Subprojeto Aeronaves de Busca e Resgate 2015-2016
Eis um dado muitíssimo interessante que surgiu durante a divulgação da revisão dos documentos de referência do MD, e que merece nossa atenção e análise.
Um primeiro fato a chamar a atenção, é que o mesmo é um projeto de curtíssimo prazo, haja visto a temporalidade citada naquele documento, o que pode indicar a admissão por parte do MD/GF não só da urgência da aquisição, como a omissão do Estado brasileiro quanto ao sistema SALVAMAR/SALVAERO, assim também quanto a responsabilidade do estado pela defasagem das ffaa's na área. Isto inclusive gerou críticas de parte das autoridades de segurança aérea francesas por meio do documento que fez a análise do acidente AirFrance 447;
Um segundo fato interessante é que esta demanda, aparentemente foi derivada da análise do desempenho da FAB e MB no caso do vôo AIrfrance 447, assim como pelas críticas geradas pelo documento da análise do acidente;
terceiro fato, é que não se pode identificar no subprojeto, ou não está claro no momento, na perspectiva oferecida pelo documento do MD, quais os fatores indicativos que irão compor a definição dos requisitos técnicos/operacionais e logísticos de tal aeronave. Em sendo assim, quais suas características e possibilidades; portanto, não se sabe que tipo de aeronave será necessária para o desempenho da missão, podendo ser um turbo-hélice, jato ou mesmo um V-22 SAR;
quarto ponto, diz respeito a quantidade que possa ser adquirida, e que unidade iria operá-la, já que a execução do projeto é bienal, o que pode indicar a aquisição de um número mínimo de unidades, e sugerindo também, talvez, uma compra de oportunidade, ou mesmo a aquisição e modificação de aeronave nacional ou já disponível no acervo da FAB; de qualquer modo, é pouco provável que se possa antever a aquisição de aeronaves novas e dedicadas, visto o curtíssimo prazo estabelecido do subprojeto;
quinto e último, vale a pena mencionar que existe a abertura de uma possibilidade, em minha opinião, muito pouco provável, da propositura de uma versão SAR do KC-390, o SC-390, posto que esta aeronave estaria entrando em linha na FAB, exatamente mesma época do provisionamento do subprojeto. Esta questão pode ser aquinhoada ou com a modificação de alguma célula cargueira parte da encomenda original, ou a encomenda direta da nova versão, sendo aditada a proposta original da encomenda da FAB.
obs: eu particularmente, torço para que em um futuro nem tão distante assim, a missão SAR realizada sobre os céus do atlântico sul seja paulatinamente repassada a aviação naval da Marinha do Brasil, que por força de sua natureza é quem melhor poderá se desempenhar na mesma. Mas isto é pauta para discussão em um outro tópico...
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abs