O governo da Bolívia anunciou no último fim de semana que a filial da Coca-Cola no país será retirada do país em 21 de dezembro. No mesmo dia, o McDonald's deixará de operar após 14 anos de tentativas fracassadas de entrar na cultura boliviana.
O chanceler David Choquehuanca afirmou que a decisão "estará em sintonia com o fim do calendário maia e será parte da festa para celebrar o fim do capitalismo e o começo da cultura da vida".
"O 21 de dezembro é o fim do egoísmo, da divisão. Esse dia tem que ser o fim da Coca-Cola e o começo do mocochinche [suco de pêssego]. Os planetas se alinham depois de 26 mil anos. É o fim do capitalismo e o começo da vida comunitária", disse, em ato com o presidente Evo Morales.
A decisão é argumentada pelo governo pelos males provocados pelo refrigerante à saúde dos consumidores, incluindo associação a infartos, derrames e câncer caso haja consumo diário.
No dia 13, Morales já havia prometido o fim da bebida ao anunciar uma festa em uma ilha no lago Titicaca, na fronteira entre a Bolívia e o Peru, no dia 21 de dezembro, que celebra o fim do calendário maia.
CULTURA
Ao contrário da Coca-Cola, o McDonald's decidiu sair por não conseguir se incorporar aos hábitos alimentares bolivianos, após 14 anos de tentativas. A empresa fechará seus oito restaurantes após ter prejuízos em suas operações em mais de uma década, caso único entre as filiais da rede de lanchonetes.
O país andino ainda conserva a culinária tradicional e dá valor ao rito de preparo da comida, que inclui a compra dos alimentos, a decisão de comer, a convivência durante o preparo, a forma em que se apresentam e a maneira que são servidos.
O prato é avaliado por aspectos como gosto, preparo, higiene e sabor adquirido com tempo de preparação, este último fundamental para o fracasso do McDonald's.
fonte: folha.com
Bolívia expulsa a Coca-Cola do país [NOTICIA DESMENTIDA]
Moderador: Conselho de Moderação
- cesarw
- Avançado
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 3 vezes
Bolívia expulsa a Coca-Cola do país [NOTICIA DESMENTIDA]
"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
KK
- Andre Correa
- Sênior
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país
Coca-Cola é sagrado. Se tirarem a dose diária do meu veneno, eu pessoalmente começo uma guerra. Síria é fichinha perto do que faria!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Andre Correa
- Sênior
- Contato:
Não consigo ver o bem que isso faz.
Se for quanto a saúde, isso diz respeito ao indivíduo, e não ao Estado. A este cabe cobrar os impostos necessários para prover os cuidados básicos, e a educar, não controlar.
Se for para empregos, não vão conseguir forçar ninguém a gostar mais de outra bebida simplesmente removendo a competição, o que por consequência, vai transformar-se em quebra nas vendas ao consumidor, afetando mais do que ajudando.
Além do mais, isso é mesmo coisa de Republiqueta, que governa por populismo, e não para o povo. Ao invés de banir, poderia ter chamado par investir no país.
Na minha opinião, existem interesses pessoais nessa jogada, o que é uma vergonha, já que estamos em 2012, e não 1912 ou 1812. O que se espera do ser humano é evolução, e não o contrário.
Porque não banem os barões da cocaína?
Se for quanto a saúde, isso diz respeito ao indivíduo, e não ao Estado. A este cabe cobrar os impostos necessários para prover os cuidados básicos, e a educar, não controlar.
Se for para empregos, não vão conseguir forçar ninguém a gostar mais de outra bebida simplesmente removendo a competição, o que por consequência, vai transformar-se em quebra nas vendas ao consumidor, afetando mais do que ajudando.
Além do mais, isso é mesmo coisa de Republiqueta, que governa por populismo, e não para o povo. Ao invés de banir, poderia ter chamado par investir no país.
Na minha opinião, existem interesses pessoais nessa jogada, o que é uma vergonha, já que estamos em 2012, e não 1912 ou 1812. O que se espera do ser humano é evolução, e não o contrário.
Porque não banem os barões da cocaína?
Audaces Fortuna Iuvat
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Coca-Cola é mais importante que água .
Se tirarem minha dose diária viro um zumbi assassino nao respondo por mim .
Se tirarem minha dose diária viro um zumbi assassino nao respondo por mim .
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.
- Andre Correa
- Sênior
- Contato:
Eu não sou fã de Coca-Cola, e prefiro a Pepsi, mas não gostava de ter a minha liberdade de escolha cerceada pelo Estado.
Não sou de beber refrigerantes, e posso contar nos dedos as vezes que o faço por ano, pois prefiro sumos naturais de laranja, ananás, etc.
O que não posso ficar sem é a minhas 2 tacinhas diárias de vinho... a refeição não é a mesma sem estar acompanhada de um vinho... aliás, minhas bebidas favoritas são Vinho, Cerveja e Whisky, sendo as 2 últimas consoante a estação do ano...
Não sou de beber refrigerantes, e posso contar nos dedos as vezes que o faço por ano, pois prefiro sumos naturais de laranja, ananás, etc.
O que não posso ficar sem é a minhas 2 tacinhas diárias de vinho... a refeição não é a mesma sem estar acompanhada de um vinho... aliás, minhas bebidas favoritas são Vinho, Cerveja e Whisky, sendo as 2 últimas consoante a estação do ano...
Audaces Fortuna Iuvat
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6317 vezes
- Agradeceram: 6667 vezes
- Contato:
Eles tiraram a Coca-Cola porque tem mais viciados nela do que NA OUTRA!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Eles querem atacar o liquido negro do capitalismo: coca-cola.
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Governo nega que Coca-Cola será expulsa da Bolívia.
Ministro disse: 'O 21 de dezembro tem que ser o fim da Coca-Cola'.
Declaração foi mal interpretada, dizem agência oficial e governo boliviano.
Fabíola Glenia e Gabriela Gasparin - G1 São Paulo - 1.08.12.
O departamento de comunicação do governo da Bolívia e a Agência Boliviana de Informação (ABI), veículo oficial de informações daquele país, disseram nesta quarta-feira (1º) que a Coca-Cola não será expulsa da Bolívia. O governo negou notícias que circulam na tarde desta quarta afirmando que o chanceler boliviano, David Choquehuanca, teria expulsado a fabricante de bebidas do país.
Em discurso aos bolivianos no dia 13 de julho, Choquehuanca falou sobre o início de uma “nova era” por conta da chegada do dia 21 de dezembro, data em que, de acordo com o calendário Maia, acontecerá o fim do mundo.
“O dia 21 de dezembro de 2012 tem que ser o fim da Coca-Cola, é o começo do mocochinchi (tradicional bebida boliviana)”, afirmou, completando que, na data, deve se encerrar o período de egoísmo, de individualismo e da divisão no país. “Temos de projetar o amor, o comunitarismo", afirmou.
De acordo com o governo e com a ABI, a frase foi uma metáfora dita pelo chanceler boliviano, há cerca de duas semanas, e que a interpretação de que a Bolívia teria expulsado a Coca-Cola do país é falsa.
A declaração foi dada aos bolivianos na Ilha de Sol, na cidade de Copacabana, uma região turística ao redor do famoso lago Titicaca, habitada por famílias simples.
Segundo a ABI, em nenhum momento o governo boliviano fez algum pedido oficial para que a Cola-Cola deixe o país. A bebida, aliás, é muito comum entre os bolivianos, e pode ser encontrada à venda em qualquer esquina em camelôs, disse a agência.
McDonald’s.
Por conta da declaração, veículos de informação chegaram a confundir a conotação da frase do ministro e notícias circulam nesta quarta-feira (1º) anunciando que, além da Coca-Cola, o McDonald’s também está para deixar o país. De acordo com informações oficiais da rede de restaurantes, contudo, o McDonald’s fechou suas unidades na Bolívia em 2002 por razões comerciais.
Ministro disse: 'O 21 de dezembro tem que ser o fim da Coca-Cola'.
Declaração foi mal interpretada, dizem agência oficial e governo boliviano.
Fabíola Glenia e Gabriela Gasparin - G1 São Paulo - 1.08.12.
O departamento de comunicação do governo da Bolívia e a Agência Boliviana de Informação (ABI), veículo oficial de informações daquele país, disseram nesta quarta-feira (1º) que a Coca-Cola não será expulsa da Bolívia. O governo negou notícias que circulam na tarde desta quarta afirmando que o chanceler boliviano, David Choquehuanca, teria expulsado a fabricante de bebidas do país.
Em discurso aos bolivianos no dia 13 de julho, Choquehuanca falou sobre o início de uma “nova era” por conta da chegada do dia 21 de dezembro, data em que, de acordo com o calendário Maia, acontecerá o fim do mundo.
“O dia 21 de dezembro de 2012 tem que ser o fim da Coca-Cola, é o começo do mocochinchi (tradicional bebida boliviana)”, afirmou, completando que, na data, deve se encerrar o período de egoísmo, de individualismo e da divisão no país. “Temos de projetar o amor, o comunitarismo", afirmou.
De acordo com o governo e com a ABI, a frase foi uma metáfora dita pelo chanceler boliviano, há cerca de duas semanas, e que a interpretação de que a Bolívia teria expulsado a Coca-Cola do país é falsa.
A declaração foi dada aos bolivianos na Ilha de Sol, na cidade de Copacabana, uma região turística ao redor do famoso lago Titicaca, habitada por famílias simples.
Segundo a ABI, em nenhum momento o governo boliviano fez algum pedido oficial para que a Cola-Cola deixe o país. A bebida, aliás, é muito comum entre os bolivianos, e pode ser encontrada à venda em qualquer esquina em camelôs, disse a agência.
McDonald’s.
Por conta da declaração, veículos de informação chegaram a confundir a conotação da frase do ministro e notícias circulam nesta quarta-feira (1º) anunciando que, além da Coca-Cola, o McDonald’s também está para deixar o país. De acordo com informações oficiais da rede de restaurantes, contudo, o McDonald’s fechou suas unidades na Bolívia em 2002 por razões comerciais.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Não só continua, como sempre será. Procurem por Rota 36 no Google.saullo escreveu:E a cocaína, essa continua liberada por lá ?
Abraços
Isso que ninguém saca. Não adianta PF, FBI, DEA, Super Tucano, Colbra II e o diabo. O comércio da coca sempre existirá...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
- delmar
- Sênior
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 504 vezes
Aqui, nesta Mui Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre, título muito honrosos que recebemos de sua majestade Dom Pedro II, pela vontade do povo e a graça de Deus imperador do Brasil, a Coca Cola já foi proibida. Numa das edições do Fórum Social Mundial que realizou-se por aqui, os organizadores empenhados em combater toda forma de capitalismo, proibiram a comercialização do refrigerante dentro dos acampamentos e dos recintos de debates. Simbolo da influência cultural americana não podia ser tolerada.
Resultado? Dezenas de vendedores ambulantes instalaram-se na rua em frente ao acampamento (Parque da Harmonia) vendendo os produtos proibidos (a Pepsi também foi vetada). Os acampados compravam o produto, enrolavam em jornal, e entravam no parque. O mesmo poderia ocorrer na Bolivia, milhares de contrabandistas de Coca-Cola levando o produto da Argentina, Brasil, Chile, Perú e Paraguai para saciar a sede dos bolivianos.
Resultado? Dezenas de vendedores ambulantes instalaram-se na rua em frente ao acampamento (Parque da Harmonia) vendendo os produtos proibidos (a Pepsi também foi vetada). Os acampados compravam o produto, enrolavam em jornal, e entravam no parque. O mesmo poderia ocorrer na Bolivia, milhares de contrabandistas de Coca-Cola levando o produto da Argentina, Brasil, Chile, Perú e Paraguai para saciar a sede dos bolivianos.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.