Completando esta notícia considero interessante saber que no CPN da DGMM esta em curso um estudo de exequibilidade de navio tanque. Este estudo pode indicar que em algum momento a MB opte pela construção desta classe de navio, apesar de não estar prevista no PAEMB. Estes navios poderiam substituir unidades de NaApLo (5 exemplares previstos) que por ventura não sejam obtidos. Esta seria uma estratégia semelhante a adotada em relação aos navios da classe Barroso.
Segue algumas informações do estudo:
''Os Navios Tanque (NT) são os responsáveis por transportar e reabastecer os navios da frota que devido à natureza de suas operações, navegam muito distante dos portos ou estações de reabastecimento, exigindo assim sua presença e auxílio.
Entretanto estes ainda servem de navios de apoio transportando gêneros e víveres necessários para a frota, bem como o vital combustível aeronáutico o qual mantém os grupamentos aéreos em real capacidade de operação a bordo dos NAE.''
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 173,0 m
Boca Moldada: 26,6 m
Calado Carregado: 8,8 m
Deslocamento Carregado: 24.500 t
Velocidade Máxima: 21,0 nós
Velocidade de Cruzeiro: 14 nós
Raio de Ação: 12.500 mn
Autonomia: 30 dias
Sds
Lord Nauta
Essas característica se referem a este navio:
Fonte:
http://www.mar.mil.br/cpn/#nt[/quote]
Perguntas de leigo aos marujos de plantão do fórum: este projeto acima do CPN, em tese, seria um substituto potencial dos navios de apoio logístico do PROSUPER, ou poderia ser complementar a eles?
Caso a primeira resposta for afimativa, porque não sua encomenda e produção sob os auspícios da END, ao invés da compra de um casco no exterior?
Outra questão: este projeto do CPN objetiva a mesma multiplicidade de tarefas dos NAP's ou serão mais simples, sendo tão somente "tanques", como seus predecessores, no caso o NTq "Marajó"?
abs.