Programa de Reaparelhamento da Marinha
Moderador: Conselho de Moderação
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Pois é...
O interessante é que um dos objetivos do Prosuper era "justamente" nos atualizar em termos de tecnologia e técnicas de construção naval (a exemplo do Prosub)...
Agora já sabemos reprojetar a Barroso para ficar a par do mais atual hoje em dia a ponto de fazer um "Barrosão" 2.0??
Na minha opinião será ou mais do mesmo ou vamos nos meter em algo que não sabemos direito e a chances de fazer M... aumentam exponencialmente!!
O pior é que hoje em dia a Barroso já tem cara de que foi esticada quando comparada com as outras Inhauma, agora imagina se quisermos operar S Hawk e colocar mísseis verticais...
Sei não Srs... tenho sérias dúvidas e no máximo corremos o risco de acabar com um projeto mulambo.
PS: Por mim é muuuuuuuuuuuito mais sensato pegar o projeto do Amazonas "Enhanced" que ganhamos dos ingleses e que está mais a par com o Sec. XXI e usar ele... o que faz muito mais sentido e a MB já tem os direitos sobre o navio mesmo...
[]s
CB_Lima
O interessante é que um dos objetivos do Prosuper era "justamente" nos atualizar em termos de tecnologia e técnicas de construção naval (a exemplo do Prosub)...
Agora já sabemos reprojetar a Barroso para ficar a par do mais atual hoje em dia a ponto de fazer um "Barrosão" 2.0??
Na minha opinião será ou mais do mesmo ou vamos nos meter em algo que não sabemos direito e a chances de fazer M... aumentam exponencialmente!!
O pior é que hoje em dia a Barroso já tem cara de que foi esticada quando comparada com as outras Inhauma, agora imagina se quisermos operar S Hawk e colocar mísseis verticais...
Sei não Srs... tenho sérias dúvidas e no máximo corremos o risco de acabar com um projeto mulambo.
PS: Por mim é muuuuuuuuuuuito mais sensato pegar o projeto do Amazonas "Enhanced" que ganhamos dos ingleses e que está mais a par com o Sec. XXI e usar ele... o que faz muito mais sentido e a MB já tem os direitos sobre o navio mesmo...
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Lima, de que se trata este projeto? Porque o interesse no mesmo?Carlos Lima escreveu:Pois é...
[]s
CB_Lima
abs.
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
Ao que parece o Brasil quando comprou esses patrulheiros da Classe Amazonas também adiquiriu os direitos a uma classe melhorada desses mesmos navios que seria mais ou menos equivalentes as nossas corvetas (convôo, etc).FCarvalho escreveu:Lima, de que se trata este projeto? Porque o interesse no mesmo?Carlos Lima escreveu:Pois é...
[]s
CB_Lima
abs.
Não gosto da idéia, mas se é para termos um projeto mais moderno, por que não esse ao invés do Barroso 2.0?
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 544 vezes
Olhando assim, simplesmente, e comparando números, parece que a classe Amazonas precisaria de mudanças menos "dramáticas" no projeto do casco do que a própria Barroso, para se tornar uma corveta ou uma mini-fragata competente.Carlos Lima escreveu: Ao que parece o Brasil quando comprou esses patrulheiros da Classe Amazonas também adiquiriu os direitos a uma classe melhorada desses mesmos navios que seria mais ou menos equivalentes as nossas corvetas (convôo, etc).
Não gosto da idéia, mas se é para termos um projeto mais moderno, por que não esse ao invés do Barroso 2.0?
[]s
CB_Lima
Porém o sistema de propulsão teria que mudar totalmente, para que garanta grande velocidade. Mas acho ainda isto menos dramático do que alargar a boca da Barroso, mudar a proa, etc.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
Brasileiro escreveu:Olhando assim, simplesmente, e comparando números, parece que a classe Amazonas precisaria de mudanças menos "dramáticas" no projeto do casco do que a própria Barroso, para se tornar uma corveta ou uma mini-fragata competente.Carlos Lima escreveu: Ao que parece o Brasil quando comprou esses patrulheiros da Classe Amazonas também adiquiriu os direitos a uma classe melhorada desses mesmos navios que seria mais ou menos equivalentes as nossas corvetas (convôo, etc).
[]s
CB_Lima
Porém o sistema de propulsão teria que mudar totalmente, para que garanta grande velocidade. Mas acho ainda isto menos dramático do que alargar a boca da Barroso, mudar a proa, etc.
abraços]
A evolução natural para uma nova classe de corvetas para a MB.
Displacement:
- 2,660 tonnes
Armament:
- 1 x 76mm Oto Melara Cannon
- 2 x 30mm MSI DS30M 30mm cannon
- 8 x MM-40 Block III Exocet SSM
- 12 x MBDA VL Mica SAM
Aircraft carried:
1 x medium helicopter
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
- alex
- Sênior
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Vendo as fotos do Binfa e somando a aquisição do projeto da classe Amazonas e o anuncio da solicitação de novas quatro corvetas começo a acreditar que estas novas corvetas sejam um projeto totalmente distinto da Classe Barroso e não um upgrade destas.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6339 vezes
- Agradeceram: 6687 vezes
- Contato:
Isso me leva a pensar em COMO nasceu a Classe Inhaúma, que na verdade são fragatas leves e não exatamente corvetas. Essa designação (Cv) foi um enrolation que a MB usou à época para os politiqueiros não incomodarem muito.alex escreveu:Vendo as fotos do Binfa e somando a aquisição do projeto da classe Amazonas e o anuncio da solicitação de novas quatro corvetas começo a acreditar que estas novas corvetas sejam um projeto totalmente distinto da Classe Barroso e não um upgrade destas.
Fico pensando se o estratagema não está se repetindo e realmente uma nova classe, maior e mais poderosa que a Barroso, não esteja no horizonte...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Agradeceram: 11 vezes
O navio escola da MB, foi baseado no projeto das Niteroi.WalterGaudério escreveu:Luís Henrique escreveu: A Corveta Inhaúma desloca 1.970 T
A Corveta Barroso desloca 2.350 T
Um novo navio baseado na Barroso se tiver o mesmo aumento no deslocamento, terá mais de 2,800T
O comprimento da Inhauma de 95m passou para 103m com a Barroso.
Uma Barroso 2 poderia ter um comprimento maior e um deslocamento mais próximo das 3.000T
Pergunta para os entendidos: Seria muito chegar nos 125m e 3.700T igual a La Fayette???
Os russos conseguem armas corvetas de 2.000T melhor do que muitas fragatas.
Se conseguirmos superar as 3.000T acho que teremos um navio apto para o combate. Ou não?
Luís Henrique, boa tarde. O problema de crescimento de casco(Tecnicamente folga de crescimento de projeto) não era exatamente o comprimento, mas a boca moldada. A boca moldada das Inhaúma era de 11,8m, enquanto que na Barroso continuou a mesma medida, mas acrescentando 8,5% de aumento no comprimento entre perpendiculares.
Minha dúvida sobre a construção sessa classe na MB é a seguinte. Não dá mais para aumentar o comprimento, sem aumentar a Boca do PROJETO Barroso.
NO ENTANTO, se se for aumentar o comprimento da Barroso MOD, então FORÇOSAMENTE ter-se-á que aumentar a boca moldada.
A coisa fica da seguinte forma. Os desenhos que vi em 2001 e novamente em 2003 mostravam uma classe DERIVADA(repare por favor que não estou falando em BASEADA) naS Barroso com comprimento de 115/121m e boca moldada de 13,6/13,8m. Se tu observares bem, eu estou falando da mesma boca moldada das Niteróis.
Ou seja, será um navio com uma estabilidade com vento de través MUITO maior mesmo, que as Niteróis. Uma qualidade marinheira que influencia diretamente no consumo de combustível e no angulo de paralaxe na hora de executar o tiro de canhões em visada direta(claro que as alças eletro´ópticas existem exatamente para eliminar este problema. Mas vc tem que treinar as tripulações para saber se virar em situação de avaria.
Preciso deixar claro o seguinte meu caro. Não sei ainda se de fato, este anteprojeto, que na época era mais um exercício para engenheiros do CPN é o que de fato vai ser implementado, mas se for, podes colocar uns dois anos até a quilha do primeiro ser batida.
Walter
Ele não poderia ser utlizado para uma nova classe de navios para a MB? Ou seu projeto está demasiado obsoleto para isso?
Att
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5756 vezes
- Agradeceram: 3277 vezes
Grato pela resposta. Ao que me parece, vendo o comentário dos colegas e esta informação do Binfa, volto a repetir a mesma questão que fiz em post anterior. O que a MB quer/precisa, com este novo projeto? Uma corveta com cara de fragata ou uma fragata com jeito de corveta? Temos que ter uma definição.Carlos Lima escreveu:Ao que parece o Brasil quando comprou esses patrulheiros da Classe Amazonas também adiquiriu os direitos a uma classe melhorada desses mesmos navios que seria mais ou menos equivalentes as nossas corvetas (convôo, etc).FCarvalho escreveu:Lima, de que se trata este projeto? Porque o interesse no mesmo?
abs.
[]sCB_Lima
Um indicativo possível, pode ser que a nova classe seja "derivada", portanto, não uma evolução da Barroso, como citado na reportagem da Alide. Em sendo assim, podemos mesmo esquecer os pressupostos básicos da engenharia daquele navio, visto que a MB pode simplesmente optar por algo totalmente diferente delas.
Se é assim, se vamos partir do zero, suponho que um ano apenas pra a proposição de um projeto para a nova corveta não seja exatamente um tempo adequado. Mas se estou errado, e a MB queira partir de algo já estabelecido, pode ser que a fala em termos de "derivação" da Barroso possa ter sido mesmo um mero engodo junto aos políticos, tornando a aquisição mais palatável ao discurso oficial, para simplesmente pegar o projeto desta "Amazonas Improved" e fazê-lo avançar. Já que a própria Amazonas é um navio equivalente em deslocamento e dimensões as próprias INhaúma. Poderia ser chamada de corveta também. A ver no que dá isso. Aguardemos.
abs.
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
Valeu amigo
Como sempre, queremos acima de tudo o melhor para as nossas FAs
Eu gosto muito dessa corveta derivada do Amazonas que o Paisano colocou o vídeo aí...
Parece ser bem interessante e moderninha
[]s
CB_Lima
Como sempre, queremos acima de tudo o melhor para as nossas FAs
Eu gosto muito dessa corveta derivada do Amazonas que o Paisano colocou o vídeo aí...
Parece ser bem interessante e moderninha
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
OFFSHORE PATROL VESSELS
http://www.baesystems.com/product/BAES_ ... ol-vessels
Brazil:
We are supplying three Ocean Patrol Vessels and ancillary support services to the Brazilian Navy, as well as a manufacturing licence to enable further vessels of the same class to be constructed in Brazil.
P120 Amazonas, P121 Apa and P122 Araguari
Thailand:
We have a technology transfer agreement with our Thai industrial partner, Bangkok Dock, providing the design for a 90 metre Offshore Patrol Vessel for the Royal Thai Navy. Construction of the vessel is underway in Thailand, with engineers from our business working alongside Bangkok Dock to transfer design knowledge, technology and skills.
HTMS Krabi
United Kingdom:
We designed and built the UK Royal Navy’s River Class ships and continue to provide support to the vessels under a contracting for availability arrangement.
HMS Clyde, HMS Mersey, HMS Tyne and HMS Severn
Brazil:
We are supplying three Ocean Patrol Vessels and ancillary support services to the Brazilian Navy, as well as a manufacturing licence to enable further vessels of the same class to be constructed in Brazil.
Thailand:
We have a technology transfer agreement with our Thai industrial partner, Bangkok Dock, providing the design for a 90 metre Offshore Patrol Vessel for the Royal Thai Navy. Construction of the vessel is underway in Thailand, with engineers from our business working alongside Bangkok Dock to transfer design knowledge, technology and skills.
HTMS Krabi
United Kingdom:
We designed and built the UK Royal Navy’s River Class ships and continue to provide support to the vessels under a contracting for availability arrangement.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Agradeceram: 11 vezes
Podemos supor que uma evolução desta classe, não estaria liberada para fazermos.Penguin escreveu:OFFSHORE PATROL VESSELS
Brazil:
Thailand:
HTMS Krabi
United Kingdom:
Volto a citar, pq não utilizarmos a base das Niterói?
Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1973 vezes
- Agradeceram: 2500 vezes
Eu não vejo com entusiasmo assim essa notícia: torna evidente que parte das atuais fragatas, que seriam substituídas por escoltas de 6.000 ton. serão sibstutiídas por essa Barroso "improved".Hammer-Nikit escreveu:Eu gostei muito da noticia também, reparem que aquele numero original de 30 escoltas muito dificilmente sairia apenas com fragatas de 6000 tons, o custo seria exorbitante. Desta forma não creio que exista qualquer obrigatoriedade de que o Prosuper tenha "morrido" embutido nesta noticia.
[]s Hammer
Até 2026 temos 9 fragatas para substituir. É evidente que 5 serão pelas do PROSUPER e as outras 4 serão da Barroso.
Se eu fosse vc eu apostaria pouco, porque vai perder. As Inhaúma estão programadas para dar baixa entre 2030 a 2033 e quando a nova Barroso entrar em serviço, teremos fragatas com 47 anos. Não teria sentido algum eu antecipar em 12 anos a baixa das nossas corvetas. Está mais do que claro que essas 4 vão substituir as fragatas.Hammer-Nikit escreveu: Aposto que as quatro primeiras Barros II deverão substituir diretamente as 4 inhaúmas, uma por uma... Vamos esperar e ver o que ocorrerá.
Editado pela última vez por knigh7 em Dom Ago 26, 2012 10:22 pm, em um total de 1 vez.
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1973 vezes
- Agradeceram: 2500 vezes
O PAEMB mal foi aprovado e já está sendo revisto para baixo. Voo de galinha. Se bem que isso não é uma surpresa dado o histórico nas nossas FFAA...