http://planobrasil.com/2012/07/pilotos- ... smo-grave/Pilotos militares colombianos foram vitimas de ‘politraumatismo grave’
Com o resultado da necrópsia dos corpos foi efetivamente rechaçada a versão de que a tripulação teria sido mortos por guerrilheiros das FAR.
Tenente Andrés Lemus Serrano e o Técnico Óscar Castillo
O Diretor de Medicina Legal da Colombia, Carlos Eduardo Valdez, apresentou o relatório que indica que os corpos do Tenente Andrés Lemus Serrano e o Técnico Óscar Castillo, piloto e copiloto (respectivamente) que morreram na queda da aeronave Super Tucano da Força Aérea Colombiana na última quarta (dia11), foram vitimas de ‘politraumatismo grave’.
Fica assim descartada a possibilidade de que tenham sido mortos por arma de fogo, conforme noticiaram alguns meios de comunicação.
Foi efetivamente rechaçada também, a versão de que a tripulação teria sido morta por tiros de fuzil dos guerrilheiros das FARC depois de ejetarem do avião.
Super Tucano News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Intermediário
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
Re: Super Tucano News
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Pelo jeito mais duas vítimas que se ejetaram e vieram a óbito. Acho que este sistema de assento ajetor do ST deveria passar por uma investigação criteriosa!
.
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Calma...tem que ver que condicoes em que a ejecao se deu. E lembrem-se que nenhum fabricante de assento ejetor te promete trazer incolume. Ele te promete trazer vivo. Mas isso se a ejecao for nas condicoes para as quais ele foi projetado.
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Concordo em gênero, número e grau Alc. Mas que não parece normal no caso do ST, não parece, infelizmente.
Pode ser só impressão.
Pode ser só impressão.
AD ASTRA PER ASPERA
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Vamos aguardar e ver se vao divulgar as condicoes dos dois acidentes. Para ai tirar algumas conclusoes.
Pessoalmente, tive oportunidade, nada invejavel, de ser testemunha das consequencias de uma ejecao em condicoes desfavoraveis. Quando sofri um acidente automobilistico e fiquei internado, fui "vizinho" de um piloto da fumaca que ejetou a baixa altura. Teve os ossos do tornozelo moidos porque deu pendulo no paraquedas, ainda sem altura suficiente para completar o ciclo.
Entao, por todas essas ocorrencias e' que voces podem ver porque muitos pilotos consideram a ejecao o ultimo recurso. Mesmo. Ai ate as vezes pode passar da hora...
Pessoalmente, tive oportunidade, nada invejavel, de ser testemunha das consequencias de uma ejecao em condicoes desfavoraveis. Quando sofri um acidente automobilistico e fiquei internado, fui "vizinho" de um piloto da fumaca que ejetou a baixa altura. Teve os ossos do tornozelo moidos porque deu pendulo no paraquedas, ainda sem altura suficiente para completar o ciclo.
Entao, por todas essas ocorrencias e' que voces podem ver porque muitos pilotos consideram a ejecao o ultimo recurso. Mesmo. Ai ate as vezes pode passar da hora...
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Sem dúvida. Tem um caso de um piloto de F-15 americano que teve a perna toda moída na ejeção e passou por uma dolorosa recuperação. Ejeção machuca, dói e quebra ossos em boa parte das vezes. Por isso é tão incrível aquelas imagens de ejeções onde os pilotos saem andando, como o Hawk no Canadá, o Su-27 na Ucrânia e etc.
Meu questionamento não é quanto a violência da ejeção, é quanto aos números, ao índice de mortalidade nas ejeções do ST. Alguém tem aí disponibilidade para juntar esses dados pra nós? Como eu disse, pode ser só impressão, realmente não sei se o número de vítimas fatais em ejeções do ST é acima do considerado "normal" se comparado com outras aeronaves de mesma performance ou com o mesmo assento. Seria uma pesquisa interessante de termos aqui no DB.
Eu só não contaria a ejeção naquele caso dos pousos forçados nas estradas, porque pelo que me lembro, a ejeção foi totalmente fora do envelope de segurança do assento. E como o Alc disse, aguardaria também as informações sobre as ejeções em Campo Grande e na Colômbia.
Um abraço!
Meu questionamento não é quanto a violência da ejeção, é quanto aos números, ao índice de mortalidade nas ejeções do ST. Alguém tem aí disponibilidade para juntar esses dados pra nós? Como eu disse, pode ser só impressão, realmente não sei se o número de vítimas fatais em ejeções do ST é acima do considerado "normal" se comparado com outras aeronaves de mesma performance ou com o mesmo assento. Seria uma pesquisa interessante de termos aqui no DB.
Eu só não contaria a ejeção naquele caso dos pousos forçados nas estradas, porque pelo que me lembro, a ejeção foi totalmente fora do envelope de segurança do assento. E como o Alc disse, aguardaria também as informações sobre as ejeções em Campo Grande e na Colômbia.
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
- Poti Camarão
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 2 vezes
Como trabalho com estatística (área de pesquisa), ia justamente falar dela pra justificar a desconfiança que eu e muitos aqui temos em relação a ejeção do ST. Não temos dados consolidados, mas só puxando os casos pela memória e quase sempre lembramos de problemas.Skyway escreveu:Sem dúvida. Tem um caso de um piloto de F-15 americano que teve a perna toda moída na ejeção e passou por uma dolorosa recuperação. Ejeção machuca, dói e quebra ossos em boa parte das vezes. Por isso é tão incrível aquelas imagens de ejeções onde os pilotos saem andando, como o Hawk no Canadá, o Su-27 na Ucrânia e etc.
Um abraço!
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Como vc deve saber, a estatistica tambem pode ser usada para provar o que vc quiser, tudo depende da base de dados.Poti Camarão escreveu:Como trabalho com estatística (área de pesquisa), ia justamente falar dela pra justificar a desconfiança que eu e muitos aqui temos em relação a ejeção do ST. Não temos dados consolidados, mas só puxando os casos pela memória e quase sempre lembramos de problemas.Skyway escreveu:Sem dúvida. Tem um caso de um piloto de F-15 americano que teve a perna toda moída na ejeção e passou por uma dolorosa recuperação. Ejeção machuca, dói e quebra ossos em boa parte das vezes. Por isso é tão incrível aquelas imagens de ejeções onde os pilotos saem andando, como o Hawk no Canadá, o Su-27 na Ucrânia e etc.
Um abraço!
O que quero dizer e que se dentro do envelope de ejeção nos realizramos 1.000 ejeções em um cenario que o fabricante estima 10% de chance de vida, teremos um assento que estatisticamente tem só 10% de confiabilidade...
Mas corresponde isso a realidade?
So para constar, do acidente em Boa Vista, um dos pilotos se ejetou na altura de uma torre de celular com a aeronave girando e saiu andando do hospital.
E esse assento que é ruim?
Ou será que em diferentes condições de operação ele tem diferentes tipos de performance?
Acho que deveriamos primeiro conhecer em que condições ele foi usado, para depois saber quão eficiente ele é.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Politraumatismo tambem e causado quando se esta dentro da aeronave; apesar do video mostrar o paraquedas aberto.henriquejr escreveu:Pelo jeito mais duas vítimas que se ejetaram e vieram a óbito. Acho que este sistema de assento ajetor do ST deveria passar por uma investigação criteriosa!
[justificar]“ Se não eu, quem?
- Fábio Nascimento
- Sênior
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
- Contato:
Já foi comprovado que os pilotos ejetaram de fato?
_______________________________________________.
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
As vezes me parece ter sido erro de navegação/perda de consciência situacional/espacial por parte dos pilotos, embora os STs colombianos operem com NVG ANVIS 4 e tenham FLIR instalados. A queda foi à noite pelo que parece.marcelo l. escreveu:http://www.eltiempo.com/Multimedia/gale ... 12025061-5
fotos do avião, eu tenho minhas dúvidas se foi as FARCs que abateram.
edit:
foto do poder aéreo da reuters.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
E por falar no nosso aviãozinho, olhem quem o está namorando...
Notícia veiculada no Site Defesa Aérea e NavalA Líbia pediu ajuda ao governo brasileiro para reaparelhar a Força Aérea do país, que terá aviões Super Tucano, da Embraer, na sua frota.
A Líbia pediu ajuda ao governo brasileiro para reaparelhar a Força Aérea do país, que terá aviões Super Tucano, da Embraer, na sua frota. As encomendas podem chegar a 24 unidades nos próximos anos. Além disso, um grupo de 22 empresas brasileiras de diversos setores está sendo convidado a se instalar no país, e terá preferência nos negócios em relação a concorrentes de outras nacionalidades. Entre elas estão nomes como a Marfrig, de alimentos, e a PlayTrue Solutions, de software, além de outras companhias da área de defesa.
FONTE: Coluna de Denize Bacoccina – Isto É Dinheiro
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
WalterGaudério escreveu:E por falar no nosso aviãozinho, olhem quem o está namorando...
Notícia veiculada no Site Defesa Aérea e NavalA Líbia pediu ajuda ao governo brasileiro para reaparelhar a Força Aérea do país, que terá aviões Super Tucano, da Embraer, na sua frota.
A Líbia pediu ajuda ao governo brasileiro para reaparelhar a Força Aérea do país, que terá aviões Super Tucano, da Embraer, na sua frota. As encomendas podem chegar a 24 unidades nos próximos anos. Além disso, um grupo de 22 empresas brasileiras de diversos setores está sendo convidado a se instalar no país, e terá preferência nos negócios em relação a concorrentes de outras nacionalidades. Entre elas estão nomes como a Marfrig, de alimentos, e a PlayTrue Solutions, de software, além de outras companhias da área de defesa.
Seria bom se a FAB encomenda-se mais um lote de A-29.
Sds
Lord Nauta
- guilhermecn
- Sênior
- Agradeceu: 61 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
O Brasil se saiu bem com a queda do GaddafiWalterGaudério escreveu:E por falar no nosso aviãozinho, olhem quem o está namorando...
A Líbia pediu ajuda ao governo brasileiro para reaparelhar a Força Aérea do país, que terá aviões Super Tucano, da Embraer, na sua frota.
Notícia veiculada no Site Defesa Aérea e Naval
O Brasil poderia embarcar e repor as perdas que teve (com o ST), não?
"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill
Winston Churchill