PAK FA - VOOU!!!
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 4009
- Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Bem por ai...
x2
x2
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
- Sênior
- Mensagens: 2427
- Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
- Agradeceu: 40 vezes
- Agradeceram: 205 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
NPO Saturn testará em 2014 novo motor para o PAK-FA T-50.
A empresa russa especializada na produção de motores aeronáuticos, NPO Saturn, começou os preparativos para começar os testes de bancada do novo motor para os caças de 5ª geração PAK-FA T-50.
Segundo o chefe do departamento de projetos Lyulka, empresa que integra o grupo NPO Saturn, Yevgeny Marchuk, disse ao site de informação técnica russo “e-mash” que os testes do novo motor começará em 2014.
“O protótipo do motor pode ser fabricado em dois anos e em seguida começarão os testes de bancada. Se trata de um motor completamente novo, por isso demoramos tanto para desenvolvê-lo”, explica Marchuk. Segundo o engenheiro, o peso especifico (a relação entre o peso de uma substância e seu volume) da nova planta propulsora será 30% inferior ao AL-41F (o chamado “Artigo 117””, disse Marchuk.
Espera-se que o custo de manutenção do novo motor durante todo o ciclo de sua vida útil seja quase um terço mais barato do que o do motor AL-41F1S, bem como os custos de sua produção.
“O novo motor para o caça multifuncional de 5ª geração PAK-FA, conhecido como fase segunda ou Tipo 30, será significativamente diferente do Artigo 117, que é utilizado atualmente. No entanto, esse último se instalará nos primeiros caças PAK-FA de série até que seja desenvolvido o Tipo 30.
Segundo com dados preliminares, o motor AL-41F1 se distinguirá por seu maior empuxo e por economizar combustível. Segundo informes sem confirmação oficial, a planta propulsora será capaz de produzir um empuxo de 107 kN em voo de cruzeiro e 176 kN em pós-combustão.
Hoje o empuxo máximo (em pós-combustão) de cada um dos motores turbofan (turnorreator de dois fluxos) AL-41F1 que são usados nos caças Su-35S é de 85 kN.
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... motor.html
A empresa russa especializada na produção de motores aeronáuticos, NPO Saturn, começou os preparativos para começar os testes de bancada do novo motor para os caças de 5ª geração PAK-FA T-50.
Segundo o chefe do departamento de projetos Lyulka, empresa que integra o grupo NPO Saturn, Yevgeny Marchuk, disse ao site de informação técnica russo “e-mash” que os testes do novo motor começará em 2014.
“O protótipo do motor pode ser fabricado em dois anos e em seguida começarão os testes de bancada. Se trata de um motor completamente novo, por isso demoramos tanto para desenvolvê-lo”, explica Marchuk. Segundo o engenheiro, o peso especifico (a relação entre o peso de uma substância e seu volume) da nova planta propulsora será 30% inferior ao AL-41F (o chamado “Artigo 117””, disse Marchuk.
Espera-se que o custo de manutenção do novo motor durante todo o ciclo de sua vida útil seja quase um terço mais barato do que o do motor AL-41F1S, bem como os custos de sua produção.
“O novo motor para o caça multifuncional de 5ª geração PAK-FA, conhecido como fase segunda ou Tipo 30, será significativamente diferente do Artigo 117, que é utilizado atualmente. No entanto, esse último se instalará nos primeiros caças PAK-FA de série até que seja desenvolvido o Tipo 30.
Segundo com dados preliminares, o motor AL-41F1 se distinguirá por seu maior empuxo e por economizar combustível. Segundo informes sem confirmação oficial, a planta propulsora será capaz de produzir um empuxo de 107 kN em voo de cruzeiro e 176 kN em pós-combustão.
Hoje o empuxo máximo (em pós-combustão) de cada um dos motores turbofan (turnorreator de dois fluxos) AL-41F1 que são usados nos caças Su-35S é de 85 kN.
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... motor.html
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55288
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2759 vezes
- Agradeceram: 2437 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Sukhoi realiza primeiro voo do quarto protótipo do PAK FA
Publicado em 12/12/2012 por Fernando Valduga em Militar
A Sukhoi realizou o primeiro voo do quarto protótipo do PAK FA.
Em Komsomolsk-on-Amur, no dia 12 de dezembro de 2012, o quarto protótipo do futuro caça de quinta geração Sukhoi T-50 (PAK FA) efetuou o primeiro voo. O jato decolou do aeródromo da Komsomolsk-on-Amur Aircraft Production Association (KNAAPO). O voo do T-50-4 durou 40 minutos, e a bordo da aeronave estava o condecorado piloto de teste russo Sergei Bogdan.
De acordo com a Sukhoi, o primeiro voo do T-50-4 foi um sucesso e “em plena conformidade com o plano de voo.” O teste serviu para verificar a estabilidade da aeronave e a operação dos sistemas dos motores. O primeiro protótipo do caça voou em janeiro de 2010, o segundo em março de 2011, e o terceiro em novembro do ano passado. Em agosto, foi relatado que um dos protótipos do T-50 atingiu a marca de 120 voos.
Em novembro de 2012, o CEO da Tactical Missiles Boris Obnosov disse que “muito em breve” devem começar a testar o PAK FA com armas convencionais. Em 2014, está programado para começar a fase de testes da segunda geração de motores para o T-50, também conhecido como o “tipo 30?.
Além disso, já foram realizados ensaios no terceiro protótipo do T-50 que possui um radar com matriz ativa faseada. De acordo com o cronograma atual, a estrutura de teste do T-50 deve ser concluída até o final de 2012. A Sukhoi já relatou que em 2013 a Força Aérea da Rússia deve receber os 10 primeiros caças para ensaios conjuntos.
A produção em série do T-50 para Força Aérea da Rússia está prevista para 2015. Até o momento, o Ministério de Defesa da Rússia encomendou 60 caças T-50. A necessidade para a Força Aérea da Rússia neste tipo de aeronave anteriormente foi estimada em 150-200 unidades.
Nota do Editor: Até o momento não foram disponibilizadas imagens do primeiro voo do quarto PAK FA.
http://www.cavok.com.br/blog/?p=59105
Publicado em 12/12/2012 por Fernando Valduga em Militar
A Sukhoi realizou o primeiro voo do quarto protótipo do PAK FA.
Em Komsomolsk-on-Amur, no dia 12 de dezembro de 2012, o quarto protótipo do futuro caça de quinta geração Sukhoi T-50 (PAK FA) efetuou o primeiro voo. O jato decolou do aeródromo da Komsomolsk-on-Amur Aircraft Production Association (KNAAPO). O voo do T-50-4 durou 40 minutos, e a bordo da aeronave estava o condecorado piloto de teste russo Sergei Bogdan.
De acordo com a Sukhoi, o primeiro voo do T-50-4 foi um sucesso e “em plena conformidade com o plano de voo.” O teste serviu para verificar a estabilidade da aeronave e a operação dos sistemas dos motores. O primeiro protótipo do caça voou em janeiro de 2010, o segundo em março de 2011, e o terceiro em novembro do ano passado. Em agosto, foi relatado que um dos protótipos do T-50 atingiu a marca de 120 voos.
Em novembro de 2012, o CEO da Tactical Missiles Boris Obnosov disse que “muito em breve” devem começar a testar o PAK FA com armas convencionais. Em 2014, está programado para começar a fase de testes da segunda geração de motores para o T-50, também conhecido como o “tipo 30?.
Além disso, já foram realizados ensaios no terceiro protótipo do T-50 que possui um radar com matriz ativa faseada. De acordo com o cronograma atual, a estrutura de teste do T-50 deve ser concluída até o final de 2012. A Sukhoi já relatou que em 2013 a Força Aérea da Rússia deve receber os 10 primeiros caças para ensaios conjuntos.
A produção em série do T-50 para Força Aérea da Rússia está prevista para 2015. Até o momento, o Ministério de Defesa da Rússia encomendou 60 caças T-50. A necessidade para a Força Aérea da Rússia neste tipo de aeronave anteriormente foi estimada em 150-200 unidades.
Nota do Editor: Até o momento não foram disponibilizadas imagens do primeiro voo do quarto PAK FA.
http://www.cavok.com.br/blog/?p=59105
http://www.defense-aerospace.com/articl ... tests.htmlSukhoi Company Adds the 4th PAK FA Prototype to Flight Tests Program in Komsomolsk-on-Amur
(Source: Sukhoi JSC; issued Dec. 12, 2012)
The fourth prototype of the Sukhoi T-50/PAK FA fighter flew for the first time today, and will now join the flight test program which has logged over 200 flight hours to date.(UAC file photo)
MOSCOW --- Today the first flight of the 4th prototype of the fifth-generation aviation complex (PAK FA) took place in Sukhoi’s KnAAPO aircraft plant in Komsomolsk-on-Amur. The plane was piloted by distinguished test pilot of the Russian Federation, the Hero of Russia Sergey Bogdan.
The aircraft spent in the air forty minutes and landed on the factory airfield runway. The flight was successful, in full accordance with the flight plan. Stability of the aircraft test was conducted during the flight as well as evaluation of the power plant systems’ performance. The aircraft proved itself well in all phases of the planned flight program. The pilot confirmed reliable operation of all systems and components.
The first flight of the PAK FA was held on January 29, 2010 in Komsomolsk-on-Amur.
At present, work is underway on the full range of ground and flight tests. Three PAK FA prototypes take part in the test program. At the present time more than 200 flights have been made on the flight test program.
-ends-
Triste sina ter nascido português
- Olinda
- Avançado
- Mensagens: 373
- Registrado em: Seg Out 19, 2009 1:24 pm
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 26 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
P44 escreveu:Sukhoi realiza primeiro voo do quarto protótipo do PAK FA
Publicado em 12/12/2012 por Fernando Valduga em Militar
A Sukhoi realizou o primeiro voo do quarto protótipo do PAK FA.
Em Komsomolsk-on-Amur, no dia 12 de dezembro de 2012, o quarto protótipo do futuro caça de quinta geração Sukhoi T-50 (PAK FA) efetuou o primeiro voo. O jato decolou do aeródromo da Komsomolsk-on-Amur Aircraft Production Association (KNAAPO). O voo do T-50-4 durou 40 minutos, e a bordo da aeronave estava o condecorado piloto de teste russo Sergei Bogdan.
De acordo com a Sukhoi, o primeiro voo do T-50-4 foi um sucesso e “em plena conformidade com o plano de voo.” O teste serviu para verificar a estabilidade da aeronave e a operação dos sistemas dos motores. O primeiro protótipo do caça voou em janeiro de 2010, o segundo em março de 2011, e o terceiro em novembro do ano passado. Em agosto, foi relatado que um dos protótipos do T-50 atingiu a marca de 120 voos.
Em novembro de 2012, o CEO da Tactical Missiles Boris Obnosov disse que “muito em breve” devem começar a testar o PAK FA com armas convencionais. Em 2014, está programado para começar a fase de testes da segunda geração de motores para o T-50, também conhecido como o “tipo 30?.
Além disso, já foram realizados ensaios no terceiro protótipo do T-50 que possui um radar com matriz ativa faseada. De acordo com o cronograma atual, a estrutura de teste do T-50 deve ser concluída até o final de 2012. A Sukhoi já relatou que em 2013 a Força Aérea da Rússia deve receber os 10 primeiros caças para ensaios conjuntos.
A produção em série do T-50 para Força Aérea da Rússia está prevista para 2015. Até o momento, o Ministério de Defesa da Rússia encomendou 60 caças T-50. A necessidade para a Força Aérea da Rússia neste tipo de aeronave anteriormente foi estimada em 150-200 unidades.
Nota do Editor: Até o momento não foram disponibilizadas imagens do primeiro voo do quarto PAK FA.
http://www.cavok.com.br/blog/?p=59105
http://www.defense-aerospace.com/articl ... tests.htmlSukhoi Company Adds the 4th PAK FA Prototype to Flight Tests Program in Komsomolsk-on-Amur
(Source: Sukhoi JSC; issued Dec. 12, 2012)
The fourth prototype of the Sukhoi T-50/PAK FA fighter flew for the first time today, and will now join the flight test program which has logged over 200 flight hours to date.(UAC file photo)
MOSCOW --- Today the first flight of the 4th prototype of the fifth-generation aviation complex (PAK FA) took place in Sukhoi’s KnAAPO aircraft plant in Komsomolsk-on-Amur. The plane was piloted by distinguished test pilot of the Russian Federation, the Hero of Russia Sergey Bogdan.
The aircraft spent in the air forty minutes and landed on the factory airfield runway. The flight was successful, in full accordance with the flight plan. Stability of the aircraft test was conducted during the flight as well as evaluation of the power plant systems’ performance. The aircraft proved itself well in all phases of the planned flight program. The pilot confirmed reliable operation of all systems and components.
The first flight of the PAK FA was held on January 29, 2010 in Komsomolsk-on-Amur.
At present, work is underway on the full range of ground and flight tests. Three PAK FA prototypes take part in the test program. At the present time more than 200 flights have been made on the flight test program.
-ends-
Realmente os russos estão bem rápidos no desenvolvimento deste avião, talvez não tenha o nível de inovação tecnológica do f-35, mas para o Brasil que nunca construiu um caça seria uma ótima oportunidade de aprendizado, e com a ajuda no gerenciamento por parte da EMBRAER, os problemas do SU-34 que foram comentados em outro tópico talvez não ocorressem.
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55288
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2759 vezes
- Agradeceram: 2437 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
aqui ficam links para 2 videozitos do 4º protótipo
http://tvzvezda.ru/news/forces/content/ ... 3-tk19.htm
http://www.vesti.ru/only_video.html?vid=470769
http://tvzvezda.ru/news/forces/content/ ... 3-tk19.htm
http://www.vesti.ru/only_video.html?vid=470769
Triste sina ter nascido português
- faterra
- Sênior
- Mensagens: 5096
- Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Subject 1: Sukhoi T-50 PakFa - 52 Blue
Subject 2: Mikoyan-Gurevich MiG-35D Fulcrum
Russian Air Force - Moscow, Ramenskoye
Photo Taken by Weimeng - 12th August 2012
Não é tão infernal quanto a dupla T-50 PakFa + Su-35BM/S, mas ficaríamos muito bonitos na fita com esta dupla!
Editado pela última vez por faterra em Qua Dez 19, 2012 11:33 pm, em um total de 1 vez.
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
- Olinda
- Avançado
- Mensagens: 373
- Registrado em: Seg Out 19, 2009 1:24 pm
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 26 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Compra o projeto do MIG-35 (se não estou enganado tem versão com eletronica ocidental) incluidno radar e turbina .faterra escreveu:
Subject 1: Sukhoi T-50 PakFa - 52 Blue
Subject 2: Mikoyan-Gurevich MiG-35D Fulcrum
Russian Air Force - Moscow, Ramenskoye
Photo Taken by Weimeng - 12th August 2012
Não é tão infernal quanto a dupla T-50 PakFa + Su-35BM/S, mas ficaríamos muito bonitos na fita com esta dupla!
Entra em parceria com algum pais para desenvolver um caça de 5 geração ou no T-50 PakFa.
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
bem que podiam acabar de vez com essa esculhambação chamada FX e a dar a louca na Dilma e ela saltar na frente das câmeras em 31 e dezembro de terninho vermelho-rosa cheguei, e escancarar a compra de 126 desses bichinhos aí. Sete esquadrões a 18 caças cada um. Dois na região norte e um pra cada região restante. E como "desculpa" ideal para a necessidade do investimento, a copa do mundo e as olimpíadas. O país... coff, coff, coff... quero dizer, a Copa do Mundo e os jogos de 2016, e todos os seus convidados estariam completa e integralmente protegidos. Precisa de mais?
abs.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Ele está fazendo alusão a uma citação jocosa do usuário pt, em relação ao caça, como visto acima.bolovo escreveu:Muito bonito esse Mig-15 recauchutado (apud pt).
abs.
Carpe Diem
- pt
- Sênior
- Mensagens: 3131
- Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
- Localização: Setubal - Portugal
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 161 vezes
- Contato:
Re: PAK FA - VOOU!!!
Não é um MiG-15, é um Sukhoi Su-27 «Flanker».
E só não vê isso quem não quer ...
Os chineses, mesmo com os olhos em bico, conseguiram ver isso quando recusaram participar no projeto.
Hoje têm duas tremendas e devastadoras razões para mostrar porque razão nem quiseram pensar no «T-50». Chamam-se Chengdu J-20 e Shenyang J-31.
Mas claro, os chineses devem ser burros. Afinal eles têm os olhos em bico
E só não vê isso quem não quer ...
Os chineses, mesmo com os olhos em bico, conseguiram ver isso quando recusaram participar no projeto.
Hoje têm duas tremendas e devastadoras razões para mostrar porque razão nem quiseram pensar no «T-50». Chamam-se Chengdu J-20 e Shenyang J-31.
Mas claro, os chineses devem ser burros. Afinal eles têm os olhos em bico
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: PAK FA - VOOU!!!
Pô, pt. Demorou seis dias. Está enferrujado, não é o pt que eu conheço!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Re: PAK FA - VOOU!!!
Piada?pt escreveu:Não é um MiG-15, é um Sukhoi Su-27 «Flanker».
E só não vê isso quem não quer ...
Os chineses, mesmo com os olhos em bico, conseguiram ver isso quando recusaram participar no projeto.
Hoje têm duas tremendas e devastadoras razões para mostrar porque razão nem quiseram pensar no «T-50». Chamam-se Chengdu J-20 e Shenyang J-31.
Mas claro, os chineses devem ser burros. Afinal eles têm os olhos em bico