Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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sapao
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9316 Mensagem por sapao » Ter Jan 15, 2013 8:35 pm

Luiz Bastos escreveu:O Ernando deve ser discípulo do Juarez, também conhecido como Jizuisss,para quem os Sabres seriam devolvidos; e o que se tem visto é que a maquina agradou muito o esquadrão. A milicada inferior (recrutas) é que não deve ter gostado muito mesmo pois o trabalho de limpeza duplicou pelo tamanho dos Sabres em relação as anteriores :mrgreen: Fui :mrgreen:

Sem defender ninguem Luiz, mas houve um epoca em que eles quase foram devolvidos por sugestão do proprio vendedor.
Mas a FAB preferiu continuar no projeto.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9317 Mensagem por ernando » Qua Jan 16, 2013 1:24 am

O fórum, hoje em dia, parece estar dominado por estudantes secundaristas, que levam a discussão mais para o lado ideológico e menos para o fático. O povo acha o máximo adquirir material russo, por puro antiamericanismo, sem se ater à realidade.

O escolhido da FAB era o Mangusta, o Hind foi imposto goela abaixo, pelo lobby da carne.

O que acontece hoje, na real, é que o Sabre é melhor do que o Esquilo, sem dúvida, é um vetor de combate, o primeiro helicóptero de ataque do Brasil, mas... Poderia ter comprado coisa melhor.
Vive em pane; depois de tanto tempo, com 9 aeronaves, o esquadrão ainda não está operacional.

Agora, já que a merda foi feita, o dinheiro já foi gasto, talvez seja melhor para a FAB e o País tentar dominar a máquina e botar o bicho para voar. Mas achar que foi uma boa escolha é se iludir.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9318 Mensagem por prp » Qua Jan 16, 2013 1:31 am

Ideologia né, sei. :roll:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9319 Mensagem por Olinda » Qua Jan 16, 2013 11:45 am

ernando escreveu:O fórum, hoje em dia, parece estar dominado por estudantes secundaristas, que levam a discussão mais para o lado ideológico e menos para o fático. O povo acha o máximo adquirir material russo, por puro antiamericanismo, sem se ater à realidade.

O escolhido da FAB era o Mangusta, o Hind foi imposto goela abaixo, pelo lobby da carne.

O que acontece hoje, na real, é que o Sabre é melhor do que o Esquilo, sem dúvida, é um vetor de combate, o primeiro helicóptero de ataque do Brasil, mas... Poderia ter comprado coisa melhor.
Vive em pane; depois de tanto tempo, com 9 aeronaves, o esquadrão ainda não está operacional.

Agora, já que a merda foi feita, o dinheiro já foi gasto, talvez seja melhor para a FAB e o País tentar dominar a máquina e botar o bicho para voar. Mas achar que foi uma boa escolha é se iludir.

Caso fosse adquirido o Mangusta, também seria o primeiro heli de ataque, e como tal (primeiro), também haveria demora para o esquadrão ficar operacional.
Talvez como a manutenção dos equipamentos russos sejam diferentes (não sei exatamente do que se trata esta diferença) o tempo de aprendizado seja maior, mas qual o problema em se aprender algo novo?




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9320 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jan 16, 2013 1:18 pm

Lembrar que além disso nunca tivemos um heli de ataque na nossa história e esse é um tipo de aeronave que exige muito treinamento para que as tripulações estejam 100% qualificadas. Além disso é a nossa primeira aeronave russa e existem desafios especificos de se adotar algo tão novo.

Por mais estranho que isso pareça o Hind é a primeira aeronave da FAB dotada de armamento ar-solo guiado (mísseis anti-tanque), que é algo que somente agora está chegando aos AM-X na forma de bombas guiadas.

[]s
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9321 Mensagem por irlan » Qui Jan 24, 2013 9:49 am

Já chegaram os ultimos hinds da FAB?, e o EB?, já decidiu qual vai ser seu heli de ataque? [001]




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9322 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jan 24, 2013 3:59 pm

irlan escreveu:Já chegaram os ultimos hinds da FAB?, e o EB?, já decidiu qual vai ser seu heli de ataque? [001]
Não.... e não :D

[]s
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9323 Mensagem por Boss » Qui Jan 24, 2013 4:03 pm

prp escreveu:Ideologia né, sei. :roll:
Aqui no DB só a "esquerda" e os "russo lovers" usam ideologia, o resto são nobres imparciais que usam a sensatez para tomar posições... :roll: :lol:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9324 Mensagem por irlan » Qui Jan 24, 2013 7:05 pm

Vlw Carlos! ;D




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9325 Mensagem por sapao » Qui Jan 24, 2013 7:49 pm

Olinda escreveu:
ernando escreveu:O fórum, hoje em dia, parece estar dominado por estudantes secundaristas, que levam a discussão mais para o lado ideológico e menos para o fático. O povo acha o máximo adquirir material russo, por puro antiamericanismo, sem se ater à realidade.

O escolhido da FAB era o Mangusta, o Hind foi imposto goela abaixo, pelo lobby da carne.

O que acontece hoje, na real, é que o Sabre é melhor do que o Esquilo, sem dúvida, é um vetor de combate, o primeiro helicóptero de ataque do Brasil, mas... Poderia ter comprado coisa melhor.
Vive em pane; depois de tanto tempo, com 9 aeronaves, o esquadrão ainda não está operacional.

Agora, já que a merda foi feita, o dinheiro já foi gasto, talvez seja melhor para a FAB e o País tentar dominar a máquina e botar o bicho para voar. Mas achar que foi uma boa escolha é se iludir.

Caso fosse adquirido o Mangusta, também seria o primeiro heli de ataque, e como tal (primeiro), também haveria demora para o esquadrão ficar operacional.
Talvez como a manutenção dos equipamentos russos sejam diferentes (não sei exatamente do que se trata esta diferença) o tempo de aprendizado seja maior, mas qual o problema em se aprender algo novo?

Basicamente manuais, ferramental, sistema lógico e eletrico.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9326 Mensagem por sapao » Qui Jan 24, 2013 7:51 pm

ernando escreveu:O fórum, hoje em dia, parece estar dominado por estudantes secundaristas, que levam a discussão mais para o lado ideológico e menos para o fático. O povo acha o máximo adquirir material russo, por puro antiamericanismo, sem se ater à realidade.

O escolhido da FAB era o Mangusta, o Hind foi imposto goela abaixo, pelo lobby da carne.

O que acontece hoje, na real, é que o Sabre é melhor do que o Esquilo, sem dúvida, é um vetor de combate, o primeiro helicóptero de ataque do Brasil, mas... Poderia ter comprado coisa melhor.
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Agora, já que a merda foi feita, o dinheiro já foi gasto, talvez seja melhor para a FAB e o País tentar dominar a máquina e botar o bicho para voar. Mas achar que foi uma boa escolha é se iludir.

Não foi o que a COPAC apresentou no relátorio final, caso contrário o Mangusta seria escolhido.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9327 Mensagem por Alcantara » Sex Jan 25, 2013 12:15 am

sapao escreveu:
Olinda escreveu:
Caso fosse adquirido o Mangusta, também seria o primeiro heli de ataque, e como tal (primeiro), também haveria demora para o esquadrão ficar operacional.
Talvez como a manutenção dos equipamentos russos sejam diferentes (não sei exatamente do que se trata esta diferença) o tempo de aprendizado seja maior, mas qual o problema em se aprender algo novo?

Basicamente manuais, ferramental, sistema lógico e eletrico.
Sapão, as principais dificuldades com os russos não seriam advindas da diferença de filosofia (manutenção, logística, etc)?

Veja que, nas aeronaves ocidentais os motores, por exemplo, duram (tem uma vida útil de) X Mil horas totais, e precisam de Y homens/hora de manutenção no intervalo Z. Esse é o pensamento "ocidental".
Já os soviéticos (e depois, por herança, os russos) pensam diferente. Os motores são usados até o talo e depois enviados para a fábrica para retífica, recebendo o esquadrão um outro motor para substituir o enviado para manutenção.

Não acredito que manual em sí possa ser listado como problema. Tradução não é e nunca foi problema. Problema é procurar no manual uma informação "costumeira" (para o padrão ocidental) e não achar!

Abraços!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9328 Mensagem por sapao » Sex Jan 25, 2013 2:26 am

Alcantara escreveu: Sapão, as principais dificuldades com os russos não seriam advindas da diferença de filosofia (manutenção, logística, etc)?

Veja que, nas aeronaves ocidentais os motores, por exemplo, duram (tem uma vida útil de) X Mil horas totais, e precisam de Y homens/hora de manutenção no intervalo Z. Esse é o pensamento "ocidental".
Já os soviéticos (e depois, por herança, os russos) pensam diferente. Os motores são usados até o talo e depois enviados para a fábrica para retífica, recebendo o esquadrão um outro motor para substituir o enviado para manutenção.

Não acredito que manual em sí possa ser listado como problema. Tradução não é e nunca foi problema. Problema é procurar no manual uma informação "costumeira" (para o padrão ocidental) e não achar!

Abraços!
Os manuais e documentos oficiais, pode não parecer, mas seguem varias regras de padronização que vão desde a cor até formato e arrumação. Todas ocidentais, lógico!

Por incrivel que pareça tradução é sim um problema, concordo que não definitivo, mas que demanda algum tempo de adaptação aos nosso modo de operar.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9329 Mensagem por Olinda » Sex Jan 25, 2013 3:23 pm

sapao escreveu:
Alcantara escreveu: Sapão, as principais dificuldades com os russos não seriam advindas da diferença de filosofia (manutenção, logística, etc)?

Veja que, nas aeronaves ocidentais os motores, por exemplo, duram (tem uma vida útil de) X Mil horas totais, e precisam de Y homens/hora de manutenção no intervalo Z. Esse é o pensamento "ocidental".
Já os soviéticos (e depois, por herança, os russos) pensam diferente. Os motores são usados até o talo e depois enviados para a fábrica para retífica, recebendo o esquadrão um outro motor para substituir o enviado para manutenção.

Não acredito que manual em sí possa ser listado como problema. Tradução não é e nunca foi problema. Problema é procurar no manual uma informação "costumeira" (para o padrão ocidental) e não achar!

Abraços!
Os manuais e documentos oficiais, pode não parecer, mas seguem varias regras de padronização que vão desde a cor até formato e arrumação. Todas ocidentais, lógico!

Por incrivel que pareça tradução é sim um problema, concordo que não definitivo, mas que demanda algum tempo de adaptação aos nosso modo de operar.
Então é uma questão de tempo, para que o pessoal de manutenção aprenda e se adapte aos padrões russos.

Caso o problema fosse de qualidade do heli, ou adaptação do MI-35 ao ambiente amazônico então o problema seria grave.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9330 Mensagem por Alcantara » Sex Jan 25, 2013 3:43 pm

Mas aí é que está o problema... como passar do X, Y Z que falei antes para o outro sistema de trabalho sem trauma (ainda mais sendo só aquele equipamento que trabalharia daquele jeito)? E mais, quem fará o trabalho "pesado" de manutenção, já que a fábrica não é aqui? Mandar o motor todo para a Rússia?

A França fez a mesma coisa com o Mirage III e deixou uma má impressão (obvio!) quanto aos custos de manutenção. A fama dura até hoje. :roll:




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