Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#11176 Mensagem por henriquejr » Ter Out 09, 2012 7:28 pm

Túlio escreveu:
henriquejr escreveu: Túlio, você poderia explicar os motivos dessas diferenças que você tem em relação a BM? Pergunto isso porque realmente fiquei curioso em saber! :lol: :lol: :lol:

Em linhas gerais seu sistema é muito diferente do nosso: a abordagem ao Cidadão, por exemplo, e principalmente pelos mais novos (incluindo oficiais), é em linhas gerais bem grosseira, arrogante mesmo; aquela viagem de "paisano é paisano, militar é militar", dividindo a Sociedade em dois, sendo o "paisano" um ser inferior; a rivalidade conosco, APs, porque perderam a chance de tomar conta dos EPs (a PMO era deles e retomamos) e isso rendia muitas diárias corridas; a impunibilidade em fugas (tem cada história...) de presos; o treinamento e visão militar, a meu ver desnecessária para quem é Polícia; e por aí vai, cupincha, a Bala Maré tem muita kôza buena mas também - e institucionalmente - muita de que discordo. Mas sou apenas um "paisano"... :lol: :lol: :lol:


PS.: ao colega que perguntou sobre os meus 50 disparos mensais, eles saem - sempre saíram - do meu bolso, o recuo e a balística a curta distância do .38 comum (CHOG 158 grains) são muito semelhantes às da munição que uso na rua (.38 +P+ 125 grains), dá para treinar sem passar fome... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Engraçado ver essa situação, porque pelo menos aqui no meu estado, o RN, o relacionamento entre PM, PC e AP é, no geral, muito boa! Não sei como funciona por aí, mas aqui a guarda externa dos presídios ainda é feita pela PM, ficando os APs responsáveis pela parte interna. Aqui a PM fornece treinamento e até armamento para os APs. Até pouco tempo atrás as escoltas de presos, em deslocamentos, era realizado pela PM, hoje já existe uma unidade especializada em Escolta formada unicamente por APs, e quem fez todo curso de capacitação para a criação deste grupo foi a PM, inclusive as armas utilizadas nessa função foram repassadas pela PM (Espingardas cal 12 e fuzis 5.56). Antes quem fazia as operações anti-motim e de intervenção nos presídios era o BPChoque, da PM, recentemente foi criado o Grupo de Operações Especiais (GOE) formado exclusivamente por APs, que hoje são responsáveis pelas intervenções nos presídios, o BPChoque indo apenas no apoio, e quem formou este pessoal e equipou foi a PM. Recentemente recebemos, por meio de doação, cerca de 5 mil pistolas PT100, da PMESP, com isso, todos os Revolveres de 7 e 8 tiros (todos semi-novos) foram repassados aos APs e para PC, para que os agentes possam utilizar para porte. É triste saber que por aí ainda predomina esse clima de rivalidade, sem razão de existir, já que cada instituição tem suas atribuições definidas.

Com relação sobre o relacionamento entre a BM e a população civil, pelo que você fala ta parecendo com a PM/RN a 20 anos atrás. Como entrei na instituição em 2006, só sei que era assim porque sempre ouço as historias dos mais antigos sobre como era a formação. Eles contam que uma das primeiras coisas que se ensinava nas academias era que o maior inimigo do policial era o cidadão! Hoje em dia, quando ouço algo parecido com isso, não consigo nem acreditar! Hoje em dia a formação, pelo menos aqui no RN, é completamente voltada a proteção do cidadão, baseado nas doutrinas de policiamento comunitário, onde dita que o nosso maior parceiro é o cidadão! Nos cursos de formação de hoje aprendemos que o cidadão é o nosso cliente, somos simples prestadores de serviços a sociedade!
Sobre as abordagens, dos mais novos, eu até entendo o que você fala, e confirmo que realmente acontece com certa frequência. Ocorre que durante os treinamentos aprendemos sempre a abordar com excesso de cautela, sempre nos mostram exemplos de abordagens mal feitas e suas consequências muitas vezes trágicas, e isso faz com que o policial saia da academia muito doutrinado naquele padrão de abordagem, é tanto que quando colocam recém formados pra trabalhar conosco é normal os mais antigos chamarem a atenção dos mais novos depois da abordagem, pedindo pra ter mais sensibilidade com quem esta sendo abordado, pra utilizar do bom senso na forma de abordar, etc...

Mas é aquele negócio, independente da forma da abordagem, o fato é que praticamente ninguém gosta de ser abordado pela polícia. A maioria dos cidadãos tem na cabeça que só quem deve ser abordado é vagabundo, etc... muita gente, ao serem abordadas se sentem humilhadas, mesmo quando a revista pessoal é feita de forma educada e dentro dos parâmetros corretos.

Sobre o antigo código de rádio, colocado por você, realmente eu não conhecia! Quando entrei o alfabeto universal já era utilizado por aqui a um bom tempo! Sensacional essa sua contribuição, é sempre bom saber como as coisas eram antes!!




.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#11177 Mensagem por henriquejr » Ter Out 09, 2012 7:41 pm

Comandante de Policiamento Metropolitano é baleado em condomínio de Nova Parnamirim
Publicação: 09 de Outubro de 2012 às 08:12

Depois de ter perdido o irmão Antônio Pereira Pinto Neto, que era agente da Polícia Civil, numa emboscada ocorrida há 36 dias em Parnamirim, na madrugada desta terça-feira (9) o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel PM Wellington Alves, sofreu um atentado no condomínio Uruaçu I, em Nova Parnamirim, onde atua como síndico.

Imagem
Coronel Alves foi baleado em seu condomínio, na avenida Abel Cabral, por volta das 2h desta terça

O coronel Wellinton Alves sofreu um tiro no abdômen às 2h no 9º andar do prédio onde mora, na avenida Abel Cabral. O comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, informou que o subtenente Alexandre Moura Tavares, 42 anos, chamou Alves pelo interfone (ambos moram no mesmo condomínio), o qual lhe disse que tinha umas pessoas dentro do seu apartamento. Quando lá, o suboficial disparou um tiro contra o seu seu superior hierárquico.

Marcos Tavares, 42 anos, fez os disparos durante um "surto psicótico", afirma coronel Araújo. Ele estava afastado das atividades policiais desde fevereiro deste ano, depois de passar pela junta médica da Polícia Militar. O comando da corporação informa que o subtenente Tavares é lotado no 3º Batalhão da PM, em Parnamirim e faz parte da polícia desde abril de 1988, quando começou a fazer um curso de sargento.

Marcos Alexandre Tavares está preso no Comando do Policiamento Metropolitano e deverá passar, ainda, por mais exames na junta médica da Polícia Militar, presidida pelo coronel Paulo Eduardo Cavalcanti.

Araújo Silva confirmou que o coronel Alves passou por cirurgia no Hospital Walfredo Gurgel, mas passa bem, e ainda hoje deverá ser transferido para o Hospital da Polícia Militar, na avenida Prudente de Morais, no Tirol. De acordo com o coronel Kleber Cavalcanti, diretor do hospital, "[o coronel Alves] só pode ser transferido do centro de cirurgia de operados com segurança quando estiver plenamente recuperado".

Segundo coronel Araújo, o tenente Tavares foi autuado em flagrante delito na Delegacia de Plantão da Zona Sul, e foi levado preso para o Quartel da PM, na avenida Rodrigues Alves, situado por trás do Hospital da PM, e será encaminhado para avaliação pela junta médica, e só após isso o comando poderá se posicionar sobre a situação em que vai ficar o oficial acusado do atentado.

Além disso, Araújo Silva declarou que no apartamento do oficial Tavares, foram encontradas e apreendidas quatro armas de fogo, sendo uma espingarda calibre 12, a chamada escopeta, um rifle 38 e duas pistolas.

O coronel Wellington Alves havia perdido o irmão, policial civil, na emboscada ocorrida na noite do dia 3 de setembro, quando, Antônio Neto e Jovanez Borges, foram alvejados por quatro bandidos, entre os quais dois foragidos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Na noite do atentado, o agente de Polícia Civil Jovanez de Oliveira Borges morreu e, no dia seguinte, depois de passar por cirurgias no HWG, faleceu o apc Antônio Pereira Pinto Neto.
Os dois policiais são conhecidos meu, o Cel Alves já foi meu comandante e o ST Alexandre serve no batalhão que tem próximo da minha casa. O Cel Alves é daqueles oficiais que quer comandar da forma antiga, gosta de gritar seus subordinados e vez por outra age de forma autoritária. O ST Alexandre é filho de um ex-Comandante Geral da PM e irmão de um PC que é chefe de segurança do Vice-Governador. O ST Alexandre foi retirado da rua e colocado no serviço administrativo do batalhão, por que já tinha um histórico de alterações. Já correu até atrás de Delegado em delegacia de plantão, simplesmente porque este se recusou a autuar um elemento apreendido pelo referido ST. Ambos de temperamento explosivo, morando no mesmo edifício (na qual o Cel Alves é Síndico). Ainda bem que o ST utilizou a arma mais fraca (RV cal 38) que tinha a sua disposição para atirar contra o Coronel, senão a situação teria sido bem mais trágica!




.
Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceu: 194 vezes
Agradeceram: 100 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#11178 Mensagem por JT8D » Ter Out 09, 2012 7:53 pm

wagnerm25 escreveu:Seria interessante o jornal informar quantas mortes, assaltos, sequestros e afins tem os 77 bandidos que foram eliminados pelos policiais eleitos.
Quem trabalha em policiamento ostensivo numa cidade violenta como São Paulo vai fatalmente participar de enfrentamentos com bandidos e, se for um policial bem treinado, vai levar a melhor na maioria dos casos. O resultado será uma ficha com um número elevado de vítimas.
Daí a se deduzir que essas mortes foram na verdade assassinatos é uma acusação leviana, já que destituída de provas.
Me espanta a boa vontade em assumir sem maiores evidências que o indivíduo que morreu no enfrentamento era uma pessoa de bem, ao passo que o policial seria, até prova em contrário, um assassino frio e covarde.
Os que se dizem "legalistas" deveriam sê-lo também nesta hora e só acusar quanto houver provas.
O coronel Paulo Telhada é um profissional exemplar, um pai de família e uma pessoa de bem. Não há uma única prova de que não seja uma pessoa honrada, muito pelo contrário. Arrisca sua vida diariamente para que tenhamos a liberdade de insultá-lo gratuitamente.

Abraços,

JT




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62150
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6480 vezes
Agradeceram: 6840 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#11179 Mensagem por Túlio » Ter Out 09, 2012 8:00 pm

Aqui a GE ainda é atribuição da BM mas isso está em vias de mudar, com o novo Plano de Carreira. Pelo menos vão acabar as reclamações de APs sobre PMs que não estão no posto (e se o vago fugir a Corregedoria vem com tudo para cima de NÓS!).

NUNCA recebemos uma só arma da BM, na verdade levaram TODAS as da carga da PMO (além dos PCs) quando foram embora, passamos uns três meses usando apenas armamento pessoal e máquinas de escrever até que tudo fosse reposto. Até começos da década passada éramos treinados por um "mix" de Instrutores da BM e da PC, hoje temos os nossos.

Mas justiça seja feita, meu primeiro treinamento em fatiamento foi em 2002 e o Instrutor era um véio Ten Cel da BM, gente finíssima, deveria se chamar PACIÊNCIO de tanta calma que demonstrava (e é duro aprender direito fatiamento, ele não sossegou até sermos TODOS capazes de ver antes de sermos vistos). Já o de PT-940 e MT-40 foi com um Inspetor de Polícia, gente fina mas jogo duríssimo (um dos caras da Civil foi fazer uma progressão em corredor e empunhou a pistola com as duas mãos e cano para cima, virou "KATE MAHONEY" na mesma hora, além da inevitável preleção sobre os possíveis efeitos de um disparo acidental contra um teto de concreto a pouco mais de um metro de altura sobre nossas cabeças). Foi o cara que deu uma xixada num gadiano por estar empunhando a MT pelo carregador, até hoje sou FÓBICO com isso... :lol: :lol: :lol:

E quando entrei, em 85, as escoltas de presos já eram feitas por APs, nunca me falaram em escolta por gadiano, exceto quando tomaram alguns EPs (falta de pessoal nosso), aí que se virassem. Ah, para retificar, em 2009, quando chegaram as nossas 24/7 esqueceram de comprar e mandar munição junto. O nosso Diretor, por amizade pessoal com o Major CMT do 8º BPM, conseguiu 200 cartuchos EMPRESTADOS, que foram integralmente devolvidos após a SUSEPE comprar e mandar a bendita munição (uns 6 meses).

E por falar em fonético, os códigos de Onda Cruz (Oscar Charlie) aí são os mesmos daqui? Tipo 04 (Nega Quarta), ato obsceno; 35 (Terceiro Quinto), ocorrência com menor; 53 (Quinto Terceiro) ocorrência com drogas, etc?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#11180 Mensagem por henriquejr » Ter Out 09, 2012 8:08 pm

Túlio escreveu:Aqui a GE ainda é atribuição da BM mas isso está em vias de mudar, com o novo Plano de Carreira. Pelo menos vão acabar as reclamações de APs sobre PMs que não estão no posto (e se o vago fugir a Corregedoria vem com tudo para cima de NÓS!).

NUNCA recebemos uma só arma da BM, na verdade levaram TODAS as da carga da PMO (além dos PCs) quando foram embora, passamos uns três meses usando apenas armamento pessoal e máquinas de escrever até que tudo fosse reposto. Até começos da década passada éramos treinados por um "mix" de Instrutores da BM e da PC, hoje temos os nossos.

Mas justiça seja feita, meu primeiro treinamento em fatiamento foi em 2002 e o Instrutor era um véio Ten Cel da BM, gente finíssima, deveria se chamar PACIÊNCIO de tanta calma que demonstrava (e é duro aprender direito fatiamento, ele não sossegou até sermos TODOS capazes de ver antes de sermos vistos). Já o de PT-940 e MT-40 foi com um Inspetor de Polícia, gente fina mas jogo duríssimo (um dos caras da Civil foi fazer uma progressão em corredor e empunhou a pistola com as duas mãos e cano para cima, virou "KATE MAHONEY" na mesma hora, além da inevitável preleção sobre os possíveis efeitos de um disparo acidental contra um teto de concreto a pouco mais de um metro de altura sobre nossas cabeças). Foi o cara que deu uma xixada num gadiano por estar empunhando a MT pelo carregador, até hoje sou FÓBICO com isso... :lol: :lol: :lol:

E quando entrei, em 85, as escoltas de presos já eram feitas por APs, nunca me falaram em escolta por gadiano, exceto quando tomaram alguns EPs (falta de pessoal nosso), aí que se virassem. Ah, para retificar, em 2009, quando chegaram as nossas 24/7 esqueceram de comprar e mandar munição junto. O nosso Diretor, por amizade pessoal com o Major CMT do 8º BPM, conseguiu 200 cartuchos EMPRESTADOS, que foram integralmente devolvidos após a SUSEPE comprar e mandar a bendita munição (uns 6 meses).

E por falar em fonético, os códigos de Onda Cruz (Oscar Charlie) aí são os mesmos daqui? Tipo 04 (Nega Quarta), ato obsceno; 35 (Terceiro Quinto), ocorrência com menor; 53 (Quinto Terceiro) ocorrência com drogas, etc?

CÓDIGOS DE OCORRÊNCIA
CÓDIGO 001 - CRIMES
GRUPO 100
GRUPO 300
111 - Homicídio
311 - Estupro
112 - Tentativa de Homicídio
312 - Atentado ao Pudor
113 - Aborto
321 - Sedução
120 - Lesões Corporais
322 - Corrupção de Menores
131 - Omissão de Socorro
330 - Rapto
132 - Maus-Tratos
341 - Prostituição
133 - Rixa
342 - Rufianismo
141 - Calúnia
343 - Tráfico de Mulheres
142 - Difamação
350 - Ultraje Público ao Pudor
143 - Injúria
GRUPO 400
151 - Ameaça
411 - Peculato
152 - Seqüestro e Cárcere Privado
412 - Corrupção
160 - Violação de Domicílio
421 - Usurpação
170 - Violação de Correspondência
422 - Resistência
GRUPO 200
423 - Desobediência
210 - Furto
424 - Desacato
211 - Furto Qualificado
425 - Contrabando
212 - Furto de auto
GRUPO 500
213 - Furto em Coletivo
511 - Incêndio
214 - Furto em Estabelecimento Comercial
512 - Inundação
215 - Furto em Estabelecimento Financeiro
513 - Entorpecente (Posse e Uso)
216 - Furto em Estabelecimento de Ensino
520 - Contra o Sentimento Religioso
217 - Furto em Residência
530 - Contra a Família
218 - Furto de Auto Carga
540 - Contra a Organização do Trabalho
219 - Roubo
550 - Contra a Propriedade Material
220 - Roubo de Auto Carga
560 - Contra a Paz Pública
221 - Roubo de Auto
571 - Falsidade Documental
222 - Roubo em Coletivo
572 - Falsidade Ideológica
223 - Roubo em Estabelecimento comercial
580 - Contra a Economia Popular
224 - Roubo em Estabelecimento Financeiro

225 - Roubo em Estabelecimento de Ensino

226 - Roubo em Residência

227 - Extorsão

230 - Esurpação

240 - Dano

250 - Apropriação Indébita

260 - Estelionato e Fraude

270 - Receptação


CÓDIGO 002 - CONTRAVENÇÕES
CÓDIGO 004 - ASSISTENCIAIS
GRUPO 600
GRUPO 800
601 - Fabricar Armas e Munições
800 - Auxílio ao Policial Militar
602 - Porte Ilegal de Arma
810 – Auxílio ao CBOM
603 – Vias de Fato
820 - Auxílio ao DER
611 - Fabricar Instrumento para Furto
830 - Auxílio à Justiça
621 – Disparo de Arma de Fogo
840 - Auxílio à Autoridade Policial
631 - Conduta Inconveniente
851 – Condução de Alienado Mental
632 - Perturbação do Trabalho ou Sossego
852 - Condução de Enfermo
641 - Corrida de Cavalos
853 - Mal Súbito
642 - Carteado
854 - Parturiente
643 – Jogo de Bicho
855 - Menor Abandonado
644 - Vadiagem
856 - Apreensão Animais
645 - Mendicância
857 - Esporte em Via Pública
646 - Embriaguez
CÓDIGO 005 - DIVERSAS
650 - Referentes à Fé Pública
GRUPO 900
660 - Referentes à Organização do Trabalho
901 - Elementos Suspeitos
670 - Referentes à Administração Pública
902 - Apreensão de Arma Branca
CÓDIGO 003 - TRÂNSITO
903 - Apreensão de Arma de Fogo
GRUPO 700
904 - Apreensão de Material
701 - Auto Abandonado
905 - Apreensão de Tóxico
702 - Auto Furtado
906 - PM Ferido em Ação
703 - Auto Roubado
907 - PM Morto em Ação
704 - Auto Recuperado
911 - Endereço não Localizado
705 - Recuperação de Auto Carga
912 - Nada Constatado
706 – Recuperação de Carga
920 – Encerradas no Local
711 - Colisão com Vítima
930 - Suicídio
712 - Capotamento com Vítima
931 - Tentativa de Suicídio
713 - Tombamento com Vítima
932 - Encontro de Cadáver
714 - Atropelamento
933 - Fuga de Preso
721 - Colisão sem Vitima
934 - Encaminhamento de Menor Infrator
722 - Capotamento sem Vítima
935 - Ocorrência com militar
723 - Tombamento sem Vítima
936 - Ocorrência com o Policial Militar
730 - Apreensão / Retenção de Veículo
937 – Terrorismo
740 - Menor ao Volante
938 - Tumulto
750 - Embriaguez ao Volante

760 - Direção Perigosa

770 - Falta de CNH


TURNOS
CÓDIGO DE ATIVIDADES
1 - 06:00 ÀS 14:00 h
001 - FOLGAS
2 - 14-00 ÀS 22:00 h
002 - FÉRIAS
3 - 22:00 ÀS 06:00 h
003 - LICENÇA ESPECIAL

004 - LTIP

005 - LTSP

006 - LTSPF




.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5449
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#11181 Mensagem por henriquejr » Ter Out 09, 2012 11:05 pm

09/10/2012 - 15h25
Polícia apreende adolescente de 15 anos com metralhadora em SP

A Polícia Militar apreendeu um adolescente de 15 anos com uma metralhadora em sua casa, em Taubaté (a 140 km de São Paulo), na noite de ontem.

Agentes do 5º Batalhão de Policiamento Militar do Interior receberam uma denúncia anônima que o jovem teria cometido um crime na região.

Na casa do suspeito --no bairro Água Quente--, os policiais encontraram a arma escondida sob a laje do banheiro. De acordo com a PM, o adolescente confessou que utilizava a metralhadora para cometer roubos.

[destacar]O adolescente já tinha sido detido por envolvimento no tráfico de drogas. Ele foi entregue ao seu responsável legal e deverá ser apresentado a Vara da Infância e Juventude.[/destacar]

A arma foi apreendida e encaminhada para a perícia do Instituto de Criminalística. O caso foi registrado na Delegacia de Taubaté.




.
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#11182 Mensagem por Lirolfuti » Qua Out 10, 2012 5:26 pm

Governador de São Paulo diz que "tem de vencer uma batalha por dia"
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) admitiu que há crime organizado em São Paulo, mas ressaltou que "o Estado vai continuar cumprindo seu dever, que é enfrentar a organização criminosa". Em um evento público na tarde de terça-feira (9), Alckmin afirmou ainda que a força do crime organizado hoje "é menor do que foi no passado".

"Essa é uma guerra em que você tem de vencer uma batalha todo dia, todo dia é uma luta. Nós já temos tido há algum tempo forte ação da polícia contra o crime organizado. A morte de policiais é uma forma de o crime intimidar o Estado e o Estado não vai ser intimidado", afirmou.

Sobre a possível participação de policiais militares nos crimes, o governador disse não descartar "nenhuma hipótese", mas que é preciso esperar o resultado das investigações para falar algo a respeito.

Em época de eleições municipais, Alckmin aproveitou para atacar a oposição. "Nós sofremos as consequências da falta de policiamento nas fronteiras, de onde vem o tráfico de drogas e o de armas, uma responsabilidade do governo federal. Nossa parte estamos fazendo." E também enalteceu os números da polícia. "Todos os indicadores de trabalho, de eficiência da polícia, são positivos. Tanto é que nós passamos de 180 mil presos em janeiro deste ano para 193 mil presos em 9 de outubro. Foram 13 mil presos em nove meses. Quer dizer: a polícia está trabalhando direto." Baixada

O governador disse ainda que a Rota não tem data para deixar a Baixada Santista. "Ficarão lá o tempo em que for necessário. Agora em novembro, faremos lá a formatura de mais 250 policiais." As informações são do jornal "O Estado de S.Paulo"
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... or-dia.htm




Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#11183 Mensagem por Lirolfuti » Qua Out 10, 2012 5:27 pm

Testemunhas relatam execuções e cenas de terror em São Paulo
A série de assassinatos ocorridos na Grande São Paulo em apenas quatro horas na noite de segunda (8) para a terça-feira (9) veio acompanhada de relatos de execução, cenas de terror e muito medo. Segundo testemunhas, pelo menos dois homens foram assassinados por policiais fardados das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) quando já estavam rendidos no chão. Em outros casos de mortes, parentes e amigos das vítimas também suspeitam da participação de PMs tentando vingar a morte do soldado Hélio Barros em Taboão da Serra.

Às 22h30, menos de uma hora depois da morte do policial, dois suspeitos de roubo foram mortos pelos policiais da Rocam. Segundo a versão da PM, soldados encontraram a dupla após receber denúncia de roubo a pedestres. Os rapazes teriam reagido e atirado ao tentar fugir. E caíram da moto na Rua Babilônia. Um deles, Rodrigo Neves de Oliveira, de 20 anos, morreu no local. "Policiais viram que ele estava caído e deram vários tiros na cara", disse um vizinho. Já André Felipe Oliveira Lima, de 16, foi levado ao hospital, mas não resistiu. "Policiais mandaram todo mundo sair da rua. Quem ficou apanhou", disse outra testemunha. A PM informou que apreendeu com a dupla dois revólveres e a bolsa pertencente a uma mulher assaltada minutos antes. Em nota, a corporação informou que "não compactua com irregularidades praticadas por seus integrantes" e inquérito vai apurar o caso. Na resposta ao Estado, solicita que testemunhas procurem a Corregedoria.
Mais violência

Após a morte do PM, dois carros, um prateado e um escuro, também aterrorizaram moradores de Taboão da Serra durante a madrugada. Testemunhas contam que passava da meia-noite quando homens em um Fiat Stilo prata atiraram em três pessoas na esquina da Rua Tereza Montez Sanches. Elas tentaram escapar pulando muros de casas. O desempregado Fernando Pereira de Melo, de 23 anos, foi achado morto na lança do portão de uma residência. Ele não tinha antecedentes criminais. Já os outros dois baleados, que sobreviveram, tinham passagem por roubo.

Um pouco mais tarde, também em um Stilo prata, atiradores atacaram na Rua Sati Nakamura. Um homem se machucou tentando fugir, outro foi baleado na perna.

À 1h30, quatro pessoas que estavam na Rua Nicolau Gentile, também em Taboão, foram baleadas por homens em um Logus preto. Fabio Julião Santos, de 32 anos, e José Gomes, de 31, com passagem por porte de drogas e irmão de um PM, não resistiram.

O último caso em Taboão foi às 2h. Dois homens sem antecedentes, Alex Sandro Pereira, de 29, e Ricardo Evangelista Pereira, de 31, foram mortos na Rua João Antonio da Fonseca. Novamente, foi visto um carro preto.

Para familiares e amigos das vítimas, policiais promoveram o comboio de assassinatos. "Estão matando para se vingar e não estão matando só bandido. Estão indo na rua e matando qualquer um", disse um amigo de Santos. Uma sobrinha de Ricardo Pereira disse que ele não era criminoso. "Só estava na frente de casa conversando."

Colegas de batalhão do soldado Hélio Barros também acreditam que a morte tenha sido ação do crime para vingar outros casos de morte. "Tivemos vários casos de resistência neste ano. Todos de criminosos. Foi um contra-ataque dessa guerra urbana", disse um PM no enterro do colega. As informações são do jornal "O Estado de S.Paulo".
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... -em-sp.htm




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62150
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6480 vezes
Agradeceram: 6840 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#11184 Mensagem por Túlio » Qua Out 10, 2012 5:39 pm

Me faz lembrar um filme do Chuck Norris, onde os vagos COMUNAZZZ se fantasiavam de Polícia e saíam matando a torto e a direito, daí todo mundo odiava e se defendia da Polícia...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#11185 Mensagem por Lirolfuti » Qua Out 10, 2012 7:41 pm

'Ela afirma que foi força divina', diz filha de idosa que teria matado invasor
Exame residuográfico não apontou a presença de pólvora na idosa.
Odete Prá evitar falar no assunto para não ter pesadelos, diz filha.

Foi uma obra divina. Assim a aposentada Odete Prá, de 87 anos, define para a família o fato de ter matado com três tiros um suspeito de invadir sua residência com uma arma antiga e mesmo assim não apresentar nas mãos vestígios da pólvora, conforme apontou exame do Instituto Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul. A versão é contada pela filha da idosa, Régia Prá, de 52 anos. Dona Odete não quer mais falar sobre o assunto. Alega que tem pesadelos à noite sempre que recorda o crime ocorrido no dia 9 de junho, em Caxias do Sul, na Serra do RS.

A Polícia Civil segue investigando o caso. Na ocasião, Márcio Nadal Machado, 33 anos, foi morto dentro da casa da idosa. Segundo a filha, a mãe fica perturbada e sonha com o acontecido quando conversa sobre isso. Sobre o resultado negativo do exame residuográfico, ela apela para a fé para explicar por que não havia resíduos de pólvora na mão que apertou o gatilho.

"Ela é muito desinformada, não acompanha a TV, e não sabe nem quem é a presidente. Vive para fazer as coisas dela e rezar. Ela nos diz: 'Vocês não acreditam. Isso é uma força divina, que me levantou da cama, me fez pegar a arma, fez aquela arma funcionar e depois apagou tudo'", relatou Régia ao G1. Apesar das tentativas de Odete em evitar, o assunto sempre vem à tona. Especialmente nos dias que idosa vai até o trabalho de Régia, uma ferragem que fica no térreo do prédio em que Odete mora. Lá, colegas da filha costumam fazer perguntas para a idosa. "O que ela fala é sempre a mesma coisa, é o que ela diz desde o começo: 'Esse moço fez muita coisa. Por isso Deus o enviou para que eu fizesse isto'", conta a filha de dona Odete.

Régia garante que não havia mais ninguém no momento do crime. Segundo ela, o apartamento da mãe é monitorado por câmeras. Foram encaminhadas à polícia as imagens da invasão que comprovariam que não havia mais ninguém na residência. O vídeo mostra até o momento em que Régia chega ao local. "O vídeo capta a gente chegando. Depois a polícia chegou, e não havia outro local por onde alguém pudesse sair. É impossível sair por onde o invasor desceu", garante.

Régia admite que a mãe não lavou as mãos após dar o disparo, o que poderia influenciar no resultado do exame residuográfico. Ela tenta explicar o resultado, mas admite não ser especialista no assunto. "Não sou profissional. Pode ser uma bobagem, mas eu penso que esses reagentes não foram inventados há muito tempo, há uns 15, 20 anos, e não sei se uma munição tão antiga deixaria resíduos", afirmou.

A filha de dona Odete garante que a arma estava carregada há pelo menos 40 anos. "Arma não é usada há muitos anos. Tenho 52 e lembro de ver na minha infância essa arma com a mesma munição", disse.

O delegado Joigler Paduano, responsável pela investigação, prefere não se manifestar sobre a perícia. Ele diz que irá se pronunciar apenas na conclusão do inquérito. Outras duas perícias estão faltando para a conclusão da investigação.

"Não me arrependi, mas não queria ter feito"A atitude da idosa ganhou repercussão nacional. Em entrevista ao Fantástico, Odete contou como teria feito os disparos. "Não me arrependi, mas não queria ter feito", disse a idosa. A mulher disse que pensou ser o neto em seu quarto. "Eu estava só observando, falando com ele carinhosamente, pensando que era o meu neto. Ele não me dava confiança. Quando saiu de costas eu percebi que não era meu neto. Levantei sem aparelho, sem óculos, sem muleta, sem nada. Eu entrei no quarto e olhei o lugar da arma, estava tudo intacto. Fui à procura dele (do assaltante). Quando ele levantou os braços eu vi que ele ia saltar em mim. Foi o momento em que eu dei o primeiro tiro", relata.
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-su ... vasor.html




Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#11186 Mensagem por NettoBR » Qua Out 10, 2012 10:15 pm

Túlio escreveu:Me faz lembrar um filme do Chuck Norris, onde os vagos COMUNAZZZ se fantasiavam de Polícia e saíam matando a torto e a direito, daí todo mundo odiava e se defendia da Polícia...
Lembra o nome do filme? Me passa depois. :mrgreen:




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 62150
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6480 vezes
Agradeceram: 6840 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#11187 Mensagem por Túlio » Qua Out 10, 2012 10:30 pm





“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#11188 Mensagem por NettoBR » Qua Out 10, 2012 10:45 pm

[009]




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#11189 Mensagem por NettoBR » Qua Out 10, 2012 11:11 pm

Ágata 6 - FAB emprega 26 aeronaves e VANT para defender fronteira oeste

http://www.youtube.com/watch?v=v4SvSEw1sS4




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9427
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#11190 Mensagem por Brasileiro » Qui Out 11, 2012 1:45 am

Alckmin diz que PM envolvido com crimes terá "demissão sumária"

Da Folhapress
Publicado em: 10/10/2012 - 18:20 | Atualizado em: 10/10/2012 - 17:10
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou hoje que caso algum policial tenha ligação com os assassinatos que acontecem no Estado, o oficial será demitido imediatamente. "Caso o envolvimento seja comprovado, é demissão sumária", disse.

São Paulo teve, nos últimos cinco dias, três noites violentas, com grande número de assassinatos. Os últimos ataques foram na Grande São Paulo, em Taboão da Serra e Embu das Artes. Oito pessoas foram mortas a tiros entre a noite de anteontem e a madrugada de ontem após o assassinato de um policial militar. A PM não confirma se há relação entre os crimes e a morte do militar.

Segundo o governador, todos os crimes registrados como resistência seguida de morte serão apurados pela Corregedoria da PM e o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Saturação

Ontem, o governo anunciou uma megaoperação da PM com cerca de 15 mil homens a mais no policiamento no Estado. "A população vai sentir agora, positivamente, maior presença policial no Estado. A prioridade da operação serão as grandes cidades da Baixada Santista e da região metropolitana de São Paulo", afirmou Alckmin.

O reforço, de 15 mil policiais (5 mil em cada um dos três turnos de trabalho), se somará ao efetivo de 30 mil que já atua nas ruas todos os dias. Esses PMs virão do serviço administrativo e, até, de homens ainda em formação. Não há prazo para o término da operação, que começa hoje.

O comandante da Polícia Militar, Roberval França, diz discordar da avaliação do Ministério Público de Santos, de que há uma "guerra civil", entre PMs e o PCC. "Guerra é quando a lei não vigora mais. O que está acontecendo é uma série de delitos." :shock:

O governo estadual afirma que é "lenda" o poderio da facção criminosa PCC e que há glorificação dos criminosos por parte da imprensa.
http://www.jornaldooeste.com.br/seguran ... ria-34625/

Pois é, caras. É preciso que a diferença fique muito clara, entre quem é o bandido e quem é a polícia.

A inadequação do sistema jurídico pode ser que empurre a polícia ao igualamento de métodos quanto àqueles que nos são inimigos, forçando alguns policiais à margem da lei.
Porém, vejo que, sem uma solução definitiva do problema, esta tendência pode ser mais um fator de aceleração da degradação das condições de direito da própria população, à medida em que não se retorna à lei, mas tornando-se necessário cada vez mais métodos fora dela para se tentar buscar algum resultado, cada vez mais até, no limite, o esfacelamento e a total insegurança jurídica e a falta de direito do cidadão comum.


abraços]




----------------
amor fati
Responder