sapao escreveu:Olinda escreveu:
Caso fosse adquirido o Mangusta, também seria o primeiro heli de ataque, e como tal (primeiro), também haveria demora para o esquadrão ficar operacional.
Talvez como a manutenção dos equipamentos russos sejam diferentes (não sei exatamente do que se trata esta diferença) o tempo de aprendizado seja maior, mas qual o problema em se aprender algo novo?
Basicamente manuais, ferramental, sistema lógico e eletrico.
Sapão, as principais dificuldades com os russos não seriam advindas da diferença de filosofia (manutenção, logística, etc)?
Veja que, nas aeronaves ocidentais os motores, por exemplo, duram (tem uma vida útil de) X Mil horas totais, e precisam de Y homens/hora de manutenção no intervalo Z. Esse é o pensamento "ocidental".
Já os soviéticos (e depois, por herança, os russos) pensam diferente. Os motores são usados até o talo e depois enviados para a fábrica para retífica, recebendo o esquadrão um outro motor para substituir o enviado para manutenção.
Não acredito que manual em sí possa ser listado como problema. Tradução não é e nunca foi problema. Problema é procurar no manual uma informação "costumeira" (para o padrão ocidental) e não achar!
Abraços!