Marinha da República Popular da China (PLAN)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5872 vezes
Agradeceram: 3319 vezes

Re: Marinha da República Popular da China (PLAN)

#646 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 17, 2012 9:19 pm

Luís Henrique escreveu:
FCarvalho escreveu:Sinceramente, é de doer na consciência. O caras compraram um refugo de porta-aviões outro dia, reformam a bagaça em uns poucos anos, e agora lançam o bicho ao mar, incorporando a marinha deles, e dentre em pouco estarão operacionais com seus caças ching-ling de 4a G, com a 5aG a caminho, e nós aqui sequer conseguimos ter uma aviação naval de asa fixa até hoje, quase vinte anos depois...
É de envergonhar. Se este pais tivesse alguma. :oops:
abs.
A China é a 2ª maior economia do planeta. Em breve será a PRIMEIRA.
Eles possuem uma política externa agressiva. A partir de agora eles competirão com os EUA em tudo, mesmo na arena militar.
Não tenho tanta vergonha de nos comparar à eles. O que da vergonha é o Chile ter quase 60 F-16 modernos.
A Venezuela ter TOR e Su-30. Isto sim que da MUITA vergonha.
Luis, se considerarmos que em 1997 quando compramos os A-4, e eu bem me lembro disso até hoje, quando surpreso e boquiaberto, li a noticia em uma FlapInternacional, e demos início a esta história toda de reaver as asas fixas da MB, eles mau estavam entre as 10 maiores economias do mundo, salvo engano, e nem sequer se pensava em uma China superpotência naval, imagine-se em Nae chinês, com caça naval chinês. Eles praticamente partiram do zero, do nada, e tem o que vemos hoje.

E nós aqui com mais de 50 anos operando Nae's, P-16's, SH-3's, etc, etc. não conseguimos fazer se quer os nossos míseros A-4 voarem. Não conseguimos formar pilotos navais de asa fixa em quantidade credíveis e ainda hoje os primeiros a se formarem não tem horas nem pra poder confirmar sua proeficiência embarcado, porque a merda do único Nae que temos passa mais tempo "na oficina" do que no mar.

E mesmo agora quando parece que vamos ter algo mais, os números não são, ao menos sob minha perspetiva, alvissareiros. Compra de 8 aeronaves retiradas de sucatões americanos para reforma, 12 A-4, se muito, sendo reformados também, e pronto, temos nossa pretensa aviação naval de asa fixa de novo. Operacional A partir de 2017/2018, se tudo der certo e o governo não atrapalhar.

Então conte-se, serão mais de duas décadas entre a compra e a efetiva operacionalidade de uma aeronave de asa fixa no convôo do único Nae brasileiro. O que fizemos nestas duas décadas? Nada. Apenas lamentamos a maior parte do tempo o fato de não termos um governo com c...lhões para gerir os interesses da defesa nacional assim como o chinês. Há sim. Fizemos muitos planos também, como de praxe. E a MB continuou com o pires na mãos como de costume.

E eles o que fizeram neste tempo? Fizeram um Nae, projetaram dois caças navais, tem helos e AEW navais e, estão prestes a colocar tudo isso bem na nossa cara, no mesmo espaço de tempo. Há sim, tem projetos de um Nae de desenho próprio e de caças de 5aG, AEW, ARP's navais, além de novos helos navais.

Nós temos o que mesmo?

Acho que temos que ter vergonha sim. Eles nos passaram em tudo, flagrante e diligentemente.

Enquanto nós pensávamos que éramos os novos fodões da economia da América Latina e do mundo livre, eles não dormiam no ponto e faziam o seu dever de casa, ao longo tempo, sem alarde e sem presunção.

E quem acabou dando uma de galinha, cacarejando só porque chocou um ovo verde-amarelo, fomos nós. Porque de galo mesmo, neste galinheiro que é o mundo, este, está se tornando cada vez mais vermelho indubitavelmente.

abs.

Carpe Diem
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 583 vezes
Agradeceram: 190 vezes

#647 Mensagem por saullo » Qua Out 17, 2012 9:56 pm

FCarvalho escreveu:
Luís Henrique escreveu: A China é a 2ª maior economia do planeta. Em breve será a PRIMEIRA.
Eles possuem uma política externa agressiva. A partir de agora eles competirão com os EUA em tudo, mesmo na arena militar.
Não tenho tanta vergonha de nos comparar à eles. O que da vergonha é o Chile ter quase 60 F-16 modernos.
Luis, se considerarmos que em 1997 quando compramos os A-4, e eu bem me lembro disso até hoje, quando surpreso e boquiaberto, li a noticia em uma FlapInternacional, e demos início a esta história toda de reaver as asas fixas da MB, eles mau estavam entre as 10 maiores economias do mundo, salvo engano, e nem sequer se pensava em uma China superpotência naval, imagine-se em Nae chinês, com caça naval chinês. Eles praticamente partiram do zero, do nada, e tem o que vemos hoje.

E nós aqui com mais de 50 anos operando Nae's, P-16's, SH-3's, etc, etc. não conseguimos fazer se quer os nossos míseros A-4 voarem. Não conseguimos formar pilotos navais de asa fixa em quantidade credíveis e ainda hoje os primeiros a se formarem não tem horas nem pra poder confirmar sua proeficiência embarcado, porque a merda do único Nae que temos passa mais tempo "na oficina" do que no mar.

E mesmo agora quando parece que vamos ter algo mais, os números não são, ao menos sob minha perspetiva, alvissareiros. Compra de 8 aeronaves retiradas de sucatões americanos para reforma, 12 A-4, se muito, sendo reformados também, e pronto, temos nossa pretensa aviação naval de asa fixa de novo. Operacional A partir de 2017/2018, se tudo der certo e o governo não atrapalhar.

Então conte-se, serão mais de duas décadas entre a compra e a efetiva operacionalidade de uma aeronave de asa fixa no convôo do único Nae brasileiro. O que fizemos nestas duas décadas? Nada. Apenas lamentamos a maior parte do tempo o fato de não termos um governo com c...lhões para gerir os interesses da defesa nacional assim como o chinês. Há sim. Fizemos muitos planos também, como de praxe. E a MB continuou com o pires na mãos como de costume.

E eles o que fizeram neste tempo? Fizeram um Nae, projetaram dois caças navais, tem helos e AEW navais e, estão prestes a colocar tudo isso bem na nossa cara, no mesmo espaço de tempo. Há sim, tem projetos de um Nae de desenho próprio e de caças de 5aG, AEW, ARP's navais, além de novos helos navais.

Nós temos o que mesmo?

Acho que temos que ter vergonha sim. Eles nos passaram em tudo, flagrante e diligentemente.

Enquanto nós pensávamos que éramos os novos fodões da economia da América Latina e do mundo livre, eles não dormiam no ponto e faziam o seu dever de casa, ao longo tempo, sem alarde e sem presunção.

E quem acabou dando uma de galinha, cacarejando só porque chocou um ovo verde-amarelo, fomos nós. Porque de galo mesmo, neste galinheiro que é o mundo, este, está se tornando cada vez mais vermelho indubitavelmente.

abs.
Seu resumo mostra o que penso, o Brasil, quando avança em alguma área, é de forma muito lenta, e todos os demais avançam muito mais rapidamente no mesmo espaço de tempo.
O Brasil é como aquelas equipes do final do grid da Fórmula 1, que quando conseguem melhorar seus tempos de volta em 2 segundos, pouco vale, pois as demais melhoram em 3 ou 4 segundos, e aí a distância entre elas até aumenta.
Na verdade, podemos até estar andando lentamente é para trás.

Abraços

Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#648 Mensagem por Lord Nauta » Qui Out 18, 2012 7:03 am

saullo escreveu:
FCarvalho escreveu: Luis, se considerarmos que em 1997 quando compramos os A-4, e eu bem me lembro disso até hoje, quando surpreso e boquiaberto, li a noticia em uma FlapInternacional, e demos início a esta história toda de reaver as asas fixas da MB, eles mau estavam entre as 10 maiores economias do mundo, salvo engano, e nem sequer se pensava em uma China superpotência naval, imagine-se em Nae chinês, com caça naval chinês. Eles praticamente partiram do zero, do nada, e tem o que vemos hoje.

Nós temos o que mesmo?

abs.
Seu resumo mostra o que penso, o Brasil, quando avança em alguma área, é de forma muito lenta, e todos os demais avançam muito mais rapidamente no mesmo espaço de tempo.
O Brasil é como aquelas equipes do final do grid da Fórmula 1, que quando conseguem melhorar seus tempos de volta em 2 segundos, pouco vale, pois as demais melhoram em 3 ou 4 segundos, e aí a distância entre elas até aumenta.
Na verdade, podemos até estar andando lentamente é para trás.

Abraços

Senhores,

Muita calma. A comparação entre Brasil e China e um exercício complexo. O quadro geopolítico em que a China esta inserido e completamente diferente daquele do Brasil. Vejamos uma única diferença fundamental, por exemplo, a China e membro do CS da ONU além de ter armas nucleares. Outra questão a China não e uma democracia. O Comitê Central do Partido Comunista decide e pronto.

Sds

Lod Nauta

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#649 Mensagem por Luís Henrique » Qui Out 18, 2012 11:37 am

FCarvalho escreveu:
Luís Henrique escreveu: A China é a 2ª maior economia do planeta. Em breve será a PRIMEIRA.

Nós temos o que mesmo?

abs.
Concordo. Mas ai não somos só nós. Praticamente o mundo todo.
A China fez algo, que nenhuma outra nação fez na mesma época.
Ela passou praticamente TODO MUNDO, com exceção dos EUA. Apenas por enquanto...

Já, a nossa vergonha é MUITO mais grave. Estamos em uma situação tão medíocre que não precisamos olhar para a China.
Existem países BEM MAIS POBRES e MENORES que a China, que estão dando um banho no Brasil.
É ainda muito mais vergonhoso.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
FOXTROT
Sênior
Sênior
Agradeceu: 271 vezes
Agradeceram: 111 vezes

#650 Mensagem por FOXTROT » Qui Out 18, 2012 2:25 pm

Uma coisa é fato, por mais que sejam cenários diferentes e de difícil comparação, a China tem um planejamento estratégico, ou seja, traça uma meta e a segue, já o Brasil, tem por meta fazer um bom negócio, uma sucata aqui, uma sobra ali, um navio que não foi incorporado em outra marinha serve, desde que por um bom preço, é assim nos 3 ramos das Fas, embora a MB seja muito mais competente que as outras forças.

Desde o ano 200 eu me interesso por defesa, nesse período o Brasil comprou o que novo? Alguns helicópteros, aviões de transporte CASA, caminhões e jipes, mísseis igla, e um submarino dentre outros produtos como radares e pouco mais.

O poderoso Chile comprou 10 F-16 zerobala e tem uma frota de aproximadamente 50 aeronaves f-16 modernizados (+10 novos), recebeu dois submarinos, fragatas e etc.

A Venezuela recebeu 24 SU-30, helicópteros, tanques, diversos sistemas SAM, artilharia de campanha rebocada e autopropulsada, tem barcos e submarinos encomendados e uma infinidade de outras armas.

Comparar a China com o Brasil é desproporcional, já o Brasil com seus vizinhos é vergonhoso!

Saudações

"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#651 Mensagem por Boss » Qui Out 18, 2012 3:08 pm

Até tópico de marinha estrangeira virou balde de lamúrias.

O fórum já está quase uniforme, 90% dos tópicos tem o mesmo conteúdo.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
mmatuso
Sênior
Sênior
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

#652 Mensagem por mmatuso » Qui Out 18, 2012 3:11 pm

Parâmetro para comparar com o Brasil: Finlândia, Zimbabué, Bolívia e Paraguai.

felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#653 Mensagem por felipexion » Qui Out 18, 2012 7:52 pm

mmatuso escreveu:Parâmetro para comparar com o Brasil: Finlândia, Zimbabué, Bolívia e Paraguai.
:roll:

Eu quero saber qual desses países, em sua marinha, tem um programa de submarinos nucleares, experiência com porta-aviões e opera aeronaves de asa fixa.

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
mmatuso
Sênior
Sênior
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

#654 Mensagem por mmatuso » Qui Out 18, 2012 8:57 pm

felipexion escreveu:
mmatuso escreveu:Parâmetro para comparar com o Brasil: Finlândia, Zimbabué, Bolívia e Paraguai.
:roll:

Eu quero saber qual desses países, em sua marinha, tem um programa de submarinos nucleares, experiência com porta-aviões e opera aeronaves de asa fixa.
Ironia meu caro, Ironia

:wink:

obs. Por mais que tenha sido irônico nos aqui sabemos da competência das forças armadas e como se "viram nos 30", a falta de visão vem de cima o que cria algumas situações jocosas como FX2 e etc.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#655 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 18, 2012 9:28 pm

Lord Nauta escreveu:Senhores,
Muita calma. A comparação entre Brasil e China e um exercício complexo. O quadro geopolítico em que a China esta inserido e completamente diferente daquele do Brasil. Vejamos uma única diferença fundamental, por exemplo, a China e membro do CS da ONU além de ter armas nucleares. Outra questão a China não e uma democracia. O Comitê Central do Partido Comunista decide e pronto.
Sds
Lod Nauta
Lord, a China, mesmo tendo um quadro diverso do brasileiro, não nos pode deixar de fazer enxergar como o planejamento da geopolítica de ambos anda na contramão.
Mesmo considerando-se que o sistema politico chinês como sendo autoritário em seu cerne.
Contudo, em sistemas democráticos, a imposição arbitrária de diretrizes, normalmente, é substituída pela vontade, consciência e responsabilidade do poder público ante a visão das necessidades do Estado.
Embora o Brasil seja um país com um potencial sócio-econômico e natural pouco superável pela imensa maioria dos países, em quase nada este nos tem servido, ante a enorme imaturidade e desconcertante provincianismo de nossa sociedade. E por consequência de seus quadros políticos e dirigentes.
Enfim, não soubemos, ou não quisemos, fazer o dever de casa. O resultado está aí.
Mais um plano de reequipamento naval para 30 anos, que já está, não por acaso, atrasado em seu início em pelo menos 3.
Mas isso lá incomoda ou já incomodou alguém no Brasil?
O nosso berço continua esplendido. Assim como o congresso não precisa trabalhar às segundas e sextas... :|

abs.

Carpe Diem
marcolima
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

#656 Mensagem por marcolima » Qui Nov 08, 2012 11:26 am

Saiu no site da Terra:

Presidente chinês defende o país como "potência marítima"

08 de novembro de 2012 • 08h07 • atualizado às 08h36

O presidente chinês, Hu Jintao, advertiu nesta quinta-feira que a corrupção endêmica que afeta a sociedade chinesa pode ser fatal e fez um apelo por mais democracia, no discurso de abertura do XVIII congresso do Partido Comunista da China (PCC).

Hu Jintao, 69 anos, que deve ceder o posto de secretário-geral do PCC a Xi Jinping, 59 amos, também defendeu que a China vire "uma potência marítima". Em um discurso de 90 minutos para mais de 2 mil delegados do PCC, reunidos em Pequim no solene Palácio do Povo, Hu Jintao ressaltou a importância das reformas políticas, um aspecto no qual o balanço de seu governo é considerado frágil.

"A reforma da estrutura política é uma parte importante das reformas globais da China. Devemos continuar nossos esforços, ativa e prudentemente, para prosseguir na reforma da estrutura política e ampliar a democracia popular", declarou Jintao. "Devemos dar mais importância a melhorar o sistema democrático com o objetivo de garantir que o povo possa ter eleições e decisões democráticas", completou.

Hu Jintao pediu ainda que a China seja transformada em "potência marítima", no momento em que o país e o Japão disputam a soberania de um arquipélago no mar da China oriental. Pequim, que inaugurou o primeiro porta-aviões em setembro, deve "defender resolutamente seus direitos e interesses marítimos", destacou o presidente chinês, que ao fim do congresso deve ser substituído por Xi Jinping.

Após citar os "problemas" que podem afetar a sobrevivência do país, Hu disse que a China deve construir "uma forte defesa nacional e poderosas forças armadas que correspondam ao grau internacional da China". Também disse que Pequim deve avançar na preparação militar em geral e na área tecnológica das forças armadas em particular. De acordo com ele, a tarefa mais importante da China é ser capaz de "ganhar uma guerra local na era da informação".

Hu Jintao advertiu que "a corrupção pode provocar a derrubada do Partido e do Estado". "Se fracassarmos no tratamento correto deste assunto, isto pode ser fatal", disse. A China se viu sacudida este ano por vários escândalos político-financeiros que envolveram as famílias de altos dirigentes, incluindo um membro do bureau político, Bo Xilai, que foi expulso do partido e aguarda julgamento.

Informações da imprensa revelaram as colossais fortunas das famílias de algumas autoridades, incluindo as do primeiro-ministro Wen Jiabao e a do futuro número um do país Xi Jinping.

O Partido Comunista deve garantir que nenhum dirigente chinês abuse de seu poder, completou o atual presidente. "O Partido vai garantir que os dirigentes respeitem a lei em atos e pensamentos", prometeu Hu. "Devemos garantir que todos são iguais perante a lei; nenhuma organização, nenhum indivíduo tem o privilégio de pisotear a Constituição", completou.

A China deve aplicar "um novo modelo de crescimento", afirmou o presidente, no momento em que a segunda economia mundial passa por uma desaceleração. "Em resposta às mudanças econômicas no plano nacional e internacional, precisamos acelerar a criação de um novo modelo de crescimento baseado em uma qualidade melhor e em resultados superiores", declarou Jintao. A "década de ouro" de Hu Jintao deu lugar a um crescimento de 7,8%, o menor desde a crise financeira asiática de 1997-98.

A imprensa internacional foi convidada no primeiro dia do congresso, que prosseguirá a portas fechadas até o dia 14, data na qual os sete ou nove membros da nova direção suprema da China devem fazer uma breve aparição para as câmeras de todo o mundo. Na ocasião, Xi Jinping, secretário-geral do PCC, assumirá de fato o posto de presidente da República, uma formalidade prevista para março de 2013. Ele já era vice-presidente do país.

Xi deve governar uma China em plena mutação, com uma economia quase capitalista afetada pela crise financeira europeia e uma população ávida por reformas políticas e transparência, sobretudo a respeito da riqueza das autoridades comunistas. Mais de 80% dos chineses que moram nas áreas urbanas desejam mudanças políticas, segundo uma pesquisa divulgada na quarta-feira pela imprensa oficial. E os mais de 500 milhões de internautas do país são bastante críticos, apesar da rígida censura.

No campo dos direitos humanos, Xi Jinping deverá decidir se liberta ou não o vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2010, o dissidente Liu Xiaobo. Para isto ele precisará obter o consenso dos pares: a China posterior a Mao e Deng Xiaoping desconfia dos homens fortes. Com o risco de sofrer o imobilismo.

[]S MARCO

A paz é só um período entre guerras...
FCarvalho
Sênior
Sênior

#657 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 09, 2012 4:25 pm

marcolima escreveu:Saiu no site da Terra:
Presidente chinês defende o país como "potência marítima"
08 de novembro de 2012 • 08h07 • atualizado às 08h36

Hu Jintao pediu ainda que a China seja transformada em "potência marítima", no momento em que o país e o Japão disputam a soberania de um arquipélago no mar da China oriental. Pequim, que inaugurou o primeiro porta-aviões em setembro, deve "defender resolutamente seus direitos e interesses marítimos", destacou o presidente chinês, que ao fim do congresso deve ser substituído por Xi Jinping.

Após citar os "problemas" que podem afetar a sobrevivência do país, Hu disse que a China deve construir "uma forte defesa nacional e poderosas forças armadas que correspondam ao grau internacional da China". Também disse que Pequim deve avançar na preparação militar em geral e na área tecnológica das forças armadas em particular. De acordo com ele, a tarefa mais importante da China é ser capaz de "ganhar uma guerra local na era da informação".
A diferença que faz o discurso e a prática entre China e Brasil.

abs.

Carpe Diem
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

#658 Mensagem por Lirolfuti » Qua Nov 14, 2012 8:38 pm

Voa na China o modelo biposto do caça embarcado J-15 ‘Flying Shark’
Publicado em 14/11/2012 por Fernando Valduga em Militar

No dia 2 de novembro, o caça naval chinês J-15S fez seu primeiro vôo. Esta é a versão de dois lugares (biposto), com o assento traseiro sendo para o oficial de armas (ou WSO). Assim, o J-15S é semelhante ao F-15E da Força Aérea dos EUA. Durante a última década, a Marinha dos EUA abandonou os aviões de combate de dois lugares nas operações embarcadas em porta-aviões.

O J-15 parece estar pronto para a produção. Um deles foi visto recentemente fazendo manobras de toque e arremetida no novo porta-aviões chinês Liaoning. Este navio foi recentemente visto voltando de uma viagem de treinamento com marcas de derrapagem perto dos cabos de paradar no convoo, o que indica que a aeronave teve, pela primeira vez, pousos e decolagens no navio. Vários J-15 tem sido visto nas bases navais pintados com esquemas de combate, não pinturas de aeronaves em desenvolvimento. Cerca de 20 caças J-15 foram construídos até agora para utilização em ensaios. A China também está usando treinadores a jato JL-9 para operações no porta-aviões, bem como treinamento.

Durante a maioria da década passada, a China vem desenvolvendo o J-15, que é uma versão embarcada em porta-aviões do caça russo Su-27. Já existe uma versão russa deste, chamada de Su-33. A Rússia se recusou a vender os Su-33s para a China, quando observou que a China estava fazendo cópias ilegais do Su-27 (o J-11) e não quis colocar um grande pedido para os Su-33s, mas queria apenas dois, para “avaliação”. A China acabou recebendo um Su-33 da Ucrânia, em 2001, que herdou uma parte, quando a União Soviética se dissolveu em 1991.Os primeiros protótipos do J-15 estavam em construção há dois anos, e o avião fez seu primeiro vôo há dois anos. Os russos não estavam felizes com este desenvolvimento. Os especialistas em aviação russos abertamente ridicularizaram o J-15, lançando dúvidas sobre a capacidade dos engenheiros chineses de replicar as principais características do Su-33. Isso continua a ser visto, enquanto os chineses copiam tecnologia militar russa do passado. Mas os chineses têm muita experiência em roubar tecnologia estrangeira e fazê-la funcionar, e assim como o J-15, muito bem pode vir a ser pelo menos tão bom como o Su-33. Enquanto isso, a própria Rússia parou de usar o Su-33 em favor do mais barato MiG-29K (que também está sendo usado pela Índia).

O caça Su-33 de 33 toneladas é maior do que o MiG-29K de 21 toneladas, e ambos os tipos de aeronaves foram projetadas para operar a partir dos três porta-aviões Classe Kuznetsovs de 65.000 toneladas que a União Soviética estava construindo na década de 1980. Mas quando terminou a Guerra Fria, em 1991, apenas um Kuznetsov estava quase pronto. O segundo navio da classe, o Varyag, foi vendido para a China e foi reconstruído como Liaoning. O Gorshkov menor, foi reconstruída e vendido para a Índia (que acreditava que o MiG-29K menor fosse mais adequado para este porta-aviões).Aeronaves de treinamento JL-9 da China foram vistas com um tailhook, indicando o uso para pilotos em treinamento em porta-aviões. A Marinha Chinesa construiu uma pista em base terrestre no tamanho e na forma de uma plataforma embarcada, de modo que o pouso em porta-aviões pudesse ser praticado. Isso prepara o aviador para o novo desafio de pouso no pequeno espaço em porta-aviões, que está se movendo para cima e para baixo, para os lados, e para frente.

O JL-9 é uma versão atualizada do treinador JJ-7, que foi baseado no J-7 (uma cópia chinesa do russo MiG-21). O JL-9 tem entradas de ar laterais e um radome de radar maior na frente. Ele não se parece muito com um MiG-21 e é um pouco mais fácil de voar. O JL-9 entrou em produção no ano passado e custa vários milhões de dólares mais barato do que seu concorrente, o treinador bimotor JL-15.

Aparentemente, os chineses acreditam que é melhor e mais barato, para os novos pilotos dos J-10 e J-11 aprender no JL-9, em vez de gastar mais tempo nos mais caros mas mais similar em desempenho (para J-10s e 11s) JL-15s. Em vez do JL-15, a Força Aérea e a Marinha da China estão comprando JL-9s e equipando alguns deles para operar a partir de porta-aviões.

Fonte: Strategy Page – Tradução: Cavok
http://www.cavok.com.br/blog/?p=57694

FCarvalho
Sênior
Sênior

#659 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 18, 2012 5:04 pm

E as novidades continuam vindas do leste...
Morram de inveja! :twisted:

China admite estar desenvolvendo navio da assalto anfíbio
Imagem

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=11925

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#660 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 23, 2012 5:42 pm

E lá vem eles...

http://alert5.com/2012/11/23/first-arre ... more-19949
Pilot who made first arrested landing on Liaoning

Reports by Chinese media say the first pilot to make an arrested landing on board aircraft carrier Liaoning is Dai Mingmeng.

Dai was formerly with PLANAF 4th Fighter Division, 10th Air Regiment. He ejected from a J-6 as a student pilot in 1996.
http://alert5.com/wp-content/uploads/2012/11/27_38109_bcbaf6f71c905a01.jpg
[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder