joao fernando escreveu:Bingo! Tinha lido que os exportados usavam motores 2 tempos...saquei agora, como é um motor a diesel, e exige injeção de combustivel, o ar entra sob pressão do turbo, e se elimina as valvulas de admissão.
Eligioep, no motor 2T comum, a cada volta ocorre ao mesmo tempo a admissão e a expusão dos gases. No outro tempo, ocorre a admissão por baixo do pistão e a compressão. Comprimido, ocorre a queima, o pistão desce, empurra a mistura por que está abaixo do pistão e ao subir, a mesma mistura expulsa a queimada. Como há a coincidencia de janelas abertas, há vazamento de mistura não queimada com oleo, o que aumenta o consumo e polui demais. Mas a cada ciclo há geração de potencia. No 4 tempos, a cada duas voltas há a geração de potencia
Normalmente o ar entra sobre pressão de um compressor volumetrico, no caso do DDA um compressor volumetrico tipo Roots.
Parece-me quando se quer mais potencia se usa um turbo para aumentar a quantidade de ar introduzido.
Os V6-53 montados nos Cascaveis/Urutu foram de dois tipos: normal e com turbo (para o Dubai).
O V6-53 Turbo teve a potencia tão aumentada que as semi arvores das rodas não aguentaram, e como solução foi adotada transmissão planetaria no cubo das rodas.
Com este sistema a redução no diferencial foi reduzida (diminuindo o momento torcedor nas semi arvore) e a diferença gerada na transmissão planetaria.
Exemplo: vamos supor que a redução original no difrencial central seja de 4,5:1. Isto poderia ser convertido para: 3:1 no diferencial principaç e 1,5:1 na transmissão planetária.
Potencia não é afetada pela redução. O que é afetado pela redução é o momento torcedor (= torque em ingles).
Sempre lembrando que: Momento torcedor=Potencia dividida pela rotação vezes 71.620 (não me lembro quais são as unidades do momento torcedor nesta formula).
Então ficaria: Momento torcedor vindo do motor vezes 4,5 seria o momento torcedor na semi arvore, e no cubo da roda, no sistema com toda redução no diferencial central.
E: Momento torcedor vindo do motor vezes 3 seria o momento torcedor na semi arvore, e este momento torcedor multiplicado por 1,5 na redução planetaria, seria o momento torcedor no cubo da roda.
João Fernado, não existe 2 tempos comum!
O que você está descrevendo é um motor de dois tempos de um determinado tipo, que era usado no DKW VEMAG.
Lembrem-se sempre: 2 tempos e 4 tempos são ciclos termodinamicos.
Praticamente existem centenas de maneiras de se obter um motor 2 tempos ou 4 tempos.
Bacchi