JIPES
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- FCarvalho
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Re: JIPES
Pois é eligioep, existe, me parece, uma certa confusão com esta coisa do projeto do VBR-4X4 desde o início, haja vista que, ao menos para mim, sempre foi claro que o que o EB quer com estes veículos, é um bldo para substituir os jipes dos esquadrões de exploração das bgdas de cavalaria, e quiçá também na infantaria mecanizada.eligioep escreveu:Carvalho,
concordo plenamente com o que você escreveu.
E acrescentaria que a tal de END prevê que seja dada prioridade para equipamento nacional, mesmo que a um custo maior.
Outra, pelo que sei, o HUMWEE foi testado pelo CETEx, e foi aprovado como viatura, mas não atende aos nossos requisitos, que prevêem uma viatura mais leve na categoria dele. E como a blindagem dele é uma adaptação, creio que este fator pesou muito. Não é um projeto concebido para ser blindado.
Pelo que entendi, o EB deverá buscar um 4x4 blindado de origem, no projeto, como o Guará e família.
Aliás, o USArmy está em fase de substituição do HUMWEE por outro, blindado 4x4 desde o projeto.....
Alhures a este fato, até onde sei, os bldos mais indicados para esta possível concorrência, tendo em vista os requisitos do EB, seriam, por exemplo, do tipo do DINGO alemão, e similares. Aliás, creio, não existam hoje muitos bldos no mercado externo, com as características solicitadas pelo EB, sendo a maioria, adaptações de veículos baseados nas soluções de engenharia do HUMMVEE e similares.
Neste sentido, me parece cada vez mais uma incongruência até em função da END, como bem dissestes, a elaboração de uma concorrência internacional para o cumprimento destes requisitos, quando temos nós aqui mesmo dentro de casa uma solução tanto plausível quanto exequível.
Vamos ver até onde vai mesmo essa história de END. Pois pelo que me parece, até agora, ela nada mais, nada menos, tem cumprido o mesmo papel de sempre de todos os planos de reequipamento e modernização das ffaa's brasileiras ao longo das últimas décadas, ou seja, um conjunto simples e simpático de boas idéias, e nada mais.
abs.
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- eligioep
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Re: JIPES
Carvalho,
pena o EB ter perdido a oportunidade, quando a ENGESA lançou o Jararaca, exatamente dentro do que procuram hoje.
Pode ser que ele não é o que procuramos hoje, mas dentro da evolução, certamente seria...
O Mestre Bacchi vai me matar, mas na minha visão era um projeto bom, e a cavalaria mecanizada (na época eu estava servindo em RCMec) vibrou quando ele foi apresentado para substituir o Jeep CJ5 e os mais antigos Kaiser CJ-B Cara de Cavalo.... Mas o tempo passou, e até hoje os CJ's ainda operam nos RCMec da fronteira do RS!!!
pena o EB ter perdido a oportunidade, quando a ENGESA lançou o Jararaca, exatamente dentro do que procuram hoje.
Pode ser que ele não é o que procuramos hoje, mas dentro da evolução, certamente seria...
O Mestre Bacchi vai me matar, mas na minha visão era um projeto bom, e a cavalaria mecanizada (na época eu estava servindo em RCMec) vibrou quando ele foi apresentado para substituir o Jeep CJ5 e os mais antigos Kaiser CJ-B Cara de Cavalo.... Mas o tempo passou, e até hoje os CJ's ainda operam nos RCMec da fronteira do RS!!!
- Paulo Bastos
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Re: JIPES
Eligio, não sou o Bacchi e nem tão critico em relação a esse carro, mas só posso falar da minha experiencia com ele: Se você possui menos de 1,80m e pesa menos de 90kg, vai conseguir, de forma bastante limitada, entrar dentro dele e dirigi-lo, agora se passar disso e conseguir entrar, vai ter que chamar os bombeiros para te tirar la de dentro....eligioep escreveu:... mas na minha visão era um projeto bom...
Detalhe, senti-me mais avontade dentro de um CCL M3 Stuart, onde fiquei literalmente entalado, do que dentro de um Jararaca
Abraços,
Paulo
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- Reginaldo Bacchi
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Re: JIPES
Quando fizerem a avaliação de qual foi o pior blindado do Mundo eu votarei no Jarararaca!!!eligioep escreveu:Carvalho,
pena o EB ter perdido a oportunidade, quando a ENGESA lançou o Jararaca, exatamente dentro do que procuram hoje.
Pode ser que ele não é o que procuramos hoje, mas dentro da evolução, certamente seria...
O Mestre Bacchi vai me matar, mas na minha visão era um projeto bom, e a cavalaria mecanizada (na época eu estava servindo em RCMec) vibrou quando ele foi apresentado para substituir o Jeep CJ5 e os mais antigos Kaiser CJ-B Cara de Cavalo.... Mas o tempo passou, e até hoje os CJ's ainda operam nos RCMec da fronteira do RS!!!
Grande por fora, pequeno por dentro.
Curso de suspensão quase inexistente e outras coisas.
Bacchi
- Andre Correa
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Re: JIPES
O que os EUA estão a fazer poderia ir de encontro ao que o Brasil também precisa...
Vejam o que eles esperam com o programa JLTV:
Eles possuem 6 concorrentes:
BAE Systems Valanx
General Tactical Vehicles JLTV Eagle
Lockheed Martin JLTV
Navistar Saratoga
Oshkosh L-ATV
AM General BRV-O
E esse modelo da Lockheed me parece bem adequado a nossa realidade:
Só falta uma empresa nacional desenvolver algo nessa linha... mas como aqui as quantidades são bem, mas bem inferiores, penso ser mais complicado encontrar tantas empresas dispostas a desenvolver esses veículos por cá...
Quando falamos em FFAA dos EUA, falamos em números gigantes:
Vejam o que eles esperam com o programa JLTV:
Eles possuem 6 concorrentes:
BAE Systems Valanx
General Tactical Vehicles JLTV Eagle
Lockheed Martin JLTV
Navistar Saratoga
Oshkosh L-ATV
AM General BRV-O
Só falta uma empresa nacional desenvolver algo nessa linha... mas como aqui as quantidades são bem, mas bem inferiores, penso ser mais complicado encontrar tantas empresas dispostas a desenvolver esses veículos por cá...
Quando falamos em FFAA dos EUA, falamos em números gigantes:
Agora, na realidade Brasileira, pelo menos 2 ou 3 opções 100% nacionais seria algo mais palpável. O difícil é criar com a mesma qualidade que conseguem lá fora, com menos recursos e investimentos...U.S. Army:
No Humvee procurements are planned beyond 2012. The Army's 260,000 truck fleet is planned to be reduced by 15 percent by fiscal year 2017.
U.S. Marines:
The United States Marine Corps plans to replace all Humvees patrolling "outside the wire" with MRAP vehicles. The Marines are reducing their fleet of Humvees from 44,000 to 32,500.
Audaces Fortuna Iuvat
- FCarvalho
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Re: JIPES
André, aí é que reside a questão.
Me parece que os requisitos - e necessidades - para o nosso VBR-4X4 são bem diferentes dos do programa JLTV, sendo este um veículo leve de múltiplos usos e propósitos, para substituir o Hummvee em missões e OM's para as quais ele nunca fora feito, e que no entanto, a realidade imprevisível das guerras americanas trouxeram-lhe como exigência.
Estes veículos são/seriam como "pouco mais que jipes blindados", ou seja, algo superior em desempenho e complexidade aos Hummvee e mais simples e flexíveis do que um Iveco Puma ou KMW DINGO. Ou seja, penso eu, estamos aqui falando de veículos e de projetos com idéias, missões e conceitos bem diferentes, embora possam ser empregados em missões semelhantes, de acordo com as necessidades de seus operadores. O que o EB quer está mais para estes últimos do que para o que se espera do JLTV.
Inclusive, não vejo como o EB/CFN, ao menos em tese, e vislumbrando nossa realidade operacional, vá necessitar, neste momento, deste tipo de veículo que os americanos estão projetando para si.
Mas, se caso viermos a precisar de algo neste sentido, quero crer que o atual estágio de desenvolvimento da BID possa nos oferecer algo, no mínimo, com qualidades semelhantes aqueles tipos americanos.
A ver.
abs.
Me parece que os requisitos - e necessidades - para o nosso VBR-4X4 são bem diferentes dos do programa JLTV, sendo este um veículo leve de múltiplos usos e propósitos, para substituir o Hummvee em missões e OM's para as quais ele nunca fora feito, e que no entanto, a realidade imprevisível das guerras americanas trouxeram-lhe como exigência.
Estes veículos são/seriam como "pouco mais que jipes blindados", ou seja, algo superior em desempenho e complexidade aos Hummvee e mais simples e flexíveis do que um Iveco Puma ou KMW DINGO. Ou seja, penso eu, estamos aqui falando de veículos e de projetos com idéias, missões e conceitos bem diferentes, embora possam ser empregados em missões semelhantes, de acordo com as necessidades de seus operadores. O que o EB quer está mais para estes últimos do que para o que se espera do JLTV.
Inclusive, não vejo como o EB/CFN, ao menos em tese, e vislumbrando nossa realidade operacional, vá necessitar, neste momento, deste tipo de veículo que os americanos estão projetando para si.
Mas, se caso viermos a precisar de algo neste sentido, quero crer que o atual estágio de desenvolvimento da BID possa nos oferecer algo, no mínimo, com qualidades semelhantes aqueles tipos americanos.
A ver.
abs.
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Re: JIPES
eligioep, eu cá espero sinceramente, e faço votos, de que o EB afronte-se no menor espaço de tempo possível, encetar o cumprimento dos requisitos deste programa, pois ao menos para mim, beira o cúmulo do ridículo, em pleno século XXI, uma unidade de cavalaria, ainda utilizar-se de "jeeps" para fazer reconhecimento e outras funções, como há 70 anos atrás.eligioep escreveu:Carvalho,
pena o EB ter perdido a oportunidade, quando a ENGESA lançou o Jararaca, exatamente dentro do que procuram hoje.
Pode ser que ele não é o que procuramos hoje, mas dentro da evolução, certamente seria...
O Mestre Bacchi vai me matar, mas na minha visão era um projeto bom, e a cavalaria mecanizada (na época eu estava servindo em RCMec) vibrou quando ele foi apresentado para substituir o Jeep CJ5 e os mais antigos Kaiser CJ-B Cara de Cavalo.... Mas o tempo passou, e até hoje os CJ's ainda operam nos RCMec da fronteira do RS!!!
abs.
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- Reginaldo Bacchi
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Re: JIPES
REQUISITOS OPERACIONAIS BÁSICOS Nº 01 / 01
Aprovado pela Port 084, 24 Jul 01 (BE 31, 03 Ago 01)
Alterado pela Port 079, 13 Jul 05 (BE 29, 13 Jul 05)
1. TÍTULO: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO – LEVE, DE RODAS (VBR – LR)
Muito bem - minha pergunta: este requisito está em vigor?
É dele que se está falando?
Bacchi
Aprovado pela Port 084, 24 Jul 01 (BE 31, 03 Ago 01)
Alterado pela Port 079, 13 Jul 05 (BE 29, 13 Jul 05)
1. TÍTULO: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO – LEVE, DE RODAS (VBR – LR)
Muito bem - minha pergunta: este requisito está em vigor?
É dele que se está falando?
Bacchi
- FCarvalho
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Re: JIPES
Bacci, eu presumo, salvo engano, que estes requisitos ainda estão em vigor.
E sim, era sobre eles que estávamos comentando em relação as configurações/adaptações do Hummvee e de seu substituto para as ffaa's americanas.
Ademais, na edição 5 da revista Forças de Defesa, se bem me lembro, em uma reportagem sobre o projeto Guarani, é demonstrado um quadro, ainda de 2001, onde aparece este veículo citado, como parte do projeto, e onde o mesmo teria seis configurações diferentes, quer sejam reconhecimento, observação, Anti-carro, porta-radar, porta-morteiro e posto de comando.
Funções e/ou características estas bem diferentes daquilo que o US Army / USMC planejam para os substitutos dos Hummvee, pelo menos até o momento.
Enfim, trata-se de duas visões e veículos diferentes. Embora, sejam, ou possam vir a ser complementares.
abs.
E sim, era sobre eles que estávamos comentando em relação as configurações/adaptações do Hummvee e de seu substituto para as ffaa's americanas.
Ademais, na edição 5 da revista Forças de Defesa, se bem me lembro, em uma reportagem sobre o projeto Guarani, é demonstrado um quadro, ainda de 2001, onde aparece este veículo citado, como parte do projeto, e onde o mesmo teria seis configurações diferentes, quer sejam reconhecimento, observação, Anti-carro, porta-radar, porta-morteiro e posto de comando.
Funções e/ou características estas bem diferentes daquilo que o US Army / USMC planejam para os substitutos dos Hummvee, pelo menos até o momento.
Enfim, trata-se de duas visões e veículos diferentes. Embora, sejam, ou possam vir a ser complementares.
abs.
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Re: JIPES
Todo o mundo sonha com um 4x4 blindado para substituir o Jeep(ou similar).
Mas na atual operação da França no Mali, ele ainda continua presente, e sem blindagem.....
Ei-lo: http://www.defesanet.com.br/geopolitica ... ar-no-Mali
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- cabeça de martelo
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Re: JIPES
creio eu eligioep que este tipo de veículos, assim como os Marruá do EB/CFN, que estão sendo comprados continua e regularmente as centenas, ainda tem, e terão ainda por muito tempo, espaço e utilidade nas operações militares de hoje, e de amanhã também. Cada um no seu quadrado como diria o ditado.eligioep escreveu:Todo o mundo sonha com um 4x4 blindado para substituir o Jeep(ou similar).
Mas na atual operação da França no Mali, ele ainda continua presente, e sem blindagem.....
Ei-lo: http://www.defesanet.com.br/geopolitica ... ar-no-Mali
Os Hummvee tem seu espaço garantido no US Army e USMC, assim como seus derivados em outros países, e ninguém tem dúvidas disso, em seu uso primário. Assim também os nossos Marruá.
Agora, ninguém tem dúvida também que eles estão ficando cada vez mais limitados a funções mais burocráticas e administrativas, e cada vez mais longe das linhas de frente, substituídos aos poucos que estão sendo, e serão, de certa maneira, por uma geração de veículos bldos leves que hoje parece estar representada pelo projeto dos JLVC americano, dentre outros modelos semelhantes no mercado internacional.
A ver se isso não é apenas só mais um daqueles modismos temporais tecnológicos, trazidos pelas incertezas e nuances da guerra, ou se os velhos "jeeps" ainda irão permanecer reinando por longos anos em seu território.
Até porque, ainda não inventaram um substituto à altura para os Jeeps. Na verdade, o melhor substituto de um jeep é o próprio jeep.
abs.
Carpe Diem