Porta-Aviões

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Porta-Aviões

#2146 Mensagem por MILEO » Qui Out 25, 2012 4:38 pm

pt escreveu:
Nos dias de hoje o que realmente queremos é ter uma dissuasão que não só iniba o "ataque" de quem quer que seja pelo CUSTO que nossas FFAA poderiam cobrar deste hipotético atacante em caso de ataque. Com o Brasil tendo seus seis SNAs a perspectiva de que pelo menos um ou mais navio capital caríssimo e toda sua tripulação vão a pique num conflito passa a ser muito real... Podem até nos vencer no final, mas o custo em meios e vidas terá sido ALTÍSSIMO.
Esta tese estaria certa, se não fosse verdade que nos dias de hoje, a principal dor de cabeça da marinha dos Estados Unidos, não fossem os submarinos convencionais com sistemas AIP.
Seis submarinos nucleares (e seis são projeto e não compra definitiva) custam o mesmo que 20 submarinos convencionais.

Os americanos têm até três vezes mais dificuldade em encontrar um submarino convencional com AIP que em encontrar um submarino nuclear.

Logo, para os americanos, uma frota de 18 submarinos convencionais é muito mais preocupante que uma frota de seis submarinos nucleares.

Além de que, os EUA são o único inimigo provável, com capacidade para por em causa o controlo pelo Brasil do Atlântico Sul. A China está demasiado longe e só quando os chineses colocarem uma base no Atlântico Sul a situação seria de considerar.

E para os Estados Unidos, esqueçam.
Os americanos não se preocupam com as potênciais baixas que um potêncial inimigo lhes pode causar. Todos os que pensavam assim, perderam quando se defrontaram com eles.
Para defrontar os Estados Unidos, é preferível gastar dinheiro com as empresas de Lobbie em Washington.
Não seriam seis submarinos que assustariam os americanos.

Quanto aos europeus, seria melhor esquecer. A Grã Bretanha é a única verdadeira potência com capacidade de projeção de força e mesmo nas Malvinas os generais ingleses diziam que se o Brasil ficasse ao lado da Argentina, era melhor esquecer as ilhas.

É tudo uma questão de custo/benefício e o que eu afirmo é que a relação custo/beneficio considerando o que se sabe do programa brasileiro, é profundamente desequilibrada.
PT, concordo em termos com suas colocações, mas não podemos nos esquecer que no mundo ideal da MB, serão 6 SNB + 15 Submarinos convencionais (Acredito que alguns desse no futuro utilizem AIP, pelo menos seria o logico).

Outra coisa que não vejo ninguem discutindo é que, alem do poder dissuasório, existe tambem poder de retaliação (Se bem que essa palavra deve causar até calafrio no povo do Itamarati) que um submarino nuclear tem. Afinal, alem de você tomar uma sarrafada se vier me importunar no meu quintal, saiba que posso jogar lixo no seu tambem :)

Abraços.

Mileo




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Re: Porta-Aviões

#2147 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 26, 2012 1:24 pm

Afinal, alem de você tomar uma sarrafada se vier me importunar no meu quintal, saiba que posso jogar lixo no seu também.
A isto se chama dissuasão. A capacidade de não só receber pancadas, ainda que a alto custo, mas e mais importante, também é a capacidade de as devolver mesmo que em menor peso e medida ao adversário. Essa coisa de Rock, o lutador de ficar apanhando a torto e direito para depois ganhar a luta no último hound só porque o adversário se cansou de te bater, é estória da carochinha.

No real, quanto maior for nossa capacidade não de retaliação, mas de projeção de força até os limites interiores dos inimigos, quaisquer que sejam, a ponto de causar-lhes a real consciência de um estrago tal, que a relação custo x benefício de vir cá nos nos causar problemas, será muito mais relevante do que propriamente a passividade/passionalidade de uma resposta ante a ameaça iminente de uma agressão.

Fala-se pouco e ainda a base de sussurros sobre o desenvolvimento de nossa capacidade de projeção de poder. Seja porque isto causa náuseas ao Itamarati, como porque, isto soa pouco politicamente correto para a imagem de bom mocismo que o Brasil tenta impingir nos outros de si mesmo.

De toda forma, mais dias menos dias, por exemplo, nossos Subnuc's/Subnac'S terão/estarão armados com misseis de cruzeiro, assim como nossas escoltas e Nae's. O EB e FAB da mesma forma. Sejam táticos ou estratégicos. Vai acontecer naturalmente. E quando este momento chegar, espero que os espíritos estejam preparados para usá-los se preciso for.

abs.




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Re: Porta-Aviões

#2148 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 22, 2012 11:21 am

falando em dissuasão, esta foto é emblemática do que significa tal termo. Ao menos para Grã-Bretanha e França.

Como diria o comercial russo do finado fx-1, "poder é poder, e não precisa de traduções..."

Imagem

Quiçá a nossa MB não se encanta com aquela precatória de merchandising, e... 8-]
74.000 toneladas em 292mts de puro poder e dissuasão.
Já pensaram em 4 desses a singrar pelo Atlântico Sul? Eu já. :wink:

abs.




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Re: Porta-Aviões

#2149 Mensagem por J.Ricardo » Qui Nov 22, 2012 11:57 am

Ficaria feliz com duas...




Não temais ímpias falanges,
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Re: Porta-Aviões

#2150 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 22, 2012 5:13 pm

Se um dia nós chegarmos a ter 1 (um) substituto para o A12 eu já ficarei surpreso. :roll:

abs.




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Re: Porta-Aviões

#2151 Mensagem por J.Ricardo » Qui Nov 22, 2012 5:28 pm

Se um dia o A-12 se tornar realmente operacional com um grupo embarcado, já estarei contente...




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Re: Porta-Aviões

#2152 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 22, 2012 5:41 pm

J.Ricardo escreveu:Se um dia o A-12 se tornar realmente operacional com um grupo embarcado, já estarei contente...
Nas atuais condições em que se encontra, ou na falta delas, melhor dizendo, é mais provável que o nosso A-12 sirva os poucos anos que lhe restam, se arrastando pela costa brasileira como navio escola das, também, recauchutadas aeronaves de nossa incipiente e vestuta aviação naval de asas fixa.

Enfim, o maior e melhor museu naval brasileiro. E com um grande diferencial: que anda. :shock:

abs.




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Re: Porta-Aviões

#2153 Mensagem por Luís Henrique » Qui Nov 22, 2012 6:49 pm

Ao que parece o navio aeródromo francês que foi oferecido é equivalente ao Charles de Gaulle, porém com propulsão convenccional.

Creio que pelo VALOR deve ser o favorito da MB.
O Queen Elisabeth é maior, mais pesado e provavelmente melhor.
Porém, pelo VALOR acho que está em segundo lugar.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Porta-Aviões

#2154 Mensagem por Sávio Ricardo » Sex Nov 23, 2012 8:30 am

FCarvalho escreveu:
J.Ricardo escreveu:Se um dia o A-12 se tornar realmente operacional com um grupo embarcado, já estarei contente...
Nas atuais condições em que se encontra, ou na falta delas, melhor dizendo, é mais provável que o nosso A-12 sirva os poucos anos que lhe restam, se arrastando pela costa brasileira como navio escola das, também, recauchutadas aeronaves de nossa incipiente e vestuta aviação naval de asas fixa.

Enfim, o maior e melhor museu naval brasileiro. E com um grande diferencial: que anda. :shock:

abs.
Digamos que o A-12 seja um museu intinerante. :mrgreen:




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Re: Porta-Aviões

#2155 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 23, 2012 10:27 am

Fosse só o A-12 e nem falava nada... mas em se olhando como ficará o convés de vôo.
Me dá até náuseas. :?
Viver em país de pobre metido a besta é f...

abs.




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Re: Porta-Aviões

#2156 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 24, 2012 8:32 pm

pt escreveu: Esta tese estaria certa, se não fosse verdade que nos dias de hoje, a principal dor de cabeça da marinha dos Estados Unidos, não fossem os submarinos convencionais com sistemas AIP.
Seis submarinos nucleares (e seis são projeto e não compra definitiva) custam o mesmo que 20 submarinos convencionais.

Os americanos têm até três vezes mais dificuldade em encontrar um submarino convencional com AIP que em encontrar um submarino nuclear.

Logo, para os americanos, uma frota de 18 submarinos convencionais é muito mais preocupante que uma frota de seis submarinos nucleares.

Não me leves a mal mas é pura charlaiada do tipo Reader's Digest. Se AIPs fossem tão terríveis os ianques estariam se borrando para a Grécia, por exemplo. Mas não, ficam é NOS torrando por um ou pouco mais SSN.

Se não temessem, dariam risada da nossa cara. Não é o que se vê... 8-]




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Re: Porta-Aviões

#2157 Mensagem por J.Ricardo » Seg Nov 26, 2012 11:44 am

Aliás, trocaria todos os subs convencionais da Mb pelos SNAs... aí o Atlântico Sul seria nossa piscina particular...




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Re: Porta-Aviões

#2158 Mensagem por Túlio » Seg Nov 26, 2012 12:09 pm

Como falei, charlaiada: se AIPs fossem isso tudo os ianques poupariam uma nota preta trocando seus véios Los Angeles por AIPs. Reader's Digest... :wink: 8-]




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Re: Porta-Aviões

#2159 Mensagem por Andre Correa » Qui Dez 20, 2012 12:02 pm

Acho bem interessante e inteligente a disposição da ilha na nova classe de NAe da US Navy, o USS Gerald R. Ford (CVN-78):
Imagem
É um espaço enorme a frente da mesma, e com isso, 3 elevadores se tornam mais do que suficientes para ter acesso ao convoo de maneira rápida e eficiente.
Imagem
Espero que busquem essa mesma ergonomia nos nossos futuros NAes...

[009]




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Re: Porta-Aviões

#2160 Mensagem por Bourne » Qui Dez 20, 2012 9:05 pm

Achem um estaleiro para construir o navio e os parceiros nacionais que o valor se torna desprezível. O importante é gerar obra (by Túlio) . :mrgreen:




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