Submarino Classe Tupi : Iniciada a modernização

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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FinkenHeinle
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#61 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Fev 28, 2005 1:28 am

Alcantara escreveu:E temos que levar em cosideração o seguinte, como já foi explanado, a Marinha vai necessitar de auxílio no desenvolvimento do SNB. No caso de construção naval com propulsão nuclear existem apenas dois países que podem nos ajudar, Rússia e França. A Alemanha tem notório saber na área de construção naval também, mas não constroi submarinos nucleares, então pode ser que os alemães nos ajudem com o projeto do casco e os franceses no projeto da propulsão. Não foi dito na notícia que o acordo era com os franceses e com os alemães? Talves o governo tenha pendido para o lado ocidental e decidido pelo auxílio destes dois países, o que de certa forma era natural e até previsível.


Sem dúvida.


O Brasil deve buscar alguma parceria para prestar apoio técnico não só no SNB, mas também no SMB-10!

A sua lógica parece ser verdadeira, visto que Alemanha e França mantém largas parcerias no setor de Defesa, mesmo que elas não se estendam ao setor Naval.

Bom, ainda assim, a nota dizia claramente sobre a compra de 5 Submarinos por US$ 800 Mi. Claro, sendo leigos na área de Defesa, todo Jornalista pode errar. Contudo, com US$ 800 Mi é possível completar o desenvolvimento do SNB (principalmente em termos de propulsão) e talvez até mesmo construir uma primeira unidade!

Claro, ainda precisamos fazer a lição de casa com o Tikuna (que parece permanecer eternamente no estaleiro) e o futuro SMB-10, onde seriam consumidos mais algumas centenas de milhões de dólares!

Por isso, desconfio muito dessa reportagem, e se ela for seguida ao pé da letra, eu sou totalmente contrário à tal decisão!




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#62 Mensagem por Alcantara » Seg Fev 28, 2005 11:43 am

Finken

Uma coisa que eu estava pensando. Será que este valor se refere a construção de cinco submarinos ou se refere a uma, digamos assim, licença de construção, como se fosse royaltes pelo projeto? Talves no mesmo esquema do Tupi, um lá e os outros, se der, por aqui.

Mas se for só pelo auxílio técnico acho que já esta valendo. Nós já construímos submarinos pela cartilha alemã, nada mais natural então que eles nos ajudem no novo (ou novos) projeto.

Tomara que o governo acorde para as necessidades da área da defesa. Será que não leem jornais? Não veem televisão? E a ABIN? Não tem poder para avisá-los das intenções dos outros povos, mesmo que latentes? Um desejo latente hoje pode se transformar em problema no futuro.




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#63 Mensagem por P44 » Seg Fev 28, 2005 11:47 am

Alcantara escreveu:Mas, FinkenHeinle, nada impede que este novo contrato siga o mesmo modelo do anterior que resultou na construção dos IKL-209-1400 aqui no Brasil e que nos permitiu desenvolver uma versão aprimorada. Seria até natural pois entre nós e os alemães já haveria uma experiência anterior em transferência de tecnologia. Vai me dizer que você não gostaria que eles nos transferisse a tecnologia AIP de um U-212 ou U-214? :lol:

.U-212
Imagem

.U-214
Imagem



Acho que, se realmente este projeto se realizar (e não se tornar um F-X sub aquático :wink: ), isso pode trazer grandes benefícios para o desenvolvimento nacional.


Abraços!


Alcantara, a titulo de informação, a Marinha Portuguesa vai ter 2 U-214 a partir de 2010 :oops: , sem bem que por razões "politicas/contratuais" tenham a designação oficial "U-209-PN) ...PN de Portuguese Navy :wink:




Triste sina ter nascido português 👎
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#64 Mensagem por Alcantara » Seg Fev 28, 2005 12:02 pm

O PN eu até dedusi, mas o por que da designação U-209 me foge totalmente ao conhecimento. A mim parece uma forma de tentar burlar alguma lei, tratado ou sei lá o que, no sentido que tenta passar a idéia que se esta vendendo um equipamento (mais antigo) no lugar de outro (mais moderno).

Caro, P44, tu podes explicar que razões "políticas / contratuais" foram estas?




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#65 Mensagem por JLRC » Seg Fev 28, 2005 3:25 pm

Alcantara escreveu:O PN eu até dedusi, mas o por que da designação U-209 me foge totalmente ao conhecimento. A mim parece uma forma de tentar burlar alguma lei, tratado ou sei lá o que, no sentido que tenta passar a idéia que se esta vendendo um equipamento (mais antigo) no lugar de outro (mais moderno).

Caro, P44, tu podes explicar que razões "políticas / contratuais" foram estas?


Amigo Alcantara

Vou tentar explicar. Quando foi aberto concurso para 2 submarinhos + 1 opcional, apresentaram-se 2 concorrentes, os alemães da HDW com o U-209 modificado e os franceses da DCN com um modelo derivado do Scorpene. Depois de várias exitações, parece que o parecer técnico começou a pender para os franceses. Nessa altura, os alemães avançaram com o U-214, mas como não podiam mudar de modelo no decorrer do concurso, chamaram-no de U-209 PN. Como o U-214 é um submarino muito avançado, acabou por ser o escolhido. Os franceses protestaram afirmando que os alemães tinham mudado de modelo a meio do concurso e impugnaram-no mas o Supremo Tribunal Administrativo considerou o protesto improcedente e validou o concurso. Assim, o vencedor foi o U-214 embora com a designação de U-209 PN.
Cumpts




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#66 Mensagem por Raul Neto » Seg Fev 28, 2005 4:01 pm

    Do que eu li em tempos numa "Revista de Marinha", havia a intenção de Portugal dotar-se com 4 submarinos. Pelo menos essa era a necessidade operacional.

    Cumprimentos,

    Raul Neto.




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#67 Mensagem por pt » Seg Fev 28, 2005 8:10 pm

Noticia esquisita.

800 milhões de dolares por cinco submarinos, como já foi falado, nem pensar.
Os U209/214 portugueses custam mais de 500 milhões cada UM. Portanto, 800 milhões para cinco é impossível. Nem que fossem U-206.

Cooperação para a construção do submarino nuclear, com os alemães, nem pensar. A Alemanha não tem nem vai ter submarinos nucleares, e a opinião pública sería totalmente contraria a qualquer apoio nuclear a outros países.

O que faz mais sentido, é que tenha havido contactos, com vista ao desenvolvimento do substituto do U-209-1400/TUPI/TIKUNA. Não nos podemos esquecer, de que mesmo estes submarinos, que agora vão para "update" também vão ficar velhos. A moda dos submarinos com AIP, também é irreversível.

A entrada do Brasil em algum negócio para adquirir submarinos com sistema AIP, é inevitável. É provavelmente o futuro, e com o desenvolvimento dos sistemas, provavelmente atingirá um ponto em que eles possam ter baterias de alta potência e atingir velocidades maiores, e maior autonomia.

No entanto, esse programa, provavelmente matará o SNB, que do meu ponto de vista, não faz sentido, não porque o Brasil não precise de um submarino nuclear, mas pelo simples facto de que o SNB é suposto ser um submarino nuclear demasiado pequeno. Tão pequeno que será tremendamente barulhento. Uma delicia, para os sonares dos contra-torpedeiros norte-americanos, ou para os navios de luta anti-submarina americanos.

Um sub AIP a sério, será sempre superior (mais silencioso) que um mini submarino nuclear, que nunca servirá para nada, a não ser para gastar dinheiro. É a diferença entre uma marinha que quer ter barcos para mostrar que tem, e outra que tem barcos, pra dizer que os usa se for preciso.

Cumprimentos




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#68 Mensagem por Alcantara » Seg Fev 28, 2005 11:37 pm

JLRC

Então é exatamente como eu imaginei: a troca de nome foi uma forma de burlar algo, no caso, a licitação. Obrigado pelo esclarecimento.

pt

Nunca foi dito aqui que a Alemanha constroi submarinos nucleares. Quando eu disse cooperação com os alemães, quiz dizer cooperação na área de estruturas. Nós já construímos submarinos pela cartilha alemã, é natural a escolha deles para nos assessorar. A propulsão nuclear deve ter auxílio dos franceses.

Leia os posts anteriores e verás o que foi debatido por aqui, inclusive a possibilidade de "up-date"dos IKL-209-1400 com propulsão AIP.


Abraços!




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#69 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mar 01, 2005 12:23 am

Gente!! Por favor. Não existe qualquer notícia concreta de compra/produção de submarinos da Alemanha ou seja quem for. Não é sequer uma notícia, é um nota de uma coluna de jornal. Acredito que melhor forma de interpretar a referida nota é da forma que eu falei: pode haver uma negociação em andamento na área de submarinos entre Brasil e Alemanha. Se vamos ter compra, quantos são e o valor, isso não há como saber.

Pode ser simplesmente a transferência de tecnologia do sistemas AIP para os subs atuais (4 Tupis + 1 Tikuna). São várias as possibilidades. Mas tudo não passa de especulação.




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#70 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Mar 01, 2005 6:30 pm

pt escreveu:O que faz mais sentido, é que tenha havido contactos, com vista ao desenvolvimento do substituto do U-209-1400/TUPI/TIKUNA. Não nos podemos esquecer, de que mesmo estes submarinos, que agora vão para "update" também vão ficar velhos. A moda dos submarinos com AIP, também é irreversível.

A entrada do Brasil em algum negócio para adquirir submarinos com sistema AIP, é inevitável. É provavelmente o futuro, e com o desenvolvimento dos sistemas, provavelmente atingirá um ponto em que eles possam ter baterias de alta potência e atingir velocidades maiores, e maior autonomia.

No entanto, esse programa, provavelmente matará o SNB, que do meu ponto de vista, não faz sentido, não porque o Brasil não precise de um submarino nuclear, mas pelo simples facto de que o SNB é suposto ser um submarino nuclear demasiado pequeno. Tão pequeno que será tremendamente barulhento. Uma delicia, para os sonares dos contra-torpedeiros norte-americanos, ou para os navios de luta anti-submarina americanos.

Um sub AIP a sério, será sempre superior (mais silencioso) que um mini submarino nuclear, que nunca servirá para nada, a não ser para gastar dinheiro. É a diferença entre uma marinha que quer ter barcos para mostrar que tem, e outra que tem barcos, pra dizer que os usa se for preciso.


Olá PT,


Creio, também, que possa ser algum tipo de contrato de apoio técnico para o SMB-10. Mas eu não vejo como seria "inveitável" a entrada do BRasil na compra de Submarinos AIP no curto, ou até no médio prazo!

Agora, se for algum tipo de compra, certamente matará o SNB, isso é fato. Entretanto, o SNB não é um Submarino demasiadamente pequeno. Ele terá dimensões e características físicas semelhantes à Classe Rubis/Améthyste francesa! Além do mais, pelas características de tamanho e deslocamento, o Reator não necessita de bombas, pois a água é deslocada por capilaridade, o que acarreta redução no nível de ruído. Claro, sendo um projeto pioneiro no Brasil, ele será, sim, barulhento, e até mesmo ineficaz, talvez, mas é um passo que damos rumo à uma tecnologia, como disse, pioneira, e portanto é natural que ela não seja idealmente eficaz.




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#71 Mensagem por Lauro Melo » Qui Mar 10, 2005 6:12 pm

Alguém sabe se a modernização prevista nos Tupi, vai iguala-los no que se refere a sistemas entre outros ao Tikuna recentemente lançado.

Sds,




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#72 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Mar 10, 2005 11:17 pm

Lauro Melo escreveu:Alguém sabe se a modernização prevista nos Tupi, vai iguala-los no que se refere a sistemas entre outros ao Tikuna recentemente lançado.

Sds,

Sim, Lauro,


A Modernização pretende efetuar as modificações passíveis de serem feitas das mesmas que recebeu o Tikuna!




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#73 Mensagem por Lauro Melo » Sex Jul 22, 2005 3:04 pm

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Corte de Casco TIMBIRA
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Editado pela última vez por Lauro Melo em Qui Out 13, 2005 4:12 pm, em um total de 2 vezes.
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#74 Mensagem por REGATEANO » Sex Jul 22, 2005 9:07 pm

Que irado meu, deve ser uma operação bem complexa!




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#75 Mensagem por Lucas SSBN » Sáb Jul 23, 2005 10:56 am

Francisco Daniel escreveu:Que irado meu, deve ser uma operação bem complexa!


Temos que admitir a MB é muito foda mesmo. Os caras são os melhores.




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Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
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