ANTONOV AN-124/225 na FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: ANTONOV AN-124/225 na FAB

#76 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 27, 2013 9:04 pm

Bourne escreveu:Se os chineses fizeram aviões para carregar 60 toneladas é por que pensam em ter operações militares bem longe de casa.
Não podemos esquecer duas coisas Bourne.

Uma é que a China possui um território de "apenas" 9,2 milhões de km2. Assim, para termos de mobilidade aérea militar, tanto no campo tático, como estratégico, eles tem necessidades nada desprezíveis, internamente.

A outra é que a China não dispõe hoje de uma capacidade ainda crível ou relevante no campo do
transporte aéreo seja tático ou estratégico, em termo de sua aviação militar. E eles estão começando a correr atrás do prejuízo somente de uns 10 anos para cá. Seja comprando continuamente os IL-76/78 russos, seja procurando desenvolver modelos nacionais de cunho tático e agora estratégico como os Y-20. E isso, penso, a prior, para garantir antes de mais nada "o de casa", e posteriormente, e por consequência uma capacidade expedicionária de mair qualidade e alcance.

A China não pensa como os americanos, em termos estratégicos, são visões diferentes, mas tem se servido da visão daqueles sobre si para angariar seus próprios interesses militares, que não vão tão longe assim do mar oriental, a não ser que a conveniência assim o exija.

Doutra forma, eles tem e sempre terão, muito mais problemas em garantir sua integridade territorial internamente, além dos seus quase que onipresente problemas de fronteira, do que potencialmente se imiscuir em assuntos externos longe de suas principais áreas de interesse, que não por acaso estão bem debaixo do seu umbigo.

Acho que seria muito proveitoso, e prudente, que nós pudéssemos seguir este exemplo do pensamento chinês. E nisso um YC-20BR tupiniquim, ou mesmo aeronaves do porte de um An-124 - como os chineses estão também a planejar produzir - mesmo que sendo uma pequeníssima frota, sob bandeira comercial nacional, já nos seria bem mais do que conveniente, e útil; principalmente para quem se pretende, ou se acha, ser mais do que um mero coadjuvante no mundo. A china sabe o porque disso.

abs.

Carpe Diem
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#77 Mensagem por Bolovo » Dom Jan 27, 2013 11:29 pm

A China tem poucos Il-76... menos de 20. O que é pouco pra um país como a China. Querem ficar menos dependentes dos russos com os Y-20 e aumentar sua capacidade de tropa. Esses avião são bons pra lançar, sei lá, uns paraquedistas naquelas ilhotas disputadas por todo mundo lá naquea região haha

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#78 Mensagem por Bourne » Seg Jan 28, 2013 12:20 am

A visão chinesa é global. Assim como a Rússia. São muito mais parecidos com os EUA do que parecem. Não se faz um projeto desse tamanho para comprar meia dúzia para deslocamento interno. Eles pensam grande. isso quer dizer pular nas ilhas da Ásia e tomar cidades pequenas como Tóquio ou ir até o Mali, Chade ou Bolívia.

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#79 Mensagem por delmar » Seg Jan 28, 2013 11:34 am

Bourne escreveu:A visão chinesa é global. Assim como a Rússia. São muito mais parecidos com os EUA do que parecem. Não se faz um projeto desse tamanho para comprar meia dúzia para deslocamento interno. Eles pensam grande. isso quer dizer pular nas ilhas da Ásia e tomar cidades pequenas como Tóquio ou ir até o Mali, Chade ou Bolívia.
Caro companheiro, vou discordar de teu pensamento. A Rússia e os EUA sempre foram países imperiais e expansionistas. Inicialmente os EUA para o oeste e a Rússia imperial para o leste. O expansionismo está no DNA dos dois países desde que estabeleceram-se como nação. A China é o contrário, sempre foi um império fechado. No ápice de seu poder os chineses procuraram expandir o império? Não! eles fizeram uma muralha ao redor de seu país para isola-lo de seus vizinhos e curtirem suas riquezas, sua boa vida e seus conhecimentos isolados, sem repartirem nada com os vizinhos bárbaros.
Outra coisa, a China esteve unida, sob um único comando, por breves períodos históricos. Na maior parte do tempo esteve dividida sob o comando de senhores regionais. A unidade do país existia apenas em teoria, o poder de fato estava nas mãos dos administradores regionais.
Não levo muita fé na China.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#80 Mensagem por Bourne » Seg Jan 28, 2013 1:12 pm

Se os EUA foram sempre expansionistas, o Brasil também foi por que cresceu muito ao longo dos séculos XVIII e XIX. A quebra do isolacionismo norte-americano ocorreu no pós segunda guerra mundial, antes as operações eram muita limitadas. Nos milênios passados a China era o diabo na Ásia, mas com o tempo foi se dissolvendo e perdendo influência.

Voltando para os dias atuais. A briga da China é na Ásia que não é pequena. Um avião de transporte pesado é essencial para agir longe de casa, mesmo no continente. Da mesma forma que construir novos porta-aviões e ter bombardeiros e misseis de longo alcance. E voar para outras regiões é uma consequência aceitável. Não se envolve em outros continentes sem considerar a hipótese de rápido deslocamento militar. E as forças militares pesadas chinesas não são anãs como no Brasil. Estão em grande número e espalhadas pelo território. Apenas para atuar no próprio território não tem sentido.

Este tipo de avião é ações ofensivas como tomar ilhas, territórios de difícil ou que precisam chegar rápido para abrir caminho e evitar reações. Assim levando rápido equipamento pesado e soldados para ocupar o terreno e resistir até o reforço chegar.

kekosam
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#81 Mensagem por kekosam » Seg Jan 28, 2013 4:50 pm

Só eu que achei o Y-20 um IL-76 anabolizado?

Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2858 vezes

#82 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 29, 2013 2:21 pm

Isso já foi debatido para trás.

E meus senhores, a China já foi expansionista, já foi isolacionista e agora voltou ao expansionismo. Basta ver o que se passa em áfrica e nos mares da China com o dito país a armar confusão com meia ásia.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#83 Mensagem por Lord Nauta » Ter Jan 29, 2013 10:34 pm

cabeça de martelo escreveu:Isso já foi debatido para trás.

E meus senhores, a China já foi expansionista, já foi isolacionista e agora voltou ao expansionismo. Basta ver o que se passa em áfrica e nos mares da China com o dito país a armar confusão com meia ásia.

A África! Eu, acredito que em cerca de 20/30 anos grandes extensões do continente africano estarão sobre forte influência chinesa. Existe de fato uma marcha da China em direção a África. E preciso lembrar que são 1,5 bilhões de chineses. Este avanço no momento e lento mais gradativamente se amplia. Bem e o Brasil, que esta de frente com a África? Devido ao magnifico conhecimento geo-estratégico da elite governante do Brasil, que são o extrato da população nacional, com certeza vamos ficar aplaudindo cada avanço da China no continente negro.

Sds

Lord Nauta

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

#84 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 31, 2013 4:13 pm

kekosam escreveu:Só eu que achei o Y-20 um IL-76 anabolizado?
Acho que ele se parece mais é com um KC-390 super-vitaminado. :lol:
Na verdade se colocar umas e outras coisas aqui e ali dá até para passar por um 390 mesmo, tamanho GG.

abs.

Carpe Diem
Responder