PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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binfa
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1066 Mensagem por binfa » Ter Jul 17, 2012 8:34 pm

VISITA DO COMANDANTE DO EXÉRCITO

No dia 17 de julho, o Parque Regional de Manutenção/5 recebeu a visita do Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, acompanhado do Comandante da 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército, General de Divisão William José Soares e do Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada Walter Nilton Pina Stoffel.

Após uma formatura em homenagem ao Cmt, o Coronel Tales Eduardo Areco Villela, Diretor do Pq R Mnt / 5, ministrou uma palestra às autoridades acerca das atividades da OM, particularmente as relacionadas com a implantação do Projeto de Modernização da VBTP 113 B.

Foi apresentado, então, o protótipo da VBTP M113 BR (modernizada) e, em seguida, a comitiva percorreu as instalações da OM, conhecendo maiores detalhes do Projeto.

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att, binfa
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1067 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Jul 18, 2012 1:33 am

Nossa, gosto muito do M113 só em V.O., é muito lindo!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1068 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 18, 2012 10:37 am

Bingo! Tinha lido que os exportados usavam motores 2 tempos...saquei agora, como é um motor a diesel, e exige injeção de combustivel, o ar entra sob pressão do turbo, e se elimina as valvulas de admissão.

Eligioep, no motor 2T comum, a cada volta ocorre ao mesmo tempo a admissão e a expusão dos gases. No outro tempo, ocorre a admissão por baixo do pistão e a compressão. Comprimido, ocorre a queima, o pistão desce, empurra a mistura por que está abaixo do pistão e ao subir, a mesma mistura expulsa a queimada. Como há a coincidencia de janelas abertas, há vazamento de mistura não queimada com oleo, o que aumenta o consumo e polui demais. Mas a cada ciclo há geração de potencia. No 4 tempos, a cada duas voltas há a geração de potencia




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1069 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jul 18, 2012 11:49 am

joao fernando escreveu:Bingo! Tinha lido que os exportados usavam motores 2 tempos...saquei agora, como é um motor a diesel, e exige injeção de combustivel, o ar entra sob pressão do turbo, e se elimina as valvulas de admissão.
Eligioep, no motor 2T comum, a cada volta ocorre ao mesmo tempo a admissão e a expusão dos gases. No outro tempo, ocorre a admissão por baixo do pistão e a compressão. Comprimido, ocorre a queima, o pistão desce, empurra a mistura por que está abaixo do pistão e ao subir, a mesma mistura expulsa a queimada. Como há a coincidencia de janelas abertas, há vazamento de mistura não queimada com oleo, o que aumenta o consumo e polui demais. Mas a cada ciclo há geração de potencia. No 4 tempos, a cada duas voltas há a geração de potencia
Normalmente o ar entra sobre pressão de um compressor volumetrico, no caso do DDA um compressor volumetrico tipo Roots.

Parece-me quando se quer mais potencia se usa um turbo para aumentar a quantidade de ar introduzido.

Os V6-53 montados nos Cascaveis/Urutu foram de dois tipos: normal e com turbo (para o Dubai).

O V6-53 Turbo teve a potencia tão aumentada que as semi arvores das rodas não aguentaram, e como solução foi adotada transmissão planetaria no cubo das rodas.

Com este sistema a redução no diferencial foi reduzida (diminuindo o momento torcedor nas semi arvore) e a diferença gerada na transmissão planetaria.

Exemplo: vamos supor que a redução original no difrencial central seja de 4,5:1. Isto poderia ser convertido para: 3:1 no diferencial principaç e 1,5:1 na transmissão planetária.

Potencia não é afetada pela redução. O que é afetado pela redução é o momento torcedor (= torque em ingles).

Sempre lembrando que: Momento torcedor=Potencia dividida pela rotação vezes 71.620 (não me lembro quais são as unidades do momento torcedor nesta formula).

Então ficaria: Momento torcedor vindo do motor vezes 4,5 seria o momento torcedor na semi arvore, e no cubo da roda, no sistema com toda redução no diferencial central.

E: Momento torcedor vindo do motor vezes 3 seria o momento torcedor na semi arvore, e este momento torcedor multiplicado por 1,5 na redução planetaria, seria o momento torcedor no cubo da roda.

João Fernado, não existe 2 tempos comum!

O que você está descrevendo é um motor de dois tempos de um determinado tipo, que era usado no DKW VEMAG.

Lembrem-se sempre: 2 tempos e 4 tempos são ciclos termodinamicos.

Praticamente existem centenas de maneiras de se obter um motor 2 tempos ou 4 tempos.

Bacchi




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1070 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jul 18, 2012 11:53 am

Eui escrevi que potencia não é afetada por redução. Na verdade é.

Isto acontece pelo atrito das engrenagens e é exprimido por um valor de rendimento.

Ou seja: a potencia na saida de um par de engrenagens é igual a potencia de entrada vezes o rendimento mecanico.

Este rendimento é qualquer coisa ente 98 a 99%.

Bacchi




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1071 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 18, 2012 1:40 pm

Sim Bacchi, descrevi o motor 2 tempos classico, do DKW. Nesse caso do M113, é um sistema que de 2 tempos tem o sistema de admissão por janelas, porque o carter é fechado. Deve ser pistão desce, abre rasgo na camisa, ar sob pressão entra, abre a valvula de escape, exaustão, rasgo na camisa fecha, pistão sobe, compressão e injeção.

Isso??? Ou viagem mina?

Superinteressante esse sistema de redução para segurar o tranco nas rodas dos carros de exportação. Se não estiver enganado, alguns ficaram com o EB, acho que porta morteiros, quando a Engesa faliu.




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1072 Mensagem por Paisano » Qua Jul 18, 2012 1:48 pm






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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1073 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 18, 2012 1:52 pm

Paisano, esse e o modelo de 2 e 4 tempos normais. O V6 co M113 acima, usa valvula de escape, e o rasgo na camisa atua como valvula para entrada de ar vindo do turbo

Mas entendi, o compressor faz a etapa de aspiração, e o carter fica apenas como reservatorio de oleo, já que a fase de aspiração é feita sob pressão




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1074 Mensagem por Paisano » Qua Jul 18, 2012 2:01 pm





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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1075 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 18, 2012 2:02 pm

Isso, e no nosso caso ainda tem a valvula de escape...




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1076 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Jul 18, 2012 3:24 pm

joao fernando escreveu:Sim Bacchi, descrevi o motor 2 tempos classico, do DKW. Nesse caso do M113, é um sistema que de 2 tempos tem o sistema de admissão por janelas, porque o carter é fechado. Deve ser pistão desce, abre rasgo na camisa, ar sob pressão entra, abre a valvula de escape, exaustão, rasgo na camisa fecha, pistão sobe, compressão e injeção.
Isso??? Ou viagem mina?
Superinteressante esse sistema de redução para segurar o tranco nas rodas dos carros de exportação. Se não estiver enganado, alguns ficaram com o EB, acho que porta morteiros, quando a Engesa faliu.
Sim, está certo. Só não concordo com o "classico".

Tranco!!!!! Grrrrr.....

Bacchi




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1077 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 18, 2012 3:41 pm

Tranco de serviço pesado mestre, e não sobre o excesso de torque que devia arregaçar o sistema de transmissão... :mrgreen:




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1078 Mensagem por eligioep » Qua Jul 18, 2012 3:45 pm

João fernando e Bacchi,
foi exatamente o que eu quis expressar, mas não fui muito feliz na minha escrita....
Entendo perfeitamente as diferenças entre os 2 tipos de motores.
No entanto, o motor 2 tempos não está morto, apenas o "clássico" do João que está às via de falecer... Há uma nova geração, fazendo uso de sistema de injeção de combustível e ficará semelhante ao descrito pelo Dr Bacchi.
Inclusive a KTM está desenvolvendo um novo motor 2 tempos que usa óleo 2 tempos, porém sem a clássica poluição....




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1079 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 18, 2012 3:57 pm

Vamos esquecer o classido do DKW? :mrgreen:

Eligioep, sabe alguma info tecnica desse motor novo? Pq uma turbina gera energia 100% do tempo. Um 2 tempos, a cada volta do virabrequim, e um 4 tempos, a cada duas voltas. Ou seja, entre o 4 tempos e a turbina, o 2 tempos fica no meio termo em termos de rendimento




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Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1080 Mensagem por rmturchiello » Qui Jul 19, 2012 9:13 pm

Andei dando uma olhada no site da Detroit me parece que ele não fabricam mais os 6V-53 faz tempo ja, se for isso mesmo de onde vieram esses motores que serão montados no nossos M113, ou seriam Kits velhos?? Alguém tem mais informações sobre isso???




Deus criou os homens diferentes, mas Samuel Colt os igualou !!!
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