Modernização dos AMX!!!
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Re: Modernização dos AMX!!!
Mais uma coisa... para nós o Am-X está aí e tudo bem... vamos continuar com ele porque podemos usá-lo relativamente bem.
Mas para VENDER no mundo moderno ele perdeu o seu lugar no cenário de 'baixa intensidade' para S Tucanos da vida, no cenário "de média intensidade" para o LIFT e no cenário do 'bicho pegando' para os Multirole.
Mas para quem tem, tudo bem, usa até acabar e troca por um LIFT ou um Multirole.
[]s
CB_Lima
Mas para VENDER no mundo moderno ele perdeu o seu lugar no cenário de 'baixa intensidade' para S Tucanos da vida, no cenário "de média intensidade" para o LIFT e no cenário do 'bicho pegando' para os Multirole.
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Re: Modernização dos AMX!!!
Bonito na TEORIA mas ninguém me respondei ainda o quanto um Rafale "cobra" para mandar um Exocet block 3 contra um alvo naval e por quanto o AMX faria o mesmo serviço...
(((E Tornado e Jaguar - esqueceste este - foram "tão" abatidos - meia dúzia? - atacavam À LUZ DO DIA EM AMBIENTE DESÉRTICO!)))
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- Carlos Lima
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Re: Modernização dos AMX!!!
Depende do alvo.
Primeiro tem o problema do alcance de se chegar no alvo, o perfil da missão, o quanto tempo os dois levam para chegar na distância certa para chegar ao ponto de lançamento e as capacidades que os dois possuem para mandar o alvo para o espaço o mais longe possível.
Nesse ponto o Rafale sai mais barato porque ele chegaria mais rápido, ele 'veria' o alvo mais distante, ele sairia fora de uma possível CAP mais rapidamente e caso necessário ele teria condições de partir para cima de uma CAP caso tal necessidade exista.
Ou seja, o custo aí é estimado na chance maior da aeronave voltar para casa e ainda existir a possibilidade de causar perdas adicionais ao seu adversário o que aumentaria o 'débito' dele $$$ (além do alvo principal em questão).
Sim, quanto ao Jaguar e Tornado atacaram durante o dia, assim como os F-15E só que esses voavam alto e tinham menos exposição as Defesas iraquianas.
Mas a coisa funciona mais ou menos assim... em baixa altitude... qual é o número de armas possíveis (aí vale desde AAA a SAM a caças, etc) que um dado 'inimigo' pode usar contra você? E a média? e a alta?
Utilizando armamento inteligente, qual é a probablidade de acerto da sua arma, em alta altitude, em média, e em baixa? Qual desses usos expoe você menos as 'ameaças' inimigas?
Que aeronave pode se defender melhor contra uma dada ameaça de contra ataque (caça)?
No fim das contas a 'melhor' aeronave é a que vai garantir a maior chance de você voltar para casa e combater outro dia e a que vai garantir um maior sucesso da sua missão.
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Primeiro tem o problema do alcance de se chegar no alvo, o perfil da missão, o quanto tempo os dois levam para chegar na distância certa para chegar ao ponto de lançamento e as capacidades que os dois possuem para mandar o alvo para o espaço o mais longe possível.
Nesse ponto o Rafale sai mais barato porque ele chegaria mais rápido, ele 'veria' o alvo mais distante, ele sairia fora de uma possível CAP mais rapidamente e caso necessário ele teria condições de partir para cima de uma CAP caso tal necessidade exista.
Ou seja, o custo aí é estimado na chance maior da aeronave voltar para casa e ainda existir a possibilidade de causar perdas adicionais ao seu adversário o que aumentaria o 'débito' dele $$$ (além do alvo principal em questão).
Sim, quanto ao Jaguar e Tornado atacaram durante o dia, assim como os F-15E só que esses voavam alto e tinham menos exposição as Defesas iraquianas.
Mas a coisa funciona mais ou menos assim... em baixa altitude... qual é o número de armas possíveis (aí vale desde AAA a SAM a caças, etc) que um dado 'inimigo' pode usar contra você? E a média? e a alta?
Utilizando armamento inteligente, qual é a probablidade de acerto da sua arma, em alta altitude, em média, e em baixa? Qual desses usos expoe você menos as 'ameaças' inimigas?
Que aeronave pode se defender melhor contra uma dada ameaça de contra ataque (caça)?
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- Andre Correa
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Re: Modernização dos AMX!!!
Mas o Exocet é melhor se lançado bem alto ou bem baixo? Altera muito o seu alcance?
A mesma pergunta para o Harpoon
A mesma pergunta para o Harpoon
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- Carlos Lima
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Re: Modernização dos AMX!!!
Misseis ar-mar de um modo geral tem um perfil baixo. Principalmente para evitar detecção antecipada. Mas nada impede que aeronaves de patrulha (por exemplo) as utilizem, pois esses misseis tem um altimetro que regula o momento aonde o missil começa a sua tragetória até o alvo.
No fim das contas, qualquer aeronave se beneficiaria de lançar um missil desses a baixa altura, mas como na questão acima colocada uma aeronave como o Rafale ou um F-15E ou um F-18 ou Su-30 podem voar mais longe e possuem muito mais possibilidades por conta do seu tamanho e sensores de executar um ataque ar-mar a uma distância muito segura e ainda se livrar de eventuais problemas no retorno para casa.
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No fim das contas, qualquer aeronave se beneficiaria de lançar um missil desses a baixa altura, mas como na questão acima colocada uma aeronave como o Rafale ou um F-15E ou um F-18 ou Su-30 podem voar mais longe e possuem muito mais possibilidades por conta do seu tamanho e sensores de executar um ataque ar-mar a uma distância muito segura e ainda se livrar de eventuais problemas no retorno para casa.
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Re: Modernização dos AMX!!!
A questão do tornados na última guerra, quando sai os números nos foruns da vida sempre dá um valor mais baixo em comparação com os caças multiroles.Túlio escreveu:
(((E Tornado e Jaguar - esqueceste este - foram "tão" abatidos - meia dúzia? - atacavam À LUZ DO DIA EM AMBIENTE DESÉRTICO!)))
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
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Re: Modernização dos AMX!!!
O alcance sempre é estendido quando se é lançado mais alto.Andre Correa escreveu:Mas o Exocet é melhor se lançado bem alto ou bem baixo? Altera muito o seu alcance?
A mesma pergunta para o Harpoon
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Modernização dos AMX!!!
Acredito que a diferença esteja exatamente ai: os alvos designados para os Jaguar/Tornado os faziam desenvolver um perfil de vôo a baixa altura que os expunha mais ao risco do que outros tipos de aeronaves.Carlos Lima escreveu:Depende do alvo.
Primeiro tem o problema do alcance de se chegar no alvo, o perfil da missão, o quanto tempo os dois levam para chegar na distância certa para chegar ao ponto de lançamento e as capacidades que os dois possuem para mandar o alvo para o espaço o mais longe possível.
Nesse ponto o Rafale sai mais barato porque ele chegaria mais rápido, ele 'veria' o alvo mais distante, ele sairia fora de uma possível CAP mais rapidamente e caso necessário ele teria condições de partir para cima de uma CAP caso tal necessidade exista.
Ou seja, o custo aí é estimado na chance maior da aeronave voltar para casa e ainda existir a possibilidade de causar perdas adicionais ao seu adversário o que aumentaria o 'débito' dele $$$ (além do alvo principal em questão).
Sim, quanto ao Jaguar e Tornado atacaram durante o dia, assim como os F-15E só que esses voavam alto e tinham menos exposição as Defesas iraquianas.
Mas a coisa funciona mais ou menos assim... em baixa altitude... qual é o número de armas possíveis (aí vale desde AAA a SAM a caças, etc) que um dado 'inimigo' pode usar contra você? E a média? e a alta?
Utilizando armamento inteligente, qual é a probablidade de acerto da sua arma, em alta altitude, em média, e em baixa? Qual desses usos expoe você menos as 'ameaças' inimigas?
Que aeronave pode se defender melhor contra uma dada ameaça de contra ataque (caça)?
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Até onde sei, a eles (principalmente o Tornado) cabiam as missões mais dificeis: bases aéreas e quarteis, bem como as missões de RECTAT.
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Re: Modernização dos AMX!!!
1- Infelizmente ainda não, o RECTAT ainda consegue resultados que outros meios não conseguem. Não é a toa que até hoje, no Afeganistão, não só se utilizam aeronaves como filme ao inves de maquinas digitais para certos alvos.LeandroGCard escreveu:O problema é que com a evolução dos mísseis AAe, principalmente os MANPAD´s mas não apenas eles, voar baixo seja em que velocidade for ficou arriscado demais em qualquer ambiente mais hostil do que em cenários COIN. E o desenvolvimento de sensores avançados como IRST e radares de abertura sintética, além de armas guiadas dos mais diversos tipos, 1 fez com que a necessidade de voar baixo para poder encontrar e engajar os alvos desaparecesse. E se é para voar alto e manter a capacidade de encontrar e atingir seus alvos no solo em qualquer tempo com sensores e armas sofisticados, 2 a aeronave será complexa e cara de qualquer jeito, então melhor desenvolver logo um caça multifuncional e pronto. Retirar a capacidade de combate aéreo em uma aeronave assim não vai ajudar a economizar em praticamente nada, mas vai deixar o avião totalmente vulnerável mesmo frente aos caças "puros" mais antigos modernizados. Que força aérea iria querer uma aeronave assim?Túlio escreveu:Acho que não estou conseguindo me fazer entender: o que é um caça e o que é um avião de ataque?
Bueno, na 1GM os caças só surgiram depois dos reconhecedores e versões destes que atacavam forças no solo, com bombas, granadas de mão, dardos (flechettes) e até pedras. Algo tinha que ser criado para acabar com essa ameaça. E surgiram os caças.
E hoje? Caças fazem praticamente TUDO o que um avião pode fazer (até REVO já fazem, pelo "buddy-buddy"), mas custam os olhos da cara por todas essas capacidades reunidas. E qual aeronave, não obstante, é a mais temida?
O AVIÃO DE ATAQUE!
Pois este é ameaça constante para forças terrestres e navais (até para os caças, quando pousados/estacionados). E, por sua especialização, podem custar bem menos, como no caso do pequeno e leve AMX.
Quanto um Rafale ou Super Hornet "cobra" para mandar um Exocet/Harpoon contra uma fragata? E um AMX aperfeiçoado?
Não precisaria melhorar tanto, uma turbina melhor (sem PC), revisão e aperfeiçoamento da estrutura e revestimento (superfícies alares incluídas), um FBW completo para a sua função, ou seja, voar rápido e baixo e um pequeno radar LPI para navegar à noite e em más condições meteorológicas. Talvez um FLIR (que poderia ser em pod) e não IRST. Com a carga de combate ascendendo a umas 10.000 lbs (a atual é de cerca de 8.000), seria O ÚNICO com características assim no mercado mundial. O resto são treinadores "quebra-galho".
Uma frota de aeronaves assim deixaria qualquer potencial agressor de orelha em pé...
É triste, mas a história e a tecnologia andam, e muitos bons conceitos de outrora simplesmente ficaram para trás, e não vale à pena insistir neles hoje. Manter e atualizar a frota de AMX só vale à pena porque eles já estão aí, e modernizá-los sairá muito mais barato do que comprar aniões novos. E modernizados eles poderão atuar no novo cenário de sensores mais modernos e armas inteligentes (ou pelo menos é o que se espera, embora ele tenha certas restrições por seu tamanho e concepção aerodinâmica), então tudo bem. Mas desenvolver do zero uma nova aeronave com as mesmas características seria um esforço inútil.
Já uma aeronave de LIFT mais simples e barata ainda do que ele pode servir para ambientes COIN (como o Super-Tucano), por isso ainda se encontram algumas por aí nesta categoria. 3 Mas elas não servem para guerra de verdade, assim como o ST também não.
Abraços,
Leandro G. Card
2- Na verdade é o que acontece hoje, por exemplo com a dupla F-15/F-16. Quem apostou na especialização, como o Typhoon, está tendo que modificar o projeto e lançar novas versões que não deixam de ser uma nova aeronave em um mesmo casco.
3-E existe ainda espaço para um "guerra de verdade" no mundo?
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Re: Modernização dos AMX!!!
Mas, são especializações de superioridade aérea, a outra sempre que querem "aposentar" os aviões não conseguem como o A-10 e os Tornados por que nas guerras atuais se demostram suas utilidades para as missões confiadas, ou estou errado?sapao escreveu: 2- Na verdade é o que acontece hoje, por exemplo com a dupla F-15/F-16. Quem apostou na especialização, como o Typhoon, está tendo que modificar o projeto e lançar novas versões que não deixam de ser uma nova aeronave em um mesmo casco.
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Re: Modernização dos AMX!!!
A verdade é que ainda existe o interceptador puro e o de ataque; mas ao inves de desenvolver uma aeronave para cada se desenvolvem versões da mesma aeronave com funções diferentes.
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Re: Modernização dos AMX!!!
sapao escreveu:A verdade é que ainda existe o interceptador puro e o de ataque; mas ao inves de desenvolver uma aeronave para cada se desenvolvem versões da mesma aeronave com funções diferentes.
A síntese desse conceito não seria o F-35? É um faz-tudo capaz de missões de Superioridade Aérea até Interdição, passando por Apoio Aproximado, Reconhecimento, Anto-Navio, etc, etc. E ainda capaz de operar a partir de Terra, Porta-Aviões e Decolagem curta/Aterrisagem vertical. E para completar, é um caça de 5ª geração.
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Re: Modernização dos AMX!!!
Eu até compreendo algo de doutrina afinal já li dos estudos RAND da PAF , mas amadorismo meu a parte , fica algo que é custo do conflito da utilização de determinado vetor, dentro disso a superioridade aérea dentro da nossa aérea é o ponto forte, o grosso mesmo é tropas.sapao escreveu:A verdade é que ainda existe o interceptador puro e o de ataque; mas ao inves de desenvolver uma aeronave para cada se desenvolvem versões da mesma aeronave com funções diferentes.
Eu compreendo sapão nem discordo frontalmente da ideia de multirole etc, só vejo que o engajamento a médio prazo dentro do que se demostra para países é pouco ou nenhum combate aéreo e sim procura e destruição de alvos terrestres.
E só acho que serão poucos vetores comprados para FAB dentro do FX-2 não chegará a uma centena e serão caças para superioridade aérea, mas concordo contigo que hoje a doutrina para as forças aéreas é criar versões da mesma aeronave com funções diferentes, só não sei se isso é mais barato e aí é questão para um país que investe tão pouco não apenas em Defesa, mas em tecnologia, infra-estrutura etc.
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Re: Modernização dos AMX!!!
Cheio de problemas de desenvolvimento e caro.NovaTO escreveu:A síntese desse conceito não seria o F-35? É um faz-tudo capaz de missões de Superioridade Aérea até Interdição, passando por Apoio Aproximado, Reconhecimento, Anto-Navio, etc, etc. E ainda capaz de operar a partir de Terra, Porta-Aviões e Decolagem curta/Aterrisagem vertical. E para completar, é um caça de 5ª geração.
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Re: Modernização dos AMX!!!
Sugiro que leia mais o noticiário internacional, especialmente referente a Ásia e Oriente médio. Também as discussões sobre as deficiências de combate aéreo do F35 e a rápida defasagem do F22. Se não existe "guerra de verdade" estás preocupações são irrelevantes.sapao escreveu: 3-E existe ainda espaço para um "guerra de verdade" no mundo?