sapao escreveu:Carlos Lima escreveu:
Olá amigo
Sem dúvida,
Com relação ao que acontece hoje em dia, eu concordo plenamente com você... quem é o "Dono" da situação é o Gov. Federal. Nós aqui discutimos aqui e ali e nos revoltamos (meu caso

), e reclamamos (meu caso

), mas outro dia disse em algum tópico por aí que para ser honesto, podemos discutir e reclamar sobre várias atitudes que poderiam ter acontecido 'durante' o processo e que não aconteceram...
Mas no fim das contas é aquele papo... se o governo quiser resolver... vai lá e resolve.
O problema é que é o famoso efeito bola de neve, e esse processo seja lá de quem for a responsabilidade recebeu tanta poluição por conta de lobbies e afins, que existe até algum sentido na fala do MD em dizer que o projeto está "congelado". É muita gente urubuzando em cima do negócio.
A coisa toda é triste, porque no fim quem sofre são os coitados dos pilotos, e pessoal de terra que são forçados a lidar com equipamento antigo, quem sofre é a defesa que sem dúvida vai ter pilotos saindo mais cedo porque 'não vale a pena' operar equipamento tão antigo, e é claro que estrategicamente é lamentável.
O problema na minha opinião foi que a comunicação por um tempo foi triste e lamentável, daí ocorreu o 'vazamento' e a partir daí o MD mandou todo mundo calar a boca... isso ajudaria se o processo estivesse próximo de ser resolvido, mas depois de 3 anos fez mais mal do que bem

.
Inclusive li outro dia que ou o GF "Escolhe" o SH ou não tem negócio... e isso de gente que inclusive 'anunciou' que o vazamento aconteceria (é só procurar que está por aí), e isso quebra um pouco aquela sua sentença sobre 'usar com profissionalismo o que o Governo escolher".
Assim não há governo que vai querer escolher. Sim é lamentável, e o governo deveria passar como um trator em cima desse tipo de pensamento e colocar quem se opuser a decisão vestindo um bom e bonito pijama e ainda correr atrás de quem veio com a brilhante idéia de 'vazar' relatórios parciais... mas nada disso aconteceu e nem a FAB parece que correu atrás de quem se prestou a esse papel. Aí fica díficil.
[]s
CB_Lima
CB, só quero que fique claro que não estou tapando sol nenhum com a peneira; como disse o que eu não aceito e essa ladainha de que a culpa e toda de um ou toda de outro.
Para tentar minimizar isso já coloquei como trabalha a COPAC (coisa que muitas que a criticavam não sabiam) e como é o proceso de logistica da FAB (quem gosta do mais barato deveria olha com atenção o efeito Icebeg, por exemplo); isso tudo para mostrar o quão injusto e criticar a esmo, sem saber a menor ideia do trabalho que está por trás de todo esse processo.
Se quiserem discutir a metodologia, a maneira, o processo, ok, acho que toda discussão é valida. Agora, pegar o trabalho de meses e que gerou mais de 10.000 paginas e dizer que ele e uma bost* (de bost list), simplesmente porque o caça que eu acho bonito não está nele, ai eu digo que beira a discussão de colegio ou de time, e não me meto.
E o pior ainda é dizer que todo esse trabalho foi jogado no lixo porque oficiais generais ganharam vantagem com isso; isso é acusação de crime e cabe o devido retorno legal. Como já disse, vivo perguntando aqui quem e quando, mas ninguem me responde.
Sobre o vazamento e possiveis punições, como em qualquer lugar do mundo se houve foi em off porque a roupa suja (assim como no caso da MB ) se lava em casa.
Olá sapao,
Somente agora eu vi esse post...
Claro, concordo com você, não existe esse negócio de culpa, mas certas 'responsabilidades' e acho que todos comenteram erros nesse processo (isso olhando daqui a 'big picture').
Eu não acho que o trabalho do COPAC foi ínutil (você resolveu o problema em postar a metodologia de trabalho deles? Ontém estava com problemas

) . Eles fizeram o que foi mandado, e é claro que ninguém aqui é doido de dizer que 10000 páginas foram feitas 'de bobeira'.
Não é esse o ponto. O ponto é, durante meses lemos aqui que o processo 'só teria 1 ganhador' e qualquer opção diferente disso 'não era uma opção', além disso fomos agraciados com o anuncio que a coisa iria 'melar' e logo depois veio o 'vazamento', e aqui e ali existiram reportagens em jornais que falavam sobre o 'trânsito' que muita gente tinha dentro da COPAC e a partir desse tipo de trânsito saiam as 'notas' os rumores, o tititi na imprensa. Isso tudo não ajuda o processo nenhum pouco e político nenhum no mundo vai querer colocar a mão em um processo que se deixa contaminar dessa maneira.
E pior ainda no Brasil.
Olha... é só procurar e foi mais do que dito aqui e a história do SH aconteceu outro dia e em outro sitio. E isso já foi dito mais de uma vez.
E é só ver as reações, os 'fontados', os orgasmos que muita gente que se disse 'fonte' teve quando o Rafale veio a Cruzex e foi 'abatido' pelo F-5, os Blogs estão cheios de teorias e observações e depoimentos de gente relacionada ao evento e disse todo tipo de coisa ligada ao FX por conta disso... Como se realmente fosse algo relevante.
Obviamente que isso não influencia as 10000 páginas escritas pela COPAC, o que está escrito, está escrito, mas contamina as conclusões, contamina a vontade de resolver o problema.
Outro ponto foi que na minha opinião ouve falha ao não responder propriamente as acusações e maluquices que saiam nos jornais. Obviamente eu me lembro que a partir de um determinado ponto o MD proibiu a FAB dizer qualquer coisa, mas como disse antes isso funciona bem em um processo que está prestes a ser resolvido e não em um processo que se arrasta por mais 3 anos adicionais (contando desde 2009).
Como eu disse, o governo é e deveria ser soberano e decidir, mas existe a dimensão política e as vezes o processo está tão contaminado por influências que é bom dizer que nada vai ser feito até o momento em que algo é efetivamente feito.
Eu espero que a roupa suja tenha sido lavada, mas por conta da quantidade de coisas que lemos por aí... creio que não.
Novamente, essa é a visão de quem acompanha o processo lendo bastante e conversando com pessoas aqui e a ali e comparando com outros processos semelhantes e parando para refletir sobre o assunto.
Posso estar equivocado e não tenho problema nenhum com isso, mas por enquanto eu acho que infelizmente eu estou correto nas minhas observações.

Publica o documento aí sapao!
[]s
CB_Lima