TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61989
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6446 vezes
Agradeceram: 6804 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68341 Mensagem por Túlio » Dom Dez 16, 2012 6:43 pm

Já fui grande entusiasta desse lance de NACIONALIZAÇÃO - de certo modo ainda sou mas sei que é sonho apenas - até me dar conta do modelo de aeronave típica da EMBRAER: pouco mais do que fuselagem e superfícies alares são de fato Nacionais, e olhe lá! Motor ninguém faz nem quer fazer - e a EMBRAER não aceitaria um que não fosse Europeu ou ianque, pois seria ruim para "o mercado"; radar nem pensar, quem faria? A Mectron fabricante de carcaça de radar obsoleto (Scipio)? Necas também; Pneus - NEM PNEU, POWS, quer pneu tem que importar!!! - também não é "economicamente viável"; Sistemas de comunicações, FMS, MMS, RWR, assento ejetor, tudo, tudo tem que vir de fora!

Que diabos de "caça nacional" seria esse? A ficha caiu quando vi o "Grande Argumento" de venda do Super Tucano para a USAF: o avião de Brasileiro só tem praticamente o nome, é quase todo Made In USA, e é uma aeronave relativamente simples, agora vamos imaginar um caça 4 ou 5G, fica sodas...

Para mim, pega 36 "F - qualquer um" e (na FAB todo caça é "F", o Mirage III virou F-103, o Mirage 2000 virou F-2000 e assim por diante, não venham dizer que estou botando pilha pelo SH, SE vier algum caça vai virar "F-alguma coisa", só isso - aliás, creio que lá no "andar de cima" da FAB não gostam mesmo do Rafale, ele não tem qualquer número, só nome e letras, imaginem a dor de cabeça para fazer dele um "F - algo") garante os códigos-fonte para integrar eventuais armas nossas (tenho até medo de perguntar o grau de nacionalidade de um A-Darter ou mesmo do MAR-1) neles e fim. Tá más do que bueno, é assim que vejo atualmente...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68342 Mensagem por Carlos Lima » Dom Dez 16, 2012 6:49 pm

Túlio escreveu:Já fui grande entusiasta desse lance de NACIONALIZAÇÃO - de certo modo ainda sou mas sei que é sonho apenas - até me dar conta do modelo de aeronave típica da EMBRAER: pouco mais do que fuselagem e superfícies alares são de fato Nacionais, e olhe lá! Motor ninguém faz nem quer fazer - e a EMBRAER não aceitaria um que não fosse Europeu ou ianque, pois seria ruim para "o mercado"; radar nem pensar, quem faria? A Mectron fabricante de carcaça de radar obsoleto (Scipio)? Necas também; Pneus - NEM PNEU, POWS, quer pneu tem que importar!!! - também não é "economicamente viável"; Sistemas de comunicações, FMS, MMS, RWR, assento ejetor, tudo, tudo tem que vir de fora!

Que diabos de "caça nacional" seria esse? A ficha caiu quando vi o "Grande Argumento" de venda do Super Tucano para a USAF: o avião de Brasileiro só tem praticamente o nome, é quase todo Made In USA, e é uma aeronave relativamente simples, agora vamos imaginar um caça 4 ou 5G, fica sodas...

Para mim, pega 36 "F - qualquer um" e (na FAB todo caça é "F", o Mirage III virou F-103, o Mirage 2000 virou F-2000 e assim por diante, não venham dizer que estou botando pilha pelo SH, SE vier algum caça vai virar "F-alguma coisa", só isso - aliás, creio que lá no "andar de cima" da FAB não gostam mesmo do Rafale, ele não tem qualquer número, só nome e letras, imaginem a dor de cabeça para fazer dele um "F - algo") garante os códigos-fonte para integrar eventuais armas nossas (tenho até medo de perguntar o grau de nacionalidade de um A-Darter ou mesmo do MAR-1) neles e fim. Tá más do que bueno, é assim que vejo atualmente...
Pois é,

Por isso que quando essas propostas maravilhosas aparecem para 36 caças que irão geram milhares de empregos, etc etc etc eu coloco as minhas barbas de molho.

Quanto maior a esmola, maior a minha desconfiança.

Até porque nenhum desses países do nosso short-list pode se dar ao luxo de ver empregos na área aeroespacial indo embora assim do dia para a noite sem cobrar um preço muito alto por isso.

A não ser para fazer porta de canhão e tampa de trem de pouso.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61989
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6446 vezes
Agradeceram: 6804 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68343 Mensagem por Túlio » Dom Dez 16, 2012 6:53 pm

Lima véio, mesmo que os estrangeiros topassem, NÓS não toparíamos: a EMBRAER não toparia, o GF não toparia, nosso empresariado não toparia...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68344 Mensagem por Bourne » Dom Dez 16, 2012 7:04 pm

Nacionalização nos termos que se passou a comumente discutir no DB é muito limitada. É um espelho para índio ficar feliz. A questão é dar suporte a futuros desenvolvimento em diferentes áreas. O que não vai sair comprando 36 ou 120 unidades de qualquer caça estrangeiro. Pode não sair um sistema super avançado nacional, mas cumpre o objetivo de apoio a industria e produtos civis e militares relacionados. Assim ganha a simpatia da federação das industrias, embraer e relacionadas, GF e outros. O dinheiro surge do nada. Igual para os projetos da marinha que parece que irá ganhar as escoltas ano que vem.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61989
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6446 vezes
Agradeceram: 6804 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68345 Mensagem por Túlio » Dom Dez 16, 2012 7:14 pm

Essa gente precisa aprender em definitivo uma coisa: TEM QUE GERAR OBRA!!!

Estaleiro pra fazer navio faz isso, base naval pra Segunda Esquadra faz isso, estaleiro pra fazer sub faz isso, Base de Submarinos faz isso.

A MARINHA INVENTOU A PÓLVORA!

Agora a FAB tem que inventar a dela, de como casar caças com obra (que quer dizer empreiteira, que quer dizer grandes doações de campanha)!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68346 Mensagem por Carlos Lima » Dom Dez 16, 2012 7:23 pm

Túlio escreveu:Essa gente precisa aprender em definitivo uma coisa: TEM QUE GERAR OBRA!!!

Estaleiro pra fazer navio faz isso, base naval pra Segunda Esquadra faz isso, estaleiro pra fazer sub faz isso, Base de Submarinos faz isso.

A MARINHA INVENTOU A PÓLVORA!

Agora a FAB tem que inventar a dela, de como casar caças com obra (que quer dizer empreiteira, que quer dizer grandes doações de campanha)!
O grande problema é que a 'virgem' já foi oferecida para o sacríficio antes mesmo da hora certa...

Com a Boeing abanando a Embraer dificulta qualquer possibilidade de barganha realista do Governo.

Aí vão dizer... a Embraer é uma empresa 'privada'...'

É mas não é... Ela é uma empresa privada e (deveria ser) estratégica, com isso determinadas associações deveriam ser vistas com muito mais cuidado.

Só no Brasil em meio a uma concorrência bilionária uma associação entre a 'principal' beneficiária e um dos concorrentes antes de terminarem as negociações e o resultado final ser divulgado seria possível.

Perde-se espaço de manobra nas negociações, mesmo que a Boeing saia vencedora do processo pelos méritos da melhor proposta.

É a linguiça correndo atrás do cachorro... mas no Brasil... :(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61989
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6446 vezes
Agradeceram: 6804 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68347 Mensagem por Túlio » Dom Dez 16, 2012 7:28 pm

Para mim dá na mesma (a EMBRAER com controle Nacional já é praticamente ianque) e para a FAB, desde que tenha como escrever "F" antes de um número, tudo tri também...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68348 Mensagem por Bourne » Dom Dez 16, 2012 7:33 pm

Interessados existem muitos. A empreiteiras são um dos atores. No mundo real não se escolhe o melhor equipamento, mas sim o mais adequado dentro do contesto e plano industrial. O resto é trocar figurinha e brincar de aviãozinho.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19060
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2037 vezes
Agradeceram: 2577 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68349 Mensagem por knigh7 » Dom Dez 16, 2012 8:51 pm

.




Editado pela última vez por knigh7 em Dom Dez 16, 2012 9:33 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68350 Mensagem por JT8D » Dom Dez 16, 2012 8:55 pm

Carlos Lima escreveu:
Túlio escreveu:Essa gente precisa aprender em definitivo uma coisa: TEM QUE GERAR OBRA!!!

Estaleiro pra fazer navio faz isso, base naval pra Segunda Esquadra faz isso, estaleiro pra fazer sub faz isso, Base de Submarinos faz isso.

A MARINHA INVENTOU A PÓLVORA!

Agora a FAB tem que inventar a dela, de como casar caças com obra (que quer dizer empreiteira, que quer dizer grandes doações de campanha)!
O grande problema é que a 'virgem' já foi oferecida para o sacríficio antes mesmo da hora certa...

Com a Boeing abanando a Embraer dificulta qualquer possibilidade de barganha realista do Governo.

Aí vão dizer... a Embraer é uma empresa 'privada'...'

É mas não é... Ela é uma empresa privada e (deveria ser) estratégica, com isso determinadas associações deveriam ser vistas com muito mais cuidado.

Só no Brasil em meio a uma concorrência bilionária uma associação entre a 'principal' beneficiária e um dos concorrentes antes de terminarem as negociações e o resultado final ser divulgado seria possível.

Perde-se espaço de manobra nas negociações, mesmo que a Boeing saia vencedora do processo pelos méritos da melhor proposta.

É a linguiça correndo atrás do cachorro... mas no Brasil... :(

[]s
CB_Lima
Mas isso não é nenhuma novidade por aqui. Lembre-se que no FX-1 20% das ações da Embraer pertenciam a empresas francesas ligadas a um dos aviões concorrentes.
E, diga-se de passagem, não adiantou p@rra nenhuma.

Abraços,

JT




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68351 Mensagem por Penguin » Dom Dez 16, 2012 9:15 pm

JT8D escreveu:
Carlos Lima escreveu: O grande problema é que a 'virgem' já foi oferecida para o sacríficio antes mesmo da hora certa...

Com a Boeing abanando a Embraer dificulta qualquer possibilidade de barganha realista do Governo.

Aí vão dizer... a Embraer é uma empresa 'privada'...'

É mas não é... Ela é uma empresa privada e (deveria ser) estratégica, com isso determinadas associações deveriam ser vistas com muito mais cuidado.

Só no Brasil em meio a uma concorrência bilionária uma associação entre a 'principal' beneficiária e um dos concorrentes antes de terminarem as negociações e o resultado final ser divulgado seria possível.

Perde-se espaço de manobra nas negociações, mesmo que a Boeing saia vencedora do processo pelos méritos da melhor proposta.

É a linguiça correndo atrás do cachorro... mas no Brasil... :(

[]s
CB_Lima
Mas isso não é nenhuma novidade por aqui. Lembre-se que no FX-1 20% das ações da Embraer pertenciam a empresas francesas ligadas a um dos aviões concorrentes.
E, diga-se de passagem, não adiantou p@rra nenhuma.

Abraços,

JT
Naquele caso não adiantou porque a Embraer se esqueceu de combinar com os "russos" (FAB), quem iria selecionar e utilizar os caças.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19060
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2037 vezes
Agradeceram: 2577 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68352 Mensagem por knigh7 » Dom Dez 16, 2012 9:17 pm

Carlos Lima escreveu:
Além disso muita gente não gosta de admitir, mas o Gripen E/F ainda tem algumas provas de fogo pela frente... voar com um outro motor, em uma fuselagem maior, resolver eventuais problemas de ajuste de FBW, voar com um radar novo, provar que o radar que ainda está em desenvolvimento é tão eficiente na aeronave pronta como diz o papel, etc etc etc...

Para o marketing é fácil, mas na realidade a coisa nunca é fácil assim.
Ele já voou com o F414G, o DEMO já usa o airframe com a mesma dimensão do NG (falta é a questão de certificação da nova estrutura), o FBW já está ajustado a nova dimensão.

Quem está cuidando do desenvolvimento do radar é a Selex em parceria com a SAAB. A Selex, que por sinal está cuidando do desenvolvimento da versão AESA do Typhoon, não tem expertise não, imagina... :wink:
Carlos Lima escreveu:
Outro problema é um mercado enorme em potencial para os F-16 de segunda-mão a preço de banana quando os F-35 entrarem em serviço além dos J-10 da vida para quem não quer 'made in USA' o que já torna a vida do Gripen C/D ultra díficil, imagina a do E/F?

A LM não vai dar mole podendo continuar captalizando com o legado do F-16...

Podem anotar isso.

[]s
CB_Lima
Se a FAB adquir 36 já vai ter 100 unidades.

Gripen em operação no mundo (que são os C/D) existe apenas 50% a mais que o garantido caso o Brasil escolha esse caça. E eles vão muito bem, com ou sem concorrência do F-16.

Ademais, o Gripen NG tem vários sistemas que pertencem a outros caças. Então ele consegue absorver o impacto de relativa baixa demanda.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19060
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2037 vezes
Agradeceram: 2577 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68353 Mensagem por knigh7 » Dom Dez 16, 2012 9:25 pm

Carlos Lima escreveu: Pois é,

Por isso que quando essas propostas maravilhosas aparecem para 36 caças que irão geram milhares de empregos, etc etc etc eu coloco as minhas barbas de molho.

Quanto maior a esmola, maior a minha desconfiança.

Até porque nenhum desses países do nosso short-list pode se dar ao luxo de ver empregos na área aeroespacial indo embora assim do dia para a noite sem cobrar um preço muito alto por isso.

A não ser para fazer porta de canhão e tampa de trem de pouso.

[]s
CB_Lima
Os próprios franceses declararam que das 36 aeronaves, 6 iriam vir da França prontas e as outras 30 montadas aqui.

A Boeing anunciou que parte dos frames dos Super Hornets serão produzidos aqui (parte das asas, bicos, etc) , inclusive os encomendos para a US NAVY.(Se vc acredita que eles vão desrespeitar o contrato então volte lá onde a gente já debateu sobre o assunto há 2 semanas atrás no tópico do Rafale).

A SAAB declarou que 80% dos frame do GripenNG para a FAB seriam produzidos aqui.




Editado pela última vez por knigh7 em Dom Dez 16, 2012 9:29 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61989
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6446 vezes
Agradeceram: 6804 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68354 Mensagem por Túlio » Dom Dez 16, 2012 9:28 pm

Bueno, já tá mais do que bão, o lance da EMBRAER é só fazer estrutura, asa e fuselagem mesmo...

EDIT - Ademais, creio que os ianques iriam cumprir a sua parte direitinho, pois faz parte de uma estratégia maior e bem bolada: ao mesmo tempo em que é MAIS um passo para acabar com a indústria independente de caças na Europa, não criam um novo concorrente, porque NÓIS Ó... :lol: :lol: :lol: :lol:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#68355 Mensagem por Justin Case » Dom Dez 16, 2012 9:36 pm

knigh7 escreveu:
Carlos Lima escreveu: Pois é,

Por isso que quando essas propostas maravilhosas aparecem para 36 caças que irão geram milhares de empregos, etc etc etc eu coloco as minhas barbas de molho.

Quanto maior a esmola, maior a minha desconfiança.

Até porque nenhum desses países do nosso short-list pode se dar ao luxo de ver empregos na área aeroespacial indo embora assim do dia para a noite sem cobrar um preço muito alto por isso.

A não ser para fazer porta de canhão e tampa de trem de pouso.

[]s
CB_Lima
Os próprios franceses declararam que das 36 aeronaves, 6 iriam vir da França prontas e as outras 30 montadas aqui.

A Boeing anunciou que parte dos frames dos Super Hornets serão produzidos aqui (asas, bicos, etc) , inclusive os encomendos para a US NAVY.(Se vc acredita que eles vão desrespeitar o contrato então volte lá onde a gente já debateu sobre o assunto há 2 semanas atrás no tópico do Rafale).

A SAAB declarou que 80% dos frame do GripenNG para a FAB seriam produzidos aqui.
Quem falou para os americanos que brasileiro gosta de "fazer bico"?
Seria esse "bico" o "radome", a parte do nariz do avião que reveste o radar, ou a fuselagem frontal, que provavelmente inclui o "cockpit"?
Não vi quando essa informação foi publicada.
Abraço,

Justin




Responder