Reginaldo Bacchi escreveu:FCarvalho escreveu:Paulo, em todo caso, este Sherpa 3, que é como o designam, seria classificado como, caso viesse a ser adotado pelas ffaa's brasileiras, pois que me parece pelo tipo, não existir nada parecido com ele em nosso meio militar?
aliás, precisamos/precisaríamos de algo assim nas ffaa's? Ele poderia ser encaixado nos requIsitos para a viatura blda 4x4 que o EB planeja?
abs.
Mais uma vez eu devo entrar em ação para defender projetos nacionais.
Eu não consigo ver neste carro, bem como no Sandcat, Tigr, e muitos outros, absolutamente nada que não possa ser feito no Brasil.
E isto não é uma questão de patriotrismo barato, de "Por que me ufano de meu pais", mas sim levando em consideração que aqui se fez o projeto do Cascavel, do Urutu, do Ogum, do Osório, do Sucuri 2, dos Tamoios, do Charrua, do Guarani (tão mal falado em prosa e verso), dos utilitarios da Agrale - e no campo de veiculos policiais o Vespa e o Alacran.
E apesar de tudo isto ficamos deslumbrados com estes Sherpas da vida.
E se mostram dezenas de fotografias de veiculos blindados, perguntando: e que tal este? E este não seria ideal para o EB? e assim por diante.
Pelo amor de Deus - mais patriotismo!!!
Temos no Brasil a Agrale, Centigon, Columbus e o proprio EB.
Vamos confiar neste pessoal!
Bacchi
Olá Bacchi. Apoio e faço minhas suas palavras. No entanto, gostaria apenas de aludir ao fato de que não defendi em momento nenhum a adoção e/ou escolha de tal veículo para o EB ou qualquer outra ffaa's nossa. Tanto assim que corroboro sua opinião, além do que, como o Paulo já fez alusão aqui diversas vezes, sou um defensor ferrenho do AV-VB4 Guará e família.
Faço constar também o fato, o qual foi objeto de minha pergunta ao Paulo, a ausência de veículos do mesmo porte e modelo no país, e em função disso, daí minha curiosidade, em saber se o tal Sherpa 3 seria ele próprio uma alternativa possível e plausível à questão. E se mesmo caberia, ou não, dentro dos parâmetros e requisitos do veículo 4x4 que hora o EB agora requer a si.
O eligioep disse que ele seria a versão francesa dos Hummvee - e portanto, e em tese, um "jipe" - no entanto, me parece que os tais Hummvees estão longe de serem algo desejado pelo EB, ao menos do que entendi sobre os requisitos do veículo 4x4.
Apenas e tão somente isso. Agora se o EB vai se dar o trabalho de, mesmo tendo nós um "Guará" da vida, abrir uma licitação internacional para colocar diversas empresas estrangeiras a concorrer ao cumprimento daqueles requisitos, penso de seria de bom alvitre antevemos possíveis e imagináveis alternativas ao veículo nacional, mesmo que não partilhemos da mesma opinião da força terrestre.
Eu, na verdade ainda estou pensando, no que um HUMMVEE, e/ou suas versões, seriam úteis ao EB. Aliás, me parece definitivamente, que o que o EB quer com estes VBR-4X4, está muito longe do que uma mera adaptação de jipes possam oferecer.
Acho aqui que cada um no seu quadrado. Agora, se o EB quer uma plataforma com as mesmas características dos HUMMVEES, que peça à AGRALE que faça uma para si. Estão aí as AM-20 as centenas que não me deixam mentir. Simples assim.
Veículos blindados são outra coisa. Como alguns colegas gostam de dizer lá nas aéreas: "Chega de tampão!"
abs.