmo nos atuais E-99 isso custaria $$$$$$$$$$$$$$$$$.
Não vale a pena.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Eu entendo a parte do "Brasil", mas as vezes é anti-economico mesmo modificar tanto uma plataforma.
$$$$ esse que poderia ser investido nos projetos dos futuros E-190/195's da vida
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