FCarvalho escreveu:Walter, salvo engano, a FAB teve perdas operacionais de ao menos uma dezena de A-29, afora que a mesma estar implementando duas bases, ainda que classificadas como de deslocamento, no oeste do Amazonas, quer sejam S. Gabriel da Cachoeira e Eirunepé, muito distantes uma da outra e dos demais esquadrões de A-29. É bom lembrar que a FAB não possui nada próximo para a vigilância da fronteira Colômbia/Peru, dependendo do deslocamento dos 1o/3o Gav e 2o/3o Gav para eventuais operações na área.
Se o GF quiser encontrar uma, ou várias, "desculpas" ou justificativas técnicas, são coisas que não faltam para responder à intenção de compras de mais ST. Se aquelas bases forem aquinhoadas com um esquadrão cada, com 16 aeronaves, mais a substituição das aeronaves perdidas, teríamos uma demanda para cerca de 42 aeronaves. Nada mal para manter o pescoço da Embraer fora d'água.
Aliás, se a intenção é manter a Embraer respirando e bem de saúde financeira, e sob controle político e adm, ainda que indireto, basta o GF cumprir com suas obrigações, e encomendar mais aeronaves e novos projetos à mesma, e cito exemplos simples, pois necessidade é o que não falta à FAB/MB.
- novos E-99/R-99 ou o desenvolvimento de nova plataforma AEW/ISR(E-195). Li não sei onde que a FAB precisaria de no mínimo 15 aeronaves de AEW para suas necessidade de cobrir o país como um todo, afora novos ISR;
- projeto P-99 (E-145) ou P-100 (E-190). De 12 a 36 aeronaves novas, com potencial para chegarmos a 48 se o 4o/7o Gav for reativado;
- aumento do lote inicial do KC-390, de 26 para 60 aeronaves, afim de mobiliar todos os esquadrões com os Hércules/CASA C-295, junto a compra de 12 SC/KC-390 para a Aviação Naval da MB;
- Compra de 64 CASA C-295 para os ETAS, mais 10/16 C-235/295 para a Aviação Naval da MB, com fabricação sob licença na Embraer;
- Compra de um lote de 9/5 Legaçy 450/500 e 12 Phenom 300 para o GTE;
- Compra de 28 a 42 Phenom 100 para os ETA;
- Comprar imediata de 8 a 12 KC-330, com offsets privilegiando a Embraer;
- Compra imediata de 2 novos FAB 01, com offsets privilegiando Embraer;
- Compra imediata de 48 M-346, com fabricação sob licença na Embraer;
- A mais simples de todas: decidir o FX, comprando em um só lote 72 caças para a FAB, substituindo todos os F-5EM nos esquadrões de caça, mais 48 para a MB, e produzir sob licença;
Ademais, existe outros projetos do MD como o SISFRON, SIGAZ e SISDABRA, além do projeto SGB, dentre outros, os irão demandar recursos e equipamentos com os quais a Embraer poderá contribuir.
Como podemos ver, ao governo não faltam opções.
Resta-nos, no entanto, a pergunta que não quer calar: o GF terá vontade e/ou interesse em utilizar estas opções em favor da Embraer?
abs
Se o GF considera a Embraer uma empresa estratégica, e a manutenção dos seus empregos altamente qualificados(técnicos/engenheiros) um prioridade (inclusive eleitoral ) deveria sim fazer todas essas encomendas, com ênfase é claro no KC-390, e o FX-2. É que fazem a França com sua Dassault e EADS, os EUA com sua LM/Boeing e a Russia com a Sukhoi/Irkut, etc.
Mas como se vê, existem muitas necessidades para a FAB que a Embraer poderia suprir. E isso se encaixaria perfeitamente em algum PAC da vida.
Mas estádios e estradas, dão mais visibilidade.
[]'s