![Confused :?](./images/smilies/icon_confused.gif)
Que falta faz uma bola de cristal e uma caixa forte recheada como a do Tio Patinhas
![Gargalhada [003]](./images/smilies/003.gif)
Hoje tínhamos o projecto de um NAe de 50.000+ toneladas, vários sistemas, e uma aeronave para complementar (Se o FX-2 tivesse sido resolvido de pronto) a venda...
Moderador: Conselho de Moderação
É a falta que faz uma Política de Estado...Marino escreveu:Mas André, lembre do cenário da época, governo FHC, país quebrado, etc.
Acha que conseguiríamos?
Exatamente!!!!WalterGaudério escreveu:Caros, Marino e Corsário, há outro detalhe.Corsário01 escreveu:Exato. A soberania tem seu preço. Os americanos sabem disso, por isso gastam muito e tem o direito deles em se recusar a fornecer 0800 algo que lhes custou muito dinheiro.
Temos que fazer o nosso e não abandonar na primeira dificuldade. certo?
Em função do exposto pelo Marino, temos que lembrartb que é muito mais conveniente para os americanos, nos vender o sistema pronto, do que PERMITIR que nós desenvolvamos o nosso próprio sistema, que mais cedo, ou mais tarde(e bem mais caro como foi dito), chegaria à termo.
É melhor nos ceder, do que nos ver aprender a fazer.
O sistema de educação superior indiano é considerado excelente e um dos melhores do mundo, baseado na tradição anglo-saxonica.Os EUA também têm uma população bem inferior à da Índia (só que, claro, seu nível de excelência em formação superior nos supera de longe)...
A Russia tentou construir catapultas e desistiu.prp escreveu:A URSS não conseguiu e desistiu
Também desistiu de fazer STOBAR né.
FCarvalho, não tenho como lhe responder da probabilidade de obtermos uma catapulta nacional, se será necessário desenvolvê-la, ou não.Marino, levando-se em consideração o que temos e dispomos hoje, e se caso o cronograma do PENAE for obedecido, qual a probabilidade de obtermos uma catapulta nacional para o novo Nae? Se em todo caso dispormos de uma parceria com a India e/ou Russia, esta mesma catapulta poderia ser desenvolvida em menos tempo e com menor custo?
É irrelevante, se eu vi a complexidade de uma catapulta de um porta-aviões americano em Lisboa, ou não.marino escreveu:PT, vc já teve a oportunidade de ver de perto uma catapulta, participar da operação de uma, verificar in loco a "complexidade" tecnológica da mesma?
Já teve oportunidade de participar da manutenção de uma, ver aberto o interior de sua estrutura?
Já colocou seus olhos nos trilhos abertos de uma, movimentou a "tartaruga", leu um mapa de lançamento?
Se não, pode explicar de onde tirou a insuperável complexidade tecnológica de um equipamento puramente mecânico?