QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça TAMPAO ideal para a FAB?

F-5
11
6%
F-16 MLU
34
20%
F-18 A/B
11
6%
Mirage 2000-9
57
33%
MIG 29
7
4%
SU-30 MK2
33
19%
nda...ficamos como estamos até o de 5 Geraçao
19
11%
 
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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#106 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 16, 2012 7:19 pm

Knight escreveu:Saudações Lima.

Passei um bom tempo acreditando em "pisada na bola" da FAB.
Teve realmente alguns episódios ruins, mas hoje não acho que a FAB tenha qualquer
responsabilidade sobre a não conclusão do FX.

O GF determinou silêncio sobre o assunto e depois ?

Um diplomata deixa claro que o MD não vai decidir (muito menos a FAB).

No final o reforço do início, é o GF quem decide, inclusive se vai decidir.

Um encaminhamento diferente, talvez até mais firme, por parte da FAB faria diferença ?

Hoje eu já não acredito...

Um encaminhamento mais político poderia até fazer diferença, mas
não cobro de nossas FFAA experiência nisso.

Defendo que a FAB use o que tem da melhor forma e resista as
soluções "provisórias", mesmo que tenha que botar AT-29 no GDA.

A vergonha é do GF. Quem decide é quem colhe as consequências.
Que a FAB use com orgulho e profissionalismo o que o poder político entregar.

Agradeço também ao Sapão a boa vontade de participar do Fórum.
Não concordo em muitas argumentações, mas me ajuda a entender
o foco diferente. Aprendi muito e melhorei minha visão da FAB !

Abs.

Knight_MSoares
Olá amigo

Sem dúvida,

Com relação ao que acontece hoje em dia, eu concordo plenamente com você... quem é o "Dono" da situação é o Gov. Federal. Nós aqui discutimos aqui e ali e nos revoltamos (meu caso :) ), e reclamamos (meu caso :) ), mas outro dia disse em algum tópico por aí que para ser honesto, podemos discutir e reclamar sobre várias atitudes que poderiam ter acontecido 'durante' o processo e que não aconteceram...

Mas no fim das contas é aquele papo... se o governo quiser resolver... vai lá e resolve.

O problema é que é o famoso efeito bola de neve, e esse processo seja lá de quem for a responsabilidade recebeu tanta poluição por conta de lobbies e afins, que existe até algum sentido na fala do MD em dizer que o projeto está "congelado". É muita gente urubuzando em cima do negócio.

A coisa toda é triste, porque no fim quem sofre são os coitados dos pilotos, e pessoal de terra que são forçados a lidar com equipamento antigo, quem sofre é a defesa que sem dúvida vai ter pilotos saindo mais cedo porque 'não vale a pena' operar equipamento tão antigo, e é claro que estrategicamente é lamentável.

O problema na minha opinião foi que a comunicação por um tempo foi triste e lamentável, daí ocorreu o 'vazamento' e a partir daí o MD mandou todo mundo calar a boca... isso ajudaria se o processo estivesse próximo de ser resolvido, mas depois de 3 anos fez mais mal do que bem :( :( .

Inclusive li outro dia que ou o GF "Escolhe" o SH ou não tem negócio... e isso de gente que inclusive 'anunciou' que o vazamento aconteceria (é só procurar que está por aí), e isso quebra um pouco aquela sua sentença sobre 'usar com profissionalismo o que o Governo escolher".

Assim não há governo que vai querer escolher. Sim é lamentável, e o governo deveria passar como um trator em cima desse tipo de pensamento e colocar quem se opuser a decisão vestindo um bom e bonito pijama e ainda correr atrás de quem veio com a brilhante idéia de 'vazar' relatórios parciais... mas nada disso aconteceu e nem a FAB parece que correu atrás de quem se prestou a esse papel. Aí fica díficil. :(

[]s
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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#107 Mensagem por sapao » Qui Ago 16, 2012 7:39 pm

Carlos Lima escreveu: Sim, se não conseguimos nem operar o 'próximo' passo com relação ao F-5 que é o M2k, não existe muita esperança para operar nenhuma dessas aeronaves que estão 2, 3 passos à frente do F-5.

[]s
CB_Lima
Cb, operar nós já operamos.
Dai a modernizar vai uma diferença imensa.




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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#108 Mensagem por sapao » Qui Ago 16, 2012 7:49 pm

Enlil escreveu:No mínimo houve uma IMENSO CONSENTIMENTO com a esculhembação que virou o assunto na imprensa. E se não pode operar um M2000 então muito menos pode operar qualquer caça moderno de 4ª ou 5ªG, seja da origem que for.
Sapao escreveu: O mesmo consentimento que o poste dá ao cachorro para que esse possa urinar nele.
E como já disse, caso você não saiba nós já operamos uma versão do M2000, aqui designada F-2000.
Você está falando de modernização, que é completamente diferente.


Se a grana está curta modernizar mais F-5 em vez de usar essa grana para revisão geral e uma modernização básica dos M2000 é um desperdício de dinheiro. O M2000 é muitíssimo mais capaz e não deve nada para qualquer caça de sua geração.
Sapão escreveu: Não vou nem entrar no merito do que seria uma "revisão geral" ou "modernização basica", de tão generico que isso soa.
Agora, vamos esclarecer uma coisa: o M2000 que você fala é a familia de aeronaves com as mais variadas versões: será o M2000-N, feito especificamente para ataque ao solo e mais capaz em combate BVR que o F-5BR? Eu não saberia dizer, mas acredito que não.
Então, por gentilieza, quando falar M2000 ou especifique a versão que é muito mais capaz ou vamos utilizar mesmo F-2000 para sabermos que se tratam das aeroaves de Defesa Aerea vendidas no fim da vida ao Brasil pela França.
Falando então do F-2000, você realmente acha que a modernização de 12 aeronaves sairia mais barato do que a de 12 F-5, cuja a linha de modernização já está aberta, os equipamentos e armamentos e configurações já estao homologados e a linha de credito já esta negociada?




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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#109 Mensagem por sapao » Qui Ago 16, 2012 7:52 pm

Justin Case escreveu:Lynx, boa tarde.

Atualmente considero que não há limite para a vida útil de uma célula.
Há condições de identificar e acompanhar todos os pontos críticos de fadiga. Não há qualquer problema técnico para restituir a aeronave às condições originais (mesmo com substituição de partes estruturais), desde que se resolva aplicar os recursos necessários para tal. Também não há risco significativo, desde que as tarefas de manutenção e logística sejam cumpridas como estão previstas.
Acontece que uma revitalização ampla necessita extensos trabalhos (muitos recursos). Só vale a pena fazer isso se o resultado operacional da utilização da aeronave for válido. Não justifica manter uma aeronave que seja capaz de voar sem restrições, mas que não cumpra sua função operacional (por obsolescência tecnológica ou conceitual).
Isso vale para qualquer aeronave, não importa sua idade ou origem. É análise pura de custo/benefício.
Abraço,

Justin
Como já ouvi de um fabricante: com dinheiro a gente moderniza até o Bismarck!
Será que vale a pena?




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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#110 Mensagem por sapao » Qui Ago 16, 2012 8:05 pm

Enlil escreveu:E age passivamente não só no FX. O caso do novo Revo/Avião presidencial é mais um exemplo. Porque não emitiu uma nota oficial sobre a necessidade operacional de um novo reabastecedor e um avião presidencial de alcance inter-continental? A politicagem oportunista rolou frouxa novamente. É a FAB que deve esclarecer e justificar essa necessidade já que será a operadora.
Não precisa nem ir longe, se seu computador tem alergia ao site da FAB é so colocar no Google ou qualquer outro buscador que você vai ver a nota.
Deve ser porque ela têm só uns 3 meses que foi veiculada.

Nota Oficial – FAB lança processo de seleção para aeronaves reabastecedoras

O Comando da Aeronáutica, em cumprimento ao Plano de Equipamento e Articulação da Força Aérea Brasileira, e de acordo com o cronograma estabelecido pela instituição, procede, nesta 4ª feira, 9 de Maio de 2012, a entrega dos Pedidos de Oferta às empresas participantes do Projeto KC-X2: Airbus Military, Boeing e Israel Aerospace Industries (IAI).

O Projeto KC-X2 visa, exclusivamente, à aquisição de duas aeronaves de reabastecimento em voo e de transporte estratégico de carga e tropa, bem como missões humanitárias e de evacuação aeromédica e substituirão as aeronaves KC-137, que, por terem sido fabricadas na década de 1960, têm tido seu custo de operação progressivamente elevado.

A partir do recebimento do Pedido de Oferta, as empresas terão o prazo de noventa dias para apresentarem suas propostas, que serão submetidas ao processo de avaliação e seleção previsto pela FAB, e que tem como base, dentre outros, os requisitos técnicos, operacionais, logísticos e industriais estabelecidos.

Brasília-DF, 9 de maio de 2012.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno


Sobre a aeronave presidencial, não cabe a FAB mas sim a Casa Civil.

Alias, e engraçado que você diz que a FAB nao deve reclamar do ter que operar o GTE já que a verba não vem dela; mas que chama ela de omissa ao não emitir uma nota sobre a possivel compra de uma aeronave para o mesmo GTE. Extremamente imparcial da sua parte...




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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#111 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 16, 2012 8:18 pm

sapao escreveu:
Carlos Lima escreveu: Sim, se não conseguimos nem operar o 'próximo' passo com relação ao F-5 que é o M2k, não existe muita esperança para operar nenhuma dessas aeronaves que estão 2, 3 passos à frente do F-5.

[]s
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Cb, operar nós já operamos.
Dai a modernizar vai uma diferença imensa.
Sem dúvida sapao, modernizar uma aeronave que estava claro que tinha 'validade escrita no rótulo' sempre é mais complicado.

Mas para todos os efeitos temos o exemplo da Grécia que transformou os seus M2k em "-5", os indianos que estão transformando os seus M2kH em algo parecido e melhor em alguns aspectos do que o "-5" e temos até os peruanos que estão transformando os seus M2kP em algo mais modesto.

Então não é que é algo impossível de se fazer e se notar o exemplo peruano pode ser feito até com espectativas mais 'modestas'.

O único problema é que quando compramos essas células o propósito delas era ser 'tampão' .

[]s
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CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#112 Mensagem por sapao » Qui Ago 16, 2012 8:19 pm

Carlos Lima escreveu: Olá amigo

Sem dúvida,

Com relação ao que acontece hoje em dia, eu concordo plenamente com você... quem é o "Dono" da situação é o Gov. Federal. Nós aqui discutimos aqui e ali e nos revoltamos (meu caso :) ), e reclamamos (meu caso :) ), mas outro dia disse em algum tópico por aí que para ser honesto, podemos discutir e reclamar sobre várias atitudes que poderiam ter acontecido 'durante' o processo e que não aconteceram...

Mas no fim das contas é aquele papo... se o governo quiser resolver... vai lá e resolve.

O problema é que é o famoso efeito bola de neve, e esse processo seja lá de quem for a responsabilidade recebeu tanta poluição por conta de lobbies e afins, que existe até algum sentido na fala do MD em dizer que o projeto está "congelado". É muita gente urubuzando em cima do negócio.

A coisa toda é triste, porque no fim quem sofre são os coitados dos pilotos, e pessoal de terra que são forçados a lidar com equipamento antigo, quem sofre é a defesa que sem dúvida vai ter pilotos saindo mais cedo porque 'não vale a pena' operar equipamento tão antigo, e é claro que estrategicamente é lamentável.

O problema na minha opinião foi que a comunicação por um tempo foi triste e lamentável, daí ocorreu o 'vazamento' e a partir daí o MD mandou todo mundo calar a boca... isso ajudaria se o processo estivesse próximo de ser resolvido, mas depois de 3 anos fez mais mal do que bem :( :( .

Inclusive li outro dia que ou o GF "Escolhe" o SH ou não tem negócio... e isso de gente que inclusive 'anunciou' que o vazamento aconteceria (é só procurar que está por aí), e isso quebra um pouco aquela sua sentença sobre 'usar com profissionalismo o que o Governo escolher".

Assim não há governo que vai querer escolher. Sim é lamentável, e o governo deveria passar como um trator em cima desse tipo de pensamento e colocar quem se opuser a decisão vestindo um bom e bonito pijama e ainda correr atrás de quem veio com a brilhante idéia de 'vazar' relatórios parciais... mas nada disso aconteceu e nem a FAB parece que correu atrás de quem se prestou a esse papel. Aí fica díficil. :(

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CB, só quero que fique claro que não estou tapando sol nenhum com a peneira; como disse o que eu não aceito e essa ladainha de que a culpa e toda de um ou toda de outro.

Para tentar minimizar isso já coloquei como trabalha a COPAC (coisa que muitas que a criticavam não sabiam) e como é o proceso de logistica da FAB (quem gosta do mais barato deveria olha com atenção o efeito Icebeg, por exemplo); isso tudo para mostrar o quão injusto e criticar a esmo, sem saber a menor ideia do trabalho que está por trás de todo esse processo.

Se quiserem discutir a metodologia, a maneira, o processo, ok, acho que toda discussão é valida. Agora, pegar o trabalho de meses e que gerou mais de 10.000 paginas e dizer que ele e uma bost* (de bost list), simplesmente porque o caça que eu acho bonito não está nele, ai eu digo que beira a discussão de colegio ou de time, e não me meto.
E o pior ainda é dizer que todo esse trabalho foi jogado no lixo porque oficiais generais ganharam vantagem com isso; isso é acusação de crime e cabe o devido retorno legal. Como já disse, vivo perguntando aqui quem e quando, mas ninguem me responde.

Sobre o vazamento e possiveis punições, como em qualquer lugar do mundo se houve foi em off porque a roupa suja (assim como no caso da MB ) se lava em casa.




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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#113 Mensagem por sapao » Qui Ago 16, 2012 8:23 pm

Carlos Lima escreveu:
sapao escreveu: Cb, operar nós já operamos.
Dai a modernizar vai uma diferença imensa.
Sem dúvida sapao, modernizar uma aeronave que estava claro que tinha 'validade escrita no rótulo' sempre é mais complicado.

Mas para todos os efeitos temos o exemplo da Grécia que transformou os seus M2k em "-5", os indianos que estão transformando os seus M2kH em algo parecido e melhor em alguns aspectos do que o "-5" e temos até os peruanos que estão transformando os seus M2kP em algo mais modesto.

Então não é que é algo impossível de se fazer e se notar o exemplo peruano pode ser feito até com espectativas mais 'modestas'.

O único problema é que quando compramos essas células o propósito delas era ser 'tampão' .

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Minha resposta ja veio no seu post CB.
Você ficou sabendo de algum brasileiro que foi lá escolher as celulas ou elas vieram "no pacote fechado"?

Como disse, parece que vão estender mais um ano, por um preço bem bacana. Mas modernizar é outra conversa.
E eu sinceramente acredito que se modernizarem o F-2000 ela VAI ser o F-X2.




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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#114 Mensagem por henriquejr » Qui Ago 16, 2012 8:27 pm

Carlos Lima escreveu:
sapao escreveu: Cb, operar nós já operamos.
Dai a modernizar vai uma diferença imensa.
Sem dúvida sapao, modernizar uma aeronave que estava claro que tinha 'validade escrita no rótulo' sempre é mais complicado.

Mas para todos os efeitos temos o exemplo da Grécia que transformou os seus M2k em "-5", os indianos que estão transformando os seus M2kH em algo parecido e melhor em alguns aspectos do que o "-5" e temos até os peruanos que estão transformando os seus M2kP em algo mais modesto.

Então não é que é algo impossível de se fazer e se notar o exemplo peruano pode ser feito até com espectativas mais 'modestas'.

O único problema é que quando compramos essas células o propósito delas era ser 'tampão' .

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Se modernizamos F-5E/F, acho que é muito válido modernizar os nossos Mirage2000C, independente do FX sair ou não. Seria até incoerente aposentar esses caças, que são bem mais capazes que os F-5, e ainda permanecer com este último por um bom tempo. Sou da opinião de que os Mirage2000 deveriam ser modernizados e operados por um novo esquadrão de caça, que poderia ser localizado no Norte ou Nordeste (Manaus ou Natal).

Até agora nenhum operador de Mirage2000 aposentou estes caças, e acho que seria um erro o Brasil fazer isso com os seus.

OBS.: Os Mirage2000P, da FAP, são bem mais antigos e inferiores aos nossos Mirage2000C. Os Mirage2000P utilizam o radar Thomsom RDM, que tem capacidade Ar-Ar bem mais limitada.




.
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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#115 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 16, 2012 8:36 pm

sapao escreveu:
Carlos Lima escreveu:O único problema é que quando compramos essas células o propósito delas era ser 'tampão' .

[]s
CB_Lima
Minha resposta ja veio no seu post CB.
Você ficou sabendo de algum brasileiro que foi lá escolher as celulas ou elas vieram "no pacote fechado"?

Como disse, parece que vão estender mais um ano, por um preço bem bacana. Mas modernizar é outra conversa.
E eu sinceramente acredito que se modernizarem o F-2000 ela VAI ser o F-X2.
Até aonde eu entendi na época tinhamos feito a escolha das células em função das horas ainda disponíveis e até aonde eu me lembro vários brasileiros passaram uns bons meses por lá tratando da preparacão das células.

Saiu bastante no NOTIMP.

Se isso é 'pacote fechado ou não' aí é só conversar com esses brasileiros para saber.

Mas é claro que vai sair caro colocar voando uma aeronave que não deveria estar voando mais... e esse era todo o ponto em escolher o F-X e em breve o F-5 também ficará cada vez mais caro de operar.

Se uma eventual Modernização do M2k se tornar o F-X2... é claro que é lamentável. Eu por outro lado acho que desde que compramos os F-5 da Jordânia já estavamos indo por esse caminho mesmo :( .

Lamentável.

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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#116 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 16, 2012 8:40 pm

henriquejr escreveu: Se modernizamos F-5E/F, acho que é muito válido modernizar os nossos Mirage2000C, independente do FX sair ou não. Seria até incoerente aposentar esses caças, que são bem mais capazes que os F-5, e ainda permanecer com este último por um bom tempo. Sou da opinião de que os Mirage2000 deveriam ser modernizados e operados por um novo esquadrão de caça, que poderia ser localizado no Norte ou Nordeste (Manaus ou Natal).

Até agora nenhum operador de Mirage2000 aposentou estes caças, e acho que seria um erro o Brasil fazer isso com os seus.

OBS.: Os Mirage2000P, da FAP, são bem mais antigos e inferiores aos nossos Mirage2000C. Os Mirage2000P utilizam o radar Thomsom RDM, que tem capacidade Ar-Ar bem mais limitada.
Henrique...

A França é operadora dos M2k e está aponsentando eles. E não é exatamente a versão o M2k que seria o determinante de 'modernizar' ou não.

Era claro para todo mundo que os M2k que estavam sendo retirados de serviço e compramos teriam que passar por uma grande reforma para serem "modernizados" e sempre foi dito que isso não valeira a pena.

Se de uma hora para outra isso mudar é por pura falta de opção nossa mesmo, e isso é lamentável :(

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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#117 Mensagem por sapao » Qui Ago 16, 2012 9:50 pm

Carlos Lima escreveu: Até aonde eu entendi na época tinhamos feito a escolha das células em função das horas ainda disponíveis e até aonde eu me lembro vários brasileiros passaram uns bons meses por lá tratando da preparacão das células.

Saiu bastante no NOTIMP.

Se isso é 'pacote fechado ou não' aí é só conversar com esses brasileiros para saber.

Mas é claro que vai sair caro colocar voando uma aeronave que não deveria estar voando mais... e esse era todo o ponto em escolher o F-X e em breve o F-5 também ficará cada vez mais caro de operar.

Se uma eventual Modernização do M2k se tornar o F-X2... é claro que é lamentável. Eu por outro lado acho que desde que compramos os F-5 da Jordânia já estavamos indo por esse caminho mesmo :( .

Lamentável.

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As aeronaves foram oferecidas ao Brasil, que comprou 12 por cerca de 60 milhões de Euros.
São a versão mais antiga que estava em operação na França, e como você disse vieram com validade, por isso a "pechincha" do preço.
Os militares lá estavam fazendo o curso da aeronave, e não escolhendo celulas.

A ideia era que até a aposentadoria dos mesmo o F-X já estivesse decidido, e os F-5 seriam as utlimas aeronaves a serem substituidas ( e o A-1 não seria modernizado), dai a sua modernização visando talvez até a sua utilização como lift para o F-X.
A compra dos F-5 da Jordania foi principalmente por causa da ideia de lift/instrução, já que NINGUEM vende so o Biposto; se for comprar tem que comprar todos.

Isso era o planejado...




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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#118 Mensagem por sapao » Qui Ago 16, 2012 9:58 pm

henriquejr escreveu: Se modernizamos F-5E/F, acho que é muito válido modernizar os nossos Mirage2000C, independente do FX sair ou não. Seria até incoerente aposentar esses caças, que são bem mais capazes que os F-5, e ainda permanecer com este último por um bom tempo. Sou da opinião de que os Mirage2000 deveriam ser modernizados e operados por um novo esquadrão de caça, que poderia ser localizado no Norte ou Nordeste (Manaus ou Natal).

Até agora nenhum operador de Mirage2000 aposentou estes caças, e acho que seria um erro o Brasil fazer isso com os seus.

OBS.: Os Mirage2000P, da FAP, são bem mais antigos e inferiores aos nossos Mirage2000C. Os Mirage2000P utilizam o radar Thomsom RDM, que tem capacidade Ar-Ar bem mais limitada.
Valido em que sentido Henrique? Como ja disse, mais capazes em que sentido?

E para alguem que aspira receber 126 celulas de um caça moderno, vale a pena manter 12 de uma aeronave antiga para se somar a mais 2 outros projetos (A-1 e F-5) para ficar com 4 aeronaves de primeira linha?

E a propria França está aposentando seus M-2000.




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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#119 Mensagem por Paisano » Qui Ago 16, 2012 10:08 pm

Carlos Lima escreveu:Inclusive li outro dia que ou o GF "Escolhe" o SH ou não tem negócio... e isso de gente que inclusive 'anunciou' que o vazamento aconteceria (é só procurar que está por aí), e isso quebra um pouco aquela sua sentença sobre 'usar com profissionalismo o que o Governo escolher".
Destaco essa parte do post do Lima. :?




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Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???

#120 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 16, 2012 10:43 pm

sapao escreveu:
Carlos Lima escreveu: Olá amigo

Sem dúvida,

Com relação ao que acontece hoje em dia, eu concordo plenamente com você... quem é o "Dono" da situação é o Gov. Federal. Nós aqui discutimos aqui e ali e nos revoltamos (meu caso :) ), e reclamamos (meu caso :) ), mas outro dia disse em algum tópico por aí que para ser honesto, podemos discutir e reclamar sobre várias atitudes que poderiam ter acontecido 'durante' o processo e que não aconteceram...

Mas no fim das contas é aquele papo... se o governo quiser resolver... vai lá e resolve.

O problema é que é o famoso efeito bola de neve, e esse processo seja lá de quem for a responsabilidade recebeu tanta poluição por conta de lobbies e afins, que existe até algum sentido na fala do MD em dizer que o projeto está "congelado". É muita gente urubuzando em cima do negócio.

A coisa toda é triste, porque no fim quem sofre são os coitados dos pilotos, e pessoal de terra que são forçados a lidar com equipamento antigo, quem sofre é a defesa que sem dúvida vai ter pilotos saindo mais cedo porque 'não vale a pena' operar equipamento tão antigo, e é claro que estrategicamente é lamentável.

O problema na minha opinião foi que a comunicação por um tempo foi triste e lamentável, daí ocorreu o 'vazamento' e a partir daí o MD mandou todo mundo calar a boca... isso ajudaria se o processo estivesse próximo de ser resolvido, mas depois de 3 anos fez mais mal do que bem :( :( .

Inclusive li outro dia que ou o GF "Escolhe" o SH ou não tem negócio... e isso de gente que inclusive 'anunciou' que o vazamento aconteceria (é só procurar que está por aí), e isso quebra um pouco aquela sua sentença sobre 'usar com profissionalismo o que o Governo escolher".

Assim não há governo que vai querer escolher. Sim é lamentável, e o governo deveria passar como um trator em cima desse tipo de pensamento e colocar quem se opuser a decisão vestindo um bom e bonito pijama e ainda correr atrás de quem veio com a brilhante idéia de 'vazar' relatórios parciais... mas nada disso aconteceu e nem a FAB parece que correu atrás de quem se prestou a esse papel. Aí fica díficil. :(

[]s
CB_Lima
CB, só quero que fique claro que não estou tapando sol nenhum com a peneira; como disse o que eu não aceito e essa ladainha de que a culpa e toda de um ou toda de outro.

Para tentar minimizar isso já coloquei como trabalha a COPAC (coisa que muitas que a criticavam não sabiam) e como é o proceso de logistica da FAB (quem gosta do mais barato deveria olha com atenção o efeito Icebeg, por exemplo); isso tudo para mostrar o quão injusto e criticar a esmo, sem saber a menor ideia do trabalho que está por trás de todo esse processo.

Se quiserem discutir a metodologia, a maneira, o processo, ok, acho que toda discussão é valida. Agora, pegar o trabalho de meses e que gerou mais de 10.000 paginas e dizer que ele e uma bost* (de bost list), simplesmente porque o caça que eu acho bonito não está nele, ai eu digo que beira a discussão de colegio ou de time, e não me meto.
E o pior ainda é dizer que todo esse trabalho foi jogado no lixo porque oficiais generais ganharam vantagem com isso; isso é acusação de crime e cabe o devido retorno legal. Como já disse, vivo perguntando aqui quem e quando, mas ninguem me responde.

Sobre o vazamento e possiveis punições, como em qualquer lugar do mundo se houve foi em off porque a roupa suja (assim como no caso da MB ) se lava em casa.
Olá sapao,

Somente agora eu vi esse post... :oops:

Claro, concordo com você, não existe esse negócio de culpa, mas certas 'responsabilidades' e acho que todos comenteram erros nesse processo (isso olhando daqui a 'big picture').

Eu não acho que o trabalho do COPAC foi ínutil (você resolveu o problema em postar a metodologia de trabalho deles? Ontém estava com problemas :) ) . Eles fizeram o que foi mandado, e é claro que ninguém aqui é doido de dizer que 10000 páginas foram feitas 'de bobeira'.

Não é esse o ponto. O ponto é, durante meses lemos aqui que o processo 'só teria 1 ganhador' e qualquer opção diferente disso 'não era uma opção', além disso fomos agraciados com o anuncio que a coisa iria 'melar' e logo depois veio o 'vazamento', e aqui e ali existiram reportagens em jornais que falavam sobre o 'trânsito' que muita gente tinha dentro da COPAC e a partir desse tipo de trânsito saiam as 'notas' os rumores, o tititi na imprensa. Isso tudo não ajuda o processo nenhum pouco e político nenhum no mundo vai querer colocar a mão em um processo que se deixa contaminar dessa maneira.

E pior ainda no Brasil. :(

Olha... é só procurar e foi mais do que dito aqui e a história do SH aconteceu outro dia e em outro sitio. E isso já foi dito mais de uma vez.

E é só ver as reações, os 'fontados', os orgasmos que muita gente que se disse 'fonte' teve quando o Rafale veio a Cruzex e foi 'abatido' pelo F-5, os Blogs estão cheios de teorias e observações e depoimentos de gente relacionada ao evento e disse todo tipo de coisa ligada ao FX por conta disso... Como se realmente fosse algo relevante.

Obviamente que isso não influencia as 10000 páginas escritas pela COPAC, o que está escrito, está escrito, mas contamina as conclusões, contamina a vontade de resolver o problema.

Outro ponto foi que na minha opinião ouve falha ao não responder propriamente as acusações e maluquices que saiam nos jornais. Obviamente eu me lembro que a partir de um determinado ponto o MD proibiu a FAB dizer qualquer coisa, mas como disse antes isso funciona bem em um processo que está prestes a ser resolvido e não em um processo que se arrasta por mais 3 anos adicionais (contando desde 2009).

Como eu disse, o governo é e deveria ser soberano e decidir, mas existe a dimensão política e as vezes o processo está tão contaminado por influências que é bom dizer que nada vai ser feito até o momento em que algo é efetivamente feito. :(

Eu espero que a roupa suja tenha sido lavada, mas por conta da quantidade de coisas que lemos por aí... creio que não.

Novamente, essa é a visão de quem acompanha o processo lendo bastante e conversando com pessoas aqui e a ali e comparando com outros processos semelhantes e parando para refletir sobre o assunto.

Posso estar equivocado e não tenho problema nenhum com isso, mas por enquanto eu acho que infelizmente eu estou correto nas minhas observações.

:) Publica o documento aí sapao!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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