Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Pablo Maica
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#2356
Mensagem
por Pablo Maica » Seg Out 15, 2012 2:09 am
bcorreia escreveu:Pablo Maica escreveu:
Acho que por mais que haja modernização e por melhor que esta seja, a idade da célula pesa. E os Checks C e D se tornam cada vez mais frequentes.
Um abraço e t+
Creio que nesse caso nem seja muito o peso da idade da célula, mas sim dos sistemas, se esses KC-137 passassem pelo mesmo processo de modernização que os KC da usaf passaram, inclusive com a instalação das CFM, esses aviões ainda voariam muito, só não sei se o custo desse processo valeria a pena.
Quais sistemas que a modernização da USAF abrangeu?
A FAB não queria trocar as turbinas dos KC-137 também? Se não me engano li algo do tipo a uns anos atrás. Acho que por serem aeronaves de grande importância estratégica um alto custo de modernização pode se tornar aceitável, mas claro desde que não se aproximo ao valor de uma aeronave nova, ou usada em melhor estado e mais moderna.
Um abraço e t+
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henriquejr
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#2357
Mensagem
por henriquejr » Seg Out 15, 2012 9:50 am
Existe uma opção de remotorização utilizando as turbinas JT8D, que são bem mais em conta que as CFM. Esta remotorização vem sendo oferecida a operadores do B-707 por uma empresa americana a alguns anos.
P&W's JT8D Engine Receives FAA Certification For Engine Enhancements
Will Support The Re-Engining Of Boeing 707s And Derivatives
Pratt & Whitney has received FAA certification for several enhancements for the JT8D-219 engine. These enhancements successfully completed 150 hours of endurance testing in May, clearing the way for final certification of the upgrades early November. "The JT8D is a major part of Pratt & Whitney's history; improving its reliability and modernizing its capability will keep it a viable engine for years to come," says Rick Krueger, chief engineer for Pratt & Whitney's Operational Commercial Engines.
JT8D Engine File Image
The overall project includes several configuration updates: a nickel high-pressure compressor rotor system that provides enhanced corrosion resistance, external changes to accommodate mounting the engine under the wing, an enhanced bleed override system, and higher load-carrying towershaft and gearbox elements to accommodate increased power extraction.
The JT8D-219 engine will be offered to support B707 re-engining via the Supplemental Type Certificate approved by the FAA for Pratt & Whitney's Joint Venture partner, Seven Q Seven, on July 20, 2010. Seven Q Seven is a San Antonio, Texas-based company that converts and upgrades aircraft, primarily Boeing 707s, for commercial and military support applications.
The first enhanced JT8D-219 engine is on track to be delivered to Northrop Grumman in February, in support of re-engining the USAF E-8C Joint Surveillance Target Attack Radar System (Joint STARS) aircraft. The E-8C is a modified B707-300.
B-707
"Pratt & Whitney is excited to provide the enhanced JT8D-219 configuration, which will provide improved mission capability to the Joint STARS platform," says Bev Deachin, vice president Military Engines and Customer Support. "Joint STARS will benefit from the significantly reduced fuel consumption and additional thrust. Joint STARS is the only all weather, long-range, real-time Wide Area Surveillance (WAS) and Battle Management System. The fleet operates out of Robins Air Force Base, Georgia, and plays a significant role in supporting ground and airborne forces."
The JT8D-219 engines will be assembled and tested in Pratt & Whitney's Middletown, Conn., facility. If the U.S. Air Force chose to retrofit its entire Joint STARS fleet, production quantities could result in excess of 80 engines.
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sapao
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#2358
Mensagem
por sapao » Seg Out 15, 2012 10:27 pm
bcorreia escreveu:Pablo Maica escreveu:
Acho que por mais que haja modernização e por melhor que esta seja, a idade da célula pesa. E os Checks C e D se tornam cada vez mais frequentes.
Um abraço e t+
Creio que nesse caso nem seja muito o peso da idade da célula, mas sim dos sistemas, se esses KC-137 passassem pelo mesmo processo de modernização que os KC da usaf passaram, inclusive com a instalação das CFM, esses aviões ainda voariam muito, só não sei se o custo desse processo valeria a pena.
Aparentemente não. Por mais que se modernize, ainda é material antigo.
Os da USAF só não fortam trocados porque deu um pequeno "problema" processo de seleção no KC-X deles, senão já estariam aposentando os KC-135.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Carlos Lima
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#2359
Mensagem
por Carlos Lima » Ter Out 16, 2012 2:49 am
Cara... e eu tirei umas fotos do KC-135... os bichos estão no bagaço mesmo!
O troço é brabo.
[]s
CB_Lima
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WalterGaudério
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#2360
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por WalterGaudério » Ter Out 16, 2012 1:45 pm
henriquejr escreveu:Li uma reportagem na RFA que os KC-137 da FAB ainda estão com cerca da metade dos cíclos de sua vida útil voadas, que são as células de B707 menos voadas existente no mundo.
Isso aí é verdade. Mas a questão é saber se ainda vale a pena modernizar o avião. Custo Benefício. Eu, o "especialista" em aviação ,
acho que não.
Editado pela última vez por
WalterGaudério em Qui Out 25, 2012 1:28 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
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Os sábios PENSAM
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Os Imbecis FINANCIAM...
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#2361
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por sapao » Ter Out 16, 2012 8:05 pm
WalterGaudério escreveu:henriquejr escreveu:Li uma reportagem na RFA que os KC-137 da FAB ainda estão com cerca da metade dos cíclos de sua vida útil voadas, que são as células de B707 menos voadas existente no mundo.
Isso aí é verdade. Mas a questão é saber se ainda vale a pena modernizar os avião. Custo Benefício. Eu o "especialista" em aviação ,
acho que não.
Eu,
outro "especialista" concordo que nesse caso especifico tambem não vale a pena.
Alias, estou para ver um caso (que não seja MLU) que valha a pena...
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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henriquejr
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#2362
Mensagem
por henriquejr » Ter Out 16, 2012 8:47 pm
sapao escreveu:WalterGaudério escreveu:
Isso aí é verdade. Mas a questão é saber se ainda vale a pena modernizar os avião. Custo Benefício. Eu o "especialista" em aviação , acho que não.
Eu,
outro "especialista" concordo que nesse caso especifico tambem não vale a pena.
Alias, estou para ver um caso (que não seja MLU) que valha a pena...
No caso dos F-5M e A-1M não valeram a pena???
Acho que a modernização de aeronaves é viável a partir do momento que o produto disto seja um equipamento que ainda cumpra os requisitos operacionais da sua função, sem que seja necessário a compra de um equipamento novo e bem mais caro no momento.
Neste contexto, acho que a modernização dos F-5M valeram sim, pois a FAB passou a contar com um caça que manteve esta com um mínimo de operacionalidade no cumprimento de sua missão, até a chegada dos novos FX. Acho que o problema não está no F-5M em si, mas sim na demora da definição do FX.
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#2363
Mensagem
por sapao » Ter Out 16, 2012 9:23 pm
Você acha que vale mais a pena comprar avião usado mais moderno, um novo ou modernizar o F-5M/A-1?
Bom, se NÃO tiver dinheiro é claro que e melhor ter algo com algum upgrade do que nada, mas ainda assim não se comparar a algo mais moderno (mesmo usado).
Acho que é nesse sentido que o Walter falou (e eu concordei) quando se fala em custo X beneficio.
Logico que quando não têm agua o boi bebe lama; mas ai não é uma questão de escolha!
Editado pela última vez por
sapao em Qua Out 17, 2012 11:15 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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#2364
Mensagem
por henriquejr » Ter Out 16, 2012 9:33 pm
sapao escreveu:Você acha que vale mais a pena comprar avião usado mais moderno, um novo ou modernizar o F-5M/A-1?
Bom, se NÃO tiver dinheiro é claro que e melhor ter algo com algum upgrade do que nada, mas ainda assim não se comparar a algomais moderno (mesmo usado).
Acho que é nesse sentido que o Walter falou (e eu concordei) quando se fala em custo X beneficio.
Logico que quando não têm agua o boi bebe lama; mas ai não é uma questão de escolha!
Acho que sempre um novo e mais moderno do mercado é o ideal, mas para determinadas situações a modernização de meios existentes é válido sim. O A-1 é um exemplo, pois poderão complementar os futuros FX, quando estes chegarem!
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bcorreia
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#2365
Mensagem
por bcorreia » Ter Out 16, 2012 9:54 pm
sapao escreveu:Você acha que vale mais a pena comprar avião usado mais moderno, um novo ou modernizar o F-5M/A-1?
Bom, se NÃO tiver dinheiro é claro que e melhor ter algo com algum upgrade do que nada, mas ainda assim não se comparar a algomais moderno (mesmo usado).
Acho que é nesse sentido que o Walter falou (e eu concordei) quando se fala em custo X beneficio.
Logico que quando não têm agua o boi bebe lama; mas ai não é uma questão de escolha!
Creio que depende do valor desse mlu e motores e quantos ciclos os aviões ainda teriam para voar, mas não acredito que o problema ai seja de valores, mas sim que com uma modernização dessas, dificilmente o GF liberaria as verbas para o KC-X, apesar de que, para um país do tamanho do Brasil, não creio que 8 aviões desse porte seriam demais.
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#2366
Mensagem
por sapao » Qua Out 17, 2012 11:19 pm
henriquejr escreveu:sapao escreveu:Você acha que vale mais a pena comprar avião usado mais moderno, um novo ou modernizar o F-5M/A-1?
Bom, se NÃO tiver dinheiro é claro que e melhor ter algo com algum upgrade do que nada, mas ainda assim não se comparar a algomais moderno (mesmo usado).
Acho que é nesse sentido que o Walter falou (e eu concordei) quando se fala em custo X beneficio.
Logico que quando não têm agua o boi bebe lama; mas ai não é uma questão de escolha!
Acho que sempre um novo e mais moderno do mercado é o ideal, mas para determinadas situações a modernização de meios existentes é válido sim. O A-1 é um exemplo, pois poderão complementar os futuros FX, quando estes chegarem!
Poderão complementar até que o proprio F-X venha a substitui-lo. Isso em 2025 ou 30 depois...
Como disse, na minha opinião nao foi uma questão de custo x beneficio e sim de falta de escolha: se não modernizasse o A-1 ia esperar até quando para substitui-lo?
Se o primeiro F-X tivesse saido do papel, poderia ser ele agora fazendo um MLU para complementar o F-X2; na minha opinião essa seria a escolha com melhor custo x beneficio, DESDE houvesse a oportunidade de escolha.
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#2367
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por sapao » Qua Out 17, 2012 11:26 pm
bcorreia escreveu:sapao escreveu:Você acha que vale mais a pena comprar avião usado mais moderno, um novo ou modernizar o F-5M/A-1?
Bom, se NÃO tiver dinheiro é claro que e melhor ter algo com algum upgrade do que nada, mas ainda assim não se comparar a algomais moderno (mesmo usado).
Acho que é nesse sentido que o Walter falou (e eu concordei) quando se fala em custo X beneficio.
Logico que quando não têm agua o boi bebe lama; mas ai não é uma questão de escolha!
Creio que depende do valor desse mlu e motores e quantos ciclos os aviões ainda teriam para voar, mas não acredito que o problema ai seja de valores, mas sim que com uma modernização dessas, dificilmente o GF liberaria as verbas para o KC-X, apesar de que, para um país do tamanho do Brasil, não creio que 8 aviões desse porte seriam demais.
Acho que o valor e alto, ainda mais se comparado ao de uma aeronave nova. Sinceramente, não acho que o fabricante faça muita questão de trabalhar em um MLU, porque isso não da dinheiro para ele.
Na verdade, acho que ele é capaz até de tornar o preço de um novo mais barato para desencorajar um MLU.
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#2368
Mensagem
por binfa » Qui Out 18, 2012 2:35 pm
A-29B (EMBRAER EMB 314 Super Tucano)
credito: FAB
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binfa
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#2369
Mensagem
por binfa » Seg Out 22, 2012 4:04 pm
F-2000C (Dassault Mirage 2000C)
credito: marcio.lino