Brasil quer ter maior poder aéreo até 2010
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Brasil quer ter maior poder aéreo até 2010
Brasil quer ter maior poder aéreo até 2010
País vai investir US$ 3,5 bilhões para ter a maior e mais poderosa frota militar do continente
ROBERTO GODOY
O Brasil vai investir US$ 3,5 bilhões para ter, até 2010, a maior e mais poderosa aviação militar da América do Sul. Sete projetos do programa, autorizado em julho de 2000 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, estão sendo executados "no ritmo compatível com a execução orçamentária", segundo nota do Ministério da Defesa. Todos eles envolvem diretamente a indústria aeroespacial nacional.
O ministério, por meio do Comando da Aeronáutica, pretende atingir essa meta como conseqüência de um bem definido plano de revitalização da Força Aérea Brasileira (FAB) que prevê:
1) a modernização de 53 caça-bombardeiros AMX, 2) a modernização de 46 supersônicos F-5E\F Tiger II, 3) o desenvolvimento tecnológico de nove aviões de patrulha marítima P-3 Orion, 4) a compra de 12 cargueiros leves C-295, 5) o recebimento de 76 turboélices de ataque e treinamento ALX Supertucano, 6) a compra de 12 caças supersônicos de múltiplo emprego para defesa aérea, 7) a aquisição, incorporação e operação de oito aviões eletrônicos R-99A\B de alerta avançado, controle e sensoriamento remoto.
O empreendimento será em grande parte financiado por meio das vendas internacionais que vai permitir.
A Embraer, de São José dos Campos, é a fabricante dos jatos de ação eletrônica, do Supertucano. É também a responsável pelos processos de modernização dos AMX e dos F-5. O vice-presidente para a área de defesa, Romualdo Monteiro de Barros, acredita que tem em mãos para oferecer "os melhores produtos militares nos seus devidos segmentos".
Segundo Romualdo, a versão BR do caça F-5 (E de ataque, F de treinamento) "será a melhor configuração avançada disponível no mercado". O pacote de atualização do caça ítalo-brasileiro AMX (que passará a ser chamado de AMX-M) fará desse pequeno bombardeiro de precisão o único modelo de sua classe "dotado de recursos tecnológicos de última geração".
Os fatos confirmam a teoria. Em novembro de 2002, a Embraer anunciou a venda de 12 unidades para a Venezuela por US$ 225 milhões. A modernização das 53 aeronaves operadas pela FAB vai sair por US$ 300 milhões. Há concorrências em andamento na Índia, nos Emirados Árabes, na Grécia, nas Filipinas, no México e, por consulta direta, na Colômbia, dentro de um pacote que envolve 24 turboélices antiguerrilha Supertucano.
A Embraer não comenta hipóteses de negócios, mas a britânica British Aerospace (BaE), sim. A empresa produz o jato Hawk, concorrente direto do AMX-M. Os ingleses estimam que terão de ser substituídos em todo o mundo, de 600 a 700 velhos jatos leves de ataque nos próximos oito anos. "Haverá entregas em andamento dessas máquinas relativamente baratas pelo menos até 2015", sustenta Harry Stowell, da divisão de vendas internacionais da empresa.
O Hawk tem preço inicial na faixa de US$ 22 milhões. O AMX parte de um piso de US$ 15 milhões.
Atraso - O Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro está atrasado. As reduções orçamentárias da defesa e o contingenciamento das verbas aprovadas dificulta o planejamento.
O cronograma do Comando da Aeronáutica, elaborado em 2002, previa que em 2003 seriam aplicados US$ 500 milhões no processo de renovação da frota da FAB. Até sexta-feira haviam sido liberados pouco mais de US$ 200 milhões. O dinheiro foi destinado ao financiamento dos aviões de ataque leve Supertucano (ALX) que vão atuar na Amazônia. A entrega começa em um mês.
A formalização da encomenda de 12 cargueiros leves espanhóis C-295 e do equipamento atualizado de 9 P-3 Orion de vigilância marítima, no valor de US$ 592 milhões, será assinada provavelmente antes do fim do ano. No momento, o Comando da Aeronáutica escolhe a linha de crédito. O contrato será operacional em 2004, e se estenderá até 2008.
País vai investir US$ 3,5 bilhões para ter a maior e mais poderosa frota militar do continente
ROBERTO GODOY
O Brasil vai investir US$ 3,5 bilhões para ter, até 2010, a maior e mais poderosa aviação militar da América do Sul. Sete projetos do programa, autorizado em julho de 2000 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, estão sendo executados "no ritmo compatível com a execução orçamentária", segundo nota do Ministério da Defesa. Todos eles envolvem diretamente a indústria aeroespacial nacional.
O ministério, por meio do Comando da Aeronáutica, pretende atingir essa meta como conseqüência de um bem definido plano de revitalização da Força Aérea Brasileira (FAB) que prevê:
1) a modernização de 53 caça-bombardeiros AMX, 2) a modernização de 46 supersônicos F-5E\F Tiger II, 3) o desenvolvimento tecnológico de nove aviões de patrulha marítima P-3 Orion, 4) a compra de 12 cargueiros leves C-295, 5) o recebimento de 76 turboélices de ataque e treinamento ALX Supertucano, 6) a compra de 12 caças supersônicos de múltiplo emprego para defesa aérea, 7) a aquisição, incorporação e operação de oito aviões eletrônicos R-99A\B de alerta avançado, controle e sensoriamento remoto.
O empreendimento será em grande parte financiado por meio das vendas internacionais que vai permitir.
A Embraer, de São José dos Campos, é a fabricante dos jatos de ação eletrônica, do Supertucano. É também a responsável pelos processos de modernização dos AMX e dos F-5. O vice-presidente para a área de defesa, Romualdo Monteiro de Barros, acredita que tem em mãos para oferecer "os melhores produtos militares nos seus devidos segmentos".
Segundo Romualdo, a versão BR do caça F-5 (E de ataque, F de treinamento) "será a melhor configuração avançada disponível no mercado". O pacote de atualização do caça ítalo-brasileiro AMX (que passará a ser chamado de AMX-M) fará desse pequeno bombardeiro de precisão o único modelo de sua classe "dotado de recursos tecnológicos de última geração".
Os fatos confirmam a teoria. Em novembro de 2002, a Embraer anunciou a venda de 12 unidades para a Venezuela por US$ 225 milhões. A modernização das 53 aeronaves operadas pela FAB vai sair por US$ 300 milhões. Há concorrências em andamento na Índia, nos Emirados Árabes, na Grécia, nas Filipinas, no México e, por consulta direta, na Colômbia, dentro de um pacote que envolve 24 turboélices antiguerrilha Supertucano.
A Embraer não comenta hipóteses de negócios, mas a britânica British Aerospace (BaE), sim. A empresa produz o jato Hawk, concorrente direto do AMX-M. Os ingleses estimam que terão de ser substituídos em todo o mundo, de 600 a 700 velhos jatos leves de ataque nos próximos oito anos. "Haverá entregas em andamento dessas máquinas relativamente baratas pelo menos até 2015", sustenta Harry Stowell, da divisão de vendas internacionais da empresa.
O Hawk tem preço inicial na faixa de US$ 22 milhões. O AMX parte de um piso de US$ 15 milhões.
Atraso - O Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro está atrasado. As reduções orçamentárias da defesa e o contingenciamento das verbas aprovadas dificulta o planejamento.
O cronograma do Comando da Aeronáutica, elaborado em 2002, previa que em 2003 seriam aplicados US$ 500 milhões no processo de renovação da frota da FAB. Até sexta-feira haviam sido liberados pouco mais de US$ 200 milhões. O dinheiro foi destinado ao financiamento dos aviões de ataque leve Supertucano (ALX) que vão atuar na Amazônia. A entrega começa em um mês.
A formalização da encomenda de 12 cargueiros leves espanhóis C-295 e do equipamento atualizado de 9 P-3 Orion de vigilância marítima, no valor de US$ 592 milhões, será assinada provavelmente antes do fim do ano. No momento, o Comando da Aeronáutica escolhe a linha de crédito. O contrato será operacional em 2004, e se estenderá até 2008.
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Re: Brasil quer ter maior poder aéreo até 2010
Spetsnaz escreveu:A formalização da encomenda de 12 cargueiros leves espanhóis C-295 e do equipamento atualizado de 9 P-3 Orion de vigilância marítima, no valor de US$ 592 milhões, será assinada provavelmente antes do fim do ano. No momento, o Comando da Aeronáutica escolhe a linha de crédito. O contrato será operacional em 2004, e se estenderá até 2008.
Vamos torcer para que o Godoy não esteja soltando mais uma das suas baboseiras de costume.
Abraços
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Vamos torcer para que o Godoy não esteja soltando mais uma das suas baboseiras de costume.
Acho que você está querendo demais, né Slip?
Abraços
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
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1) Lorde Carnarvon chega à tumba de Tutankamon. Again ...
2) FAlando sério, belíssimo tópico. Seria legal atualizarmos a execução de cada um daqueles projetos, comparando-o com o organograma original. Quanto aos Supertucanos, por exemplo, houve um aumento nas encomendas.
Sei não, até que as coisas não andaram tão mal assim, pelo menos para uma realidade brasileira.
E o atraso do FX, no final das contas, pode ter sido realmente benéfico. É o que o meu lado "Velhinha de Taubaté" (by Luís Fernando Veríssimo, antes que um gaiato venho perturbar) insiste em acreditar.
Em suma, sou agnóstico, mas ainda acho que Deus é brasileiro ... (Paisano dixit)
2) FAlando sério, belíssimo tópico. Seria legal atualizarmos a execução de cada um daqueles projetos, comparando-o com o organograma original. Quanto aos Supertucanos, por exemplo, houve um aumento nas encomendas.
Sei não, até que as coisas não andaram tão mal assim, pelo menos para uma realidade brasileira.
E o atraso do FX, no final das contas, pode ter sido realmente benéfico. É o que o meu lado "Velhinha de Taubaté" (by Luís Fernando Veríssimo, antes que um gaiato venho perturbar) insiste em acreditar.
Em suma, sou agnóstico, mas ainda acho que Deus é brasileiro ... (Paisano dixit)
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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Re: Brasil quer ter maior poder aéreo até 2010
Spetsnaz escreveu:1) a modernização de 53 caça-bombardeiros AMX, 2) a modernização de 46 supersônicos F-5E\F Tiger II, 3) o desenvolvimento tecnológico de nove aviões de patrulha marítima P-3 Orion, 4) a compra de 12 cargueiros leves C-295, 5) o recebimento de 76 turboélices de ataque e treinamento ALX Supertucano, 6) a compra de 12 caças supersônicos de múltiplo emprego para defesa aérea, 7) a aquisição, incorporação e operação de oito aviões eletrônicos R-99A\B de alerta avançado, controle e sensoriamento remoto.
Enfim, 5 anos depois...
1) A modernização do A-1M mal começou, está ainda no protótipo.
2) O F-5M anda bem lentamente, menos de 20 unidades entregues.
3) Ainda estão na Espanha e só chegam em 2009.
4) Falta chegar 4, mas isso está no cronograma e é um grande avião.
5) A compra subiu para 99 e as entregas andam normais.
6) 12 caças para Defesa Aérea = Mirage 2000C = ARGH!
7) São 5 R-99A e 3 R-99B se não me engano, já entregues.
FALTA MUITA COISA.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: Brasil quer ter maior poder aéreo até 2010
Bolovo escreveu:Enfim, 5 anos depois...
1) A modernização do A-1M mal começou, está ainda no protótipo.
2) O F-5M anda bem lentamente, menos de 20 unidades entregues.
3) Ainda estão na Espanha e só chegam em 2009.
4) Falta chegar 4, mas isso está no cronograma e é um grande avião.
5) A compra subiu para 99 e as entregas andam normais.
6) 12 caças para Defesa Aérea = Mirage 2000C = ARGH!
7) São 5 R-99A e 3 R-99B se não me engano, já entregues.
FALTA MUITA COISA.
Valeu, Relógio Bulova ...
Até 2.010, cronograma original, o programa vai estar quase exaurido. O software 2.0 está aí. Uns 40% dos tigres já foram entregues. Armamento abrangente já foi comprado e integrado.
Faltarão os AMX, que têm similitude de aviônica com os tigres. Talvez até 2.011/2.012, sejam eles modernizados (até antes, se não forem 53 os aviões).
Quanto ao FX, volto a repetir: entre os F 16 block 50/52 e Mirage 2.000-9 BR (no cronograma original) e os Su 35 -1 e/ou Rafale, no novel certame (pós 2.011), fico com este última opção.
Acho que aquela janela de caças já fechou. Estaríamos a fazer uma compra retardatária, um apego a uma realidade já superada, como se encomendássemos Hawker Sea Furys em 1.946. Nisso, acho que demos sorte, pelo mais puro acaso.
Até lá, o Matusa até que manda bem, pelo menos nos desfiles de 7 de setembro ...
Salu2, alexandre.
PS - E quem imaginaria que a MB estaria tão adiantada assim, na época atual ?
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Re: Brasil quer ter maior poder aéreo até 2010
alexandre lemos escreveu:Bolovo escreveu:Enfim, 5 anos depois...
1) A modernização do A-1M mal começou, está ainda no protótipo.
2) O F-5M anda bem lentamente, menos de 20 unidades entregues.
3) Ainda estão na Espanha e só chegam em 2009.
4) Falta chegar 4, mas isso está no cronograma e é um grande avião.
5) A compra subiu para 99 e as entregas andam normais.
6) 12 caças para Defesa Aérea = Mirage 2000C = ARGH!
7) São 5 R-99A e 3 R-99B se não me engano, já entregues.
FALTA MUITA COISA.
Valeu, Relógio Bulova ...
Até 2.010, cronograma original, o programa vai estar quase exaurido. O software 2.0 está aí. Uns 40% dos tigres já foram entregues. Armamento abrangente já foi comprado e integrado.
Faltarão os AMX, que têm similitude de aviônica com os tigres. Talvez até 2.011/2.012, sejam eles modernizados (até antes, se não forem 53 os aviões).
Quanto ao FX, volto a repetir: entre os F 16 block 50/52 e Mirage 2.000-9 BR (no cronograma original) e os Su 35 -1 e/ou Rafale, no novel certame (pós 2.011), fico com este última opção.
Acho que aquela janela de caças já fechou. Estaríamos a fazer uma compra retardatária, um apego a uma realidade já superada, como se encomendássemos Hawker Sea Furys em 1.946. Nisso, acho que demos sorte, pelo mais puro acaso.
Até lá, o Matusa até que manda bem, pelo menos nos desfiles de 7 de setembro ...
Salu2, alexandre.
PS - E quem imaginaria que a MB estaria tão adiantada assim, na época atual ?
O grande Gurú da imprensa brasileira na área militar, Godoy, afirma que, segundo o Jobim, a compra de novos caças não sai antes de Dezembro....
Bom, eu acredito. Duvido muito que saia algo antes disso.
Não podemos negar o histórico.... Quando os últimos caças novos pousaram nesse país (F-5E) eu tinha 1 ano de idade.
Adriano
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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(Fernando Pessoa)
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Beronha escreveu:Falta só 2 anos para atingirmos a meta
É um gozador!
I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
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Re: Brasil quer ter maior poder aéreo até 2010
Spetsnaz escreveu:Brasil quer ter maior poder aéreo até 2010
País vai investir US$ 3,5 bilhões para ter a maior e mais poderosa frota militar do continente
ROBERTO GODOY
Parei por aqui. Se 25% do que o Godoy falsse fôsse verdade, nossa MB já teria destróiers de mísseis guiados.
O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.