Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Lord Nauta
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9826 Mensagem por Lord Nauta » Qua Out 31, 2012 8:02 am

lynx escreveu:Ao mesmo tempo em que fico extremamente feliz de ver o "Elefante da Esquadra" de volta às operações, devidamente modernizado, tenho que alertar para o fato de que as características acima listadas do navio não correspondem à realidade... quem me dera fossem...
Comprimento: 137 m
deslocamento carregado: aprox 15.000 ton
veloc máxima: 14 nós
veloc cruzeiro:12 nós
Autonomia: aprox 38 dias

Esses são os dados mais próximos da realidade do navio.

O prezado colega leu e não entendeu. Esta bem claro no meu texto a existência de estudo de um navio tanque no CPN, sendo que suas características e que são as descritas. Quanto ao Marajó já tive oportunidade de embarcar no mesmo.

Sds


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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9827 Mensagem por lynx » Qua Out 31, 2012 11:28 am

Lord Nauta escreveu:
lynx escreveu:Ao mesmo tempo em que fico extremamente feliz de ver o "Elefante da Esquadra" de volta às operações, devidamente modernizado, tenho que alertar para o fato de que as características acima listadas do navio não correspondem à realidade... quem me dera fossem...
Comprimento: 137 m
deslocamento carregado: aprox 15.000 ton
veloc máxima: 14 nós
veloc cruzeiro:12 nós
Autonomia: aprox 38 dias

Esses são os dados mais próximos da realidade do navio.

O prezado colega leu e não entendeu. Esta bem claro no meu texto a existência de estudo de um navio tanque no CPN, sendo que suas características e que são as descritas. Quanto ao Marajó já tive oportunidade de embarcar no mesmo.

Sds


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Eu realmente não havia entendido. Deve ter sido pelo avançar da hora. Desculpe.
Eu também já embarquei muito no Marajó... meu nome consta em uma placa ao lado da câmara do comandante. :wink:




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9828 Mensagem por Bravo » Qua Out 31, 2012 11:42 am

Lord Nauta escreveu:Navio-Tanque “Marajó” novamente no Setor Operativo


Dia 23 de outubro, céu encoberto, vento real 240º, com 17 nós, nas proximidades das Ilhas Maricás, litoral do Rio de Janeiro, o Navio-Tanque “Marajó” realizou, com sucesso, a primeira faina de Transferência de Óleo no Mar (TOM), após o término do período de Manutenção/Revitalização, que permitiu, recentemente, o retorno do Navio ao Setor Operativo. A faina de TOM foi executada pelos métodos Stream e Close-Ine contou com o profícuo apoio da Fragata União.

Esse evento é um significante marco alcançado, com o apoio dos Setores Operativo, do Material e do Abastecimento, bem como das Organizações Militares Prestadoras de Serviços envolvidas, o que, certamente, propiciará continuado êxito no cumprimento da missão.



Completando esta notícia considero interessante saber que no CPN da DGMM esta em curso um estudo de exequibilidade de navio tanque. Este estudo pode indicar que em algum momento a MB opte pela construção desta classe de navio, apesar de não estar prevista no PAEMB. Estes navios poderiam substituir unidades de NaApLo (5 exemplares previstos) que por ventura não sejam obtidos. Esta seria uma estratégia semelhante a adotada em relação aos navios da classe Barroso.

Segue algumas informações do estudo:


''Os Navios Tanque (NT) são os responsáveis por transportar e reabastecer os navios da frota que devido à natureza de suas operações, navegam muito distante dos portos ou estações de reabastecimento, exigindo assim sua presença e auxílio.
Entretanto estes ainda servem de navios de apoio transportando gêneros e víveres necessários para a frota, bem como o vital combustível aeronáutico o qual mantém os grupamentos aéreos em real capacidade de operação a bordo dos NAE.''


CARACTERÍSTICAS:

Comprimento: 173,0 m
Boca Moldada: 26,6 m
Calado Carregado: 8,8 m
Deslocamento Carregado: 24.500 t
Velocidade Máxima: 21,0 nós
Velocidade de Cruzeiro: 14 nós
Raio de Ação: 12.500 mn
Autonomia: 30 dias



Sds

Lord Nauta


Essas característica se referem a este navio:

http://www.mar.mil.br/cpn/imagens/atividades/exequibilidade/nt.png

Fonte: http://www.mar.mil.br/cpn/#nt




"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9829 Mensagem por Lord Nauta » Qua Out 31, 2012 12:05 pm

lynx escreveu:
Lord Nauta escreveu:
O prezado colega leu e não entendeu. Esta bem claro no meu texto a existência de estudo de um navio tanque no CPN, sendo que suas características e que são as descritas. Quanto ao Marajó já tive oportunidade de embarcar no mesmo.

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Eu realmente não havia entendido. Deve ter sido pelo avançar da hora. Desculpe.
Eu também já embarquei muito no Marajó... meu nome consta em uma placa ao lado da câmara do comandante. :wink:


Prezado Colega,

Me desculpe pelo '' leu e não entendeu'' em negrito. Eu, também na pressa não verifiquei que o texto era de sua autoria, uma pessoa de Marinha.
BZ pelos embarques no ''Elefantinho da Esquadra'', navio aguerrido.

Forte abraço


Lorde Nauta




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9830 Mensagem por lynx » Seg Nov 05, 2012 11:54 am

Sem traumas, "campanha".
Aquele abraço




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9831 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 05, 2012 7:38 pm

Completando esta notícia considero interessante saber que no CPN da DGMM esta em curso um estudo de exequibilidade de navio tanque. Este estudo pode indicar que em algum momento a MB opte pela construção desta classe de navio, apesar de não estar prevista no PAEMB. Estes navios poderiam substituir unidades de NaApLo (5 exemplares previstos) que por ventura não sejam obtidos. Esta seria uma estratégia semelhante a adotada em relação aos navios da classe Barroso.
Segue algumas informações do estudo:
''Os Navios Tanque (NT) são os responsáveis por transportar e reabastecer os navios da frota que devido à natureza de suas operações, navegam muito distante dos portos ou estações de reabastecimento, exigindo assim sua presença e auxílio.
Entretanto estes ainda servem de navios de apoio transportando gêneros e víveres necessários para a frota, bem como o vital combustível aeronáutico o qual mantém os grupamentos aéreos em real capacidade de operação a bordo dos NAE.''
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 173,0 m
Boca Moldada: 26,6 m
Calado Carregado: 8,8 m
Deslocamento Carregado: 24.500 t
Velocidade Máxima: 21,0 nós
Velocidade de Cruzeiro: 14 nós
Raio de Ação: 12.500 mn
Autonomia: 30 dias

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Essas característica se referem a este navio:
http://www.mar.mil.br/cpn/imagens/atividades/exequibilidade/nt.png
Fonte: http://www.mar.mil.br/cpn/#nt[/quote]

Perguntas de leigo aos marujos de plantão do fórum: este projeto acima do CPN, em tese, seria um substituto potencial dos navios de apoio logístico do PROSUPER, ou poderia ser complementar a eles?
Caso a primeira resposta for afimativa, porque não sua encomenda e produção sob os auspícios da END, ao invés da compra de um casco no exterior?
Outra questão: este projeto do CPN objetiva a mesma multiplicidade de tarefas dos NAP's ou serão mais simples, sendo tão somente "tanques", como seus predecessores, no caso o NTq "Marajó"?

abs.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9832 Mensagem por lynx » Ter Nov 06, 2012 11:58 am

Na MB os Navios-Tanques são também capazes de transportar e transferir no mar "cargas secas". Em que pese na prática não realizarem esse tipo de operação. Portanto, trata-se de um potencial.
Segundo o próprio site do CPN, os Navios de Apoio-Logístico que se procura obter terão, também, a capacidade de transportar pessoal e convoo para os He que desdobrariam esse pessoal para terra ou outros navios.
Portanto, são concepções distintas. Acredito eu que a prioridade maior da MB, nesse momento, seja o NT com real capacidade de transportar e transferir, também, cargas secas.
Quanto a ser ou não construído no Brasil, não sei informar.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9833 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 06, 2012 5:49 pm

Eu achei muito legal o conceito do Frankfurt que fazia de tudo embora entenda que existem navios mais novos.

Mas a idéia é muito boa e o tempo que passei por lá me mostrou que funciona muito bem :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9834 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 06, 2012 7:22 pm

lynx escreveu:Na MB os Navios-Tanques são também capazes de transportar e transferir no mar "cargas secas". Em que pese na prática não realizarem esse tipo de operação. Portanto, trata-se de um potencial.
Segundo o próprio site do CPN, os Navios de Apoio-Logístico que se procura obter terão, também, a capacidade de transportar pessoal e convoo para os He que desdobrariam esse pessoal para terra ou outros navios.
Portanto, são concepções distintas. Acredito eu que a prioridade maior da MB, nesse momento, seja o NT com real capacidade de transportar e transferir, também, cargas secas.
Quanto a ser ou não construído no Brasil, não sei informar.
Linx, se eu compreendi direito sua fala, então o projeto do CPN - que me parece não ser concorrente aos NaApLog que se pretende - a priori, pode vir a ser uma alternativa a uma provável incontingência no PROSUPER, quanto a estes últimos? Ou em todo caso, a MB, embora não planeje no curto prazo lançar mão deste projeto do CPN, pode o contemplar no longo prazo, em complementaridade aos NaApLog's? Estou correto?

abs.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9835 Mensagem por lynx » Qua Nov 07, 2012 3:59 pm

FCarvalho escreveu:
lynx escreveu:Na MB os Navios-Tanques são também capazes de transportar e transferir no mar "cargas secas". Em que pese na prática não realizarem esse tipo de operação. Portanto, trata-se de um potencial.
Segundo o próprio site do CPN, os Navios de Apoio-Logístico que se procura obter terão, também, a capacidade de transportar pessoal e convoo para os He que desdobrariam esse pessoal para terra ou outros navios.
Portanto, são concepções distintas. Acredito eu que a prioridade maior da MB, nesse momento, seja o NT com real capacidade de transportar e transferir, também, cargas secas.
Quanto a ser ou não construído no Brasil, não sei informar.
Linx, se eu compreendi direito sua fala, então o projeto do CPN - que me parece não ser concorrente aos NaApLog que se pretende - a priori, pode vir a ser uma alternativa a uma provável incontingência no PROSUPER, quanto a estes últimos? Ou em todo caso, a MB, embora não planeje no curto prazo lançar mão deste projeto do CPN, pode o contemplar no longo prazo, em complementaridade aos NaApLog's? Estou correto?

abs.
Eu não sei estabelecer a ligação entre os projetos do CPN e o Prosuper. Eu acho que funcionam como referência para escolha do que se vai comprar.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9836 Mensagem por WalterGaudério » Qua Nov 07, 2012 8:06 pm

lynx escreveu:
FCarvalho escreveu: Linx, se eu compreendi direito sua fala, então o projeto do CPN - que me parece não ser concorrente aos NaApLog que se pretende - a priori, pode vir a ser uma alternativa a uma provável incontingência no PROSUPER, quanto a estes últimos? Ou em todo caso, a MB, embora não planeje no curto prazo lançar mão deste projeto do CPN, pode o contemplar no longo prazo, em complementaridade aos NaApLog's? Estou correto?

abs.
Eu não sei estabelecer a ligação entre os projetos do CPN e o Prosuper. Eu acho que funcionam como referência para escolha do que se vai comprar.
O Projeto do NT acima, estava previsto ainda qdo. eu estava na ativa para render o NT Marajó. Acho, que se trata(neste momento) de um projeto curinga para o caso dos NapLog DO PROSUPER naufragar.

É como eu entendo o caso das "novas" Barroso. Da mesma maneira que os Amazonas são para os NaPaOc DO PROSUPER.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9837 Mensagem por lynx » Qui Nov 08, 2012 11:55 am

Mas afinal... a MB comprou ou não os direitos de alterar e produzir mais NaPaOc Amazonas? O do Prosuper ainda pode ser outro?




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9838 Mensagem por Corsário01 » Qui Nov 08, 2012 12:44 pm

caro Lynx. A MB tem o projeto do Amazonas na mão.
Mas até o momento não desvinculou os 5 OPVs do Prosuper.
Como os outros navios da Bae Systems são de papel acho que só se a MB separar os OPVs do programa para que sejam construidos mais Amazonas aqui no Brasil.
Em se tratando decisões, tudo sempre pode mudar.

Como dizia uma saudosa atriz:

"Cada movimento é um FLASH!

KKKKKKKKKKK




Abraços,

Padilha
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9839 Mensagem por lynx » Qui Nov 08, 2012 3:23 pm

Corsário01 escreveu:caro Lynx. A MB tem o projeto do Amazonas na mão.
Mas até o momento não desvinculou os 5 OPVs do Prosuper.
Como os outros navios da Bae Systems são de papel acho que só se a MB separar os OPVs do programa para que sejam construidos mais Amazonas aqui no Brasil.
Em se tratando decisões, tudo sempre pode mudar.

Como dizia uma saudosa atriz:

"Cada movimento é um FLASH!

KKKKKKKKKKK
Obrigado pela info.
Passarinhos cinzentos dizem que o Almirantado já aprovou as 5 novas Barroso. Agora é ver como será operacionalizado o projeto. Porém, muito poucas alterações deverão ser feitas em relação ao projeto original. Basicamente substituir o que está descontinuado e o que pode ser nacionalizado. Vamos ver se é fato...




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9840 Mensagem por Corsário01 » Qui Nov 08, 2012 4:07 pm

lynx escreveu:
Corsário01 escreveu:caro Lynx. A MB tem o projeto do Amazonas na mão.
Mas até o momento não desvinculou os 5 OPVs do Prosuper.
Como os outros navios da Bae Systems são de papel acho que só se a MB separar os OPVs do programa para que sejam construidos mais Amazonas aqui no Brasil.
Em se tratando decisões, tudo sempre pode mudar.

Como dizia uma saudosa atriz:

"Cada movimento é um FLASH!

KKKKKKKKKKK
Obrigado pela info.
Passarinhos cinzentos dizem que o Almirantado já aprovou as 5 novas Barroso. Agora é ver como será operacionalizado o projeto. Porém, muito poucas alterações deverão ser feitas em relação ao projeto original. Basicamente substituir o que está descontinuado e o que pode ser nacionalizado. Vamos ver se é fato...
Isso foi confirmado já! Sem as maluquices que um site dito especializado saiu colocando por ai. :wink:




Abraços,

Padilha
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