Segundo o Exército, ação é realizada no RS, em SC, no PR e no MS. Forças Armadas contam com apoio da Polícia Federal e da Receita Federal.
Atualizado em 06/08/2012 15h08
A Operação Ágata 5 já resultou na apreensão de 100 kg de dinamite na manhã desta segunda-feira (6) em Frederico Westphalen, no Norte do Rio Grande do Sul. Militares e agentes da Polícia Federal e da Receita Federal encontraram o material, que estava fora do prazo de validade, ao cumprir três mandados de busca e apreensão em residências e locais de armazenagem de explosivos. No norte gaúcho, 850 homens participam da operação.
A Ágata 5 foi desencadeada pelas Forças Armadas, com, apoio da Polícia Federal, em uma área de 3,9 mil quilômetros de extensão nas imediações de fronteiras no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e no Mato Grosso do Sul.

Marinha participa da Operação Ágata 5 (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)
O objetivo é combater crimes na fronteira, como contrabando, descaminho e tráfico de drogas. Também são fiscalizados os estoques de dinamites nas minas onde são extraídas as pedras ametistas. No território gaúcho, há tropas posicionadas na Fronteira Oeste e na Região Sul. A ação segue sendo realizada durante toda a semana.
Entre as regiões da Campanha e da Fronteira Oeste, a Terceira Brigada de Cavalaria Mecanizada mobilizou 1,3 mil homens, que atuam em Aceguá, Bagé, Dom Pedrito, Pedras Altas e Santana do Livramento. Já na Fronteira Sul, a Oitava Brigada de Infantaria Motorizada atua nos acessos a Herval, Chuí e Jaguarão com cerca de mil militares.
Em todas as áreas, as Forças Armadas trabalham em conjunto com órgãos nacionais de segurança. A Ágata 5 é coordenada pelo Ministério da Defesa e conta com apoio de outras pastas e órgãos do governo federal.
Fonte: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-su ... do-rs.html