Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 252 vezes
Agradeceram: 562 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#11071 Mensagem por Brasileiro » Sex Out 05, 2012 2:14 pm

henriquejr escreveu: Querer incriminar os policiais da ROTA por causa daquela operação do "tribunal do crime", por ter matado 9 BANDIDOS, é um exemplo claro disso!!!

E ainda transcrevo as palavras do governador: "Quem reagiu, morreu!". Pra mim ele ta mais do que certo. As pessoas tem que decidir de que lado estão!
Henriquejr, tudo estaria muito claro, se um dos 9 não fosse realmente vítima de um cárcere privado, não estivesse desarmado (portanto, incapaz de reagir), ou a condição de que o possível crime que cometeu estivesse mais clara.

Não foi o caso. A operação teve 8 "bingos"? Ok. Seja o que for, tenha feito o que for, o que não ficou determinado, a morte do nono elemento é uma faceta que merece prudência. Você bate nesta tecla, e eu gostaria que me explicasse isto. Eu não consigo achar cabimento para que isto esteja correto e na minha opinião, o governador foi cínico e incentivou que pessoas tomassem julgamento de um caso de que não sabem como aconteceu, o que é o pior.

abraços]

----------------
amor fati
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#11072 Mensagem por henriquejr » Sex Out 05, 2012 3:10 pm

Brasileiro escreveu:
henriquejr escreveu: Querer incriminar os policiais da ROTA por causa daquela operação do "tribunal do crime", por ter matado 9 BANDIDOS, é um exemplo claro disso!!!

E ainda transcrevo as palavras do governador: "Quem reagiu, morreu!". Pra mim ele ta mais do que certo. As pessoas tem que decidir de que lado estão!
Henriquejr, tudo estaria muito claro, se um dos 9 não fosse realmente vítima de um cárcere privado, não estivesse desarmado (portanto, incapaz de reagir), ou a condição de que o possível crime que cometeu estivesse mais clara.

Não foi o caso. A operação teve 8 "bingos"? Ok. Seja o que for, tenha feito o que for, o que não ficou determinado, a morte do nono elemento é uma faceta que merece prudência. Você bate nesta tecla, e eu gostaria que me explicasse isto. Eu não consigo achar cabimento para que isto esteja correto e na minha opinião, o governador foi cínico e incentivou que pessoas tomassem julgamento de um caso de que não sabem como aconteceu, o que é o pior.

abraços]
Brasileiro, quanto a isso eu sou sincero em dizer que não tenho nem como dar minha opinião, já que eu não estava no local dessa ocorrência. Só sei que o pessoal da ROTA foi para o local sabendo do que se tratava e o que estava ocorrendo. Com certeza tinha conhecimento de um PROVÁVEL "inocente" sendo julgado pelos caras. Se durante as trocas de tiro ele veio a óbito, os motivos disso somente quem estava no local sabe dizer, e as investigações (que ao contrário do que você pensa, acontece sim) poderão mostrar. Pode ser que durante as trocas de tiros o cara foi alvejado, isso é muito plausível neste tipo de operação, em qualquer lugar do mundo. Pode ser que no momento que a polícia chegou ele tenha se juntado aos elementos (ou será que não pode ter ocorrido isto?). Pode ter ocorrido muitas coisas que não coloca os policiais como culpados pelo fato. Sinceramente eu não acredito que a equipe da ROTA tenha executado o cara sabendo que ele era a vítima da quadrilha, até porque se ele tivesse saído com vida teria sido melhor, midiaticamente falando.

Volto a dizer que, na minha opinião, a operação foi um sucesso, pena que 6 ainda sobreviveram, porque em qualquer lugar do mundo, numa operação dessas, não sobrevive ninguém, e no final os policiais saem como heróis!

.
Brasileiro
Sênior
Sênior

#11073 Mensagem por Brasileiro » Sex Out 05, 2012 3:29 pm

Estive apenas observando o debate sobre a questão da polícia, e cada vez mais só me parece totalmente desnecessária a militarização.

Porque cada vez que se entra na questão dela estar militarizada ou não, a idéia é que ela não está mais tanto, o policial já tem 'mentalidade civil', as coisas funcionam como que civil, exceto pela disciplina e hierarquia , imprescindíveis, e talvez o que esteja justificando o caráter militar.

Mas, em último caso, a polícia é militar. E ao meu ver, o fato de uma ser militar é o entrave para a unificação do trabalho das duas, uma ostensiva e outra investigativa. Talvez porque o fato de dividirem um mesmo escritório poderia causar algum embaralhamento na estrutura hierárquica na PM? Mas o medo seria com razão, porque uma possível confusão prejudicaria mais a PM (que como é atualmente, depende disso) do que a PC.

Se você só responde ao seu superior, e seu superior ao superior dele, haverá um último, que será ele o responsável por se comunicar com outra parte. Hoje, a tendência, ao menos nas empresas de tecnologia de ponta, é maior horizontalização possível da estrutura de responsabilidades, o que melhora e desburocratiza a comunicação e cooperação entre áreas envolvidas.

Na polícia americana funciona assim:
A carreira do policial das cidades é dividida em cargos, e não por patentes. Apesar do nome, nada tem a ver com o modelo militar de organização, com diversas patentes. Os cargos existentes são:
Officer – em português, Oficial, ou popularmente para nós, Guarda.
Detective – é o Detetive, cargo que pode ser alcançado opcionalmente após 2 anos de profissão, por concurso interno.
Sargent – o Sargento é o cargo ocupado pelo policial após 4 anos de profissão.
Liutenant – Tenente, após 6 anos.
Captan – Capitão, após 8 anos de exercício na função policial.
O candidato entra na Polícia e recebe o cargo de Oficial, e trabalha no policiamento ostensivo, uniformizado. Após 2 anos, é possível que ele seja promovido à Detetive. Para isso, é necessário que existam vagas a serem preenchidas, e então deve ele ser aprovado e classificado em um concurso com provas internas, exclusiva para quem já é Oficial. Se ele se classificar, passa a trabalhar em investigações, não usando mais uniforme, a não ser em eventos formais como promoções, solenidades, etc.

Depois de 4 anos, ele poderá ser promovido à Sargento, tendo ele já passado para Detetive ou não. Neste ponto, caso ele não seja ainda Detetive, poderá fazer o exame, e se aprovado nas provas teórica necessárias, passará a Detetive já no cargo de Sargento, deixando de usar o uniforme, e a partir daí recebe uma gratificação extra pelo curso de investigação.

Se ele não quiser ser Detetive, mesmo assim, para ser promovido a Sargento, deve fazer exame que cobra conhecimento de investigação, isto porque ele poderá ser chefe dos Oficiais, e estes devem saber preservar os locais de crime para o bom trabalho dos Detetives. Mas se ele quiser ser Detetive, mas não for aprovado na prova teórica para investigação, será Sargento uniformizado, e poderá chefiar as equipes de Oficiais, que fazem o serviço ostensivo nas ruas, ou cuidar da parte burocrática da delegacia, como triagem das ocorrências, decidindo o que deve ser repassado para os Detetives e que será investigado, manutenção de armamento, cautela de presos, etc.

Depois de 6 anos, o policial poderá ascender ao cargo de Tenente, e passa a ter como função a supervisão das investigações, decidindo que policial vai investigar cada caso, avocar investigação em andamento e repassá-la para outro Detetive, chefiar diligências externas, etc.

Por último existe o cargo de Capitão, que é quem manda no distrito policial (delegacia). Ele dirige toda a parte administrativa, por exemplo, nomeando as duplas de policiais. O Capitão também fica habilitado a concorrer ao posto de Chefe de Polícia, que lá é eleito. Isso mesmo, é uma eleição, é a comunidade residente na área do distrito quem elege o Chefe de Polícia, e é realizada uma eleição, com votos, etc.

Até o cargo de Sargento, é sempre grande o número de vagas disponíveis, sendo necessário para a promoção somente que o Oficial ou o Detetive passem nos exames internos. Já para os cargos seguintes, seu preenchimento se dará de acordo com a necessidade e número de vagas, podendo ser mais demorado.

http://www.casodepolicia.com/2008/07/28 ... s-nos-eua/
Praticamente não se distingue o investigador, do capitão e do policial de rua, compartilham uma mesma carreira. Ao menos do ponto de vista do policial e da eficiência global de troca de informações e encadeamento de ordens e responsabilidades, me parece mais interessante.
Isto é praticamente impossível a partir da operação separada (mesmo que cooperada ou num mesmo destacamento) entre uma PC e PM.

Já quando eu falo em controle social da polícia, eu quero dizer a PM responde apenas a si própria, ou no máximo ao governador, respeitando rigorosamente o enfileiramento hierárquico do cumprimento de ordens e da comunicação. Um PM na rua pode voltar ao batalhão com menos munição sem B.O. e ninguém sabe de nada, talvez no máximo a nível de corregedoria, que é da própria polícia.
Pode registrar que tal viatura esteve num dado local, quando poderia estar noutro, recolhendo propina e ninguém tem como saber, a não ser recentemente com dados de GPS. No máximo pelos seus próprios meios de lidar com isso.

É claro que há muto mais coisas por aí. Mas acho que é bem claro que, de alguma forma, tudo isto chega ao "cliente" final, que é o cidadão comum.

abraços]

----------------
amor fati
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6876 vezes
Agradeceram: 7158 vezes
Contato:

#11074 Mensagem por Túlio » Sex Out 05, 2012 3:36 pm

Só que NINGUÉM gosta de Corregedoria/Corregedor, alguma razão há para isso. Se eles passassem a mão na cabeça de todo mundo e "abafassem" as jostas feitas seriam ADORADOS...

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Brasileiro
Sênior
Sênior

#11075 Mensagem por Brasileiro » Sex Out 05, 2012 3:43 pm

henriquejr escreveu:
Brasileiro, quanto a isso eu sou sincero em dizer que não tenho nem como dar minha opinião, já que eu não estava no local dessa ocorrência. Só sei que o pessoal da ROTA foi para o local sabendo do que se tratava e o que estava ocorrendo. Com certeza tinha conhecimento de um PROVÁVEL "inocente" sendo julgado pelos caras. Se durante as trocas de tiro ele veio a óbito, os motivos disso somente quem estava no local sabe dizer, e as investigações (que ao contrário do que você pensa, acontece sim) poderão mostrar. Pode ser que durante as trocas de tiros o cara foi alvejado, isso é muito plausível neste tipo de operação, em qualquer lugar do mundo. Pode ser que no momento que a polícia chegou ele tenha se juntado aos elementos (ou será que não pode ter ocorrido isto?). Pode ter ocorrido muitas coisas que não coloca os policiais como culpados pelo fato. Sinceramente eu não acredito que a equipe da ROTA tenha executado o cara sabendo que ele era a vítima da quadrilha, até porque se ele tivesse saído com vida teria sido melhor, midiaticamente falando.

Volto a dizer que, na minha opinião, a operação foi um sucesso, pena que 6 ainda sobreviveram, porque em qualquer lugar do mundo, numa operação dessas, não sobrevive ninguém, e no final os policiais saem como heróis!
Que diabos um réu estaria fazendo com uma arma, e que motivação tem um suspeito de estupro em ajudar aqueles que estariam decidindo sobre sua morte?

Eu só consideraria alguém herói se souber exatamente a circunstância em que ocorre o tal ato heróico. De vez em quando colocam aqui vídeos de PM baleando assaltantes armados e, realmente, acho que estão de parabéns! Mas veja: É uma situação muito clara, é flagrante o risco que o assaltante coloca às demais pessoas e não há outra alternativa a não ser contê-lo com um tiro e assim um bem maior é atingido.
Porém eu me recuso a chamar de herói em uma dada circunstância em que não se sabe de nada, morre gente que não está bem claro sobre o porquê teria morrido. Me desculpe, mas pra mim não dá.

E colocar questão do tipo "de que lado você está" é praticamente reduzir tudo a uma partida e um monte de torcedores. E torcedor é cego porque é apaixonado.
O meu time pode vencer 30 partidas fazendo gol de braço e cavando pênalti, mas se ganhar o título eu, como torcedor, fico feliz e ainda zombo da cara de quem perdeu.
Mas pra coisas como segurança pública meu comportamento é diferente.

abraços]

----------------
amor fati
henriquejr
Sênior
Sênior

#11076 Mensagem por henriquejr » Sex Out 05, 2012 6:17 pm

Major da PM vê risco de novos 'esquadrões da morte' em SP

O deputado estadual Major Olímpio Gomes (PDT), major da reserva da Polícia Militar de SP, diz que o governo não pode mais, por medo de desgaste político, dizer que é "lenda" o poderio da facção criminosa PCC e a ligação do bando com as mortes de PM.
A palavra "lenda" foi usada recentemente pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, ao comentar o a ação da facção criminosa.

Para o major, cresce um perigoso sentimento nas polícias de que as leis já não conseguem inibir a criminalidade e que os policiais podem querer "fazer justiça com as próprias mãos". "Se nenhuma providência for tomada urgente, o medo é policial fazer justiça no caixa dois", diz.

Folha - Documentos mostram que há uma ordem dada pelo PCC para matar policiais. Já são 75 PMs mortos este ano...

Olímpio Gomes (PDT) - Está mais que clara a premeditação e a execução de policiais. Será que esse novo documento do PCC é mais uma lenda, como dizem certas autoridades? Só que as lendas vêm se confirmando a cada dia.
Não adianta querer tapar o sol com a peneira, dizer que é lenda, que é coisa de promotor mal intencionado, jornalismo tendencioso: são 75 PMs mortos. Mais um indicativo de que estão cumprindo o salve [ordem do PCC].

Como o senhor recebe essa notícia de mais uma morte?

Eu tenho muita responsabilidade em falar isso, mas é preocupante quando surge o sentimento de duvidar que o Estado democrático de direito e as leis conseguem impedir o crime e surgem pessoas com vontade de fazer justiça com as próprias mãos.

Eu tenho ido a velórios, falado com coronéis, delegados. É o mesmo sentimento: se nenhuma providência for tomada urgente, o medo é policial fazer justiça no caixa dois". E alguns comandantes dizem pensar em adotar um "dane-se".

Deixar que os policiais façam isso e até incentivar. "Caixa dois" no jargão é um policial fora de serviço sair matando marginais.

Se o coronel, se o delegado de classe especial tem esse sentimento no momento de dor e de angústia, imagine o soldado e o investigador, que se sentem abandonados?

Os policiais acham que as leis não funcionam mais?

No dia 15, vamos fazer uma audiência na Assembleia para iniciar a coleta de assinaturas e apresentar proposta de uma lei de iniciativa popular para tornar hediondos crimes praticados contra agentes da lei e aumentar as penas.

Isso existe em muito países e muitos Estados norte-americanos. Precisamos mudar a lei para que seja um impeditivo aos marginais. O sentimento é o de que as leis não protegem o cidadão de bem. E os homens da lei são os alvos preferenciais dos bandidos.

Fonte: Folha de São Paulo
É o que eu venho falando aqui a um bom tempo!!!

Não tem jeito. Para o policial, na situação em que nos encontramos, só resta duas alternativas: Ou passar a ser omisso ou se revoltar com a impunidade e começar a fazer besteira! Isso tudo é culpa do Estado, com suas leis que já não atendem mais as necessidades da sociedade!

.
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

#11077 Mensagem por Lirolfuti » Sex Out 05, 2012 6:17 pm

Major da PM vê risco de novos 'esquadrões da morte' em SP

O deputado estadual Major Olímpio Gomes (PDT), major da reserva da Polícia Militar de SP, diz que o governo não pode mais, por medo de desgaste político, dizer que é "lenda" o poderio da facção criminosa PCC e a ligação do bando com as mortes de PM. A palavra "lenda" foi usada recentemente pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, ao comentar o a ação da facção criminosa.

Para o major, cresce um perigoso sentimento nas polícias de que as leis já não conseguem inibir a criminalidade e que os policiais podem querer "fazer justiça com as próprias mãos". "Se nenhuma providência for tomada urgente, o medo é policial fazer justiça no caixa dois", diz. (ROGÉRIO PAGNAN)

*

Folha - Documentos mostram que há uma ordem dada pelo PCC para matar policiais. Já são 75 PMs mortos este ano...

Olímpio Gomes (PDT) - Está mais que clara a premeditação e a execução de policiais. Será que esse novo documento do PCC é mais uma lenda, como dizem certas autoridades? Só que as lendas vêm se confirmando a cada dia.
Não adianta querer tapar o sol com a peneira, dizer que é lenda, que é coisa de promotor mal intencionado, jornalismo tendencioso: são 75 PMs mortos. Mais um indicativo de que estão cumprindo o salve [ordem do PCC].

Como o senhor recebe essa notícia de mais uma morte?

Eu tenho muita responsabilidade em falar isso, mas é preocupante quando surge o sentimento de duvidar que o Estado democrático de direito e as leis conseguem impedir o crime e surgem pessoas com vontade de fazer justiça com as próprias mãos.

Eu tenho ido a velórios, falado com coronéis, delegados. É o mesmo sentimento: se nenhuma providência for tomada urgente, o medo é policial fazer justiça no caixa dois". E alguns comandantes dizem pensar em adotar um "dane-se".

Deixar que os policiais façam isso e até incentivar. "Caixa dois" no jargão é um policial fora de serviço sair matando marginais.

Se o coronel, se o delegado de classe especial tem esse sentimento no momento de dor e de angústia, imagine o soldado e o investigador, que se sentem abandonados?

Os policiais acham que as leis não funcionam mais?

No dia 15, vamos fazer uma audiência na Assembleia para iniciar a coleta de assinaturas e apresentar proposta de uma lei de iniciativa popular para tornar hediondos crimes praticados contra agentes da lei e aumentar as penas.

Isso existe em muito países e muitos Estados norte-americanos. Precisamos mudar a lei para que seja um impeditivo aos marginais. O sentimento é o de que as leis não protegem o cidadão de bem. E os homens da lei são os alvos preferenciais dos bandidos. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... m-sp.shtml

henriquejr
Sênior
Sênior

#11078 Mensagem por henriquejr » Sex Out 05, 2012 6:35 pm

Brasileiro escreveu:Estive apenas observando o debate sobre a questão da polícia, e cada vez mais só me parece totalmente desnecessária a militarização.

Porque cada vez que se entra na questão dela estar militarizada ou não, a idéia é que ela não está mais tanto, o policial já tem 'mentalidade civil', as coisas funcionam como que civil, exceto pela disciplina e hierarquia , imprescindíveis, e talvez o que esteja justificando o caráter militar.

Mas, em último caso, a polícia é militar. E ao meu ver, o fato de uma ser militar é o entrave para a unificação do trabalho das duas, uma ostensiva e outra investigativa. Talvez porque o fato de dividirem um mesmo escritório poderia causar algum embaralhamento na estrutura hierárquica na PM? Mas o medo seria com razão, porque uma possível confusão prejudicaria mais a PM (que como é atualmente, depende disso) do que a PC.

Se você só responde ao seu superior, e seu superior ao superior dele, haverá um último, que será ele o responsável por se comunicar com outra parte. Hoje, a tendência, ao menos nas empresas de tecnologia de ponta, é maior horizontalização possível da estrutura de responsabilidades, o que melhora e desburocratiza a comunicação e cooperação entre áreas envolvidas.

Na polícia americana funciona assim:
A carreira do policial das cidades é dividida em cargos, e não por patentes. Apesar do nome, nada tem a ver com o modelo militar de organização, com diversas patentes. Os cargos existentes são:
Officer – em português, Oficial, ou popularmente para nós, Guarda.
Detective – é o Detetive, cargo que pode ser alcançado opcionalmente após 2 anos de profissão, por concurso interno.
Sargent – o Sargento é o cargo ocupado pelo policial após 4 anos de profissão.
Liutenant – Tenente, após 6 anos.
Captan – Capitão, após 8 anos de exercício na função policial.
O candidato entra na Polícia e recebe o cargo de Oficial, e trabalha no policiamento ostensivo, uniformizado. Após 2 anos, é possível que ele seja promovido à Detetive. Para isso, é necessário que existam vagas a serem preenchidas, e então deve ele ser aprovado e classificado em um concurso com provas internas, exclusiva para quem já é Oficial. Se ele se classificar, passa a trabalhar em investigações, não usando mais uniforme, a não ser em eventos formais como promoções, solenidades, etc.

Depois de 4 anos, ele poderá ser promovido à Sargento, tendo ele já passado para Detetive ou não. Neste ponto, caso ele não seja ainda Detetive, poderá fazer o exame, e se aprovado nas provas teórica necessárias, passará a Detetive já no cargo de Sargento, deixando de usar o uniforme, e a partir daí recebe uma gratificação extra pelo curso de investigação.

Se ele não quiser ser Detetive, mesmo assim, para ser promovido a Sargento, deve fazer exame que cobra conhecimento de investigação, isto porque ele poderá ser chefe dos Oficiais, e estes devem saber preservar os locais de crime para o bom trabalho dos Detetives. Mas se ele quiser ser Detetive, mas não for aprovado na prova teórica para investigação, será Sargento uniformizado, e poderá chefiar as equipes de Oficiais, que fazem o serviço ostensivo nas ruas, ou cuidar da parte burocrática da delegacia, como triagem das ocorrências, decidindo o que deve ser repassado para os Detetives e que será investigado, manutenção de armamento, cautela de presos, etc.

Depois de 6 anos, o policial poderá ascender ao cargo de Tenente, e passa a ter como função a supervisão das investigações, decidindo que policial vai investigar cada caso, avocar investigação em andamento e repassá-la para outro Detetive, chefiar diligências externas, etc.

Por último existe o cargo de Capitão, que é quem manda no distrito policial (delegacia). Ele dirige toda a parte administrativa, por exemplo, nomeando as duplas de policiais. O Capitão também fica habilitado a concorrer ao posto de Chefe de Polícia, que lá é eleito. Isso mesmo, é uma eleição, é a comunidade residente na área do distrito quem elege o Chefe de Polícia, e é realizada uma eleição, com votos, etc.

Até o cargo de Sargento, é sempre grande o número de vagas disponíveis, sendo necessário para a promoção somente que o Oficial ou o Detetive passem nos exames internos. Já para os cargos seguintes, seu preenchimento se dará de acordo com a necessidade e número de vagas, podendo ser mais demorado.

http://www.casodepolicia.com/2008/07/28 ... s-nos-eua/
Praticamente não se distingue o investigador, do capitão e do policial de rua, compartilham uma mesma carreira. Ao menos do ponto de vista do policial e da eficiência global de troca de informações e encadeamento de ordens e responsabilidades, me parece mais interessante.
Isto é praticamente impossível a partir da operação separada (mesmo que cooperada ou num mesmo destacamento) entre uma PC e PM.

Já quando eu falo em controle social da polícia, eu quero dizer a PM responde apenas a si própria, ou no máximo ao governador, respeitando rigorosamente o enfileiramento hierárquico do cumprimento de ordens e da comunicação. Um PM na rua pode voltar ao batalhão com menos munição sem B.O. e ninguém sabe de nada, talvez no máximo a nível de corregedoria, que é da própria polícia.
Pode registrar que tal viatura esteve num dado local, quando poderia estar noutro, recolhendo propina e ninguém tem como saber, a não ser recentemente com dados de GPS. No máximo pelos seus próprios meios de lidar com isso.

É claro que há muto mais coisas por aí. Mas acho que é bem claro que, de alguma forma, tudo isto chega ao "cliente" final, que é o cidadão comum.

abraços]
Isso tudo, Brasileiro, só mostra que quase tudo que você fala é baseado em achismo ou no famoso "alguém me disse"!

Só comentando alguns absurdos citados por você, porque estou de saída e sem tempo de responder tudo mais detalhadamente:

Em qualquer unidade da PM existe o controle de armas e munições cauteladas pelos policiais, diretamente na reserva de armamentos. Se o policial cautela uma MT-40 com 3 carregadores e 90 munições, no final do serviço ele terá que devolver a MT+ 3 carregadores + 90 munições! Caso esteja faltando munição, ele terá que apresentar o BO justificando o uso das munições, e esses BOs são registrados pelo Central, com número de controle, código da ocorrência, hora e local da ocorrência.

As reservas de armamentos passam por auditorias do Oficial P3 com uma certa frequência, com a contagem de todas as armas e munições. Ao constatar algum déficit de munições, o livro de cautela de armas e munições é verificado e nele deve está registrado todas as alterações, com os números dos respectivos BOs. Caso a conta não feche, é aberta uma Sindicância para investigar o que aconteceu com as munições que estão faltando e alguém, mais o armeiro (por não ter registrado), vai se f#$%@# com isso!

Com relação ao que você disse que a PM não responde a ninguém, a não ser o governador, mais uma vez estás equivocado! A PM responde a secretária de segurança, responde ao governador e também ao Ministério Público, através do Controle Externo das Polícias! Existe um Promotor de Justiça dedicado, quase que exclusivamente, a fiscalizar as ações das polícias, tanto civis quanto militares.

Sobre as Corregedorias, o sentimento que se tem dentro das PMs é que elas estão mais do lado dos vagabundos do que dos policiais, porque qualquer pessoa que chega na corregedoria, por mais bandido que seja, e acusa um determinado policial, ou uma guarnição, de alguma arbitrariedade, é o suficiente para tirar o sono desses por um bom tempo, mesmo que as acusações sejam infundadas, que os policiais tenham agido dentro da legalidade mas que o cidadão achou que os policiais não trabalharam direito e se achou no direito de denunciar! Na corregedoria praticamente você tem que provar que não está errado, muitas vezes contrariando a presunção de inocência! Quem fala que as corregedorias não funcionam, pelo fato dos corregedores serem policiais, está muito enganado!

.
Brasileiro
Sênior
Sênior

#11079 Mensagem por Brasileiro » Sex Out 05, 2012 6:43 pm

Já sabemos desde há tempos que este governador é um zero a esquerda em segurança pública.

Eu mesmo acho que o PCC é bicho menor do que se prega mesmo, o que tem de jovem marginal tomando isto como exemplo, escrevendo PCC na cabeça não está escrito. Crianças idiotas e perigosas, mas que nunca viram uma arma ou um traficante de verdade na vida. Sei disso porque minha mãe trabalha numa escola onde há desse tipinho de vagabundos, que não tem competência nem pra ser bandido.

Mas realmente é uma irresponsabilidade do governador minimizar a morte de 75 de seus PMs nas ruas do estado, chamar de lenda. Vai fazer mais do mesmo, se a situação se agravar, no máximo soltar algumas frases de efeito e mandar mais polícia para as ruas, mandar abordar gente e carros a torto e a direito, encher de homens armados algumas esquinas e dizer que está tudo bem protegido. Mas como isso não acaba sozinho com PCC, o que vai acontecer é isto mesmo.
O PM se sente ameaçado e alguns poderão se organizar em grupos para eliminar essas pessoas, colocar a quadrilha na defensiva e protegerem a suas próprias vidas, ou seja, o governo colocando a polícia para brigar com sua própria sorte.

abraços]

----------------
amor fati
henriquejr
Sênior
Sênior

#11080 Mensagem por henriquejr » Sex Out 05, 2012 7:28 pm

Brasileiro escreveu:Já sabemos desde há tempos que este governador é um zero a esquerda em segurança pública.

Eu mesmo acho que o PCC é bicho menor do que se prega mesmo, o que tem de jovem marginal tomando isto como exemplo, escrevendo PCC na cabeça não está escrito. Crianças idiotas e perigosas, mas que nunca viram uma arma ou um traficante de verdade na vida. Sei disso porque minha mãe trabalha numa escola onde há desse tipinho de vagabundos, que não tem competência nem pra ser bandido.

Mas realmente é uma irresponsabilidade do governador minimizar a morte de 75 de seus PMs nas ruas do estado, chamar de lenda. Vai fazer mais do mesmo, se a situação se agravar, no máximo soltar algumas frases de efeito e mandar mais polícia para as ruas, mandar abordar gente e carros a torto e a direito, encher de homens armados algumas esquinas e dizer que está tudo bem protegido. Mas como isso não acaba sozinho com PCC, o que vai acontecer é isto mesmo.
O PM se sente ameaçado e alguns poderão se organizar em grupos para eliminar essas pessoas, colocar a quadrilha na defensiva e protegerem a suas próprias vidas, ou seja, o governo colocando a polícia para brigar com sua própria sorte.

abraços]
A posição OFICIAL que o governador tomou, por incrível que pareça, é a correta diante dessa situação. O governo assumir publicamente que o PCC é uma organização criminosa poderosa e organizada só incentivará que outros bandidos busquem abrigo nesta organização, além de elevar a moral dos seus componentes. O governador apenas desprezou o problema, minimizou o poder o PCC! Lógico que extra-oficialmente ele tem conhecimento de tudo que se passa, é para isso que existem os serviços de inteligência das polícias e da própria secretaria de segurança pública. Achar que o governador não tem conhecimento da coisa é pura ilusão.

E também quem acha que o PCC não é essa bola toda também está enganado. O Brasil nunca teve uma organização criminosa tão organizada e poderosa quanto o PCC, que já possui o domínio do tráfico de drogas de praticamente todo país, além de ter entre seus parceiros os principais assaltantes atuando não só em São Paulo.

Aqueles ataques feitos pelo PCC alguns anos atrás, onde em menos de uma semana morreram quase 50 policiais e conseguiram literalmente dominar praticamente todos os presídios do estado de São Paulo foi prova do poder de articulação e organização do PCC, apesar da estratégia das autoridade para tentar diminuir este feito e não incentivar que outros ocorram!
Na semana passada passou um documentário da Discovery Channel sobre os ataques. Ao assistir fiquei imaginando que o que se passava na cabeça de americanos e europeus ao assistirem uma cidade como São Paulo, com mais de 20 milhões de habitantes, ficar literalmente sob domínio de uma organização criminosa! Incrível ver cenas de São Paulo parada, sem trânsito, sem pessoas nas ruas, literalmente uma cidade fantasma, e as autoridades tento que negociar com os lideres da facção para que os ataques fossem suspensos!!

Enquanto não tivermos leis duras, que realmente deixem esses criminosos presos e isolados da sociedade por longos anos, e um sistema carcerário realmente capaz de receber essa demanda, temos que agradecer a ROTA, Força Tática e demais unidades da PMESP e PCESP por ainda estarem "controlando" esses bandidos, porque se para eles matar policiais da ROTA tem tido relativo êxito, já pensou quando eles resolverem atentar contra cidadãos comuns, desarmados e indefesos?!

.
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

#11081 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Out 06, 2012 8:00 am

Sou contra a pena de morte nos moldes que são feitas em alguns estados dos EUA. Mas pra mim, se o cidadão esta recluso e mesmo assim, ainda é uma ameaça a sociedade, tendo acesso a várias "mordomias" e controla o tráfico de dentro das penitenciarias, ordena execuções de policiais, só tem uma solução: Injeção Letal.
Pronto, estaria muito bem justificado o óbito e se nossos governantes se preocupassem mais com a sociedade do que com os votos nas próximas eleições, mandariam os vagabundos membros de ONG's e Direitos Humanos a merd*.

Abs

Imagem
wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#11082 Mensagem por wagnerm25 » Sáb Out 06, 2012 8:33 am

Que tal essa?

---------------------------------

Coronel vai entrar na Justiça para não ser punido, caso se recuse a soprar bafômetro na Lei Seca

Imagem

A bordo de um Porsche, Príncipe foi abordado pelos agentes na Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon, na Zona Sul do Rio. De acordo com a equipe que participava da operação, ele se recusou a entregar os documentos de porte obrigatório para fiscalização - Carteira Nacional de Habilitação e CRLV do veículo - e deixou o local da operação sem a autorização dos agentes de trânsito, configurando duas infrações. Cada uma rendeu uma multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira (14 pontos no total).

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/coronel-vai ... z28W9XWn00

Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

#11083 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Out 06, 2012 8:43 am

Será que só eu, um civil, leigo, sabe que concerteza esse coronel tem ligação com o tráfico ou qualquer outra ilegalidade, e o MP não sabe ou não quer saber de investigar o dito cidadão?

Quanto será o subsidio de um coronel da PM no RJ? uns 8 a 10 mil??? e com isso se compra um Porsche???

Imagem
Lirolfuti
Sênior
Sênior

#11084 Mensagem por Lirolfuti » Sáb Out 06, 2012 9:29 am

Promotor diz que Baixada Santista vive 'guerra civil'

DO ENVIADO AO GUARUJÁ
DE SÃO PAULO
DO "AGORA"
O promotor Cássio Roberto Conserino, que investiga o crime organizado na Baixada Santista, diz que a região é palco de uma guerra civil entre criminosos e policiais. Segundo ele, há um grande acervo no Gaeco (grupo que investiga o crime organizado) com casos em que policiais foram atacados por bandidos vinculados à facção PCC e indícios de que policiais mataram civis em represália à morte de seus colegas.

"Não são casos isolados. Há indícios veementes de que os atentados foram praticados pela facção criminosa. Há uma guerra civil", afirma.

O governo paulista diz não ser possível afirmar que os assassinatos de policiais militares estejam relacionados.

Sobre as mortes de sete pessoas no Guarujá, Conserino diz ser prematuro afirmar que é mais um caso de vingança por parte de policiais. "Podem ser os próprios criminosos atacando para colocar a culpa na polícia."

Em 2010, houve um caso de um PM que foi indiciado por matar oito pessoas de forma semelhante logo após o assassinato de um colega.

De acordo com a Promotoria, desde então, o órgão passou a trabalhar em parceria com a Corregedoria da PM.

A Folha apurou com membros da cúpula da Segurança Pública que PMs disseram que, a cada policial morto, seis bandidos seriam assassinados em represália.

A partir dessa informação, setores de inteligência entraram em atenção para monitorar casos com mortes de civis em circunstâncias similares às do litoral.

EMBU DAS ARTES

Três jovens --de 16, 20 e 22 anos-- foram baleados ontem por dois motoqueiros armados quando, segundo a polícia, usavam drogas em um terreno baldio em Embu das Artes, na Grande São Paulo.

O crime foi na região onde trabalhava o policial militar Renato Ferreira da Silva Santos, 29, morto com um tiro no peito anteontem à noite em suposta tentativa de assalto. (ROGÉRIO PAGNAN, AFONSO BENITES, ANDRÉ CARAMANTE E LÉO ARCOVERDE)
Editoria de arte/Folhapress
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... ivil.shtml

Lirolfuti
Sênior
Sênior

#11085 Mensagem por Lirolfuti » Sáb Out 06, 2012 9:30 am

Motoqueiros matam sete em menos de 20h no Guarujá (SP)

ROGÉRIO PAGNAN
ENVIADO ESPECIAL AO GUARUJÁ
JOSMAR JOZINO
DO "AGORA
AFONSO BENITES
DE SÃO PAULO

Em menos de 20 horas, sete pessoas foram assassinadas na periferia do Guarujá em um trajeto de oito quilômetros. Segundo testemunhas, todos os crimes foram cometidos por dois homens, que estavam em uma moto.

A série de assassinatos ocorreu na quinta-feira poucas horas após a morte de um policial militar em São Vicente e um atentado contra outro PM no Guarujá.

O total de mortos é maior do que os casos registrados em agosto, quando foram mortas quatro pessoas.

Das 7 pessoas assassinadas anteontem, 4 já tinham passagem pela polícia por crimes como roubo e tráfico.

O delegado Josias Teixeira de Souza, do 2º DP da cidade, admite que as duas principais linhas de investigação são: as vítimas foram alvo de grupos de extermínio formado por policiais ou uma briga entre criminosos. Diz, porém, que só após o fim das apurações será possível saber o real motivo das mortes.

CRIMES

Os assassinatos começaram por volta de 1h e terminaram às 21h de anteontem. Antes, na tarde de quarta-feira, o soldado Fábio Passos de Sá foi morto em São Vicente quando estava de folga em frente a uma escola.

Na noite do mesmo dia, o soldado Thiago Silva de Araújo, 27, foi vítima de um atentado quando chegava em casa no Guarujá. Os suspeitos de atirar contra ele foram presos minutos depois do crime.

Segundo a Polícia Civil, parte das vítimas de anteontem estava em pontos de vendas de drogas na região de Vicente de Carvalho.

Entre as vítimas estão um tio e um sobrinho, mortos em momentos diferentes, em um intervalo de quatro horas.

O portuário Cláudio Vieira dos Santos Silva, 45, foi ao 2º DP para registrar queixa do assassinato do irmão dele, Maurílio dos Santos Silva, 29, morto às 17h. Quando voltava para casa, por volta das 21h, soube que o filho dele, Cláudio Júnior, 18, também tinha sido morto a tiros.

"Essa situação está muito estranha. Pelo menos sete pessoas mortas do mesmo modo, na mesma região? É difícil explicar o que ocorreu. Existem muitos comentários, mas prefiro aguardar as investigações", afirmou Silva.

Os assassinos, segundo testemunhas, usavam roupas escuras e capacetes. Nos locais dos crimes, foram achadas cápsulas de armas calibre 45 e.40, ambas de uso restrito de forças de segurança.

Colaborou ANDRÉ CARAMANTE http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... a-sp.shtml

Responder