Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Renato Maurer
Júnior
Júnior
Agradeceu: 86 vezes
Agradeceram: 15 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#10186 Mensagem por Renato Maurer » Ter Nov 06, 2012 8:21 pm

Túlio escreveu:
prp escreveu:Compra pelo Ebay e pede para o cara postar como se fosse um HD :lol:
Faz um tempo, ainda não-aposentado, pensei em fazer isso com um cara oferecendo um capacete daqueles das FFEE, os curtinhos...

[018] [018] [018] [018]
Eu comprei um core ops fast para andar de moto aqui!

Imagem

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6323 vezes
Agradeceram: 6674 vezes
Contato:

#10187 Mensagem por Túlio » Ter Nov 06, 2012 9:15 pm

HERÓI! Eu levei medo e deixei pra lá... :oops: :oops: :oops: :oops:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Lywis
Sênior
Sênior
Agradeceu: 96 vezes
Agradeceram: 112 vezes

#10188 Mensagem por Lywis » Qua Nov 14, 2012 12:17 am

Curso de instrução sobre Fuzil 5,56mm IA2 no CTecCFN

Imagem
Fuzil 5,56 mm IA2

Nos dias 10 e 11 de outubro, militares e funcionários civis da Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM), do Comando do Material de Fuzileiros Navais (CMatFN), do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav) e do 3º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Paissandu - 3º BtlInfFuzNav) participaram do curso de instrução sobre o Fuzil 5,56mm IA2, desenvolvido pela Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL). O curso foi ministrado por técnicos da IMBEL nas dependências do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro (RJ).
O curso de instrução é o passo inicial para a avaliação operacional em 20 fuzis, que compõem um lote-piloto e que foram disponibilizados, com esse fim, para a Marinha do Brasil. Os testes serão realizados pelo BtlOpEspFuzNav, Batalhão de Operações Ribeirinhas e 3º BtlInfFuzNav, sob a coordenação da DSAM e do CMatFN. Eles têm por finalidade avaliar o desempenho do fuzil em condições operativas, onde será verificado, por exemplo, sua portabilidade, sua compatibilidade com os equipamentos individuais do militar e a sua resistência a impactos e ao contato com areia, água ou lama.
Os resultados dos testes operacionais, em conjunto com as avaliações técnicas que serão feitas pela DSAM, servirão como importante subsídio para que seja verificada a adequabilidade do armamento para um futuro emprego pelas tropas de fuzileiros navais e por outras Unidades da Marinha, possibilitando a sua aquisição no mercado nacional.

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#10189 Mensagem por henriquejr » Qua Nov 14, 2012 1:19 am

Agora saberemos se o IA2 realmente é um fuzil confiável!

.
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#10190 Mensagem por Brasileiro » Qua Nov 14, 2012 8:57 am

henriquejr escreveu:Agora saberemos se o IA2 realmente é um fuzil confiável!

Acredito que a Imbel e o EB só tenham feito isto (liberar o fuzil para apreciação nas outras FA's) porque estão seguros quanto à qualidade da arma. Eu não toparia pagar mico assim, de graça, a Imbel e o EB, penso eu, também não.

Tomara.

abraços]

----------------
amor fati
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#10191 Mensagem por Clermont » Qua Nov 14, 2012 11:26 am

Imagem
Fuzil 5,56 mm IA2

Eu gosto muito da aparência deste fuzil.

Vamos ver se ele é tão eficiente quanto é jeitoso.

Os Fuzileiros Navais darão a resposta final.

irlan
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

#10192 Mensagem por irlan » Qua Nov 14, 2012 12:12 pm

Os fuzos largaram o M16?! :shock:

Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Lywis
Sênior
Sênior

#10193 Mensagem por Lywis » Qua Nov 14, 2012 12:42 pm

irlan escreveu:Os fuzos largaram o M16?! :shock:
Ainda não, mas a tendência agora é que seja substituído pelos IA2. Os testes do fuzileiros dificilmente darão um resultado diferente daqueles realizados pelo exército, foram muitos testes realizados pelo EB, sob as mais diversas situações e depois de tanto tempo sendo testado pelo EB, ele chegou às mãos dos fuzileiros, não acho que essa demora toda foi aleatória.

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#10194 Mensagem por Brasileiro » Qua Nov 14, 2012 12:43 pm

Largaram, largarão ou largariam?

Se for bom, quero dizer, se for pelo menos melhor do que o M16, acho difícil adotarem outro fuzil. Mas como estas armas são relativamente novas, MUITO mais novas do que os FAL do EB, acho que isso vai demorar ainda. Bom, até lá o IA-2 já terá evoluído, assim espero.
A não ser que entre algum fator político para acelerar o processo..... Se bem que os FN não seguiram o EB quanto à VBTP-MR.

abraços]

----------------
amor fati
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2860 vezes

#10195 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Nov 14, 2012 12:57 pm

Já agora alguém sabe qual é o tipo de munição 5.56mm o IA2 usa?

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Lywis
Sênior
Sênior

#10196 Mensagem por Lywis » Qua Nov 14, 2012 1:08 pm

Brasileiro escreveu:
...Mas como estas armas são relativamente novas, MUITO mais novas do que os FAL do EB, acho que isso vai demorar ainda.

... Se bem que os FN não seguiram o EB quanto à VBTP-MR.

abraços]
1 - Amigo, ser mais novo que os FAL do EB, não significa não ser velho, significa apenas que o fuzil não é um ferro velho. Ser mais novo que os FAL do EB não é a coisa mais difícil do mundo. :mrgreen: Acredito que parte deles tenham pouco menos de 30 anos de uso.

2 - Os fuzileiros simplesmente não quiseram esperar pelo desenvolvimento do Guarani, queriam garantir o quanto antes seu 8x8, num período em que projetos comuns entre as forças eram inexistentes, inclusive, nada impede que estes venham adquirir o Guarani em um futuro próximo, quem sabe até na futura versão 8x8.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5745 vezes
Agradeceram: 3275 vezes

#10197 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 14, 2012 2:09 pm

Lywis escreveu:2 - Os fuzileiros simplesmente não quiseram esperar pelo desenvolvimento do Guarani, queriam garantir o quanto antes seu 8x8, num período em que projetos comuns entre as forças eram inexistentes, inclusive, nada impede que estes venham adquirir o Guarani em um futuro próximo, quem sabe até na futura versão 8x8.
Caro Lewis, o CFN, como tropa orgânica de pronto emprego da MB, não poderia jamais ficar esperando pelo desenvolvimento do Guarani e/ou outros projetos "do exército". Sempre foi assim, e espero continue assim, para seu próprio bem.

Alhures a isto, no futuro, a depender da evolução da versão 8x8 daquele veículo, naturalmente a MB irá adquiri-lo para o CFN, e isto encontra respaldo no próprio PAEMB, visto a necessidade, salvo engano, de 72 viaturas do tipo para a FFE e btl de fuz da 2a Esq. E quiçá, posteriomente, demais versões de apoio e reconhecimento. E mesmo quem sabe uma versão SL desenvolvida a partir do mesmo, como se pretende em tese o projeto original do EB.

Agora, como que o Guarani ainda demora para se firmar no próprio EB, conte-se isso em alguns anos, até lá, o CFN continuará lançando mão dos Piranha III, e versões, que adquiriu, ora em quase 30 undes, e mantendo assim sempre atualizado e plenamente capaz e operacional em suas qualidades de pronto emprego.

Coisa que aliás o EB pode ser dar ao "luxo" de esperar, em relação a mecanização de sua infantaria/cavalaria. O CFN, jamais. :wink:

abs.

Carpe Diem
Lywis
Sênior
Sênior

#10198 Mensagem por Lywis » Qua Nov 14, 2012 2:46 pm

FCarvalho escreveu:
Lywis escreveu:2 - Os fuzileiros simplesmente não quiseram esperar pelo desenvolvimento do Guarani, queriam garantir o quanto antes seu 8x8, num período em que projetos comuns entre as forças eram inexistentes, inclusive, nada impede que estes venham adquirir o Guarani em um futuro próximo, quem sabe até na futura versão 8x8.
Caro Lewis, o CFN, como tropa orgânica de pronto emprego da MB, não poderia jamais ficar esperando pelo desenvolvimento do Guarani e/ou outros projetos "do exército". Sempre foi assim, e espero continue assim, para seu próprio bem.

Alhures a isto, no futuro, a depender da evolução da versão 8x8 daquele veículo, naturalmente a MB irá adquiri-lo para o CFN, e isto encontra respaldo no próprio PAEMB, visto a necessidade, salvo engano, de 72 viaturas do tipo para a FFE e btl de fuz da 2a Esq. E quiçá, posteriomente, demais versões de apoio e reconhecimento. E mesmo quem sabe uma versão SL desenvolvida a partir do mesmo, como se pretende em tese o projeto original do EB.

Agora, como que o Guarani ainda demora para se firmar no próprio EB, conte-se isso em alguns anos, até lá, o CFN continuará lançando mão dos Piranha III, e versões, que adquiriu, ora em quase 30 undes, e mantendo assim sempre atualizado e plenamente capaz e operacional em suas qualidades de pronto emprego.

Coisa que aliás o EB pode ser dar ao "luxo" de esperar, em relação a mecanização de sua infantaria/cavalaria. O CFN, jamais. :wink:

abs.
Concordo com você FCarvalho. Só acho que os fuzileiros irão se concentrar agora na aquisição das novas viaturas AAV7, na compra dos Astros, das novas peças de artilharia de 155mm e no fuzil IA2. Quando vier complementar suas VBTP para chegar às 72 unidades previstas no PAEMB, talvez os guarani 8x8 já estejam prontos. Mas é só o que acho, posso estar enganado.

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 413 vezes

#10199 Mensagem por prp » Qua Nov 14, 2012 3:01 pm

cabeça de martelo escreveu:Já agora alguém sabe qual é o tipo de munição 5.56mm o IA2 usa?
5,56mm :lol: :lol: :lol:

Sei não, deve ser a mais péba das pébas.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5745 vezes
Agradeceram: 3275 vezes

#10200 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 14, 2012 3:19 pm

Lywis escreveu:Concordo com você FCarvalho. Só acho que os fuzileiros irão se concentrar agora na aquisição das novas viaturas AAV7, na compra dos Astros, das novas peças de artilharia de 155mm e no fuzil IA2. Quando vier complementar suas VBTP para chegar às 72 unidades previstas no PAEMB, talvez os guarani 8x8 já estejam prontos. Mas é só o que acho, posso estar enganado.
Creio que você está certo, Lewis. É por aí mesmo. A versão 8x8 do Guarani é coisa somente para a próxima década. Até lá aguardemos e torçamos para tudo dar certo. Gosto mais dela do que da 6x6. Com certeza o CFN se verá mobiliado com um tremendo veículo. [009]

abs.

Carpe Diem
Responder