Luis, se considerarmos que em 1997 quando compramos os A-4, e eu bem me lembro disso até hoje, quando surpreso e boquiaberto, li a noticia em uma FlapInternacional, e demos início a esta história toda de reaver as asas fixas da MB, eles mau estavam entre as 10 maiores economias do mundo, salvo engano, e nem sequer se pensava em uma China superpotência naval, imagine-se em Nae chinês, com caça naval chinês. Eles praticamente partiram do zero, do nada, e tem o que vemos hoje.Luís Henrique escreveu:A China é a 2ª maior economia do planeta. Em breve será a PRIMEIRA.FCarvalho escreveu:Sinceramente, é de doer na consciência. O caras compraram um refugo de porta-aviões outro dia, reformam a bagaça em uns poucos anos, e agora lançam o bicho ao mar, incorporando a marinha deles, e dentre em pouco estarão operacionais com seus caças ching-ling de 4a G, com a 5aG a caminho, e nós aqui sequer conseguimos ter uma aviação naval de asa fixa até hoje, quase vinte anos depois...
É de envergonhar. Se este pais tivesse alguma.
abs.
Eles possuem uma política externa agressiva. A partir de agora eles competirão com os EUA em tudo, mesmo na arena militar.
Não tenho tanta vergonha de nos comparar à eles. O que da vergonha é o Chile ter quase 60 F-16 modernos.
A Venezuela ter TOR e Su-30. Isto sim que da MUITA vergonha.
E nós aqui com mais de 50 anos operando Nae's, P-16's, SH-3's, etc, etc. não conseguimos fazer se quer os nossos míseros A-4 voarem. Não conseguimos formar pilotos navais de asa fixa em quantidade credíveis e ainda hoje os primeiros a se formarem não tem horas nem pra poder confirmar sua proeficiência embarcado, porque a merda do único Nae que temos passa mais tempo "na oficina" do que no mar.
E mesmo agora quando parece que vamos ter algo mais, os números não são, ao menos sob minha perspetiva, alvissareiros. Compra de 8 aeronaves retiradas de sucatões americanos para reforma, 12 A-4, se muito, sendo reformados também, e pronto, temos nossa pretensa aviação naval de asa fixa de novo. Operacional A partir de 2017/2018, se tudo der certo e o governo não atrapalhar.
Então conte-se, serão mais de duas décadas entre a compra e a efetiva operacionalidade de uma aeronave de asa fixa no convôo do único Nae brasileiro. O que fizemos nestas duas décadas? Nada. Apenas lamentamos a maior parte do tempo o fato de não termos um governo com c...lhões para gerir os interesses da defesa nacional assim como o chinês. Há sim. Fizemos muitos planos também, como de praxe. E a MB continuou com o pires na mãos como de costume.
E eles o que fizeram neste tempo? Fizeram um Nae, projetaram dois caças navais, tem helos e AEW navais e, estão prestes a colocar tudo isso bem na nossa cara, no mesmo espaço de tempo. Há sim, tem projetos de um Nae de desenho próprio e de caças de 5aG, AEW, ARP's navais, além de novos helos navais.
Nós temos o que mesmo?
Acho que temos que ter vergonha sim. Eles nos passaram em tudo, flagrante e diligentemente.
Enquanto nós pensávamos que éramos os novos fodões da economia da América Latina e do mundo livre, eles não dormiam no ponto e faziam o seu dever de casa, ao longo tempo, sem alarde e sem presunção.
E quem acabou dando uma de galinha, cacarejando só porque chocou um ovo verde-amarelo, fomos nós. Porque de galo mesmo, neste galinheiro que é o mundo, este, está se tornando cada vez mais vermelho indubitavelmente.
abs.