NOSSO APARTHEID

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: NOSSO APARTHEID

#16 Mensagem por Matheus » Dom Nov 18, 2012 12:10 pm

Tem um rodovia federal no Pará que é, diariamente, bloqueada pelo índios com troncos. E não passa ninguém. Nem as forças policiais.

JT8D
Sênior
Sênior
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

#17 Mensagem por JT8D » Dom Nov 18, 2012 12:21 pm

Poderíamos reconhece-los como nações independentes.
Em seguida declarávamos guerra e os anexávamos :lol:

Abraços,

JT

JT8D
Sênior
Sênior
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

#18 Mensagem por JT8D » Dom Nov 18, 2012 1:22 pm

wilsonjsjr escreveu:Realmente é uma vergonha.

Dias destes conversando com um engenheiro do DNIT, ele comentou que em MT, só por passar próximo (margeando) terras indígenas, foram obrigados a comprar diversas caminhonetes cabine dupla para a gangue indígena sobre ameaça de impedirem obras na rodovia e chamar a imprensa. Pior, como contrapartida, foram obrigados a construir acessos a aldeia com estradas "sem curva" pois os índios não gostavam de dirigir em estradas muito sinuosas...acredite se quiser...
Interessante essa fixação dos indios pelas caminhonetes cabine dupla.
Taí uma boa sugestão de trabalho acadêmico para os antropólogos da FUNAI:
"O Significado Simbólico da Caminhonete Cabine Dupla na Cultura dos Indígenas Brasileiros"
:mrgreen:

[]´s,

JT

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1983 vezes
Agradeceram: 809 vezes

#19 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Nov 18, 2012 10:07 pm

É uma raça custosa e acomodada.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#20 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Nov 18, 2012 10:32 pm

Cross escreveu:É uma raça custosa e acomodada.
Não concordo com todo o favorecimento aos indígenas que nosso governo da, ainda assim, acho a frase acima extremamente racista, nesses casos há moderação?

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 87 vezes
Agradeceram: 86 vezes

#21 Mensagem por cassiosemasas » Dom Nov 18, 2012 11:46 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Não concordo com todo o favorecimento aos indígenas que nosso governo da, ainda assim, acho a frase acima extremamente racista, nesses casos há moderação?
eu também achei!!!

...
felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#22 Mensagem por felipexion » Seg Nov 19, 2012 12:16 am

Marechal-do-ar escreveu:

Não é custosa? Com o que as tribos contribuem para o PIB brasileiro? Com os prejuízos que a FUNAI tem ao dar previlégios que a maior parte da população brasileira custa ao trabalhar e nem almeja em ter?
Não é acomodada? Depende de um ponto de vista. Contribuem para a cultura brasileira, mas atrasam o desenvolvimento de certas áreas do país e muitas tribos não são auto suficientes (dependem de ajuda externa).

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#23 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Nov 19, 2012 12:40 pm

É até irônico alguém com a bandeira israelense no avatar defendendo o racismo...

Bem, já vi a moderação banir usuários por bem menos, já estou até estranhando a falta de atitude em relação a esse tópico.

felipexion
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por felipexion » Seg Nov 19, 2012 4:10 pm

Marechal, minha opinião sobre as terras indígenas eu já postei na página anterior.
Que sejam demarcadas as terras, mas metade do território de Roraima não seria um exagero?
E os agricultores que plantavam arroz? E suas famílias que perderam tudo? Não poderiam entrar em acordo sobre a exploração das terras?
E as áreas de fronteira? Postei na página anterior um mapa que mostra a maior parte da fronteira norte com terras demarcadas ou a demarcar.

Quanto a serem acomodados. Se as tribos desejam viver como seus antepassados, que vivam! Mas sem a dependência e a interferência do exterior (FUNAI e GF). Se não desejam, que use essa terra para a agricultura por intermédio dos programas do governo que incentivam a agricultura familiar. Ou que trabalhe o artesanato ou explore o ecoturismo. São excelentes fontes de renda e divulgadores da cultura. Ficar do jeito que está é que não dá.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#25 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Nov 19, 2012 4:53 pm

Felipe, não concordo (em praticamente nada) como a questão indígena é levada, mas também não concordo que a culpa é dos índios.

Sim, tem cacique que se aproveita dessa situação, mas, primeiro, não foi ele que criou essa situação, foi algum político brano em Brasília que permitiu que isso acontecesse, 99% das pessoas (i)legamente beneficiadas se aproveitam de seus benefícios, será que a posição desse cacique é tão diferente assim do resto da humanidade?

E segundo, o racismo está na generalização, não acredito que todo indio sejá acomodado, você acredita nisso?

denilson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

#26 Mensagem por denilson » Seg Nov 19, 2012 5:24 pm

felipexion escreveu: Eu confiaria nesse:

Imagem
Pelo menos tem fonte, financiador, autor e ano.
Podem confiar nesse mapa, ele é autentico.
Legenda: o marrom (ou vermelho)é terra indígena, verde é Área ambiental (parques), Amarelo APA (área de proteção ambiental)
Roxo e rosa não sei....
Aquele primeiro mapa eu não faço a mínima ideia do que seja, mas com certeza é algo no mínimo fora de escala.

felipexion
Sênior
Sênior

#27 Mensagem por felipexion » Seg Nov 19, 2012 6:14 pm

denilson escreveu:
felipexion escreveu: Eu confiaria nesse:

Imagem
Pelo menos tem fonte, financiador, autor e ano.
Podem confiar nesse mapa, ele é autentico.
Legenda: o marrom (ou vermelho)é terra indígena, verde é Área ambiental (parques), Amarelo APA (área de proteção ambiental)
Roxo e rosa não sei....
Aquele primeiro mapa eu não faço a mínima ideia do que seja, mas com certeza é algo no mínimo fora de escala.

Imagem
"Em relação às terras indígenas (mapa 4.6), [destacar]em 2007 elas eram 611 e somavam 105.672.003 ha. Deste total, 398 terras indígenas (92.219.200 ha) estão demarcadas e o restante em processo de demarcação[/destacar]. Algumas terras indígenas coincidem com unidades de conservação, como a terra Yanomani, no noroeste de Roraima e norte do Amazonas; a terra Andirá-Marau, no limite entre o Pará e o Amazonas; a terra indígena Parque do Araguaia, no sudoeste de Tocantins; a terra Enawenê-Nawê, no oeste mato-grossense e a terra Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia. Além de reconhecer o direito dos povos indígenas, as terras indígenas contribuem para diminuir o avanço do desflorestamento e da grilagem de terras. O reconhecimento das terras indígenas é o mínimo que a sociedade brasileira pode fazer para reconhecer o direito territorial dos habitantes pré-colombianos. No processo de ocupação do território os indígenas sempre foram expulsos de suas terras e dizimados, o que continua ocorrendo na ocupação recente da Amazônia, como foi amplamente analisado por Oliveira (1997). Com o reconhecimento das terras indígenas é possível dar-lhes a escolha de permanecer com seus modos de vida tradicionais ou então se integrarem com o modo de vida não-indígena."
http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/con ... torial.htm

denilson
Sênior
Sênior

#28 Mensagem por denilson » Seg Nov 19, 2012 9:05 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Acho que fere este artigo do Regulamento do fórum.
7.1.3) Qualquer tipo de insulto a qualquer grupo de pessoas ou minorias, seja de caráter religioso, político, étnico, regional, ideológico e/ou racional.
Alem de ser crime a Constituição de 1988 tornou a prática do racismo crime sujeito à pena de prisão, inafiançável e imprescritível. A legislação brasileira já definia, desde 1951, com a Lei Afonso Arinos (lei. 1.390/51)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo#Brasil

gingerfish
Sênior
Sênior
Agradeceram: 84 vezes

#29 Mensagem por gingerfish » Seg Nov 19, 2012 9:21 pm

Encontrei um colega meu nesse final de semana que é oficial da Marinha, fuzileiro naval, e ele estava contando que tem vontade de matar os índios todos, que o pessoal das forças armadas ficam querendo matar os índios, porque eles são uns vendidos. Diz ele que o pessoal das forças armadas entra nas tribos indígenas da Amazônia e se depara com bandeiras hasteadas da Alemanha, do Japão, dos Estados Unidos etc...
E eu perguntei: "E aí? O que vocês ficam com vontade de fazer?", e ele retruca: "de matar, cara..."

A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
denilson
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por denilson » Seg Nov 19, 2012 9:45 pm

E o que ele fez??? a lei No 5.443, DE 28 DE MAIO DE 1968 é bem clara quanto a isso.
Art. 28. Nenhuma bandeira de outra nação poderá ser usada no País, sem que flutue, ao seu lado direito de igual tamanho e em posição de realce, a Bandeira Nacional, salvo nas sedes das representações diplomáticas e consulares.
Se teu amigo só ficou com vontade de matar e não tomou alguma atitude quanto a isso...

Responder