Qual desses você acredita que sairá primeiro do papel ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual desses projetos você acredita que sairá primeiro do papel ?

Projeto FX-FX-2
15
22%
Submarino Nuclear Brasileiro
34
51%
VLS
18
27%
 
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LeandroGCard
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Re: Qual desses você acredita que sairá primeiro do papel ?

#31 Mensagem por LeandroGCard » Seg Dez 03, 2012 3:04 pm

alcmartin escreveu:Uma outra coisa que e' pouco dita, mas muito importante, e' que o reator do sub nuc tambem e' projetado para ser usado em usinas nucleares produtoras de energia eletrica. A MB teve uma jogada de mestre quando vendeu a ideia para o GF. Dilma, que ja foi ministra da area, sabe do potencial de ter uma opcao nacional para uma solucao do apagao eletrico. Bom para o Brasil 2 vezes. :)
Um reator capaz de produzir apenas 50 MW :shock: :? ? Se ele fosse 10 vezes maior daria para pensar no assunto (Angra-1 produz uns 650 MW por exemplo), mas apenas 50 é muito, muito pouco.

Seriam necessárias várias dezenas deles para produzir qualquer energia apreciável para consumo civil. O custo e os riscos seriam totalmente absurdos! Se a MB vendeu isso para a Dilma ou ela é uma excelente vendedora ou a Dilma é uma péssima compradora :mrgreen: .

O CONCEITO do RENAP pode ser semelhante da maioria das usinas produtoras de energia, mas sua escala está muito longe disso. E hoje o projeto dele pode ser considerado bastante antigo também, para a geração de energia existem outros conceitos de reatores mais modernos que tem maior segurança e custo da energia mais barato.

Fora o domínio de alguma tecnologia e a experiência no denvolvimento deste tipo de sistema (reatores nucleares) o RENAP terá apenas aplicações militares e assemelhadas. Já com relação ao eventual uso do RENAP (mais de uma unidade) em um eventual porta-aviões brasileiro, eu acho uma boa idéia por um simples motivo: Ele é totalmente produzido aqui mesmo no Brasil, ao passo que um sistema de propulsão convencional não seria.


Leandro G. Card




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