TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6901 vezes
Agradeceram: 7182 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#67501 Mensagem por Túlio » Sex Set 07, 2012 11:00 pm

BrasilPotência escreveu:Fui olhar no Poder Aéreo a notícia de 2009 quando o Rafale foi escolhido, os comentários da rapaziada, e 2 dias depois, um balde d' água fria em todos. É constrangedor, é foda. :evil:

Tinhas que ver aqui: MESES e MESES de debates enfurecidos, quase endoidamos na Moderação... :shock: :shock: :shock: :shock:

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Agradeceu: 268 vezes
Agradeceram: 82 vezes

#67502 Mensagem por BrasilPotência » Sáb Set 08, 2012 12:24 am

Túlio escreveu:
BrasilPotência escreveu:Fui olhar no Poder Aéreo a notícia de 2009 quando o Rafale foi escolhido, os comentários da rapaziada, e 2 dias depois, um balde d' água fria em todos. É constrangedor, é foda. :evil:

Tinhas que ver aqui: MESES e MESES de debates enfurecidos, quase endoidamos na Moderação... :shock: :shock: :shock: :shock:
Imagino, eu na época, vibrei igual um cara que compra o primeiro carro, e 2 dias depois, me deu aquele aperto no peito seguida de uma raiva monstra, e por fim o descrédito no GF, isso não se faz, um anuncio desses da boca pra fora é pior do que não comprar.

Brava Gente, Brasileira!!!
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#67503 Mensagem por Bourne » Sáb Set 08, 2012 1:55 am

Fazem três anos. Três longos anos. :(

bcorreia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 26 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#67504 Mensagem por bcorreia » Sáb Set 08, 2012 2:21 am

Se não fosse toda essa bagunça, a FAB já poderia estar voando com novos vetores :(

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#67505 Mensagem por Bolovo » Sáb Set 08, 2012 3:23 am

Ah, mas eu discordo de quase 90% aqui. Só pra não deixar uma unanimidade no ar.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 155 vezes
Agradeceram: 444 vezes

#67506 Mensagem por prp » Sáb Set 08, 2012 8:24 pm

Eu concordo com o BOLOVO
:twisted:

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#67507 Mensagem por sapao » Dom Set 09, 2012 3:36 pm

prp escreveu:
Túlio escreveu:Até o final de QUAL ano? 8-]
Estou trabalhando com os únicos fatos que existem, o resto são ilações.
Se for pra trabalhar com suposições eu perguntaria: quem vazou o relatório? Foi a FAB, portanto a FAB é a única responsável pelo adiamento e bla bla bla.

Se a Dilma adiar no final do ano será um fato novo, que não pode ser computado agora pois ainda não aconteceu. :wink:
Tem certeza?
Porque teve gente aqui do forum que disse ter tido acesso ao mesmo relatorio. Será que só gente da FAB teve acesso a ele mesmo?

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior

#67508 Mensagem por sapao » Dom Set 09, 2012 3:39 pm

Alcantara escreveu:
prp escreveu:A trabalhar direito!
Não, não tem NADA a ver com trabalhar direito! Tem a ver com GEOPOLÍTICA! No caso dos SSN da Marinha, pense bem: o Brasil quis parceria tecnológica em uma arma estratégica, não tática... quem poderia fornecer? Estados Unidos, Rússia e França, os outros não possuem 100% de tecnologia própria. Dos três listados, EUA e Rússia disseram NÃO, OBRIGADO! Sobrou quem?

Você, em sã consciência, acha que é a mesma situação do FX? Compara uma arma estratégica com uma tática? Uma que só tinha uma opção com outra que possui VÁRIAS?

Falta essa merda de decisão política no FX, falta sair de cima do muro!
Fazendo um paralelo, compara a escolha do parceiro dos submarinos com o dos futuros navios de superficie...

sapao
Sênior
Sênior

#67509 Mensagem por sapao » Dom Set 09, 2012 3:45 pm

Bolovo escreveu:De fato, é curioso. O grande projeto da Marinha é o dos submarinos, inclusive o nuclear. E eles estão aí, sendo realizados. O próprio projeto da FAB com o KC-390 também vai. Vários projetos estão sendo encaminhados. O único que é empacado é o FX2.
Bolovo,
AAe do EB e navios de superfice da MB!
Cada um com seu F-X.

Estão dando rasteira em cobra nessa disputa...

sapao
Sênior
Sênior

#67510 Mensagem por sapao » Dom Set 09, 2012 3:47 pm

ELSONDUARTE escreveu:
Alcantara escreveu: Nãããoooo... que é isso, Gaudério... a culpa é da FAB! Os "'cumpanheiro' político" não tem nada a ver com isso. O problema está todo com os militares da FAB, aqueles safados que não sabem trabalhar direito.

Ai-ai... frustação, meu irmão... frustação... :cry:

Obs: se ainda fosse para adquirir algo melhor (nem digo 5ª geração, mas algo como F-15SA, Su-35, etc), mas não... vai cair naquela velha história que falei páginas atrás. Só quando os aviões atuais não tiverem a menor condição de voar, é que o governo Federal vai consirar de verdade comprar alguma coisa. E meia-boca, claro... pra que algo "top"?

A FAB PRECISA APRENDER COM A MARINHA !!!
da uma lida ai em cima...

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#67511 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 09, 2012 5:51 pm

sapao escreveu:
Bolovo escreveu:De fato, é curioso. O grande projeto da Marinha é o dos submarinos, inclusive o nuclear. E eles estão aí, sendo realizados. O próprio projeto da FAB com o KC-390 também vai. Vários projetos estão sendo encaminhados. O único que é empacado é o FX2.
Bolovo,
Cada um com seu F-X.

Sapao.

Até aonde consta o resto está empacado por conta do F-X.

Pelo menos é isso que foi dito aqui.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#67512 Mensagem por alex » Dom Set 09, 2012 6:58 pm

editado

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 155 vezes
Agradeceram: 444 vezes

#67513 Mensagem por prp » Dom Set 09, 2012 8:26 pm

sapao escreveu:
prp escreveu: Estou trabalhando com os únicos fatos que existem, o resto são ilações.
Se for pra trabalhar com suposições eu perguntaria: quem vazou o relatório? Foi a FAB, portanto a FAB é a única responsável pelo adiamento e bla bla bla.

Se a Dilma adiar no final do ano será um fato novo, que não pode ser computado agora pois ainda não aconteceu. :wink:
Tem certeza?
Porque teve gente aqui do forum que disse ter tido acesso ao mesmo relatorio. Será que só gente da FAB teve acesso a ele mesmo?
Eu não tenho, nem você, por isso toda essa bobagem está no nível das suposições. A verdade é que ninguém sabe nada.

Grifon
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#67514 Mensagem por Grifon » Seg Set 10, 2012 9:20 am

Empresas dão patrocínio de olho em caças

Enquanto esperam sinais do Planalto sobre a compra de 36 caças para a FAB (Força Aérea Brasileira), as três empresas concorrentes buscam se aproximar do governo investindo num programa que é a menina dos olhos da presidente Dilma Rousseff.

No limbo desde o fim do governo Lula, a americana Boeing, a sueca Saab e a francesa Dassault decidiram apostar no patrocínio de bolsas para alunos brasileiros pelo Ciência sem Fronteiras.

O programa é bandeira de Dilma e visa promover a expansão de ciência e tecnologia por meio de intercâmbios. Ele já teve 5.978 bolsas implementadas até julho --cerca de 6% do que o governo federal pretende em quatro anos.

Representantes das empresas e dos governos envolvidos na negociação dos caças não escondem a expectativa de que a ação surta resultados na escolha do governo brasileiro sobre o negócio, estimado em até R$ 16 bilhões.

"Acho que demonstrar seu compromisso além da venda de bens ou serviços ajuda qualquer empresa americana", disse à Folha Francisco Sánchez, subsecretário de Comércio dos EUA, logo depois de se encontrar com representantes da Boeing no Brasil durante visita a São Paulo, na última semana.

O último contato feito pelo governo federal com as empresas interessadas no fornecimento dos caças foi por meio de uma carta, em junho, pedindo a extensão das propostas (termos, condições e valores) até 31 de dezembro.

As ofertas dos caças Rafale (Dassault), F-18 Superhornet (Boeing) e Gripen NG (Saab) haviam sido apresentadas ainda no governo Lula.

ESTRATÉGIA

O diretor de estratégia da Saab, Dan Jungblad, que esteve no Brasil nos últimos dias, também disse "esperar" que a participação ajude na aproximação com o governo.

"No meio-tempo [enquanto a decisão não é tomada], trabalhamos com o Ciência sem Fronteiras e com projetos de transferência de tecnologia e inovação", disse.

A Saab já selecionou nove estudantes de doutorado e pós-doutorado para terem os cursos financiados em universidades da Suécia. Em 2011, a empresa anunciou que pretendia cofinanciar cerca de cem bolsas.

A Boeing pediu ao governo uma lista com todos os graduandos em engenharia aeroespacial e aeronáutica inscritos no programa --14 já estão estudando nos EUA desde janeiro. A intenção, segundo a empresa, é repetir a concessão de bolsas em 2013.

Representantes do consórcio francês Rafale no Brasil dizem ajudar o governo francês na concessão das bolsas.

Por um acordo assinado em dezembro de 2011, entre os dois governos, a França prometeu 10 mil bolsas.

"Caso o [caça] Rafale seja o escolhido, a parceria entre Brasil e França irá aumentar exponencialmente, tanto para o intercâmbio de estudantes e estágios em empresas francesas quanto para pesquisa e desenvolvimento", disse, em nota, Jean-Marc Merialdo, do consórcio Rafale.

As empresas não revelam os gastos com as bolsas.

Imagem

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1150 ... acas.shtml

Knight
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#67515 Mensagem por Knight » Seg Set 10, 2012 9:21 am

Carlos Lima escreveu:
sapao escreveu: Bolovo,
Cada um com seu F-X.

Sapao.

Até aonde consta o resto está empacado por conta do F-X.

Pelo menos é isso que foi dito aqui.

[]s
CB_Lima

Na minha míope visão, só está empacado porque ainda estão negociando um jeito de não desagradar nenhum dos grandes Players.

Este tal de assento no CS é difícil de equacionar.

Responder