JIPES

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: JIPES

#181 Mensagem por RobsonBCruz » Qui Nov 22, 2012 9:25 am

FCarvalho escreveu:Robson, pressuponho que os Btl Inf lv estejam equipados hoje com tanto com os AM20 como AM10 da Agrale, e talvez, com os AM10Rec. E quem sabe no futuro, embora ache isso quase que certo, poderão também contar com os CHIVUNK e/ou Gaucho, desenvolvidos especificamente para apoiar tropas leves como a inf lv e pqdt's.

Neste sentido, observando-se as condicionantes que comentei no post anterior, vai de acordo com os critérios de cada cmdo de btl utilizar-se dos veículos a sua disposição e os que mais convierem a cada tipo de missão, qtde e tropa empregada.

Penso eu, que qualquer um dos veículos citados acima é/será um bom recursos para as missões da inf lv.

abs.
OK, Valeu!
Um grande abraço.




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Re: JIPES

#182 Mensagem por binfa » Sáb Dez 08, 2012 9:22 pm

Imagem

Alguém sabe que modelo é esse?




att, binfa
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Re: JIPES

#183 Mensagem por Paulo Bastos » Sáb Dez 08, 2012 10:15 pm

binfa escreveu:Imagem

Alguém sabe que modelo é esse?
Agrale Marruá AM200 CD 4x4.


Abraços,
Paulo Bastos




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Re: JIPES

#184 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 13, 2012 2:41 pm

Achei interessante esta versão de "jipe" dos franceses, visto que recentemente a Agrale tentou uma parceira com a Renault para os caminhões do EB, podendo vir a ser no futuro tal parceria uma opção para a empresa em futuras concorrências para veículos deste porte, se assim o EB entender útil e necessário.

Imagem

abs.




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Re: JIPES

#185 Mensagem por eligioep » Qui Dez 13, 2012 2:44 pm

É a versão francesa para o HUMWEE norte-americano, porém a um custo acessível............ para eles!




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Re: JIPES

#186 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Dez 13, 2012 3:14 pm

Esse é o Renault Sherpa, cuja uma versão foi recentemente testada pelo BOPE e deixou a desejar devido ao tamanho (considerado grande) e a potencia do motor (considerada baixa), foi equiparado ao Gaz Tigr e ficou abaixo do Maverick e SandCat.


Abraços,
Paulo




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Re: JIPES

#187 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 13, 2012 3:25 pm

Paulo, isso significa que ele foi considerado bom ou ruim?

abs.




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Re: JIPES

#188 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Dez 13, 2012 3:38 pm

FCarvalho escreveu:Paulo, isso significa que ele foi considerado bom ou ruim?

abs.
Ele foi considerado muito grande e com motor fraco, que lhe dava pouca agilidade. Se for comparado com os outros três candidatos ja testados ele é equivalente ao Gaz Tigr russo e inferior aos Paramoult Maverick e Oshkosh SandCat, sul-africano e estadunidense, respectivamente.

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Porem deve ficar claro que a avaliação do BOPE é para um modelo, uma aplicação tática e um TO totalmente diferente do EB.


Abraços,
Paulo Bastos




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Re: JIPES

#189 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 14, 2012 10:20 pm

Paulo, em todo caso, este Sherpa 3, que é como o designam, seria classificado como, caso viesse a ser adotado pelas ffaa's brasileiras, pois que me parece pelo tipo, não existir nada parecido com ele em nosso meio militar?

aliás, precisamos/precisaríamos de algo assim nas ffaa's? Ele poderia ser encaixado nos requIsitos para a viatura blda 4x4 que o EB planeja?

abs.




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Re: JIPES

#190 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Dez 15, 2012 8:25 am

FCarvalho escreveu:Paulo, em todo caso, este Sherpa 3, que é como o designam, seria classificado como, caso viesse a ser adotado pelas ffaa's brasileiras, pois que me parece pelo tipo, não existir nada parecido com ele em nosso meio militar?
aliás, precisamos/precisaríamos de algo assim nas ffaa's? Ele poderia ser encaixado nos requIsitos para a viatura blda 4x4 que o EB planeja?
abs.
Mais uma vez eu devo entrar em ação para defender projetos nacionais.

Eu não consigo ver neste carro, bem como no Sandcat, Tigr, e muitos outros, absolutamente nada que não possa ser feito no Brasil.

E isto não é uma questão de patriotrismo barato, de "Por que me ufano de meu pais", mas sim levando em consideração que aqui se fez o projeto do Cascavel, do Urutu, do Ogum, do Osório, do Sucuri 2, dos Tamoios, do Charrua, do Guarani (tão mal falado em prosa e verso), dos utilitarios da Agrale - e no campo de veiculos policiais o Vespa e o Alacran.

E apesar de tudo isto ficamos deslumbrados com estes Sherpas da vida.

E se mostram dezenas de fotografias de veiculos blindados, perguntando: e que tal este? E este não seria ideal para o EB? e assim por diante.

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Temos no Brasil a Agrale, Centigon, Columbus e o proprio EB.

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Re: JIPES

#191 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Dez 15, 2012 11:10 am

Segundo zunzuns cá em Portugal o Exército quando testou a viatura em questão teve as mesmas conclusões que o BOPE. Isto de um Exército que tem e opera à anos os HUMWEE.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: JIPES

#192 Mensagem por EDSON » Sáb Dez 15, 2012 12:02 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
FCarvalho escreveu:Paulo, em todo caso, este Sherpa 3, que é como o designam, seria classificado como, caso viesse a ser adotado pelas ffaa's brasileiras, pois que me parece pelo tipo, não existir nada parecido com ele em nosso meio militar?
aliás, precisamos/precisaríamos de algo assim nas ffaa's? Ele poderia ser encaixado nos requIsitos para a viatura blda 4x4 que o EB planeja?
abs.
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E isto não é uma questão de patriotrismo barato, de "Por que me ufano de meu pais", mas sim levando em consideração que aqui se fez o projeto do Cascavel, do Urutu, do Ogum, do Osório, do Sucuri 2, dos Tamoios, do Charrua, do Guarani (tão mal falado em prosa e verso), dos utilitarios da Agrale - e no campo de veiculos policiais o Vespa e o Alacran.

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Re: JIPES

#193 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 17, 2012 3:58 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
FCarvalho escreveu:Paulo, em todo caso, este Sherpa 3, que é como o designam, seria classificado como, caso viesse a ser adotado pelas ffaa's brasileiras, pois que me parece pelo tipo, não existir nada parecido com ele em nosso meio militar?
aliás, precisamos/precisaríamos de algo assim nas ffaa's? Ele poderia ser encaixado nos requIsitos para a viatura blda 4x4 que o EB planeja?
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Eu não consigo ver neste carro, bem como no Sandcat, Tigr, e muitos outros, absolutamente nada que não possa ser feito no Brasil.
E isto não é uma questão de patriotrismo barato, de "Por que me ufano de meu pais", mas sim levando em consideração que aqui se fez o projeto do Cascavel, do Urutu, do Ogum, do Osório, do Sucuri 2, dos Tamoios, do Charrua, do Guarani (tão mal falado em prosa e verso), dos utilitarios da Agrale - e no campo de veiculos policiais o Vespa e o Alacran.
E apesar de tudo isto ficamos deslumbrados com estes Sherpas da vida.
E se mostram dezenas de fotografias de veiculos blindados, perguntando: e que tal este? E este não seria ideal para o EB? e assim por diante.
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Olá Bacchi. Apoio e faço minhas suas palavras. No entanto, gostaria apenas de aludir ao fato de que não defendi em momento nenhum a adoção e/ou escolha de tal veículo para o EB ou qualquer outra ffaa's nossa. Tanto assim que corroboro sua opinião, além do que, como o Paulo já fez alusão aqui diversas vezes, sou um defensor ferrenho do AV-VB4 Guará e família.

Faço constar também o fato, o qual foi objeto de minha pergunta ao Paulo, a ausência de veículos do mesmo porte e modelo no país, e em função disso, daí minha curiosidade, em saber se o tal Sherpa 3 seria ele próprio uma alternativa possível e plausível à questão. E se mesmo caberia, ou não, dentro dos parâmetros e requisitos do veículo 4x4 que hora o EB agora requer a si.

O eligioep disse que ele seria a versão francesa dos Hummvee - e portanto, e em tese, um "jipe" - no entanto, me parece que os tais Hummvees estão longe de serem algo desejado pelo EB, ao menos do que entendi sobre os requisitos do veículo 4x4.

Apenas e tão somente isso. Agora se o EB vai se dar o trabalho de, mesmo tendo nós um "Guará" da vida, abrir uma licitação internacional para colocar diversas empresas estrangeiras a concorrer ao cumprimento daqueles requisitos, penso de seria de bom alvitre antevemos possíveis e imagináveis alternativas ao veículo nacional, mesmo que não partilhemos da mesma opinião da força terrestre.

Eu, na verdade ainda estou pensando, no que um HUMMVEE, e/ou suas versões, seriam úteis ao EB. Aliás, me parece definitivamente, que o que o EB quer com estes VBR-4X4, está muito longe do que uma mera adaptação de jipes possam oferecer.

Acho aqui que cada um no seu quadrado. Agora, se o EB quer uma plataforma com as mesmas características dos HUMMVEES, que peça à AGRALE que faça uma para si. Estão aí as AM-20 as centenas que não me deixam mentir. Simples assim.

Veículos blindados são outra coisa. Como alguns colegas gostam de dizer lá nas aéreas: "Chega de tampão!"

abs. [009]




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Re: JIPES

#194 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 19, 2012 12:04 pm

Um outro modelo de "jipe" desta vez italiano. O Iveco Panther

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abs.




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Re: JIPES

#195 Mensagem por eligioep » Qua Dez 19, 2012 12:43 pm

Carvalho,
concordo plenamente com o que você escreveu.
E acrescentaria que a tal de END prevê que seja dada prioridade para equipamento nacional, mesmo que a um custo maior.
Outra, pelo que sei, o HUMWEE foi testado pelo CETEx, e foi aprovado como viatura, mas não atende aos nossos requisitos, que prevêem uma viatura mais leve na categoria dele. E como a blindagem dele é uma adaptação, creio que este fator pesou muito. Não é um projeto concebido para ser blindado.
Pelo que entendi, o EB deverá buscar um 4x4 blindado de origem, no projeto, como o Guará e família.
Aliás, o USArmy está em fase de substituição do HUMWEE por outro, blindado 4x4 desde o projeto.....




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