Existe um paradoxo
As empresas normalmente fazem jogos bem trabalhados e equipamentos de hardware para quem compra. Esse extrato que compra são adultos jovens na casa dos 20 a 30 anos bem sucedidos. No Brasil tem placa de vídeo e equipamento de informática para jogos que vende muito bem. Títulos de games também. Tenho colegas que gastaram três mil em PC, em volante tenho amigos na idade do Túlio que gastaram 3 mil em um volante da Fanatec. Não é loucura para um cara que é um engenheiro renomado que faz meio milhão por ano. Quando saiu o BF3 tenho uns 20 amigos que compraram.
No Youtube os jogadores mais famosos são os que jogam Minecraft que é, basicamente, um jogo de quadrados gigantes. O discurso deles é infatilizado e as discussões no comentários normalmente aparecem como "você é chato, bobo e feio" ou "se não gosta não fala nada". Eles não sabem argumentar e começam a brigar entre si. Os com mais views estão presos a esse públicos. Qualquer coisa que eles façam diferente não faz sucesso.
Esses caras recebem de empresas como Machinima mais o menos 3 dólares por cada mil views como parcela da publicidade. Fico pensando se é público que compra carros da Ford, bebem RedBull e tem cartão de crédito do bradesco. Por que esse pública não tem dinheiro para comprar equipamento e jogos. Não consigo identificar de ter 500 mil inscritos baseado nessa criançada. Isso explica por que existe a proliferação dos jogos grátis no Brasil. As desenvolvedoras gostam muito. O único problema que os jogadores não gostam de comprar itens.
E nos canais mais especializados como em BF3 o pessoal que assiste é mais adulto. Eles interagem e pedem coisas diferentes. Tem menos públicos, mas é focado. É mais gente que tem bom equipamento, comprou a licença e quer aprender a jogar melhor. Os videos no competitivo de como eles ajustam os gráficos, trabalham a arma e se movimentam é muito instrutivo. Outros que tem um humor mais adulto como camarada tuga Remedy é um canal muito bom, mas tem poucas visualizações. Se assistir sem entender as tiradas dele vai achar chato. Um bom canal da Nil Moreto que é jornalismo e críticas.
Outros caras como a mega corporação chamada "Jovem Nerd" foi muito inteligente na estratégia. Eles tem canal no youtube, podcast e site. O foco deles é público de 20 a 30 anos que gosta de vídeo games e assuntos mais maduros. O podcast deles que fazem sucesso é de história, ciência e cotidiano. Vendem livros aos milhares. No youtube tem um programa de variedades chamado NerdOffice e outro de jogos que não são baratos. O resultado é que chegam nas agências de publicidade e conseguem boas campanhas. O impacto comercial deles é muito maior que os famosos que tem meio milhão de crianças inscritas.
Estava fazendo a análise do mercado e precisa compartilhar isso com alguém.
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