WalterGaudério escreveu:Luís Henrique escreveu:
A Corveta Inhaúma desloca 1.970 T
A Corveta Barroso desloca 2.350 T
Um novo navio baseado na Barroso se tiver o mesmo aumento no deslocamento, terá mais de 2,800T
O comprimento da Inhauma de 95m passou para 103m com a Barroso.
Uma Barroso 2 poderia ter um comprimento maior e um deslocamento mais próximo das 3.000T
Pergunta para os entendidos: Seria muito chegar nos 125m e 3.700T igual a La Fayette???
Os russos conseguem armas corvetas de 2.000T melhor do que muitas fragatas.
Se conseguirmos superar as 3.000T acho que teremos um navio apto para o combate. Ou não?
Luís Henrique, boa tarde. O problema de crescimento de casco(Tecnicamente folga de crescimento de projeto) não era exatamente o comprimento, mas a boca moldada. A boca moldada das
Inhaúma era de 11,8m, enquanto que na
Barroso continuou a mesma medida, mas acrescentando 8,5% de aumento no comprimento entre perpendiculares.
Minha dúvida sobre a construção sessa classe na MB é a seguinte. Não dá mais para aumentar o comprimento, sem aumentar a Boca do PROJETO
Barroso.
NO ENTANTO, se se for aumentar o comprimento da
Barroso MOD, então FORÇOSAMENTE ter-se-á que aumentar a boca moldada.
A coisa fica da seguinte forma. Os desenhos que vi em 2001 e novamente em 2003 mostravam uma classe DERIVADA(repare por favor que não estou falando em BASEADA) naS
Barroso com comprimento de 115/121m e boca moldada de 13,6/13,8m. Se tu observares bem, eu estou falando da mesma boca moldada das Niteróis.
Ou seja, será um navio com uma estabilidade com vento de través MUITO maior mesmo, que as Niteróis. Uma qualidade marinheira que influencia diretamente no consumo de combustível e no angulo de paralaxe na hora de executar o tiro de canhões em visada direta(claro que as alças eletro´ópticas existem exatamente para eliminar este problema. Mas vc tem que treinar as tripulações para saber se virar em situação de avaria.
Preciso deixar claro o seguinte meu caro. Não sei ainda se de fato, este anteprojeto, que na época era mais um exercício para engenheiros do CPN é o que de fato vai ser implementado, mas se for, podes colocar uns dois anos até a quilha do primeiro ser batida.
Walter