Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#61 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 30, 2013 4:22 pm

Lord Nauta escreveu:
WalterGaudério escreveu:SENHORES, continua firme a necessidade da MB em adquirir mais 2 Seahawks para formar um núcleo de pelo menos 8 aeronaves antes de 2016.
Em minha opinião deveria haver um esforço para a obtenção de pelo menos mais 4/6 aeronaves até a data mencionada.
Sds
Lord Nauta
Walter, no lugar de 'necessidade' não seria 'intenção' da MB em adquirir mais 2 SH até 2016?
No mais , concordo com o Nauta. Devíamos aproveitar os pacotes de bondade olímpicos e futebolísticos do governo para conseguir agora, o quê, de outra maneira, vamos levar uns vinte anos para conseguir.

abs.




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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#62 Mensagem por alex » Qua Jan 30, 2013 4:22 pm

Nao entendo por que mais SeaHawk. Só podem pousar no SP e em navios de transporte. Não há contrato assinado das FREMM e querem construir Barrosos
sem alterar o projeto que não comporta SeaHawk.Par que adquirir SH?
Não seria mais lógico adquirir os Wildcats para serem transportados nos navios de combate? :evil:




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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#63 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 30, 2013 4:25 pm

alex, as novas Barroso, como parte da esquadra, e em sendo os SH o novo helo padrão dos futuros escoltas da MB, esta não seria tão imprudente ou mesmo mesquinha ao ponto de reprojetar estes navios sem capacitá-los a operar normalmente aqueles helos.
como dizem por aqui: esperemos e havemos.

abs




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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#64 Mensagem por Corsário01 » Qua Jan 30, 2013 4:26 pm

alex escreveu:Nao entendo por que mais SeaHawk. Só podem pousar no SP e em navios de transporte. Não há contrato assinado das FREMM e querem construir Barrosos
sem alterar o projeto que não comporta SeaHawk.Par que adquirir SH?
Não seria mais lógico adquirir os Wildcats para serem transportados nos navios de combate? :evil:
Para mim, os Wildcats tb deveriam chegar.




Abraços,

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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#65 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 30, 2013 4:38 pm

Eu gosto da idéia dos Wildcat com as Barroso (novas e velha) e o SHawk com as 6.000Ton.

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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#66 Mensagem por alex » Qua Jan 30, 2013 8:16 pm

alex, as novas Barroso, como parte da esquadra, e em sendo os SH o novo helo padrão dos futuros escoltas da MB, esta não seria tão imprudente ou mesmo mesquinha ao ponto de reprojetar estes navios sem capacitá-los a operar normalmente aqueles helos.
como dizem por aqui: esperemos e havemos.
As informações postadas aqui neste forum informam que a MB não faria modificações no projeto Barroso apenas atualização dos equipamentos, neste caso o SH até poderia pousar nas Barroso mas isto é muito diferente de operar.
O projeto nova Barroso é um projeto pé de boi da MB então seria coerente adequa-lo com um heli
especifico para este navio e no caso seriam Linx usados ou Wildcat.
Ainda não vejo necessidade de mais SH se não temos navios onde opera-los.

PS: O Sh é um baita helicoptero.




Editado pela última vez por alex em Qua Jan 30, 2013 8:51 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#67 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jan 30, 2013 8:37 pm

FCarvalho escreveu:
Lord Nauta escreveu: Em minha opinião deveria haver um esforço para a obtenção de pelo menos mais 4/6 aeronaves até a data mencionada.
Sds
Lord Nauta
Walter, no lugar de 'necessidade' não seria 'intenção' da MB em adquirir mais 2 SH até 2016?
No mais , concordo com o Nauta. Devíamos aproveitar os pacotes de bondade olímpicos e futebolísticos do governo para conseguir agora, o quê, de outra maneira, vamos levar uns vinte anos para conseguir.

abs.
Me DESCULPEM, como destacado pelo colega FCarvalho, a palavra correta seria INTENÇÃO. Conversações serão retomadas com a área econômica para que isso se concretize este ano ainda.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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Os sábios PENSAM
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Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#68 Mensagem por Lord Nauta » Qua Jan 30, 2013 9:33 pm

alex escreveu:Nao entendo por que mais SeaHawk. Só podem pousar no SP e em navios de transporte. Não há contrato assinado das FREMM e querem construir Barrosos
sem alterar o projeto que não comporta SeaHawk.Par que adquirir SH?
Não seria mais lógico adquirir os Wildcats para serem transportados nos navios de combate? :evil:

E bom lembrar que além do São Paulo os SH serão orgânicos das escoltas de 6.000 ton (FREMM ???) e operarão a partir dos futuros NDD. Doze exemplares representam com uma disponibilidade excelente cerca de 8/9 aeronaves em operação permanente. E bom lembrar que a relação conservadora entre belonaves x helicópteros e de 1:1,5. Para as cinco fragatas, por exemplo, já seriam oito helis. Pensando na guerra de forma mais livre helis ASW podem operar a partir de plataformas marítimas selecionadas. Doze helis são de fato uma ''gota no oceano''.
Quanto aos Wild Cats sou da opinião que deveriam ser os helicópteros orgânicos das corvetas Barroso Batch II. Em princípio 6 exemplares que se somariam aos Super Lynx do HA-1.

Sds

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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#69 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 31, 2013 10:42 am

Eu agora é que não consigo compreender como a é que MB daria um tiro no próprio pé, agindo de forma controversa e contraditória, fatos estes totalmente fora do escopo de atuação da nossa força naval, ao envidar a modernização de um navio, mesmo sendo uma corveta, sem levar em consideração sua operação com o próximo helo orgânico dos futuros navios da esquadra, no caso os SH. É no minimo contraprudocente.

O que vai ser revisto no projeto das Barroso II é a superestrutura, aproveitando-se o casco existente, que também poderá sofre modificações mínimas, que as exigências das modificações/revisões do projeto de reengenharia do navio venham requerer. É bom lembrar que mesmos os atuais NaPaOc Classe Amazonas, que são menores, podem operar com os SH, segundo o próprio cmte do navio explicitou em entrevista.

Tenho cá para mim, que a MB com certeza poderá, observando as informações obtidas com o projeto do PROSUPER, lançar mão destas para refinar o projeto das Barroso II, e quiçá poderemos ser surpreendidos, quando do lançamento daquelas, com um navio com linhas muitíssimo parecidas com as novas escoltas que a marinha deseja para si, em nível de sistemas operacionais e desenho da superestrutura. Quem sabe até o armamento poderá ser apresentado como uma versão light daqueles navios maiores.

Insisto novamente aqui junto aos colegas, de que as novas Barroso, assim como a atual e as Inhaúma, são navios pertencentes à Esquadra, e como tal, desempenhar-se-ão na mesma medida dos navios maiores, no que compete as suas respectivas missões. E não será de outra forma. Portanto, reprojetar-se um navio de forma a fazê-lo compor junto a Esquadra sem necessariamente dispor das mesmas capacidades operacionais dos demais navios, ao menos no que compete ao helos orgânicos, principalmente, se levarmos em conta que estes navios irão operar pelos próximos 30 anos, no mínimo, junto a MB, então a proposta de um Linx ou Wildcat nos mesmos apresentar-se, absurda e contraditória ao que a MB hora projeta para si, em relação a aviação naval de asas rotativas.

Lembrar também que planeja-se que os Super Linx operarão no máximo mais 10, ou se muito, quinze anos na frente, depois de modernizados. Isto a dois ou três anos atrás já se dizia. Depois é SH para todos. E ponto final.

Penso que a MB, neste sentido, não tem e nem teria motivos até o presente momento, para desviar-se do planejamento original elaborado. É esperar pra ver como vai ficar o projeto das novas Barroso, e saber e as coisas vão andar a contento ou se seremos obrigados a lançar mão, novamente, de artifícios improvisados para mante a esquadra minimamente operacional.

obs: ainda em tempo, no PAEMB, não existe planos para novos Linx, mas tão somente a aquisição de cerca de 50 helos classificados como Helicóptero Médio Multifunção, que hora apresenta-se a solução como sendo o Sea Hawk.

abs.




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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#70 Mensagem por alex » Qui Jan 31, 2013 11:46 am

FCarvalho, informações de representantes da MB falaram em não
reprojetar(no sentido aumento de tonelagem) o navio mas atualizar os equipamentos das novas Barroso,se isto vai ser verdade ou não só futuro dirá.
As ultimas informações dão que 2013 trabalharão no projeto Barrose e em no final de 2014 começa a construção.
O comandante da Amazonas ( de tonelagem maior que a Barroso) informou que lynx e Esquilo serão as aeonaves
compativeis para este navio. Pousar SH em um navio não significa operar.




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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#71 Mensagem por Olinda » Qui Jan 31, 2013 1:37 pm

FCarvalho escreveu:Eu agora é que não consigo compreender como a é que MB daria um tiro no próprio pé, agindo de forma controversa e contraditória, fatos estes totalmente fora do escopo de atuação da nossa força naval, ao envidar a modernização de um navio, mesmo sendo uma corveta, sem levar em consideração sua operação com o próximo helo orgânico dos futuros navios da esquadra, no caso os SH. É no minimo contraprudocente.

O que vai ser revisto no projeto das Barroso II é a superestrutura, aproveitando-se o casco existente, que também poderá sofre modificações mínimas, que as exigências das modificações/revisões do projeto de reengenharia do navio venham requerer. É bom lembrar que mesmos os atuais NaPaOc Classe Amazonas, que são menores, podem operar com os SH, segundo o próprio cmte do navio explicitou em entrevista.

Tenho cá para mim, que a MB com certeza poderá, observando as informações obtidas com o projeto do PROSUPER, lançar mão destas para refinar o projeto das Barroso II, e quiçá poderemos ser surpreendidos, quando do lançamento daquelas, com um navio com linhas muitíssimo parecidas com as novas escoltas que a marinha deseja para si, em nível de sistemas operacionais e desenho da superestrutura. Quem sabe até o armamento poderá ser apresentado como uma versão light daqueles navios maiores.

Insisto novamente aqui junto aos colegas, de que as novas Barroso, assim como a atual e as Inhaúma, são navios pertencentes à Esquadra, e como tal, desempenhar-se-ão na mesma medida dos navios maiores, no que compete as suas respectivas missões. E não será de outra forma. Portanto, reprojetar-se um navio de forma a fazê-lo compor junto a Esquadra sem necessariamente dispor das mesmas capacidades operacionais dos demais navios, ao menos no que compete ao helos orgânicos, principalmente, se levarmos em conta que estes navios irão operar pelos próximos 30 anos, no mínimo, junto a MB, então a proposta de um Linx ou Wildcat nos mesmos apresentar-se, absurda e contraditória ao que a MB hora projeta para si, em relação a aviação naval de asas rotativas.

Lembrar também que planeja-se que os Super Linx operarão no máximo mais 10, ou se muito, quinze anos na frente, depois de modernizados. Isto a dois ou três anos atrás já se dizia. Depois é SH para todos. E ponto final.

Penso que a MB, neste sentido, não tem e nem teria motivos até o presente momento, para desviar-se do planejamento original elaborado. É esperar pra ver como vai ficar o projeto das novas Barroso, e saber e as coisas vão andar a contento ou se seremos obrigados a lançar mão, novamente, de artifícios improvisados para mante a esquadra minimamente operacional.

obs: ainda em tempo, no PAEMB, não existe planos para novos Linx, mas tão somente a aquisição de cerca de 50 helos classificados como Helicóptero Médio Multifunção, que hora apresenta-se a solução como sendo o Sea Hawk.

abs.

Acredito que as mudanças vão ter como base o projeto (adquirido pela MB) dos NaPaOc Classe Amazonas, talvez este projeto tenha dado impulso à ideia de construir novas barroso.




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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#72 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 31, 2013 2:57 pm

alex escreveu:FCarvalho, informações de representantes da MB falaram em não
reprojetar(no sentido aumento de tonelagem) o navio mas atualizar os equipamentos das novas Barroso,se isto vai ser verdade ou não só futuro dirá.
As ultimas informações dão que 2013 trabalharão no projeto Barrose e em no final de 2014 começa a construção.
O comandante da Amazonas ( de tonelagem maior que a Barroso) informou que lynx e Esquilo serão as aeonaves
compativeis para este navio. Pousar SH em um navio não significa operar.
alex, grosso modo, até que a MB apresente o projeto congelado das Barroso Improved, o que nós temos na verdade, são meras conjecturas. Contudo, quando falo também em reprojetar o navio, não digo no sentido de aumento de tonelagem, mas antes no sentido de modernização do desing e dos sistemas embarcados, o que também não garante impositivamente que aqueles dados sejam mantidos; a idéia básica da instituição continua sendo manter o AMRJ funcionando e evitar-se perda de mão-de-obra qualificada, bem como tapar os buracos que vão começar a existir forçosamente na esquadra, dentre em breve, caso o Prosuper não venha a ser aprovado este ano.

Ademais, penso que não valeria de todo a pena revisar o projeto da Barroso se o mesmo não puder trazer, também, alguma aprendizagem, e evolução ao casco/estrutura da mesma. Porque se a proposta fosse simplesmente mais Barroso com algumas "modificações " e não "modernizações", então nem carecia dizer-se que seria um outro modelo, mas na verdade simples variante Block II.

Quanto ao Amazonas, segundo o cmte, o convôo tem capacidade para receber os SH. Operar com ele já seria outra coisa mesmo. Até porque o navio nem hangar possui, embora espere-se que nas futuras versões isto esteja resolvido. Mas é questão de exemplo. A Barroso desloca até 2.350 toneladas full, com seus 103mts, enquanto o Amazonas desloca cerca de 2.060 toneladas, com seus 90mts, podendo levar um SH. Em sendo assim, tenho minhas dúvidas, por questões práticas, de que uma corveta com mais de 100mts não possa vir a operar normalmente com aqueles helos. Duvido mesmo que não tenhamos competência de engenharia para resolver tal questão. De resto, reforço o que já disse acima. Estes navios irão operar com a Esquadra. Eles serão a Esquadra. Não vejo porque ser diferente.

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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#73 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 31, 2013 3:09 pm

Olinda escreveu:Acredito que as mudanças vão ter como base o projeto (adquirido pela MB) dos NaPaOc Classe Amazonas, talvez este projeto tenha dado impulso à ideia de construir novas barroso.
Olinda, a MB desde que projetou a Barroso, há quase vinte anos atrás, não projeta e nem lança nenhum navio realmente de desenho moderno há muitos anos.
Perdemos muito tempo e conhecimento, expertise, na área de construção naval. Então qualquer coisa que venha ajudar a diminuir este quadro de distanciamento com a moderna construção naval será sempre bem vinda, e os NaPaOc Amazonas atualmente são o que de mais moderno temos nestes termos. Então, é até lícito que a MB aproveite o seu conhecimento deste navio no desenho/projeto das Barroso Improved, assim como pode/deve aproveitar também o que teve acesso aos projetos dos navios do Prosuper. Nesta situação, vale muito um NaPaOc na mão, para se ajudar a dispor de uma Corveta nos nossos planos.

abs.




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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#74 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 31, 2013 5:07 pm

FC... como o Alex disse a Amazonas pode até receber a visita de um SHawk, mas operar é o Lynx ou o Esquilo.

Eu vi esse tipo de coisa acontecer na Unitas... nas Corvetinhas colombianas o SHawk fez até visitinhas, mas para ficar lá com segurança eram os BO-105 dos caras além dos Dauphin do México.

Acho que a MB vai acabar precisando de uma aeronave do porte do Wildcat.

Esse tipo de diversidade pode ser algo interessante.

Além disso o Hangar atual da Barroso já é bem pequeno e não creio que a MB vá arriscar reprojetar tudo só para caber o SHawk.

[]s
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Re: Chegam os MH-16 da Marinha do Brasil

#75 Mensagem por Lord Nauta » Sex Fev 01, 2013 12:47 am

Carlos Lima escreveu:FC... como o Alex disse a Amazonas pode até receber a visita de um SHawk, mas operar é o Lynx ou o Esquilo.

Eu vi esse tipo de coisa acontecer na Unitas... nas Corvetinhas colombianas o SHawk fez até visitinhas, mas para ficar lá com segurança eram os BO-105 dos caras além dos Dauphin do México.

Acho que a MB vai acabar precisando de uma aeronave do porte do Wildcat.

Esse tipo de diversidade pode ser algo interessante.

Além disso o Hangar atual da Barroso já é bem pequeno e não creio que a MB vá arriscar reprojetar tudo só para caber o SHawk.

[]s
CB_Lima

O Widcat e versão atual no estado-da-arte do excelente Super Lynx (tenho algumas horas de vôo nesta aeronave em missões operacionais) e esta sendo adotado por importantes Marinhas do mundo. Acredito que o binômio Wildcat-Super Lynx/MH-16 e perfeitamente factível assim como foi o Super Lynx/SH-3 na MB. Outro dado importante e que de forma realista a MB projeta operar cerca de 12/16 MH-16, apesar o PAEMB apontar um total de 50 aeronaves desta categoria. A MB fez um excelente trabalho ao definir os meios necessários para a efetiva garantia da segurança do país no mar, mas entretanto a instituição tem os ''pés no chão'' e sabe como tem sido ao longo da história a prioridade que os governos e a população depositam em suas FFAA's. Portanto não se iludam com as quantidades previstas no PAEMB, que salvo uma mudança de 360º ficarão no campo das intenções.

Sds

Lord Nauta




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