Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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henriquejr
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9241 Mensagem por henriquejr » Sex Nov 23, 2012 9:01 pm

FCarvalho escreveu:A linha dos "L" já fechou? Que versão está sendo produzida agora na Polônia, para exportação?
Em todo caso, a FAB, penso, que não é boba e nem nada, deve/pode ter inserido nos contratos de venda dos seus últimos BH's, possíveis upgrades dos mesmos ao longo das grandes revisões previstas nos manuais de operação, pelas quais estes helos terão que passar, a começar pelos do 7o/8o, mais antigos.
Penso assim, que mesmo que isso não tenha sido feito, o que não seira nenhuma surpresa, em se tratando dessas indefectíveis compras de oportunidade, qualquer modernização/modificação poderá ser feita, desde que autorizada pela fabricante, claro, aqui mesmo com os mesmos elementos de sistemas, ou suas evoluções, pertinentes aos H-36 da Elbit.

abs
Não sei qual modelo está sendo produzido para a Polônia, mas provavelmente é a versão "I", que substituiu o modelo "L". Os SH-60B, da MB, tem como base a célula da versão "I".

Com relação a futuras modernizações dos atuais BH da FAB, o problema é que, pelo que sei, as células das novas versões do BH tem diferenças significativas em relação a versão utilizada pela FAB ("L"), muitos chegando a afirmar que é praticamente outra aeronave (se não me engano o sapão já comentou sobre isso por aqui), não se limitando apenas num full glass cockpit.
UH-60M
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Survivability and crashworthiness are not just attributes of the BLACK HAWK helicopter, they're inherent to the design requirements of the U.S. Army. A strict military standard makes the BLACK HAWK aircraft a rugged and extremely durable helicopter that delivers enhanced safety. Safety that has been proven in real missions, around the world.
UH60I
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Survivability and crashworthiness are not just attributes of the BLACK HAWK family, they're inherent to the design. A strict military standard makes the BLACK HAWK helicopter a rugged and extremely durable helicopter that delivers safety. Safety that has been proven in real missions, around the world.[/img]
Pelo que andei pesquisando rapidamente, o BH "M" é a versão projetada para ser o The U.S. Army's multi-mission helicopter for the 21st century, enquanto que a versão "I" é a versão comercial do BH, destinada a exportação. Não consegui identificar diferenças significativas entre os dois.




Editado pela última vez por henriquejr em Sex Nov 23, 2012 9:06 pm, em um total de 3 vezes.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9242 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 23, 2012 9:03 pm

Os da Polônia são os "i" . E eu acho que os "L" iniciais foram de "oportunidade" mesmo (seriam sauditas).

Até aonde consta fomos o último país a comprar o "L".

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9243 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 23, 2012 11:58 pm

Se a coisa está neste pé, então posso presumir que todos os BH que estamos recebendo até hoje são da versão L ou estes últimos são I? E se são tão diferentes assim, podemos julgar então que uma possível homogeinização da frota traria um custo tal que não compensaria esta escolha, podendo optar-se pela simples compra de mais BH das últimas versões a fim de se substituir com vantagens aqueles do primeiro lote.

abs




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9244 Mensagem por henriquejr » Sáb Nov 24, 2012 2:18 am

FCarvalho escreveu:Se a coisa está neste pé, então posso presumir que todos os BH que estamos recebendo até hoje são da versão L ou estes últimos são I? E se são tão diferentes assim, podemos julgar então que uma possível homogeinização da frota traria um custo tal que não compensaria esta escolha, podendo optar-se pela simples compra de mais BH das últimas versões a fim de se substituir com vantagens aqueles do primeiro lote.

abs
Os últimos BH recebidos pela FAB foram os últimos da versão "L" produzidos pela Sikorsky. Quem possui BH do padrão "I" é a MB, com os seus SH-60B.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9245 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 24, 2012 3:05 am

henriquejr escreveu:
FCarvalho escreveu:Se a coisa está neste pé, então posso presumir que todos os BH que estamos recebendo até hoje são da versão L ou estes últimos são I? E se são tão diferentes assim, podemos julgar então que uma possível homogeinização da frota traria um custo tal que não compensaria esta escolha, podendo optar-se pela simples compra de mais BH das últimas versões a fim de se substituir com vantagens aqueles do primeiro lote.

abs
Os últimos BH recebidos pela FAB foram os últimos da versão "L" produzidos pela Sikorsky. Quem possui BH do padrão "I" é a MB, com os seus SH-60B.
Não acho que os da MB são "I". Eles estão mais para "R" ;)

Não existem "I" navais.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9246 Mensagem por binfa » Sáb Nov 24, 2012 8:25 am

Imagem
H-60L (Sikorsky S-70A Black Hawk)

credito: Esquadrão Harpia

foto rara da manutenção de nossos BH.




att, binfa
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9247 Mensagem por henriquejr » Sáb Nov 24, 2012 9:53 am

Carlos Lima escreveu:
henriquejr escreveu: Os últimos BH recebidos pela FAB foram os últimos da versão "L" produzidos pela Sikorsky. Quem possui BH do padrão "I" é a MB, com os seus SH-60B.
Não acho que os da MB são "I". Eles estão mais para "R" ;)

Não existem "I" navais.

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Sim Lima, com certeza os SH-60 da MB são de versão naval, provavelmente equivalente a versão "R", como você disse, mas pelo que sei as versões básicas (standard), atualmente em produção, do BH é a "I" e "M". Todas as outras sub-versões, inclusive as navais, tomam como base as células dessas duas versões citadas, com as devidas modificações para cada tipo de aplicação. Tirando estas modificações que tornam o SH-60 apto a desempenhar suas funções (como navalização da célula, bequilha diferente, etc) todo o resto como motorização, sistemas eletrônicos (não os específicos para uso naval), cockpit, etc... são iguais ao BH "I" ou "M".

Vamos esperar o sapão se manifestar sobre o assunto que ele entende mais da coisa.

Abraço




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9248 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 24, 2012 2:17 pm

Bom, se todos os BH da FAB são "L" então nada de mais no fato de, aos poucos, eles serem elevados ao mesmo padrão dos modelo "I" ou "M" em suas revisões periódicas, onde isso possa ser possível, claro. Esta opção inclusive, deve ter sido antevista pela própria FAB quando da compra dos mesmos.

Uma segunda, opção como disse, é quanto ao painel e/ou outros sistemas que a AEL possa inserir naqueles helos, a depender da autorização da Sikorsky, que presumo a FAB deve começar a encaminhar no médio/longo prazo.

Enfim, para quem não queria/esperava Caracal, 16/18 BH de modelos "mais velhinhos" até que não fica mal para uma força aérea de país eternamente em desenvolvimento. :wink:

abs.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9249 Mensagem por sapao » Qui Nov 29, 2012 7:59 pm

kekosam escreveu:Pq nosso UH-60 não são M??? Os relojinhos do L são de doer... olha o painel do 725!!!
O primeiro M foi entregue ao ARMY em dezembro de 2007, seguido de uma encomenda que já passa de 500 unidades.( http://www.sikorsky.com/About+Sikorsky/ ... 62529fRCRD )
Logo depois a FAB solicitou o compra de mais 10 unidades do L (sim, fomos os ultimos compradores do L novos de fábrica); o que nós leva a pergunta PORQUE não comprar logo o M?

Bom, eu poderia responderia essa pergunta com outras ( sim, eu sei que é falta de educação fazer isso :wink: ): o Brasil já tinha a venda do L autorizada pelo congresso americano via FMS, será que valeria a pena abrir mão dessa compra e tentar outra?
Se sim, teriamos a autorização para fazer essa comprar?
Teriamos que faze-la via FMS ou seriamos obrigado a pagar mais direto da fábrica?
Valeria a pena comprar um modelo que estava entrando em operação ao invés de continuar com um mais antigo porém já conhecido?
Quanto tempo de espera teriamos para receber essa nova aeronave (lembrar que nem os L recebemos todos, ATÉ HOJE)?
Qual seria o custo de operar 02 modelos diferentes ( sim, são diferentes) em relação a logistica e manutenção?
Qual seria o preço (existe uma "conversão" que pode ser feita) de mudar a frota já recebida e coloca-la junto com a que já existe?

E a mais importante de todas: EXISTE a NECESSIDADE de se comprar o modelo M ou o L ATENDE nossas necessidades (apesar de não ser o ideal)?

Acho que em um programa de MLU, talvez antes, alguma coisa seja incorporada ao L já que o proprio fabricante deve já ter isso pronto.

Sobre o I, até onde sei e sendo bem generico, é a celula do L com avionica digital; já o M tem outra estrutura, outra transmissão (esta para sair um com Fly-by-wire), outra caixa de redução, enfim outros materiais da pá até a bequilha.

Por isso coloquei a palavra "conversão" entre aspas, porque na verdade para mim isso está mais para papo de vendedor do que para a realidade; pelo menos foi o que ja ouvi no corredor.
Um dos problemas seria a estrutura do Black antigo que não suportaria toda o potencia dos novos motores e sua transmissão.

Com isso, a potencia seria limitada (por segurança) o que por si só já mostraria o quanto seria "vantajosa" essa "conversão".




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9250 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 29, 2012 9:22 pm

Sapão, caso o EB venha mesmo a adquirir os 20 BH-M que o Valentim comentou que se pretende lá na terrestres, (duvido que os políticos em MG perderiam esse filão para a Eurocopter, se estes números forem mantidos :? ) e em sendo os 4 inciais também da versão L, como os da FAB, pensas ser interessante uma transferência destes para a FAB com fins de manter a maior comunalidade possível diante de um futuro MLU das mesmas, juntamente com oseus homólogos da FAB, assim que chegar a hora?

abs.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9251 Mensagem por Luís Henrique » Qui Nov 29, 2012 10:39 pm

Temos que ver o preço.

Não adianta comparar um helicóptero todo equipado com um basicão.

Pelo wikipedia o Blackhawk custa U$ 21 mi e o EC 725 custa U$ 25 mi.
Se a diferença for pequena assim, vale muito mais a pena padronizarmos tudo com o EC 725, que pelo menos é montado aqui.

Procurei valores sobre o Mi-17 e li em um site que varia entre U$ 4 e U$ 8 mi.

Isto está correto????

Alguém saberia os valores dos 3 helicópteros???

Se isto for verídico, valeria muito mais à pena fechar uma parceria com os russos e produzir o Mi-17 às CENTENAS.
E vender todos os blackhawk e EC725 para outros países, para padronizarmos em um único modelo.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9252 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 29, 2012 11:14 pm

Pois é,

Além disso eu tinha entendido que a FAB tinha interesse em mais BH... e aí? Vai ter que comprar o "M" ou '2 mão'? :|

Eu entendo a lógica da primeira encomenda que veio do lote disponibilizado pela Arábia Saudita... ok... estavam disponíveis... agora os lotes seguintes eu ainda acho que não fizemos o melhor negócio possível já que esses helis não são mais produzidos... daí vamos depender de mercado de 2 mão.

Quanto ao tempo, os suecos compraram os seus BH e receberam bem rápidinho.

[]s
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9253 Mensagem por Andre Correa » Sex Nov 30, 2012 1:31 am

Não estou a ver que o facto do EC-725 ser montado no Brasil, justifique a sua compra, na visão das 3 Forças.
Há que se ver sim é a questão operacional, e aí podemos encontrar diferenças muito mais discrepantes, ou não.

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9254 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 30, 2012 1:21 pm

Luís Henrique escreveu:Pelo wikipedia o Blackhawk custa U$ 21 mi e o EC 725 custa U$ 25 mi.
Se a diferença for pequena assim, vale muito mais a pena padronizarmos tudo com o EC 725, que pelo menos é montado aqui.
uma informação disponibilizada pelo Valentim na terrestres cota o valor em E$ 42 milhões de euros o valor de cada EC-725, ao menos, me parece, para o EB.
Procurei valores sobre o Mi-17 e li em um site que varia entre U$ 4 e U$ 8 mi.
em tese, estes são os valores de referência dos Mi-17 no mercado mundial. Dependendo da configuração.
um adendo. os Mi-38 em anos próximos estarão a substituir os Mi-17 na Russia. E seu preço, até onde se sabe, é visto como sendo bem abaixo de suas qualidades, que são muitas. E inferior a concorrência. Quem sabe se uma produção nacional em larga escala deste modelo, com sistemas e logistica nacional não poderia surtir o mesmo pretenso efeito dos Caracal para a industria e o país. E quiçá dotar as ffaa' com um helo muito mais capaz do que os hoje operados.

Mi-38
http://www.airforce.ru/book_review/air_cosmos_2228-2231/a&s_2231_2.jpg
http://media.defenseindustrydaily.com/images/AIR_Mi-38_Cargo_Dimensions_lg.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-D1kKo-qJ4nw/UDxARoOFzlI/AAAAAAAAKas/zAlSLyA2xRM/s1600/mi-38.jpghttp://www.airwar.ru/image/idop/uh/mi38/mi38-6.jpg

http://www.kazanhelicopters.com/index.php?id=12

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9255 Mensagem por lynx » Sex Nov 30, 2012 8:33 pm

Os dados que eu tenho, vindos da MB, é que o UH-15A ( o 725 ASuW da MB) custará 42 milhões de euros, enquanto que os da versão básica, destinados à FAB e MB, custarão 28 milhões de euros. Os do EB, que são todos os 16 iguais, e o Caracal da FAB custarão algo entre esses dois valores. Muito caros! Segundo o pessoal da aviação civil, um EC-225 novo, em configuração off-shore, custa cerca de U$22 milhões. Não consigo ver razão para tamanha diferença.




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