Interessante a sua reflexão. Parece que hoje cada um só pensa em seus direitos, mas não em seus deveres. Ninguém está disposto a fazer o mínimo sacrifício pelo bem comum.Sávio Ricardo escreveu:Mesmo com pouca idade (tenho 26 anos), em toda minha vida nunca me envolvi em qualquer problema com policiais. Creio que seja porque nunca fui mal educado, ou deixei de fazer algo -licito- que qualquer autoridade tenha me pedido. Pouco me importa se o policial em uma blitz me aborda com falta de educação, com arrogância, e por isso, terei que "retribuir" a deselegância. Não é porque estou andando na calçada todo "certinho" e sou abordado por um policial, que preciso me sentir injustiçado e ficar gritando o porque de me pararem e não ir atrás de bandidos, coisa que eu não sou. Se sou um politico, não preciso obedecer ordem da policia; se sou um empresário bem sucedido, não preciso obedecer ordem da policia; se sou um advogado, também não; se sou um engenheiro, também não; resumindo, somente a classe baixa deve obedecer a policia e se não obedecer, leva porrada. Se sou diplomado, e uma pessoa informada, qualquer oportunidade que apareça, em uma blitz por exemplo, quero dar lição de moral na policia, ai levo um "safanão" vou chorando atrás de meus direitos e processo todo mundo.
Não defendo, de forma alguma, que as pessoas se tornem alienadas e omissas perante qualquer abuso de autoridade, mas que usem seus conhecimentos, sua inteligência para protestar e correr atrás de seus direitos quando eles verdadeiramente foram prejudicados, e não quando se procura com as próprias mãos e testa a paciência de um policial que também é um ser humano e por isso, comete erros, imperfeitos que somos.
No caso do artista no video, estava ali protestando tudo muito lindo e comovente, mas estava errado, a policia chegou pediu que descesse, que desça e pronto, ache outro lugar para protestar agora, vida que segue, mas tem gente que se enrrosca e até perde a vida por bobagem, acha que policial é o Robocop e não tem emoção, não tem dias ruins, literalmente, testa a paciência de outro ser humano e brinca com a sorte.
O brasileiro se tornou (ou sempre foi, não sei), um ser humano arrogante. Um ser humano que não se preocupa em fazer apenas a sua parte e fazer oque deve ser feito, a moda hoje é, bateu levou, se sou tratado com falta de educação, trato pior ainda: " Porque ninguém pode me tratar assim. Onde já se viu, tratar, eu, assim?" E tome "coice", tome "tijolada" seja em quem for.
Será que, se todos cidadãos tratassem uns aos outros com mais educação e respeito, inclusive a policia, a convivência não seria melhor entre todos???
Digo isso pessoal, relacionado ao comportamento: cidadão comum x policia. E não entre bandidos x policia, entre esses já dei minha opnião e meu pitaco de quem defendo.
Abs
Em qualquer lugar do mundo civilizado um policial é uma autoridade. Experimente desobedecer a uma ordem de um policial nos EUA para ver o que acontece.
No Brail temos o agravante de que o policial é mal treinado, mal equipado, ganha pouco e trabalha sob o risco de ataques de organizações criminosas, tudo contribuindo para elevar seu nível de stress.
Guardada a diferença de contexto (era uma operação militar), me vem a mente a atuação dos comandos israelenses na libertação dos reféns no aeroporto de Entebe em 1976. Num determinado momento os soldados ordenaram que todos permanecessem deitados. Alguém se levantou e foi alvejado na hora. Era um refém, mas como os soldados poderiam saber? Foi dada uma ordem, a ordem foi desobedecida e a consequência foi imediata.
É preciso entender que o policial está fazendo o seu trabalho em benefício da coletividade e o cidadão tem o dever de colaborar. Depois que acontece uma tragédia a busca dos culpados não vai devolver a vida de ninguém.
[]´s
JT