FONTE09/07/2012 - 12h14
Governo estuda aumentar percentual do álcool na gasolina, diz Lobão
LUCAS VETTORAZZO
DO RIO
DE SÃO PAULO
Atualizado às 14h09.
O governo federal pretende aumentar o percentual do álcool na gasolina de 20% para 25% assim que a produção nacional de etanol superar os patamares atuais, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, nesta segunda-feira.
Sem dar mais detalhes, Lobão disse que se a produção se mantiver nos nível verificados neste e no ano passado, não será possível ampliar o percentual de álcool na mistura.
O ministro, no entanto, deu a entender que isso pode estar próximo de acontecer ao dizer que a mudança poderá ocorrer a qualquer momento.
"Estamos mantendo os 20%, mas a qualquer momento poderemos voltar aos 25%. Se a produção de etanol continuar no patamar em que se encontra hoje, e que estava no ano passado, vamos mantê-la em 20%", disse Lobão, no Rio, após cerimônia de entrada em operação do navio da Transpetro Sérgio Buarque de Holanda.
O navio é o terceiro navio a entrar em operação dentro do programa de modernização da frota da Transpetro.
DE 25% PARA 20%
Em 1º de outubro do ano passado, o governo diminuiu a quantidade de álcool anidro na gasolina de 25% para 20% para garantir o abastecimento do combustível no país.
À época, a mudança foi tomada para tentar evitar a falta de etanol no mercado e conter o preço do combustível, que havia aumentado muito nas últimas semanas.
A Petrobras foi prejudicada com a medida, pois teve de importar mais gasolina do exterior para garantir o consumo nacional.
PETROBRAS BENEFICIADA
Com a volta ao patamar anterior, de 25% de álcool anidro na gasolina, a estatal será beneficiada. A companhia passaria a comprar menos combustível no exterior para abastecer o mercado doméstico.
Embora a Petrobras venha modernizando suas refinarias e construindo novas unidades para aumentar a oferta, a produção de combustíveis brasileira não é suficiente para atender a demanada do país. Assim, ela exporta petróleo bruto e importa derivados.
Quando a empresa tem de comprar gasolina no exterior, ela paga um preço mais alto que o praticado no país, e tem de arcar com o prejuízo, por não repassar o preço aos consumidores.
ENTENDA A MUDANÇA
Com o aumento da concentração de álcool combustível (hidratado) na gasolina, o preço tende a cair e o consumidor que tem carro flex passa a abastecer com gasolina.
Mas a maior demanda pelo derivado de petróleo exige também maior volume de anidro. Caso a produção de etanol não cresça, o preço do combustível dispara.
Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Moderador: Conselho de Moderação
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Audaces Fortuna Iuvat
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
FONTE09/07/2012 - 13h27
Petrobras tem bons motivos para pedir mais álcool na gasolina
A Petrobras tem bons motivos para pedir ao governo a volta da mistura do álcool anidro para 25%. A safra sucroalcooleira deste ano não terá grandes mudanças em relação à anterior. Isso significa que a importação de gasolina, que vem aumentando, vai continuar aquecida.
Distante do mercado externo nos últimos anos, o país não tem uma logística apropriada para a compra de um volume grande de gasolina. Falta estrutura de armazenagem nos portos e a logística de distribuição para o interior do país é complicada.
A utilização maior de álcool na grade de consumo brasileiro traria menos prejuízo à Petrobras e diminuiria os investimentos das distribuidoras, que tem de distribuir esse combustível pelo país.
Mesmo com a alta de preço liberado para a gasolina, a empresa teria prejuízos crescentes com essa evolução das importações, principalmente devido à alta do dólar.
O cenário de safra deste ano pouco muda sobre o de 2011. Mas o abastecimento, como ocorreu em 2011, deve ser assegurado.
Um aumento da mistura de álcool anidro dos atuais 20% para os 25% aliviara o caixa da Petrobras, que teria de importar menos, mas forçaria as distribuidoras a buscar álcool de milho nos Estados Unidos para complementar o abastecimento.
O tempo dessa proposta da estatal, no entanto, não é o mais apropriado. O início de safra com o percentual de mistura definido em 20% fez muitas empresas transformar o álcool anidro que tinham em estoque em hidratado.
O álcool anidro é o que é misturado à gasolina, enquanto o hidratado é o que vai diretamente ao tanque. Ou seja, a importação de álcool anidro poderá ser ainda maior.
A elevação da mistura é boa para as usinas, que podem ter uma demanda maior de anidro, produto que praticamente tem o preço garantido, e rende mais.
Seria uma saída, ainda, para o setor porque o açúcar, o grande competidor do etanol nas safras anteriores, está com queda de preço. A queda nos preços externos do açúcar leva as usinas a produzir mais álcool, desde que o preço fique competitivo.
Audaces Fortuna Iuvat
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Um carro desse tamanho com etanol? Teria que encher o tanque a cada dia 3 dias.FIGHTERCOM escreveu:Nova Ranger chega a partir de R$ 61.900
Ford quer atacar rivais com preço competitivo e versão 2.5 flex, de 173 cv
http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... +DE+R.html
NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39552
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2860 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39552
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1137 vezes
- Agradeceram: 2860 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Alguém tem o link do tributo ao Ayrton Senna feito pelo pé de feijão do Top Gear? De preferência legendado.
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
cabeça de martelo escreveu:Alguém tem o link do tributo ao Ayrton Senna feito pelo pé de feijão do Top Gear? De preferência legendado.
http://www.youtube.com/watch?v=ApzPTpquAuk
Mas este é muito bom, e está completo (1h45m):http://www.youtube.com/watch?v=-ftoQ8l13Q4
Audaces Fortuna Iuvat
- Andre Correa
- Sênior
- Mensagens: 4891
- Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
- Agradeceu: 890 vezes
- Agradeceram: 241 vezes
- Contato:
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
FONTEEm Espanha, compre um carro novo e leve outro «grátis»
Na compra de um carro novo, Renault Espanha oferece um segundo veículo, um Twizy Urban 45
Em tempos de crise, há que ser criativo. Em Espanha, na compra de um veículo de ligeiro, que pode variar entre os 21.300 e os 32.300 euros, a Renault oferece um segundo veículo, um Twizy Urban 45. O objetivo da Renault Espanha visa aumentar as vendas de veículos novos, mas também dinamizar as vendas do pequeno veículo elétrico da marca francesa
No entanto, para usufruir desta «borla», o cliente tem de pagar pelo menos 6000 euros a crédito e por intermédio da financeira da marca, utilizando a proposta do RCI Banque. O aluguer da bateria do veículo elétrico, 50 euros por mês também não está incluído na oferta.
O Twizy é um dois lugares, com a particularidade de os ocupantes estarem dispostos em tandem (um atrás do outro), mede 2,32 m de comprimento, 1,46 m de altura e apenas 1,19 m de largura. Estará disponível em dois formatos distintos, com potências diferentes.
A versão de acesso é representada pelo Twizy 45, com motor elétrico de nove (9) cavalos, que não precisa de carta de condução (podendo ser conduzido por jovens de 16 anos sem carta) e tem circulação limitada aos espaços urbanos, onde não é permitido exceder os 45 km/h.
A versão mais potente, o Twinzy 85, debita 17 cv e pode circular sem qualquer restrição, atingindo uma velocidade máxima de 100 km/h, apesar de estar limitado aos 85 km/h.
As baterias permitem-lhe percorrer cerca de 100 km com uma só carga, que poderá cair para 60/70 km numa condução mais dinâmica. A recarga efetua-se em 3h30m numa vulgar tomada doméstica, através de um cabo situado num compartimento localizado na dianteira do veículo.
A exemplo do que acontece com os restantes elétricos da Renault, também o cliente do Twizy terá de recorrer ao aluguer de uma série de serviços associados à bateria. As mensalidades arrancam nos 50 euros euros/mês (com IVA incluído) para 7.500 km/ano num contrato de 36 meses ou mais ou 60 euros/mês para contratos de 12 meses.
Em Portugal, o Twizy 45 estará disponível entre os 6.990 e os 7.790 euros, enquanto a versão Twizy 85 é proposta entre os 7.690 e 8.490 euros.
Audaces Fortuna Iuvat
- tflash
- Sênior
- Mensagens: 5426
- Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
50 euros mais electricidade... Um Smart a diesel gasta 50 euros ou menos por mês de combustível e é mais "carro". Acho que é um conceito que não vai vingar.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Iniciando o processo seletivo para o Bourne Móvel. Denominado por mim de FX-Bourne.
Os requisitos operacionais:
- Tempo de operação envolvendo o triênio 2013-2016.
- Custo estimado entre R$ 35 - 50 mil.
- Uso predominante em rodovias. Estimado em torno de 600 km por semana.
- Conforto como essencial
- Bom desempenho em viagem curtas
- Não precisam estar operacionais em 2012, mas sim em 2013.
Atualmente, o antigo Bourne móvel, um Ford Ka vermelho 2011, foi repassado para terceiro por fadiga do material. Em substituição foi adquirido um Gol GIII como tampão. O planejamento supõem que deva se manter operacional até idos de 2013. Quando será substituído pelo FX-Bourne.
Os modelos pré-selecionados e que foram requisitadas propostas. Dividias entre novos e semi-novos.
Novos
- Ford New Fiesta
- Fiat Punto
- Chevrolet Sonic
- Peugeot 208
- Nissan Tiida
Semi-novos (2008 a 2011)
- Peugeot 307/308
- Honda Civic
- Ford Eco Sport
- Fiat Stilo
- VW Golf
- Ford Focus
- Chevrolet Vectra
- Toyota corolla
* Em vermelho os líderes na lista de preferências.
Os requisitos operacionais:
- Tempo de operação envolvendo o triênio 2013-2016.
- Custo estimado entre R$ 35 - 50 mil.
- Uso predominante em rodovias. Estimado em torno de 600 km por semana.
- Conforto como essencial
- Bom desempenho em viagem curtas
- Não precisam estar operacionais em 2012, mas sim em 2013.
Atualmente, o antigo Bourne móvel, um Ford Ka vermelho 2011, foi repassado para terceiro por fadiga do material. Em substituição foi adquirido um Gol GIII como tampão. O planejamento supõem que deva se manter operacional até idos de 2013. Quando será substituído pelo FX-Bourne.
Os modelos pré-selecionados e que foram requisitadas propostas. Dividias entre novos e semi-novos.
Novos
- Ford New Fiesta
- Fiat Punto
- Chevrolet Sonic
- Peugeot 208
- Nissan Tiida
Semi-novos (2008 a 2011)
- Peugeot 307/308
- Honda Civic
- Ford Eco Sport
- Fiat Stilo
- VW Golf
- Ford Focus
- Chevrolet Vectra
- Toyota corolla
* Em vermelho os líderes na lista de preferências.
- JT8D
- Sênior
- Mensagens: 1164
- Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
- Agradeceu: 194 vezes
- Agradeceram: 100 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Ih, esse nome dá azarBourne escreveu:Iniciando o processo seletivo para o Bourne Móvel. Denominado por mim de FX-Bourne.
Você vai acabar comprando um carro estocado no deserto
[]´s,
JT
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21087
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Na pior das hipóteses fico com meu Gol GIII. Este carro está para mim como F5 está para FAB.
Percebam que a lista está tão desvirtuada quanto o FX da FAB. Mistura carros novos e usados. Considera modelos que ainda não foram lançados (Sonic e 208). E categorias diferentes (Honda Civic; Punto e EcoSport). A única coisa que conheço são as necessidades e preço. O resto continua um mistério.
Percebam que a lista está tão desvirtuada quanto o FX da FAB. Mistura carros novos e usados. Considera modelos que ainda não foram lançados (Sonic e 208). E categorias diferentes (Honda Civic; Punto e EcoSport). A única coisa que conheço são as necessidades e preço. O resto continua um mistério.
-
- Sênior
- Mensagens: 8789
- Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Bourne, em 2013 a VW deve trazer novos motores ao Brasil, isso deve ser especialmente interessante para você que roda muito.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- prp
- Sênior
- Mensagens: 8854
- Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
- Localização: Montes Claros
- Agradeceu: 118 vezes
- Agradeceram: 413 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Bourne escreveu: Novos
- Ford New Fiesta Boa pedida
- Fiat Punto É fiat, logo logo entrará outro no lugar
- Chevrolet Sonic é um parto de feio e caro pra burro
- Peugeot 208 Boa pedida
- Nissan Tiida é um parto de feio ao quadrado
eu ficaria entre o N. Fiesta e 208, nessa sua lista
Semi-novos (2008 a 2011)
- Peugeot 307/308 são bons carros
- Honda Civic boa pedida, mas a manutençao é salgada
- Ford Eco Sport Vai sair de linha com a entrada da New Eco
- Fiat Stilo já saiu de linha
- VW Golf veículo do século passado
- Ford Focus boa pedida
- Chevrolet Vectra saiu de linha, veículo do século retrasado, motor manzatec ninguém merece
- Toyota corolla boa pedida
eu ficaria, Civic, Corolla, Focus, 307/308, nesta ordem
* Em vermelho os líderes na lista de preferências.
-
- Sênior
- Mensagens: 3548
- Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
- Localização: Bahia!
- Agradeceu: 74 vezes
- Agradeceram: 87 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Vai rodar em quais cidades? Porque tem carro nessa lista aí que se quebrar tu vai ficar mais de mês parado esperando manutenção.Bourne escreveu:Iniciando o processo seletivo para o Bourne Móvel. Denominado por mim de FX-Bourne.
Os requisitos operacionais:
- Tempo de operação envolvendo o triênio 2013-2016.
- Custo estimado entre R$ 35 - 50 mil.
- Uso predominante em rodovias. Estimado em torno de 600 km por semana.
- Conforto como essencial
- Bom desempenho em viagem curtas
- Não precisam estar operacionais em 2012, mas sim em 2013.
Atualmente, o antigo Bourne móvel, um Ford Ka vermelho 2011, foi repassado para terceiro por fadiga do material. Em substituição foi adquirido um Gol GIII como tampão. O planejamento supõem que deva se manter operacional até idos de 2013. Quando será substituído pelo FX-Bourne.
Os modelos pré-selecionados e que foram requisitadas propostas. Dividias entre novos e semi-novos.
Novos
- Ford New Fiesta
- Fiat Punto
- Chevrolet Sonic
- Peugeot 208
- Nissan Tiida
Semi-novos (2008 a 2011)
- Peugeot 307/308
- Honda Civic
- Ford Eco Sport
- Fiat Stilo
- VW Golf
- Ford Focus
- Chevrolet Vectra
- Toyota corolla
* Em vermelho os líderes na lista de preferências.
[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
- bruno mt
- Sênior
- Mensagens: 1274
- Registrado em: Qua Mar 12, 2008 2:26 pm
- Localização: Cuiabá-MT
- Agradeceu: 4 vezes
Re: Carros: marcas, nacionalidade, qualidades e defeitos
Bourne, você já pensou em um Sentra? Na minha família tem um, e o carro está nos surpreendendo positivamente.
A versão que temos aqui é a CVT, o carro até hoje não deu problema (foi comprado no começo de 2010) o consumo dele é de 9km/l na cidade e 12 km/l na estrada. Pelo menos aqui, o pós venda é muito bom, sempre atendem muito bem e com preço na média do mercado, e o melhor de tudo, como Brasileiro ainda tem um certo receio com a montadora e o fato de ser montado no México, o preço do seminovo é abaixo dos seus concorrentes.
Sei que a imagem que ele passa é de carro de "tiozão", mas se você não ligar pra isso, e que possivelmente sairá de linha em 2014 é uma excelente compra.
PS: Não recomendo o Civic, não tem um proprietário que converso que fale bem do consumo. Nem o Eco Sport, não é um carro muito estável, não me sentiria seguro viajando com o mesmo.
PS 2: o 308 é lindo
Só um comentário extra: EU não compraria um carro zero nestas condiçoes que você citou.
A versão que temos aqui é a CVT, o carro até hoje não deu problema (foi comprado no começo de 2010) o consumo dele é de 9km/l na cidade e 12 km/l na estrada. Pelo menos aqui, o pós venda é muito bom, sempre atendem muito bem e com preço na média do mercado, e o melhor de tudo, como Brasileiro ainda tem um certo receio com a montadora e o fato de ser montado no México, o preço do seminovo é abaixo dos seus concorrentes.
Sei que a imagem que ele passa é de carro de "tiozão", mas se você não ligar pra isso, e que possivelmente sairá de linha em 2014 é uma excelente compra.
PS: Não recomendo o Civic, não tem um proprietário que converso que fale bem do consumo. Nem o Eco Sport, não é um carro muito estável, não me sentiria seguro viajando com o mesmo.
PS 2: o 308 é lindo
Só um comentário extra: EU não compraria um carro zero nestas condiçoes que você citou.