Bolívia expulsa a Coca-Cola do país [NOTICIA DESMENTIDA]

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cesarw
Avançado
Avançado
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 3 vezes

Bolívia expulsa a Coca-Cola do país [NOTICIA DESMENTIDA]

#1 Mensagem por cesarw » Qua Ago 01, 2012 3:19 pm

O governo da Bolívia anunciou no último fim de semana que a filial da Coca-Cola no país será retirada do país em 21 de dezembro. No mesmo dia, o McDonald's deixará de operar após 14 anos de tentativas fracassadas de entrar na cultura boliviana.

O chanceler David Choquehuanca afirmou que a decisão "estará em sintonia com o fim do calendário maia e será parte da festa para celebrar o fim do capitalismo e o começo da cultura da vida".

"O 21 de dezembro é o fim do egoísmo, da divisão. Esse dia tem que ser o fim da Coca-Cola e o começo do mocochinche [suco de pêssego]. Os planetas se alinham depois de 26 mil anos. É o fim do capitalismo e o começo da vida comunitária", disse, em ato com o presidente Evo Morales.

A decisão é argumentada pelo governo pelos males provocados pelo refrigerante à saúde dos consumidores, incluindo associação a infartos, derrames e câncer caso haja consumo diário.

No dia 13, Morales já havia prometido o fim da bebida ao anunciar uma festa em uma ilha no lago Titicaca, na fronteira entre a Bolívia e o Peru, no dia 21 de dezembro, que celebra o fim do calendário maia.

CULTURA

Ao contrário da Coca-Cola, o McDonald's decidiu sair por não conseguir se incorporar aos hábitos alimentares bolivianos, após 14 anos de tentativas. A empresa fechará seus oito restaurantes após ter prejuízos em suas operações em mais de uma década, caso único entre as filiais da rede de lanchonetes.

O país andino ainda conserva a culinária tradicional e dá valor ao rito de preparo da comida, que inclui a compra dos alimentos, a decisão de comer, a convivência durante o preparo, a forma em que se apresentam e a maneira que são servidos.

O prato é avaliado por aspectos como gosto, preparo, higiene e sabor adquirido com tempo de preparação, este último fundamental para o fracasso do McDonald's.

fonte: folha.com

"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: Bolívia expulsa a Coca-Cola do país

#2 Mensagem por Andre Correa » Qua Ago 01, 2012 3:31 pm

:shock: :shock:

:roll: :roll: :roll: :roll:

Audaces Fortuna Iuvat
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Paisano » Qua Ago 01, 2012 3:47 pm

Saiu ganhando a Bolívia :!: :!: :!:

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 01, 2012 3:53 pm

Coca-Cola é sagrado. Se tirarem a dose diária do meu veneno, eu pessoalmente começo uma guerra. Síria é fichinha perto do que faria!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#5 Mensagem por wagnerm25 » Qua Ago 01, 2012 4:00 pm

Sai a Coca-Cola, mas a COCAína....

Andre Correa
Sênior
Sênior
Contato:

#6 Mensagem por Andre Correa » Qua Ago 01, 2012 4:01 pm

Não consigo ver o bem que isso faz.
Se for quanto a saúde, isso diz respeito ao indivíduo, e não ao Estado. A este cabe cobrar os impostos necessários para prover os cuidados básicos, e a educar, não controlar.
Se for para empregos, não vão conseguir forçar ninguém a gostar mais de outra bebida simplesmente removendo a competição, o que por consequência, vai transformar-se em quebra nas vendas ao consumidor, afetando mais do que ajudando.

Além do mais, isso é mesmo coisa de Republiqueta, que governa por populismo, e não para o povo. Ao invés de banir, poderia ter chamado par investir no país.

Na minha opinião, existem interesses pessoais nessa jogada, o que é uma vergonha, já que estamos em 2012, e não 1912 ou 1812. O que se espera do ser humano é evolução, e não o contrário.

Porque não banem os barões da cocaína?

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#7 Mensagem por talharim » Qua Ago 01, 2012 4:37 pm

Coca-Cola é mais importante que água .

Se tirarem minha dose diária viro um zumbi assassino nao respondo por mim .

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Paisano » Qua Ago 01, 2012 4:41 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Andre Correa
Sênior
Sênior
Contato:

#9 Mensagem por Andre Correa » Qua Ago 01, 2012 4:46 pm

Eu não sou fã de Coca-Cola, e prefiro a Pepsi, mas não gostava de ter a minha liberdade de escolha cerceada pelo Estado.
Não sou de beber refrigerantes, e posso contar nos dedos as vezes que o faço por ano, pois prefiro sumos naturais de laranja, ananás, etc.
O que não posso ficar sem é a minhas 2 tacinhas diárias de vinho... a refeição não é a mesma sem estar acompanhada de um vinho... aliás, minhas bebidas favoritas são Vinho, Cerveja e Whisky, sendo as 2 últimas consoante a estação do ano...

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Túlio » Qua Ago 01, 2012 4:52 pm

Eles tiraram a Coca-Cola porque tem mais viciados nela do que NA OUTRA! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#11 Mensagem por Bourne » Qua Ago 01, 2012 5:06 pm

Eles querem atacar o liquido negro do capitalismo: coca-cola. :lol:

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#12 Mensagem por Clermont » Qua Ago 01, 2012 5:44 pm

Governo nega que Coca-Cola será expulsa da Bolívia.

Ministro disse: 'O 21 de dezembro tem que ser o fim da Coca-Cola'.
Declaração foi mal interpretada, dizem agência oficial e governo boliviano.

Fabíola Glenia e Gabriela Gasparin - G1 São Paulo - 1.08.12.

O departamento de comunicação do governo da Bolívia e a Agência Boliviana de Informação (ABI), veículo oficial de informações daquele país, disseram nesta quarta-feira (1º) que a Coca-Cola não será expulsa da Bolívia. O governo negou notícias que circulam na tarde desta quarta afirmando que o chanceler boliviano, David Choquehuanca, teria expulsado a fabricante de bebidas do país.

Em discurso aos bolivianos no dia 13 de julho, Choquehuanca falou sobre o início de uma “nova era” por conta da chegada do dia 21 de dezembro, data em que, de acordo com o calendário Maia, acontecerá o fim do mundo.

“O dia 21 de dezembro de 2012 tem que ser o fim da Coca-Cola, é o começo do mocochinchi (tradicional bebida boliviana)”, afirmou, completando que, na data, deve se encerrar o período de egoísmo, de individualismo e da divisão no país. “Temos de projetar o amor, o comunitarismo", afirmou.

De acordo com o governo e com a ABI, a frase foi uma metáfora dita pelo chanceler boliviano, há cerca de duas semanas, e que a interpretação de que a Bolívia teria expulsado a Coca-Cola do país é falsa.

A declaração foi dada aos bolivianos na Ilha de Sol, na cidade de Copacabana, uma região turística ao redor do famoso lago Titicaca, habitada por famílias simples.

Segundo a ABI, em nenhum momento o governo boliviano fez algum pedido oficial para que a Cola-Cola deixe o país. A bebida, aliás, é muito comum entre os bolivianos, e pode ser encontrada à venda em qualquer esquina em camelôs, disse a agência.

McDonald’s.

Por conta da declaração, veículos de informação chegaram a confundir a conotação da frase do ministro e notícias circulam nesta quarta-feira (1º) anunciando que, além da Coca-Cola, o McDonald’s também está para deixar o país. De acordo com informações oficiais da rede de restaurantes, contudo, o McDonald’s fechou suas unidades na Bolívia em 2002 por razões comerciais.

saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 550 vezes
Agradeceram: 182 vezes

#13 Mensagem por saullo » Qua Ago 01, 2012 5:52 pm

E a cocaína, essa continua liberada por lá ?

Abraços

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#14 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 01, 2012 6:20 pm

saullo escreveu:E a cocaína, essa continua liberada por lá ?

Abraços
Não só continua, como sempre será. Procurem por Rota 36 no Google.

Isso que ninguém saca. Não adianta PF, FBI, DEA, Super Tucano, Colbra II e o diabo. O comércio da coca sempre existirá...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#15 Mensagem por delmar » Qua Ago 01, 2012 7:51 pm

Aqui, nesta Mui Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre, título muito honrosos que recebemos de sua majestade Dom Pedro II, pela vontade do povo e a graça de Deus imperador do Brasil, a Coca Cola já foi proibida. Numa das edições do Fórum Social Mundial que realizou-se por aqui, os organizadores empenhados em combater toda forma de capitalismo, proibiram a comercialização do refrigerante dentro dos acampamentos e dos recintos de debates. Simbolo da influência cultural americana não podia ser tolerada.
Resultado? Dezenas de vendedores ambulantes instalaram-se na rua em frente ao acampamento (Parque da Harmonia) vendendo os produtos proibidos (a Pepsi também foi vetada). Os acampados compravam o produto, enrolavam em jornal, e entravam no parque. O mesmo poderia ocorrer na Bolivia, milhares de contrabandistas de Coca-Cola levando o produto da Argentina, Brasil, Chile, Perú e Paraguai para saciar a sede dos bolivianos.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Responder