Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3239
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceu: 46 vezes
Agradeceram: 226 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10876 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Set 12, 2012 7:13 pm

Clermont escreveu:
(...) estavam no local 16 criminosos, além do homem "julgado" e de três parentes da vítima de estupro.

(...)A família que presenciou o "tribunal do crime" está sob proteção da polícia e, se solicitar, deverá entrar no programa de proteção à testemunha. Os detidos foram levados para um centro de detenção provisória nesta manhã.
Ora, mas os tais parentes da vítima de estupro, ao solicitar a intervenção de bandidos para um "julgamento" extrajudicial, não se associaram aos foras-da-lei e portanto não mereciam ser indiciados por esse crime?

Cara, pelo que eu entendi quando vi pela televisão é que a família do estuprador descobriu e seguiu com a polícia para a área, foi a família do jack que avisou a ROTA. Já a família da estuprada estava lá para ver o vagabundo ser morto por outros vagabas.

Foi isso que eu entendi, então a tal da família protegida é a do estuprador que acabou morrendo. Sei lá, posso estar errado.

Foi isso que falaram na globo pela manhã, e depois eu acho que fizeram o abafa porque era informação de denúncia que a globo provavelmente furou, colocando quem denunciou em péssimos lençóis.

NÃO SEI, só sei que foi assim que eles divulgaram.




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10877 Mensagem por Clermont » Qua Set 12, 2012 7:21 pm

jumentodonordeste escreveu:Foi isso que eu entendi, então a tal da família protegida é a do estuprador que acabou morrendo.
É, isso faz mais sentido.




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10878 Mensagem por Clermont » Qua Set 12, 2012 7:23 pm

O mesmo mal maior.

Zuenir Ventura - 12.09.12.

O momento mais tenso do debate na TV entre os candidatos à Prefeitura do Rio ocorreu quando Eduardo Paes e Marcelo Freixo se desentenderam em relação às milícias. Acusado pelo candidato do PSOL de já ter se reunido com milicianos, o prefeito revidou afirmando que também o rival não tinha controle sobre a própria legenda, referindo-se ao candidato a vereador Berg Nordestino, que o partido de Freixo expulsou ao descobrir suas ligações com as milícias.

Paes alegou que não pode pedir folha corrida dos que recebe em seu gabinete para tratar de assuntos da cidade. E Freixo, presidente da CPI que desmantelou a máfia, indiciando 225 acusados (inclusive um ex-chefe de Polícia), argumentou que desconhecia a conexão do tal candidato com o ex-vereador Luiz André da Silva, preso por homicídio e justamente quem mais lhe fez ameaças de morte.

Portanto, mais do que denunciar a hipotética conivência dos dois candidatos com o crime, o que os episódios demonstram é como são insidiosos e sub-reptícios os membros dessa facção criminosa, capazes de se infiltrar numa reunião com o prefeito ou na chapa do partido que mais os combate.

Quando há quatro anos o antropólogo Luiz Eduardo Soares deu o alerta de que “o tráfico já era” e que as milícias constituíam algo mais pernicioso, ele foi criticado. Diziam que estava minimizando o real perigo representado pelo inimigo público número um da sociedade.

Era a época em que até autoridades consideravam os novos bandidos como “grupos comunitários de autodefesa”, “um mal menor e necessário”, uma espécie de antídoto contra o mal maior.

Foi preciso um filme de sucesso, o “Tropa de elite 2”, para o grande público descobrir que agindo nos morros e periferia do Rio existia algo tão nefasto quanto o tráfico: as milícias.

O antropólogo dizia que enquanto os traficantes são em geral jovens pobres que nunca saíram das favelas, os milicianos são “profissionais formados, treinados, com conhecimento técnico, com capacidade administrativa e financeira que se organizam para ocupar espaços políticos”.

Enquistadas no aparelho do Estado e difíceis de serem combatidas, extorquindo das comunidades milhões em serviços — gás, luz, TV, vans e, claro, drogas — as milícias são e continuam sendo, ao contrário do que se acreditava, perigosas forças paramilitares.

Mas, na verdade, acontecimentos como a chacina de Mesquita agora provam que em matéria de crime não há mal menor. Tráfico e milícias representam um mesmo mal maior: a barbárie.




Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10879 Mensagem por Lirolfuti » Qua Set 12, 2012 7:27 pm

a historia foi essa ao menos oque a patroa conto ( ela e pm do 3 choque ).

o estrupador tentou molestar a garata de 12 anos, mais ela se soltou anres dele consumar o ato.quando ela voltou para casa contou aos familiares que sairao a procura desse cidadao, como e uma comunidade extremamente carente e violenta que eles vivem isso chegou ao ouvido dos traficante que tbm sairao no encalço dele.
os traficantes pegarao ele primeiro e levarao para a chacarra enquanto outro bando foi ate a casa da vitima e disse-Olha pegamos o sujeito e vamos julgalo mais vc "poderiao fazer a gentileza de nos aconpanhar :twisted: ".nesssa chacarra eles julgarao ele eo absolverao ( segundo depoimento da familia ) ,soque enquando isso a rota ja havia recebido a denuncia deque averia uma reuniao do trafico nesse local.

quando parte dos marginais estavao saindo do local junto com o tarado num palio encontrarao com uma equipe da rota que desconfio do numero de homens do veiculo e os abordo nisso os bandidos ja descerao atirando resultado morreu todo mundo o segundo tireio se deu na esquina de baixo da chacara quando outro grupo de meliantes tentava escapar, o terceiro tirotei se deu dentro da chacara quando a rota invadio e os bandidos empertrarao resitencia.

a maioria dos mortos forao os ocupantes dos veiculos.




Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10880 Mensagem por Lirolfuti » Qui Set 13, 2012 9:25 am

Chácara onde nove morreram em SP foi alugada de candidato

O dono da chácara em Várzea Paulista (a 54 km de SP) onde nove pessoas foram mortas em uma operação da Rota (grupo de elite da PM) diz que não sabia que o local poderia ser usado para reuniões da facção criminosa PCC. "É a segunda vez que alugo [para eles]. Não imaginei que seria um encontro de criminosos", diz o comerciante Benedito Aparecido Nechita, que é candidato a vereador pelo PSC (Partido Social Cristão) de Várzea Paulista. Ele diz que cobrou R$ 200 pelo aluguel do imóvel.

"Estou precisando de uma grana para a campanha." O terreno tem cerca de 2.000 m², piscina e uma casa construída recentemente, segundo vizinhos. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a PM foi acionada na terça-feira (11) após o setor de inteligência da Rota receber uma denúncia anônima informando o local onde um homem suspeito de estupro seria julgado por um "tribunal do crime" organizado por criminosos ligados a uma facção criminosa, supostamente o PCC.

No local, a polícia disse que um Corsa cinza deixava a chácara quando eles chegaram. Eles deram ordem de parada, mas os suspeitos não obedeceram. Os homens desceram do veículo atirando contra os policiais, que revidaram. Dois homens ficaram feridos e outros dois foram detidos.

Um Pointer, um Monza e um Palio também deixaram a chácara e receberam ordem para parar, segundo depoimento dos policiais. Os suspeitos que estavam no Pointer, que seguia à frente dos outros veículos, desceram atirando. A polícia baleou dois deles e prendeu o motorista, que não ofereceu resistência.

Os dois homens que estavam no Monza não resistiram à prisão. No carro, foram apreendidos três tabletes de maconha e duas armas. No Palio, estavam uma adolescente de 12 anos, sua mãe e um irmão. Segundo a polícia, foi ele quem acionou o "tribunal do crime" para julgar um homem suspeito de estuprar a menina.

Os policiais da Rota disseram que dentro da chácara havia outros cinco suspeitos, que ficaram feridos após trocar tiros com os policiais. Outros dois foram detidos ilesos e, em revista pessoal, os PMs encontraram um documento de identidade em nome de outra pessoa e a chave de um Citroën C3 preto.

Os policiais disseram ter encontrado explosivos, munições, uma metralhadora, uma espingarda calibre 12 e coletes balísticos dentro do Citroën. Dentro de uma geladeira desligada, havia 24 tabletes de maconha. Eles ainda apreenderam uma carteira, documentos, três pulseiras, um relógio e cinco celulares no local.

No total, foram recolhidas 36 armas. Entre elas, duas espingardas calibre 12, uma metralhadora, sete pistolas, quatro revólveres, uma granada, cinco veículos, 20 kg de maconha e explosivos. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... dato.shtml




Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10881 Mensagem por Lirolfuti » Qui Set 13, 2012 9:29 am

Vítima de facção morta por policiais não tinha antecedentes

O homem apontado pela polícia como uma vítima do "tribunal do crime" do PCC e, supostamente, o principal motivo da operação em Várzea Paulista (a 54 km de SP), foi morto pelos próprios policiais da Rota. Ele morreu em suposto confronto com PMs quando, segundo a versão oficial, tentava fugir da chácara de Várzea Paulista. A informação está no registro da Polícia Civil.

Pelo documento, ao qual a reportagem teve acesso, Maciel Santana da Silva, 21, tinha sido "absolvido" pelos criminosos porque a própria menina de 12 anos negou ter sido estuprada por ele. Segundo ela contou aos policiais, o irmão, que foi quem acionou os criminosos, tinha exagerado na reclamação ao bando --o rapaz tinha lhe dado apenas um abraço.

Os "tribunais" são usados pelo PCC para intimidar criminosos que atraem a atenção da polícia e atrapalham as atividades da facção.

SEM ANTECEDENTES

Silva não tinha registro de passagem pela polícia. "Não constam passagens, mas ele tem três irmãos com antecedentes criminais, inclusive por tráfico de drogas", segundo nota da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Ele foi morto, de acordo com o boletim de ocorrência, por uma equipe comandada pelo tenente Rafael Henrique Cano Telhada, filho do coronel da reserva Paulo Telhada, que chefiou a Rota até 2011.

O serralheiro José Doia da Silva, 56, pai de Silva, disse que o filho era viciado em maconha, andava perturbado e, por isso, o levou para fazer tratamento psiquiátrico.

Na versão apresentada pela Polícia Militar anteontem, horas após as mortes, Silva era um dos cinco mortos encontrados dentro da chácara.

Havia a possibilidade, segundo o comandante-geral da PM, coronel Roberval Ferreira França, de ele ter sido morto pelos criminosos por ter sido "condenado".

O coronel disse ainda que família da menina tinha acompanhado todo o "julgamento" e tinha ido embora, a pedido dos criminosos, para não presenciar a execução do criminoso.

Ontem, a polícia informou também que não prendeu oito suspeitos na operação, mas apenas cinco. A PM não explicou porque errou na contabilidade dos suspeitos.

-

ALCKMIN E AS MORTES PELA PM

"Se o criminoso jogar a arma no chão e erguer os braços, a polícia vai prendê-lo. Agora, se ele enfrenta a polícia com um fuzil, evidentemente, a polícia vai reagir"
5.mar.2002, após a morte de 12 supostos membros do PCC em Sorocaba

"Em cinco dias foram presas mais de 138 pessoas, mais de 90 criminosos foram mortos. O governo não retrocede nem um milímetro"
19.mai.2006, sobre ataques do PCC

"Os criminosos serão presos. E, se enfrentarem a polícia, vão levar a pior. Essa é a ordem, e o governo não retrocede um milímetro"
28.jun.2012, sobre atentados contra PMs e ônibus

"Quem não reagiu está vivo"
12.set.2012, sobre os nove mortos pela Rota

-

LAUDOS

As primeiras testemunhas ouvidas pela Polícia Civil logo após as mortes dizem ter havido confronto entre os suspeitos e a Rota. Não há detalhes, porém, se isso teria ocorrido na morte de Silva.

Segundo o delegado seccional de Jundiaí, Ítalo Miranda Júnior, foram solicitados exames nas armas e nas mãos de todos os envolvidos para saber se houve disparo de arma de fogo e, também, se houve algum tipo de excesso.

Policiais ouvidos pela reportagem disseram não acreditar na versão de denúncia anônima à Rota.

OUTRO LADO

A Secretaria da Segurança Pública informou que as circunstâncias da morte de Silva serão apuradas --inclusive para que seja possível saber se ele estava ou não armado.

Sobre o fato de o comando da Polícia Militar e a própria secretaria terem dito anteontem à noite que ele havia sido "condenado" pelo "tribunal do PCC", a pasta afirmou que as informações dadas na ocasião eram "iniciais".

"A ocorrência ainda estava sendo apresentada. A versão da condenação pelo tribunal do crime havia sido inicialmente passada pela mãe da menina aos policiais. Isso será esclarecido no decorrer das investigações", disse.

De acordo com a secretaria, tudo será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), e pela Corregedoria da Polícia Militar.

A pasta, no entanto, ressaltou que "os indícios apontam que a operação ocorreu dentro dos padrões da legalidade." (TATIANA CAVALCANTI, JOSMAR JOZINO, ROGÉRIO PAGNAN, AFONSO BENITES E ANDRÉ CARAMANTE) http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... ntes.shtml




Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: Operações Policiais e Militares

#10882 Mensagem por Sávio Ricardo » Qui Set 13, 2012 9:32 am

Hum...

Cobrar R$ 200,00 de aluguel por uma chácara com: "terreno tem cerca de 2.000 m², piscina e uma casa construída recentemente"...

Dificil acreditar heim?




Imagem
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10883 Mensagem por wagnerm25 » Sex Set 14, 2012 8:46 am

Se houvessem morrido 5 policiais nessa ação e todos os bandidos tivessem escapado, nenhum jornal ainda estaria falando sobre o oassunto.




Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10884 Mensagem por Lirolfuti » Sex Set 14, 2012 10:21 am

wagnerm25 escreveu:Se houvessem morrido 5 policiais nessa ação e todos os bandidos tivessem escapado, nenhum jornal ainda estaria falando sobre o oassunto.
mais e ai que esta a inversao, policial morto nao da manchete :cry: quando deveria ser o bandido que nao desse.




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10885 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Set 16, 2012 7:36 pm

Continuam os ataques a policiais em SP... :shock:

=======================

16/09/2012 19h23 - Atualizado em 16/09/2012 19h29

'A minha alegria era ele', diz mãe de sargento da PM morto com 17 tiros

Adriano Simões da Silva foi enterrado na tarde deste domingo, em Matão.
Ele foi morto quando fazia a segurança particular de um mercado no sábado.

Do G1 São Carlos e Araraquara

(...)

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regia ... tiros.html




Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10886 Mensagem por NettoBR » Seg Set 17, 2012 10:58 am

Operação Amazônia 2012 - FAB testa novo modelo de comando e controle para a Copa do Mundo
Marinha, Exército e Força Aérea iniciam nesta segunda-feira (17/09), na região Norte do país, a Operação Amazônia. Sob a coordenação do Ministério da Defesa, as três Forças treinam em conjunto para a defesa da área.
Manobras dessa natureza ajudam a desenvolver os processos da logística e comunicações militares, bem como sedimentar doutrinas operacionais vitais para o emprego das Forças Armadas.

http://www.youtube.com/watch?v=P9vyureZQqA

Leia mais: http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... stra=12617




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2065
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 270 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10887 Mensagem por Frederico Vitor » Ter Set 18, 2012 1:14 pm

Quer ser policial militar?

Secretaria de Segurança Pública lança programa que pretende anexar jovens egressos do Exército ao quadro de efetivos da PM e do Corpo de Bombeiros

Marcos Nunes Carreiro

Com um déficit de 17 mil policiais e inúmeros problemas na segurança pública do Estado, o governo de Goiás anunciou nesta terça-feira (18/9) o projeto Serviço de Interesse Militar Voluntário, que pretende reforçar o efetivo de policiais militares que hoje é apenas de 12 mil. O quadro da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros será preenchido por egressos do Exército brasileiro, assim como jovens recrutas, geralmente com idade entre 19 e 21 anos, que deve atuar na rua em serviços como policiamento comunitário e atuação em eventos.

Tendo a seu lado o comandante-geral da PM, coronel Edson Araújo, o secretário de Segurança Pública, João Furtado, relatou que já há algum tempo estudos são feitos para a ampliação do quadro de policiais, que é insuficiente para o Estado. “Há muito tempo a secretaria estuda um modelo de ampliação de efetivo para dar a resposta que a sociedade necessita. Além disso, nosso objetivo é chegar a 2022 com um efetivo de 30 mil homens e para alcançar esse número nós precisamos ultrapassar nossa atual capacidade de contratação pelo método tradicional”, declarou.

Furtado diz que os jovens que saem do Exército já receberam treinamento e são preparados para atuar como policiais. “Nós consideramos que esse jovem já vem bem treinado do Exército, mas iremos capacitá-lo mais com o treinamento de uso moderado da força, de policiamento comunitário e ensinar a ele o Procedimento Operacional Padrão da PM (POP)”, explicou.

Contudo, o secretário explica que para ingressar no programa, o jovem precisará atender a alguns critérios. “O primeiro passo é estudar. É preciso estudar para ingressar na Polícia Militar. Já estamos em contato com a UEG, que abrirá cursos para atender a essa demanda. E findo o período de 3 anos, esse jovem ganha um diploma que servirá como critério de desempate caso ele queira continuar e preste o concurso público”, falou.

Para o comandante-geral da PM, a inclusão dos jovens no quadro da polícia atende a outra preocupação. “Estamos muito preocupados com o que está acontecendo com essa mão-de-obra qualificada que sai do Exército, pois, muitas vezes, esses jovens são recrutados pelo tráfico de drogas. Então, vamos aumentar o número de policiais e ao mesmo tempo prestar esse serviço social de guiar o rumo dessas pessoas”, disse Araújo.

O projeto já está na Casa Civil e espera-se a aprovação na Assembleia Legislativa ainda este ano. A própria secretaria irá entrar em contato com esses jovens, através de indicação do próprio Exército que irá fazer uma triagem dos jovens mais qualificados. A previsão é que o primeiro recrutamento seja feito no Entorno de Brasília.

Direitos humanos

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Goiás elaborou um relatório contendo fatos que demonstram o desrespeito aos direitos humanos e abuso de poder por parte de policiais militares. O dossiê tem 46 páginas e retrata casos conhecidos, como os assassinatos do advogado Davi Sebba e do comerciante Fernando de Souza, que envolveram a atuação de policiais. Quanto a isso o comandante-geral da PM, coronel Edson Araújo, falou ao Jornal Opção, que esse relatório é um jogo político e que não há problemas com a segurança pública em Goiás.

“A Polícia Militar está presente em todos os municípios goianos e prestando um excelente trabalho à população. São alguns casos em que ocorre abuso de poder e em todos eles há ações: processos são abertos pela nossa corregedoria, a Polícia Civil instaura inquérito, o Ministério Público acompanha e isso tudo é processado e enviado à Justiça. Então, nós não temos nenhum caso em que o policial participe de um evento assim e que não haja ação da corregedoria”, relatou.

Sobre os novos policiais que entrarão por meio do programa de policial voluntário, o coronel relatou que não há preocupação sobre a conduta deles, mesmo que sejam jovens. “Nós somos seres humanos, mas esse pessoal vai receber qualificação para poder lidar com isso, principalmente no policiamento comunitário, que vincula o policial a ter uma boa relação com a comunidade”.

Fonte: http://www.jornalopcao.com.br/posts/ult ... al-militar




Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10888 Mensagem por Lirolfuti » Qua Set 19, 2012 2:40 pm

Brasil diz não à ideia da ONU de pôr fim a PM
Recomendação foi única rejeitada e está entre 170 apresentadas; intenção é reduzir "execuções extrajudiciais pela polícia"



JAMIL CHADE


Sob o argumento de que fere a Constituição, o Brasil rejeitou ontem proposta apresentada na Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a Polícia Militar. De uma lista de 170 sobre políticas de direitos humanos, a recomendação foi a única negada. Para o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares, houve um equívoco na interpretação do texto - uma compilação de sugestões de diferentes países, incorporadas pelas Nações Unidas.

Segundo o documento entregue pelo Brasil, publicado ontem no site da ONU, Brasília rejeitou a ideia, da Dinamarca, para "trabalhar na direção de abolir o sistema separado de Polícia Militar".

Durante a reunião de maio em Genebra, diversos países europeus criticaram abertamente a violência usada pela Polícia Militar e apontaram a preocupação em relação aos números de mortes em operações.

A resposta foi clara. "A recomendação não tem o apoio do Brasil, diante da Constituição, que prevê a existência de forças policiais militares e civis", indica o documento.

"Forças policiais civis são responsáveis pelo trabalho de polícia judiciária e pela investigação de ofensas criminais, salvo ofensas militares", explicou. "Forças policiais militares são responsáveis pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública", completa.

O governo ainda indicou que estava adotando medidas para melhorar o controle sobre os policiais, como a criação de um ombudsman. Além disso, estariam treinando de forma permanente os policiais em termos de direitos humanos.

Nos últimos anos, diversos organismos da ONU criticaram as mortes ocorridas no Brasil por parte das forças de ordem e apontaram o fenômeno como uma das principais violações de Direitos Humanos no País.

Realizado a cada quatro anos, o evento em que o documento foi apresentado serve para sabatinar Estados sobre políticas de direitos humanos e governos de todo o mundo apresentam recomendações em relação a questões como saúde, educação e a situação de minorias.

Amanhã, após avaliação das sugestões, o governo brasileiro volta à tribuna do Conselho de Direitos Humanos para informar os membros quais medidas foram aceitas. Em quatro anos, a ideia é que as propostas aceitas pelo Brasil acabem sendo reavaliadas pelos demais governos, que cobraram a aplicação das recomendações.

Equívoco. Para o Conselho Nacional do Comando de Comandantes-Gerais das Polícias Militares, o documento da ONU não sugeriu o fim das Polícias Militares. Na visão dos conselheiros, houve equívocos na tradução que levaram os brasileiros a acreditar que era pedido o fim da PM. "O que a Dinamarca sugeriu foram medidas para acabar com a violência extralegal praticada por grupos de extermínio", argumenta o coronel Atair Derner Filho, da PM de Santa Catarina e secretário-geral do Conselho.

O coronel afirma que a ONU, inclusive, usa o serviço de policiais militares brasileiros para treinar forças de segurança em países com instabilidade política, como Haiti e Timor Leste. "Como não houve recomendação para extinção da PM, no documento atual, ao qual tivemos acesso, de novo não localizamos esse debate", disse o coronel.
http://www.defesanet.com.br/seguranca/n ... r-fim-a-PM




Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10889 Mensagem por NettoBR » Qui Set 20, 2012 12:42 pm

Força Nacional vai permanecer em 10 Estados por mais 120 dias
20 de setembro de 2012 • atualizado às 10h22

O Ministério da Justiça determinou a ampliação da atuação da Força Nacional de Segurança Pública em 10 Estados. Nas nove unidades da federação da Amazônia Legal - Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão -, os homens atuarão na Operação Defesa da Vida. Em Mato Grosso do Sul, a permanência da Força Nacional será estendida devido a conflitos indígenas.

As três portarias, determinando a permanência das tropas nesses Estados por mais 120 dias, com possibilidade de ampliação, estão publicadas na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União.

No começo deste mês, o Ministério Público Federal (MPF) determinou a retirada dos não índios de uma área, em Mato Grosso, do povo Xavante de Maraiwatsede, reconhecida como Terra Indígena Maraiwatsede. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A área dos indígenas é disputada por uma empresa de agropecuária desde 1966.

A disputa tem provocado a expulsão de indígenas da área, além de levá-los à extrema pobreza, segundo laudo pericial. Em julho deste ano, a Fundação Nacional do Índio (Funai) apresentou um plano de desintrusão para a retirada dos não índios do local. O MPF pediu apoio de segurança. A Força Nacional atuará nesta área.

Há cerca de um ano e meio, o governo lançou a Operação Defesa da Vida, coordenada pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria de Direitos Humanos. A ação tem a parceria da Força Nacional, das polícias Federal e Rodoviária Federal, além das Forças Armadas. Os particpantes da operação atuam nas rodovias no combate aos crimes ambientais, ao trabalho escravo, ao tráfico de drogas e armas, ao contrabando e aos roubos e furtos de veículos e cargas.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... genas.html




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9429
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 548 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10890 Mensagem por Brasileiro » Qui Set 20, 2012 9:28 pm

henriquejr escreveu: Colega, essa sua afirmação é uma denúncia muito séria! Toda força policial do mundo está sujeita a cometer danos colaterais (atingir inocentes) em suas ações, basta ver a ação da polícia novaiorquina naquela ação do cara que saiu atirando nas pessoas em frente ao Empire State, onde várias pessoas foram atingidas pelos próprios policiais!! Se algo parecido com aquilo tivesse ocorrido aqui no Brasil, pela PM, a coisa teria sido feia, era todo tipo de gente defendendo até o fim da instituição! E se essa ultima ocorrência da ROTA, onde morreram 9 e 6 foram detidos, tivesse ocorrido nos EUA, os policiais seriam considerados heróis!!! A diferença entre um país e outro é o tratamento dado aos bandidos: Aqui no Brasil o que não faltam são ONGs e instituições de direitos humanos defendendo vagabundos; lá vagabundo que não cumpre ordens da polícia vai pro buraco ver grama crescendo pela raiz!!!
Já ouviu falar num grupo chamado Mães de Maio? Acho que já comentei aqui.
Oras, como eu sei disso? Porque eu sei o que não querem que eu saiba. É conveniente perguntar a um PM (de uma minoria rara e boa de seres humanos) o que ele acha, tenho um ex-PM em lá casa pra perguntar o que eu quiser.

Há mães que de 2006 até hoje não sabem bem o que aconteceu com seus filhos. Alguém escreveu lá que era 'resistência' ou sei lá o quê e que por isto nenhuma investigação digna tinha de ser feita, afinal bandido bom é bandido morto e ponto final. Não foi isso que disse o noticiário?

Este ano mesmo, houve uma série de mortes em Osasco. A última notícia que eu tenho conhecimento dizia que a PM estava investigando a participação de outros policiais naquilo.... mas depois desta notícia, misteriosamente o assunto morreu, ninguém mais falou nada, nem um piu por parte da imprensa.

Agora, este caso do "tribunal do crime", um "sucesso policial" com nove mortos, inclusive aquele que havia acabado de ser absolvido pelo tribunal fajuto. Segundo o brilhante governador Alckmin "quem reagiu morreu"... acho que ele quis dizer que o réu estava com uma arma e ajudou seus agressores a atirar contra a polícia. Sinceramente, Henriquejr, aquilo foi uma ofensa à nossa inteligência. E sabe, este assunto também morreu. Bandido bom é bandido morto.

Voltando àquelas mães, que não sabem direito as circunstâncias das mortes de seus filhos (tiro na nuca, tiro a queima roupa, hematomas etc), sabe o que elas recebem por defender vagabundos? Algumas além serem ameaçadas por PMs, outras são ignoradas, recebem o cuspe na cara do nosso Estado, da nossa justiça e da nossa PM.
henriquejr escreveu:Agora é muito fácil uma pessoa como você, que só conhece a polícia pelos noticiários e pelas criticas feitas por maconheiros nas universidades, chegar aqui e dizer que a ROTA mata indiscriminadamente inocentes.

Abraço
Bom, agora que eu já disse sobre um pouco do que eu sei, que eu não preciso ir até a delegacia pra perguntar como é porque já tem quem me conta como acontece (a não ser que a polícia tenha passado por uma verdadeira revolução cultural na última década e meia).
Os noticiários a gente já sabe do que falam e quando é melhor para eles pararem de falar sobre um dado assunto.
E sobre maconheiros nas universidades, você nunca deve ter participado de algum debate como o que eu participei, onde haviam alunos, professores e policiais, debatendo maduramente essas questões, perguntando e respondendo livremente. Aquilo não saiu em nenhum jornal ou site de notícias, e acho que nem sairia. Cada um tira suas conclusões. A minha é que há muita coisa que não querem que saibamos. Eu posso não ser do tipo que sai por aí em marcha da maconha, mas também tenho meus dois pés atrás com um sistema que mente, esconde, persegue, dá risada e cospe na cara de quem, se não pode desenterrar seus entes, gostaria pelo menos de justiça.




abraços]




----------------
amor fati
Responder