Helicópteros de Ataque e Transporte
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Deixa eu perguntar a opinião dos colegas aqui. Com a aparente possibilidade da montagem dos Mil Mi-171 aqui no Brasil, e o EB querendo ao menos uns 20 Black Hawks para suprir o programa Proteger, e sabendo-se os custos que tal fato poderia gerar aos cofres públicos, e sabendo-se, também, que politicamente a abertura de uma linha de produção no Brasil deste helos tem de ser justificada de forma plausível e financeira, frente a população, a fim de conseguir corroborar o investimento, que tipo de modificação/adaptações poderiam ser exigidas por nós naquele helo, a fim de deixá-lo o mais nacionalizado e padronizado possível, com o material já existente nas ffaa's, de forma a este programa concorrer em termos de ganhos "tecnológicos", operacionais e financeiros com os EC-725 e BH's, já que quantitativamente eles superariam ambos?
abs.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Carvalho na minha opinião se for construir os helis mi-171 não precisa mais comprar os Black Hawk,agora o BH é minha preferencia. Carvalho e os 3 mi-35 restantes sabes quando chegam?
- Olinda
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
FABIO escreveu:Carvalho na minha opinião se for construir os helis mi-171 não precisa mais comprar os Black Hawk,agora o BH é minha preferencia. Carvalho e os 3 mi-35 restantes sabes quando chegam?
Acredito que o Mi-171 está na categoria do EC-725, e não do Black Hawk.
- Luís Henrique
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
A diferença de categoria é muito pequena.
Ambos são do porte médio.
Não precisa ter os dois tipos.
Se fosse eu, padronizaria tudo com apenas 1 modelo.
Ambos são do porte médio.
Não precisa ter os dois tipos.
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Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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- henriquejr
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Eu vejo o BH como sendo um helicóptero mais tático, ou seja, mais apto para missões de combate. Já o EC-725 e o Mi-171 considero melhores para transporte logístico e de tropas, em ambientes de conflitos de menor densidade, devido suas cabines serem bem mais espaçosas.
Em suma, se for para transportar militares para ambientes de combate pesado, o heli a ser utilizado será o UH-60!
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- Carlos Lima
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Eu pensando aqui com os meus botões sobre o cenário de uso dos Mi-17 nas FAs (não acho possível vendo as coisas da maneira que estão hoje), eu os colocaria na função de pau para toda obra e transporte de tudo um pouco no dia-a-dia e deixaria os EC para C-SAR e os BH para transporte tático de tropas.
Passaria os EC que sobrassem para SAR e espalharia pelo Brasil para executar essas missões ao mesmo tempo que passaria alguns Mi-17 para a PF.
Mas esse sou eu totalmente viajando na maionese...
[]s
CB_Lima
Passaria os EC que sobrassem para SAR e espalharia pelo Brasil para executar essas missões ao mesmo tempo que passaria alguns Mi-17 para a PF.
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- Bourne
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Não duvido que acabe sendo algo assim. Os homens não trouxeram a linha de montagem e manutenção por nada. Eles tinham conversas e se aproveitar do lobby da carne e dos russos. Pelo menos helis de ataque terão um monte. ![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
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- BrasilPotência
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
FABIO escreveu:E quando chegarão os tres MI-35 restantes para FAB?
Fabio, o acordado seria entregar os últimos 3 até 31 de Dezembro, vamos aguardar, para os próximos dias devem chegar, Abraço.
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Brava Gente, Brasileira!!!
- FCarvalho
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Pensei na possibilidade dos Mi-171 nas ffaa's até porque, atualmente, no mercado civil brasileiro ele teria uma vida bem difícil, como já comentado aqui pelo Linx. E como a Oderbecht não daria ponto sem nó, no sentido de trazer uma linha de montagem para cá, sem ter a certeza de uma encomenda, no mínimo, no mesmo valor dos custos de implantação da linha, então é bem plausível que comecemos a pensar nesta hipótese. Até porque, como disse acima, o proteger do EB tem a necessidade de 20 helos, segundo requisitos do EB. Alguém acha que o governo iria gastar 360 milhões de dólares para comprar reles 20 helos, e ainda por cima americanos, podendo fazer a mesma coisa, e ainda gastar muitíssimo menos, com os Mi-171 travestidos de investimento na industria nacional? Só para lembrar um Mi-17 sai a 4,5 milhões x 20 = US 90 milhões. Os outros 270 ficam pro bolso da titia.
abs.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Poderia ser utilizado algo que já vai estar disponivel para o 725, por exemplo.FCarvalho escreveu:Deixa eu perguntar a opinião dos colegas aqui. Com a aparente possibilidade da montagem dos Mil Mi-171 aqui no Brasil, e o EB querendo ao menos uns 20 Black Hawks para suprir o programa Proteger, e sabendo-se os custos que tal fato poderia gerar aos cofres públicos, e sabendo-se, também, que politicamente a abertura de uma linha de produção no Brasil deste helos tem de ser justificada de forma plausível e financeira, frente a população, a fim de conseguir corroborar o investimento, que tipo de modificação/adaptações poderiam ser exigidas por nós naquele helo, a fim de deixá-lo o mais nacionalizado e padronizado possível, com o material já existente nas ffaa's, de forma a este programa concorrer em termos de ganhos "tecnológicos", operacionais e financeiros com os EC-725 e BH's, já que quantitativamente eles superariam ambos?
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Se não em engano, a montagem da turbina vai ser feita no Brasil, bem como dos avionicos, alguns sistemas embarcados e o simulador.
Acho que seria no MINIMO preferivel que houvesse uma comunalidade do 171 com o 725 nesse sentido.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Entendo o ponto de vista, mas lembre-se que a capacidade de sobrevivencia em combate depende tambem dos sistemas embarcados.henriquejr escreveu:Eu vejo o BH como sendo um helicóptero mais tático, ou seja, mais apto para missões de combate. Já o EC-725 e o Mi-171 considero melhores para transporte logístico e de tropas, em ambientes de conflitos de menor densidade, devido suas cabines serem bem mais espaçosas.
Em suma, se for para transportar militares para ambientes de combate pesado, o heli a ser utilizado será o UH-60!
Mas em linhas gerais eu concordo com você!
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Se não agora, quando?”[/justificar]
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- FCarvalho
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
eu acho que a lógica do negócio tem de ir quase que obrigatoriamente por aí, até para haver alguma concordância com atual práxis governamental com o setor.sapao escreveu:Poderia ser utilizado algo que já vai estar disponivel para o 725, por exemplo.FCarvalho escreveu:Deixa eu perguntar a opinião dos colegas aqui. Com a aparente possibilidade da montagem dos Mil Mi-171 aqui no Brasil,...
Se não em engano, a montagem da turbina vai ser feita no Brasil, bem como dos avionicos, alguns sistemas embarcados e o simulador.
Acho que seria no MINIMO preferivel que houvesse uma comunalidade do 171 com o 725 nesse sentido.
sem isso, seria mais uma jogada de oportunismo. e d'outra forma não creio que o governo iria se disponibilizar a "pagar" este investimento nos mesmos moldes do EC-725. até porque, como disse, os Mi-171 tem sua principal vantagem nos custos de aquisição, que no fundo é o que interessa à parte política do negócio; o resto é pano de fundo.
agora vamos ver até onde vai, e como, o encontro da vontade com a necessidade.
eu, particularmente, não ficaria surpreso se o governo resolvesse gastar os pouco mais de trezentos milhões em 90 Mi-171 para o EB, ou dividí-los entre as ffaa's, ou alocar os vinte que o EB deseja, e repassar o restante para outros órgãos do governo, já que o proteger vai bem além da mera questão militar.
acho que aí, esses helos, com componentes nacionais, já começariam a ser realmente um bom negócio.
quem sabe a FAB, MB e EB depois não se empolgam, e arruma um jeitinho de trazer a montagem dos sucessores para cá também.
![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
abs
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- FCarvalho
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
henriquejr, acho que tu te equivocas ao avaliar o Mi-171 em suas aptidões.sapao escreveu:Entendo o ponto de vista, mas lembre-se que a capacidade de sobrevivencia em combate depende tambem dos sistemas embarcados.henriquejr escreveu:Eu vejo o BH como sendo um helicóptero mais tático, ou seja, mais apto para missões de combate. Já o EC-725 e o Mi-171 considero melhores para transporte logístico e de tropas, em ambientes de conflitos de menor densidade, devido suas cabines serem bem mais espaçosas.
Em suma, se for para transportar militares para ambientes de combate pesado, o heli a ser utilizado será o UH-60!
Mas em linhas gerais eu concordo com você!
A família de helos militares Mi-8/17 é a mais produzida e mais utilizada no mundo, até hoje. E este helo praticamente participou de alguma maneira de todos os grandes conflitos ao redor do mundo nos últimos 50 anos para cá, e tem sido usado em todos os tipos e níveis de guerra que possamos ter conhecimento. E tudo isso sem ter metade dos arroubos tecnológicos do que os mais afamados do que qualitativos falcão negro.
suas maiores qualidades são justamente a simplicidade, robustez e flexibilidade, que fizeram deles um verdadeiro fenômeno no campo da aviação militar, e mesmo os militares e estudiosos do assunto no ocidente reconhecem isso.
então dizer que este helo é menos apto a ambientes/missões de combate e/ou que servem mais a ações logísticas, ou em ambientes de guerra menos densos, é no mínimo desconhecer a história do próprio helo, ou a história das guerras de que ele faz parte.
diga-se de passagem, guerras nada leves.
então, se vamos usá-los, creia-me, eles, com tecnologia ou sem tecnologia, com ou sem insumos nacionais, eles cumprirão qualquer missão que lhes for dada, dentro da perspectivas hoje arrazoadas à Avex, ao 8o Gav e a Aviação Naval.
abs.
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- Snowmeow
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Eu acho que as FFAA podem conciliar EC 725 e Mi-171, a Marinha mexicana faz isso.
Ademais, quem tem dois, tem um. Se der problema de fábrica em um modelo e esse precisar groundear todas suas unidades até o problema ser resolvido, o outro estará a postos.
Ademais, quem tem dois, tem um. Se der problema de fábrica em um modelo e esse precisar groundear todas suas unidades até o problema ser resolvido, o outro estará a postos.
"Não cortes uma árvore no Inverno; sentirás falta dela no Verão." J. N. Dias
"Você sabe porque USA nunca sofreu golpe de estado? Porque em USA, não existe embaixada de USA." Michele Bachelet, nova presidenta do Chile
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- BrasilPotência
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
É importante ressaltar que as entregas dos últimos 3 Sabres estão atrasadas, eram para estar em sólo Brasileiro até o final de Dezembro. ![Confused :?](./images/smilies/icon_confused.gif)
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Brava Gente, Brasileira!!!