Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 238 vezes
Agradeceram: 541 vezes

Re: Operações Policiais e Militares

#10591 Mensagem por Brasileiro » Sáb Jul 21, 2012 11:43 am

Sávio Ricardo escreveu: Fico do lado dos policiais.

Abs
Pois é, cara, palavra por palavra, a dos policiais tende a ter mais crédito em todos os sentidos.

Só o que não pode é ficar tudo na base da palavra. Tem que apurar, tem que investigar, assim se pode fazer o julgamento com base em provas e fatos concretos.

Infelizmente, num país de pessoas sem direitos, muitas das vezes tudo termina em palavras e uma cena de crime adulterada, onde a veracidade das palavras não pode ser verificada por outra autoridade.

Com vida não se brinca.

abraços]

----------------
amor fati
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 128 vezes
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

#10592 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Jul 21, 2012 11:47 am

Brasileiro escreveu: Agora, quantas vezes por dia algum pé rapado não é "confundido" com bandido porque anda sem camisa, de chinelo, acaba morto, volta para casa agredido e chingado.. e sabe o que acontece? NADA. Escrevem lá "auto de resistência", entregam o corpo para a família (quando não desaparecem ou deixam por lá mesmo) e tudo fica bem.
Brasileiro, particulamente, entendo seu ponto de vista.

Mas, eu tomo muito cuidado antes de ter uma opnião dessas (como a parte quotada).
Muitas vezes podemos confundir fatos divulgados pela imprensa como os unicos que realmente acontecem. A imprensa cobriu este fato do publicitário, mas o fato dela não cobrir o mesmo fato quando a vitima é menos favorecida não significa que a policia só da canetada nesses casos e entrega o corpo, muito cuidado nesta analise. Concerteza, existem muitos casos como oque você citou, mas também existem as reciprocas, que também são verdadeiras e talvez a imprensa não esteja tão interessada.

Abs

Imagem
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Contato:

#10593 Mensagem por Sávio Ricardo » Sáb Jul 21, 2012 1:13 pm

Brasileiro escreveu:
Com vida não se brinca.
Essa frase retrata bem o que os policiais pensam antes de optar por atirar em alguem do que brincar de "achometro" ficando sem saber se o cara vai sacar a carteira do bolso, um celular ooouuuuuuuu....uma pistola ou revolver.

Imagem
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#10594 Mensagem por henriquejr » Sáb Jul 21, 2012 4:11 pm

Infelizmente não estou disposto a entrar nessa discussão mas eu entendo o ponto de vista do colega Brasileiro e afirmo até que ele é que estar correto, se vivêssemos num país onde o sistema de segurança pública realmente funcionasse a contento, o que não é o nosso caso.

Infelizmente vivemos num país onde o tema "Segurança Pública" é tratado quase como um Estado de Exceção, onde tudo é feito na base do improviso, onde policiais não conseguem ver todos os seus esforços recompensados com uma exemplar punição, por parte do Estado, dos bandidos que estes prendem sob o risco de perderem suas vidas, o que seria o mínimo. Muitos que não convivem nessa realidade acham que o que desmotiva os policiais é apenas a questão salarial e eu digo, com toda certeza que não é! Não tem nada mais desmotivador que você ter um trabalho danado, colocando sua vida e sua saúde em risco, para prender um "menor" com um histórico de vários latrocínios, homicídios, associação ao tráfico, etc, etc, etc..., sabendo que só terá trabalho e desgaste físico e psicológico (só que já passou madrugadas inteiras dentro de uma delegacia para que os procedimentos sejam feitos sabe do que estou falando), passando horas dentro da delegacia para, no final, ver o "menor" sair pela portas da frente da delegacia como se nada tivesse acontecido, e os policiais sabendo que outros "encontros" com esse mesmo "menor" ocorrerá mais cedo ou mais tarde, como se o Estado tivesse-lhe dando a chance de na próxima vez possa conseguir tirar a vida de um desses policiais (ou de outras equipes) num confronto ou a vida de mais um pai de família em suas ações, realmente com a vida não se brinca! Depois que passar por isso, a sensação que esses policiais tem (falo isso por experiência própria) é que só existe duas opções para resolver o problema: Fazer justiça com as próprias mãos ou simplesmente ser mais um policial omisso, desmotivado, que inicia o serviço só esperando a hora de terminar, fazendo vista grossa em todo tipo de ocorrência que for possível e, neste caso, o mais prejudicado é a sociedade!

Como cidadão, e também como policial, lamento muito o que ocorreu com o publicitário que perdeu a vida numa ocorrência policial, mas ninguém levou em consideração como estava o psicológico dos policiais que participaram deste caso fatídico, quando o publicitário preferiu tentar fugir dos policiais (as imagens comprovam isso) e, ao ser parado, depois que uma viatura para em frente ao seu carro, o mesmo pega um celular para, muito provavelmente, tentar falar com pessoas influentes para lhes livrar de uma eventual detenção (olha o Brasil que vivemos), quando deveria ter aberto os vidros e deixado as mãos no volante, mostrando aos policiais que não iria tomar nenhuma atitude hostil. Isso tudo numa cidade onde uma organização criminosa decidiu atacar policiais praticamente todos os dias, como estava o psicológico desses policiais num momento desses? Será que seria tão difícil confundir um aparelho celular com uma arma (num local escuro, vidros com películas e depois de uma perseguição)?

Com relação a maconha, como policial eu AFIRMO que dificilmente tenha sido "plantada" no local!!! Hoje em dia ninguém cai mais nisso e só sendo um policial muito "inocente" para achar que livraria toda situação com algumas gramas de maconha no carro e que esse fato (violar o local do crime) só tiraria a credibilidade de sua defesa e lhes imputaria mais um crime. Eu acho muito mais fácil acreditar que a maconha pertencia sim ao publicitário e foi por este motivo que ele fugiu, afinal o jovem publicitário não queria decepcionar sua família, e seu seio social, ao ser preso como maconheiro! Não quero julgar quem estar certo e quem estar errado neste caso, só sei que esse julgamento já foi feito pelo ilustríssimo governador, ao pedir a cabeça dos policiais no lugar de se colocar imparcial e exigir uma investigação do caso, e pela mídia em geral, os culpados sempre serão os policiais e ponto final.

.
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Contato:

#10595 Mensagem por Sávio Ricardo » Seg Jul 23, 2012 7:10 am

Durante este final de semana, conversei com um tio que é PM sobre este caso e devo assumir que ele me fez ver o outro lado, e olhe que ele considera e me explicou o motivo, que os PM realmente não agiram como deveriam agir.

Quando me externei aqui, sei lá, acho que estava um pouco revoltado com varias pessoas, principalmente a familia da vitima, tentando jogar a culpa na policia e esquecendo primeiramente que a vitima fugiu, etc, etc, etc. Mas como estava dizendo, meu tio disse que a PM fez a abordagem totalmente errada, neste caso você: Primeiro aborda o veiculo; encontra um local para se proteger (geralmente a própria viatura), e depois disso sim, pede ao motorista sair do carro com as mãos pra cima, fazendo isso, mesmo o cara sacando uma arma o policial não precisa se precipitar e atirar primeiro, se proteja. No caso em questão, os policiais vieram de peito aberto e claro, qualquer atitude suspeita iriam atirar e junte isto com a onda de ataques do PCC em SP e dá no que deu.

Então, creio que a versão do colega HenriqueJR seja sim, a mais coerente.

Neste caso não existe um inocente, mas sim, varias atitudes equivocadas de ambas as partes, e sempre que isso acontece, dá merda.

Abs

Imagem
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#10596 Mensagem por binfa » Seg Jul 23, 2012 2:15 pm

DF: PM morre baleado ao tropeçar em armadilha que havia montado 23 de julho de 2012 • 10h47

Um policial militar morreu na noite de domingo durante um treinamento de operações especiais no Distrito Federal. O subtente Francisco César de Carvalho Delgado, 45 anos, foi baleado por um fuzil 556, que disparou após ele tropeçar na armadilha que recém havia montado.

De acordo com a Polícia Militar, Delgado, que estava na corporação havia 26 anos, estava cedido para o Ministério Público e lecionava o curso sobre minas e armadilhas. O acidente ocorreu dentro da área militar da Marinha, próximo à BR-040.

A corporação afirmou que a perícia recolheu material no local do acidente e que o caso ainda está sendo investigado.

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... ntado.html

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1964 vezes
Agradeceram: 797 vezes

#10597 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Jul 23, 2012 6:50 pm

Putamerda. :(

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#10598 Mensagem por rodrigo » Seg Jul 23, 2012 7:00 pm

Putamerda.
X2 :(

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Hermes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 132 vezes

#10599 Mensagem por Hermes » Seg Jul 23, 2012 7:33 pm

Sobre o tipo de abordagem feita no caso do publicitário há de se ver o treinamento e as requalificações que os policiais tiveram e se tiveram, pois, apesar de com o advento da Senasp algumas coisas terem melhorado, o treinamento policial é em geral muito ruim e ultrapassado, mesmo em estados como o RJ e SP. Quando eu estava na Acadepol/RJ tive como capacitação dar 25 tiros de .380 num dia e mais 25 no outro, além de 01 (UM) tiro de fuzil que foi nos sedido pelo delegado da DAS que estava realizando treino no stand e ficou com pena dos novatos. Quatro meses depois todos estávamos com uma .40 novinha e tirando serviço em delegacias, usando diáriamente fuzis e metralhadoras. Eu sempre gostei de armas e depois de formado fiz diversos cursos com meu dinheiro, além de trabalhar no interior que é mais tranquilo. Mas, e os colegas que recém formados tiveram de subir morros e trocar tiros quase diáriamente, munidos de armamentos diversos (quem conhece a PCERJ sabe a salada mista que é o armamanto pesado), tendo dado apenas um tiro de M16 na Acadepol? Assim vemos muitas abordagens equivocadas e casos como este, pois falta preparo técnico, psicológico e mesmo motivação para se trabalhar nas ruas, não sendo só salário o problema policial no Brasil, como bem disse alguém acima.

...
henriquejr
Sênior
Sênior

#10600 Mensagem por henriquejr » Seg Jul 23, 2012 9:22 pm

hmundongo escreveu:Sobre o tipo de abordagem feita no caso do publicitário há de se ver o treinamento e as requalificações que os policiais tiveram e se tiveram, pois, apesar de com o advento da Senasp algumas coisas terem melhorado, o treinamento policial é em geral muito ruim e ultrapassado, mesmo em estados como o RJ e SP. Quando eu estava na Acadepol/RJ tive como capacitação dar 25 tiros de .380 num dia e mais 25 no outro, além de 01 (UM) tiro de fuzil que foi nos sedido pelo delegado da DAS que estava realizando treino no stand e ficou com pena dos novatos. Quatro meses depois todos estávamos com uma .40 novinha e tirando serviço em delegacias, usando diáriamente fuzis e metralhadoras. Eu sempre gostei de armas e depois de formado fiz diversos cursos com meu dinheiro, além de trabalhar no interior que é mais tranquilo. Mas, e os colegas que recém formados tiveram de subir morros e trocar tiros quase diáriamente, munidos de armamentos diversos (quem conhece a PCERJ sabe a salada mista que é o armamanto pesado), tendo dado apenas um tiro de M16 na Acadepol? Assim vemos muitas abordagens equivocadas e casos como este, pois falta preparo técnico, psicológico e mesmo motivação para se trabalhar nas ruas, não sendo só salário o problema policial no Brasil, como bem disse alguém acima.
Você acabou de mostrar uma realidade muito comum no Brasil, infelizmente. Como você disse, a formação dos policiais no Brasil melhorou bastante nos últimos anos mas ainda estar muito aquém do que poderia ser razoável. Sobre a PMESP, posso afirmar com toda certeza que é a polícia mais preparada do Brasil (fazendo uma média entre todas as unidades e não em unidades específicas). Tem um sistema de formação, tanto de Soldados quanto de Oficiais, invejável e é muito bem estruturada. É uma das poucas polícias do Brasil (senão a única, já que não conheço muito bem a DPF e a PRF, nestes quesitos) que cria suas próprias doutrinas de policiamento, sempre focada nas necessidades que encontra diariamente, basta lembrar que o Método Giraldi, foi criado por um Coronel da PMESP e hoje é uma doutrina de treinamento que vem sendo empregado por praticamente todas as polícias do Brasil. Tem uma doutrina de rádio patrulhamento com apoio aéreo que não deixa a desejar a nenhuma polícia do mundo. Suas unidades são divididas por nível de força, onde começa pela Polícia Comunitária, fazendo o policiamento aproximado junto a sociedade, indo pro segundo nível de força (apoio) que é formado por unidades de policiamento de choque, como ROCAM, FORÇA TÁTICA e ROTA, cada um exercendo funções bem definidas, e no terceiro nível de força vem o GATE. Muitos vão pensar: Mais isso existe em todas as polícias do Brasil! Errado. Existe essas mesmas unidades (muitas com outros nomes) mas nenhuma funciona com tanta disciplina e doutrina como na PMESP, onde cada unidade tem sua função específica, sendo totalmente coordenado pela central de operações policiais (acho que em SP se chama COPOM).

Uma forma bem visível de ver como as coisas funcionam bem na PMESP é que dificilmente se ver seus policiais fazendo uso de armas como fuzis, mesmo se considerarmos a ROTA e a FORÇA TÁTICA, quando muito se ver é um ou outro utilizando uma submetralhadora (MT-40 ou MT-12), num estado onde é bem comum a utilização de fuzis por parte dos bandidos e onde se encontra a organização criminosa mais organizada em atuação no Brasil. Isso é sinal de uma polícia que não baseia sua atuação na "força bruta", na ostensividade exacerbada, mas sim com policiais bem preparados e com doutrinas policiais mais eficazes. Isso é visível até no fardamento dos policiais, onde não se ver aqueles policiais equipados como se fossem militares preparados para uma guerra, como é tão comum ver nas outras polícias. Até a ROTA, que é considerada uma unidade de elite, o uniforme é bem austero, quando unidades desse mesmo tipo em outros estados usam uniformes camuflados, coletes táticos, um monte de brasões, entre outras parafernálias.

Exemplo de fardamento dos policiais do primeiro nível de força (Policia Comunitária):
Imagem
Na foto podemos notar que a farda tenta, ao máximo, tirar aquela imagem de polícia repressiva e militarizada demais.

Força Tática:
Imagem
A farda, já demostra mais um pouco de ostensividade com uso externo do colete balístico e utilização de armamento mais potente para poder dar o devido apoio aos policiais que fazem o policiamento comunitário.

Imagem
Policiais da Força Tática também são os responsáveis para dá o primeiro combate em missões de CDC, até a chegada da tropa especializada em ações de choque (BPChoque).

ROTA:
Imagem
Notar a austeridade da farda da ROTA, mesmo sendo considerada uma unidade de elite.

Com relação ao caso do publicitário, não considero que foi falta de preparo dos policiais, prefiro dizer que pode ter havido erros na abordagem (o que não é incomum ocorrer) que pode ter sito provocado por uma variedade de fatores, como o estresse provocado pelos atentados que vem ocorrendo contra policiais em SP e fatores que ocorreram durante a ocorrência, como atitudes hostis da vítima, etc... juntando tudo é uma verdadeira receita para uma fatalidade.

.
Hermes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 132 vezes

#10601 Mensagem por Hermes » Seg Jul 23, 2012 9:47 pm

Pois é, aqui no RJ, devido à particularidade dos confrontos na Capital se criou a falsa doutrina de que todos os policiais devem estar armados de fuzil, o que gera algumas situações até estranhas de policiais comuns em postos no centro de cidades com comércio movimentadíssimo estarem portando seus fuzís ostensivamente, o que me dá medo até de pensar nas consequencias de uma ocorrência levando a disparos de fuzil no meio da multidão, além da aparência de estarmos em Israel às vezes. Isso contribui para uma sensação de insegurança por parte da população, pois pensam: se tem policiais com fuzil perto de minha casa, quer dizer que o bicho tá pegando e moro no pior lugar do mundo.....mas pode ser apenas uma briga de vizinhos. Também acho que o caso de SP foi uma combinação de fatores e que só o devido processo legal poderá desvendar alguns.

...
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#10602 Mensagem por Clermont » Ter Jul 24, 2012 8:33 am

Tráfico ataca UPP do Alemão e mata uma PM.

Soldado Fabiana de Souza morre com tiro de fuzil no peito; é a primeira morte de policial numa favela pacificada.

Diego Barreto - Globo.com - 23.07.12.

RIO - Bandidos atacaram a tiros na noite de segunda-feira a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Nova Brasília, no Complexo do Alemão. A soldado Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos, que estava no segundo andar da sede da unidade, foi atingida e morreu. É a primeira morte de policial numa favela pacificada. Segundo policiais, bandidos metralharam a base da UPP. Fabiana estaria pedindo ajuda pelo rádio quando foi baleada no peito. O tiro de fuzil teria perfurado o colete à prova de balas que ela usava. A policial chegou a ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Estrada do Itararé, mas não resistiu aos ferimentos. A morte de Fabiana seria a primeira de uma policial durante um confronto.

Um outro policial, ainda não identificado, ficou ferido no ataque, que aconteceu por volta das 20h30m. Meia hora antes, policiais já haviam trocado tiros com bandidos num confronto na localidade conhecida como Pedra do Sapo, também no Alemão. Oito homens teriam enfrentado uma dupla de policiais. Ninguém ficou ferido nesse primeiro conflito.

Ainda segundo a polícia, o soldado ferido foi levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. A PM pediu reforços e viaturas de diversas unidades, como Batalhão de Choque, 22 BPM (Maré) e 16 BPM (Olaria), foram deslocadas para o Alemão. As equipes ocuparam a Estrada do Itararé, um dos acessos ao complexo. Um veículo blindado também foi para o local.

Em nota, a Secretaria de Segurança confirmou o ataque às forças policiais da UPP da Nova Brasília e a morte da policial. Segundo a nota, a sede administrativa e o contêiner de apoio da unidade foram alvejados. Fabiana ingressou há um ano e quatro meses na PM. O trabalho na UPP da Nova Brasília foi o primeiro da policial, que morava no interior do estado, era solteira e não tinha filhos.

Não é a primeira vez que bases da polícia no Alemão são alvos de tiros. Há uma semana, policiais da unidade da Fazendinha, também no complexo, foram atacados duas vezes por bandidos num período de 24 horas. Segundo a PM, os ataques aconteceram quando agentes faziam patrulhamento de rotina na comunidade. Em um dos confrontos, os criminosos chegaram a jogar uma granada contra os policiais. O artefato explodiu perto da viatura, mas não houve feridos. Na fuga, os suspeitos deixaram para trás quatro granadas caseiras e drogas.

Em 17 de junho passado, bandidos já haviam atirado contra policiais da UPP da Nova Brasília. Segundo contou na ocasião o comandante da unidade, Marcio Rodrigues, os PMs estavam na laje de uma casa na Rua Nova, checando denúncia sobre drogas, quando ouviram os disparos. Ninguém chegou a ser atingido pelos tiros. Os policiais encontraram cápsulas deflagradas no entorno da casa, onde foram encontradas drogas e dois radiotransmissores. Na época, o conflito foi relatado por moradores no Twitter.

Ainda em junho, uma equipe da UPP da Fazendinha foi alvo de disparos. De acordo com a Polícia Militar, bandidos atiraram contra um veículo da corporação, mas nenhum policial se feriu. Os agentes fizeram buscas pela comunidade para encontrar os suspeitos, mas ninguém foi localizado. A Fazendinha foi uma das primeiras regiões do Complexo do Alemão a receber uma UPP, em abril.

O Alemão está ocupado desde novembro de 2010. O Exército controlou as favelas do complexo por 19 meses até a PM assumir toda a região no início deste mês. A UPP da Nova Brasília foi inaugurada em 18 de abril, mas o edifício-sede da unidade só começou a funcionar no último dia 9. Em todo o complexo, já estão operando seis unidades. Duas outras — Vila Cruzeiro e Parque Proletário, na Penha — devem ser inauguradas nas próximas semanas. Em toda a cidade, já há 25 UPPs.

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#10603 Mensagem por rodrigo » Ter Jul 24, 2012 11:40 am

Os traficantes furando o acordo de paz? Esquisito.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
henriquejr
Sênior
Sênior

#10604 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 24, 2012 12:48 pm

rodrigo escreveu:Os traficantes furando o acordo de paz? Esquisito.
Com a saída das tropas de choque (BOPE, BPChoque, Militares das FAs) a tendência é que o tráfico comece a fazer investidas contra essas unidades das UPPs, que geralmente são formadas por policiais militares com pouca experiência (recém formados) e com armamento mais leves, para tentar restabelecer seus pontos de venda de drogas.

Esse é o preço que o Estado vai pagar por ter PERMITIDO que os traficantes saíssem pelas portas dos fundos enquanto as forças de pacificação (de choque) entravam e ocupavam as comunidades. Na minha opinião, já que decidiram confrontar os traficantes e ocupar seus territórios, o correto seria empregar táticas de "martelo e bigorna", fazendo o cerco nas comunidades para prender e matar (os que preferissem o confronto) todos os traficantes. Pelo que vi, o Estado não quis essa confrontação e preferiu deixar que os traficantes fossem expulsos do local, talvez por receio de um grande derramamento de sangue.

.
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Contato:

#10605 Mensagem por Sávio Ricardo » Ter Jul 24, 2012 1:23 pm

henriquejr escreveu:
rodrigo escreveu:Os traficantes furando o acordo de paz? Esquisito.
Com a saída das tropas de choque (BOPE, BPChoque, Militares das FAs) a tendência é que o tráfico comece a fazer investidas contra essas unidades das UPPs, que geralmente são formadas por policiais militares com pouca experiência (recém formados) e com armamento mais leves, para tentar restabelecer seus pontos de venda de drogas.

Esse é o preço que o Estado vai pagar por ter PERMITIDO que os traficantes saíssem pelas portas dos fundos enquanto as forças de pacificação (de choque) entravam e ocupavam as comunidades. Na minha opinião, já que decidiram confrontar os traficantes e ocupar seus territórios, o correto seria empregar táticas de "martelo e bigorna", fazendo o cerco nas comunidades para prender e matar (os que preferissem o confronto) todos os traficantes. Pelo que vi, o Estado não quis essa confrontação e preferiu deixar que os traficantes fossem expulsos do local, talvez por receio de um grande derramamento de sangue.
Vendo este post seu henrinque, me lembro da cena de dezenas de traficantes correndo pelos fundos de uma favela com toda a imprensa filmando, enquanto o BOPE e o Exercito subiam o morro.
Imagem

Como eu queria que um ou dois Sabres da FAB surgissem do nada com aquela cara feia do demonio e testassem alguns foguetes naqueles "alvos móveis." :twisted: :twisted:

Imagem

SERIA LINDO ! ! ! ! :evil:

Imagem
Responder