Não podemos esquecer duas coisas Bourne.Bourne escreveu:Se os chineses fizeram aviões para carregar 60 toneladas é por que pensam em ter operações militares bem longe de casa.
Uma é que a China possui um território de "apenas" 9,2 milhões de km2. Assim, para termos de mobilidade aérea militar, tanto no campo tático, como estratégico, eles tem necessidades nada desprezíveis, internamente.
A outra é que a China não dispõe hoje de uma capacidade ainda crível ou relevante no campo do
transporte aéreo seja tático ou estratégico, em termo de sua aviação militar. E eles estão começando a correr atrás do prejuízo somente de uns 10 anos para cá. Seja comprando continuamente os IL-76/78 russos, seja procurando desenvolver modelos nacionais de cunho tático e agora estratégico como os Y-20. E isso, penso, a prior, para garantir antes de mais nada "o de casa", e posteriormente, e por consequência uma capacidade expedicionária de mair qualidade e alcance.
A China não pensa como os americanos, em termos estratégicos, são visões diferentes, mas tem se servido da visão daqueles sobre si para angariar seus próprios interesses militares, que não vão tão longe assim do mar oriental, a não ser que a conveniência assim o exija.
Doutra forma, eles tem e sempre terão, muito mais problemas em garantir sua integridade territorial internamente, além dos seus quase que onipresente problemas de fronteira, do que potencialmente se imiscuir em assuntos externos longe de suas principais áreas de interesse, que não por acaso estão bem debaixo do seu umbigo.
Acho que seria muito proveitoso, e prudente, que nós pudéssemos seguir este exemplo do pensamento chinês. E nisso um YC-20BR tupiniquim, ou mesmo aeronaves do porte de um An-124 - como os chineses estão também a planejar produzir - mesmo que sendo uma pequeníssima frota, sob bandeira comercial nacional, já nos seria bem mais do que conveniente, e útil; principalmente para quem se pretende, ou se acha, ser mais do que um mero coadjuvante no mundo. A china sabe o porque disso.
abs.