Sobre
DISSUASÃO II:
Resolvi deixar o "filé" para hoje.
A meu ver, o maior e melhor instrumento de dissuasão de que dispomos é...
um livro. Na verdade, uma tese de doutorado produzida e dada a lume em 2009 no Instituto Militar de Engenharia (IME) pelo físico
Dalton Ellery Girão Barroso, onde ele apresenta todos os dados e equações que permitem o desenvolvimento de uma ogiva nuclear semelhante à W-87 norteamericana, de cerca de 300 kilotons, podendo ser expandida para 475 sem alteração de dimensões, apenas de peso. Isso gerou fortíssima reação internacional contra nosso Programa Nuclear.
http://amanturma78.blogspot.com.br/2009 ... omica.html
As razões?
PROVAMOS que sabemos fazer um artefato nuclear de última geração, a um só tempo pequeno (cerca de 55 cm de diâmetro por 1,75 m de comprimento), leve (nessa versão pesa apenas cerca de 200 kg, na expandida para 475 KT sobe para apenas cerca de 270 kg) e muito poderoso.
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
Temos um Programa nuclear que
oficialmente enriquece urânio a até apenas 20%, ou seja,
oficialmente apenas para fins pacíficos.
Ao mesmo tempo, negamos acesso a grande parte dele à AIEA, na prática órgão de controle/espionagem a serviço dos EUA/OTAN, alegando segredos industriais e risco de violação de patentes.
O que
EU me perguntaria se estivesse "do lado de lá?" e com má intenção?
Esse físico formou discípulos? (Certamente sim)
Esse modelo foi aperfeiçoado por ele e/ou discípulos? (Provavelmente sim, na verdade isso é praticamente inevitável, eis que conhecimento gera mais conhecimento)
Os Brasleiros possuem/exploram jazidas de urânio? (Sim)
Os Brasileiros podem enriquecer urânio em níveis suficientemente altos para montar artefatos nucleares? (Claro que sim)
Os Brasileiros já tem prontas ao menos as partes principais, podendo montar tudo em tempo suficiente para deter/
DISSUADIR um ataque assimétrico? (Possivelmente sim)
E por que diabos eles não mostram?
ÓBVIO: quem quer uma corrida nuclear na região? Quem, dependente de suas exportações de commodities e importação de bens industrializados, quer se ver sob possível boicote/embargo, alem de perder abruptamente a fama internacional de "bom moço"? Além das inevitáveis repercussões (altamente negativas) internas...
Sim, caros senhores, a meu ver nosso grande meio de
DISSUASÃO não é um conjunto de armas terrestres, navais e aéreas obsoletas/obsolescentes que durariam pouco numa guerra contra um inimigo realmente poderoso, como as famigeradas Coalizões. Não...
É apenas
UM LIVRO!
Mas QUE livro, vale por uma Esquadra...