TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2930
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceu: 554 vezes
Agradeceram: 185 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66916 Mensagem por saullo » Sex Jul 13, 2012 12:26 pm

Luís Henrique escreveu::twisted: :twisted: :twisted:
A Mach 2,8 acho que da para fazer um estrago. :twisted: :twisted:
Taí um caso a se pensar...
Quem sabe um rasante destrutivo desse tipo seria bom pro país. :twisted: :twisted: :twisted:
Senão os caças só vem depois da eleição em Oritimbó do Ó de Dentro, mas depois tem eleição em Oritimbó do Ó de Fora...

Abraços




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66917 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 13, 2012 3:18 pm

JT8D escreveu:
mmatuso escreveu:Acho que mais alguns eventos vão atrasar esse anúncio.

Olimpiadas da inglaterra agora, ano que vem tem copa das federações no brasil e em 2014 será a copa no brasil.

2015 começa os preparativos para as olimpiadas do brasil e em 2016 ela começa.

Então provavelmente lá para 2017 teremos o resultado.
Isso se o Brasil ganhar a copa, caso contrário teremos de esperar até a próxima ...

[]´s,

JT

Senhores vamos aguardar a LAAD :mrgreen: [002] (que é depois do carnaval 2013), a final do mundial interclubes( VAI CORINTHIANS!!!!) e o especial de fim de ano do Roberto Carlos!!! :lol:





PS. O Brasilsão não ganha a copa de 2014 nem a pau!!! [003] :roll:




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66918 Mensagem por Luís Henrique » Sex Jul 13, 2012 3:58 pm

saullo escreveu:
Luís Henrique escreveu::twisted: :twisted: :twisted:
A Mach 2,8 acho que da para fazer um estrago. :twisted: :twisted:
Taí um caso a se pensar...
Quem sabe um rasante destrutivo desse tipo seria bom pro país. :twisted: :twisted: :twisted:
Senão os caças só vem depois da eleição em Oritimbó do Ó de Dentro, mas depois tem eleição em Oritimbó do Ó de Fora...

Abraços
Na verdade o bicho até supera o Mach 3, porém nesta velocidade poderá sofrer problemas na turbina e na estrutura.
Então é limitado a Mach 2,8

Em baixa altura (onde ocorreriam os estragos) chega a Mach 1,2 que daria cerca de 1.500 km/h
Se o Mirage fez aquele estrago a 1.100 km/h imagina a 1.500... :twisted:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceu: 146 vezes
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66919 Mensagem por Justin Case » Sex Jul 13, 2012 5:54 pm

Luís Henrique, boa tarde.

Não verifiquei, mas tenho na cabeça que a maior intensidade de uma onda de choque ocorre exatamente no voo transsônico - na barreira do som - com a onda de choque normal, a 90º com o deslocamento.
Quando todo o avião alcança o supersônico, a intensidade da onda de choque diminui muito. Com o aumento da velocidade supersônica, há variação no ângulo da onda de choque - onda de choque oblíqua. Dos 90º iniciais, o cone passa a ser cada vez mais estreito. Com Mach 2.0, o ângulo de Mach é de 60º.
A intensidade da onda de choque no voo supersônico estabilizado é inferior ao da onda normal que ocorre com Mach 1.0.
Se a intenção for causar maior dano, acho que a velocidade recomendada é Mach 1.0.

Voltando ao tema principal, a ansiedade é grande para que haja uma decisão e tenhamos finalmente o F-X. Chega de ter aviões cuja maior capacidade operacional é transformar combustível em barulho ou quebrar vidros.
Abraço,

Justin




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66920 Mensagem por Luís Henrique » Sex Jul 13, 2012 8:14 pm

Ok Justin.

Mas creio que pelo menos mais barulho, iria fazer. :twisted:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66921 Mensagem por Marino » Sáb Jul 14, 2012 11:18 am

O Estado de São Paulo             
POLÍTICA
Boeing propõe ampliar projeto para vender caças ao Brasil
Vice-presidente do Programa Boeing F/A-18 diz que o mesmo tratamento foi dado pela companhia aos atuais clientes
Denise Chrispim Marin, correspondente





WASHINGTON - O pacote de transferência de tecnologia dos caças F18 Super Hornet ao Brasil poderá ser "ampliado" na medida em que seja aprofundada a cooperação e a confiança entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil e entre as companhias dos dois lados envolvidas no projeto. Segundo o vice-presidente do Programa Boeing F/A-18, Mike Gibbons, o mesmo o tratamento foi dado pela companhia aos seus atuais clientes desse segmento de defesa.

"O Brasil e os EUA precisam um do outro. Os EUA precisam do Brasil para estar seguro. Por isso, se o Brasil comprar os F18 Super Hornet e tornar-se um aliado dos EUA, a parceria a confiança mútua vai se expandir, e a transferência tecnológica será estendida para um potencial adicional", afirmou Gibbons ao Estado. "A transferência tecnológica para os nossos atuais clientes está em contínua ampliação, na medida em que aumenta a parceria e a confiança dos dois lados", completou.

Desde o ano passado, a Boeing tem demonstrado seu especial interesse na ampliação de negócios com o Brasil. Abriu um escritório em São Paulo, enviou como sua representante a ex-embaixadora americana em Brasília Donna Hrinak e, recentemente, fechou acordos com a Embraer para o aperfeiçoamento do A-29 Super Tucano e para apoio nas vendas do cargueiro KC-390 aos EUA e a outros países.

A Boeing também fechou parceria com a AEL, subsidiária no Brasil da israelense Elbit Systems, para o fornecimento de novas telas do painel de controle (como as de um vídeo game de última linha) para os seus caças, inclusive os eventuais F18 a serem entregues ao Brasil. A companhia americana faz dessas parcerias com a Embraer e a AEL exemplos da cooperação que pretende manter com outras empresas brasileiras, seja como fornecedoras de peças e partes ou como parceiras na concepção de futuros aviões.

"O Brasil tem a opção de construir o seu próprio caça. Mas oferecemos uma melhor oportunidade para suas empresas que vierem a construir componentes, já em fase de desenho, para os novos Super Hornet e outros projetos futuros da Boeing", afirmou Gibbons. "Esse é um trabalho de alta qualidade e mais durável. Além dessa vantagem em curto prazo, queremos oferecer melhor valor agregado para o desenvolvimento de novas aeronaves."

Irrestrito

A rigor, a promessa de transferência tecnológica americana não traz o adjetivo "irrestrito", presente na oferta da concorrente francesa, a Dassault, com seus caças Rafale. A qualificação pesou na disposição do então presidente Luis Inácio Lula da Silva de dar preferência nesse negócio à França, em 2009.

O compromisso americano está escudado sobretudo na palavra do presidente dos EUA, Barack Obama, que concorre à reeleição em novembro. Em visita ao Brasil, em abril passado, o secretário da Defesa, Leon Panetta, garantiu a ampla transferência tecnológica, inclusive nas áreas sensíveis, se o governo Dilma Rousseff optar pelos Super Hornet. Mas a palavra final sobre tal questão pertence ao Senado americano.

O Senado, na opinião de Gibbons, não teria como recuar. A Boeing, salientou ele, estaria preparada para iniciar a produção assim que fosse fechado o pacote de produção industrial. "Estamos prontos este ano, se for preciso", afirmou Gibbons, sem deixar transparecer o desapontamento da Boeing com a nova postergação, desta vez para o final de dezembro, da decisão do governo brasileiro sobre o FX2. A expectativa criada pelo próprio ministro da Defesa, Celso Amorim, era de anúncio do vencedor em junho.

No mês passado, o ex-chanceler Amorim extraiu dos três concorrentes do FX2 - a americana Boeing, a francesa Dassault e a sueca Saab - a promessa de congelar suas ofertas de venda até 31 de dezembro. O anúncio deve ser feito antes dessa data.

Esse processo de compras vem se arrastando desde 1998, quando o governo Fernando Henrique Cardoso lançou o programa FX para substituir os Mirage 3 da Força Aérea Brasileira (FAB) com 16 novos caças. A gestão de Lula continuou o processo até 2005, quando o enterrou. Dois anos depois, foi lançado em Brasília o FX2, para a compra de 36 caças.

Segundo o vice-presidente do programa F18 Super Hornet, a Boeing entende ser essa uma decisão que extrapola a aquisição de um produto de defesa. Envolve também a escolha de um país como forte aliado em matéria de segurança e de uma companhia como parceira das empresas brasileiras. "Não estamos frustrados com o novo adiamento. O Brasil será capaz de tomar uma decisão em médio prazo."

Desde 2007, a Boeing sintetiza sua oferta ao público como a de melhor custo benefício. Os caças F18 Super Hornet já foram testados inúmeras vezes em combate. O preço é um dos segredos da oferta. Mas cada unidade da mesma aeronave vendida para a Marinha americana custou US$ 60 milhões. Dependendo dos requisitos a serem agregados ou descartados pela FAB, custará mais ou menos esse mesmo valor.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66922 Mensagem por alcmartin » Sáb Jul 14, 2012 12:11 pm

Vamos para a cama! :mrgreen: Veio a cantada! :mrgreen: Só nao falou quem faz o que... :twisted:




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55295
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2759 vezes
Agradeceram: 2438 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66923 Mensagem por P44 » Sáb Jul 14, 2012 12:20 pm

e la nave va....




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66924 Mensagem por Matheus » Sáb Jul 14, 2012 1:44 pm

Considerando a falta de vontade polítca em tudo que diz respeito a defesa, considerando a preferência de grande parte da FAB no que diz respeito a materiais americanos, consirando na nossa tendência vira lata e sucateira, considerando a crise, parece-me que a opção mais adequada ao momento é o F18 via FMS. Compra prontinho, de prateleira, entrega rápida, possíveis complemetações com unidades usadas no futuro, não precisa desenvolver nada, custo de operação razoável....melhor colocar o rabinho entre as penas e ficar com isto mesmo.
Se comprar e operar um MBT de 60 toneladas invibilza o EB quanto mais desenvolver um Gripen NG ou comprar um caro Rafale enviabilizaria a FAB.




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66925 Mensagem por henriquejr » Sáb Jul 14, 2012 2:15 pm

Sem dúvidas que a Boeing não estar frustrada com o novo adiamento da decisão, eles só ganharam mais tempo de melhorar sua proposta dentro dos limites impostos pela legislação deles, de transferência de tecnologia. E o governo brasileiro, que é o maior interessado, e responsável, por estas prorrogações, consegue mais tempo para barganhar e ver se extrai mais vantagens dos interessados em lhes vender os aviões.




.
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66926 Mensagem por alex » Sáb Jul 14, 2012 5:35 pm

A carteira de aviões da Embraer foi grandemente afetada pela crise europeia, não fiquem surpresos se houver mais entrosamento com a industria americana, é questão de sobrevivencia da empresa. Pode haver implicações no FX,claro.
Só lembrando que as preocupações geopolitica dos EUA são a China e nós já estamos no mesmo barco. Estes interesses podem convergir.




pampa_01
Sênior
Sênior
Mensagens: 799
Registrado em: Ter Jan 26, 2010 9:27 pm
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66927 Mensagem por pampa_01 » Sáb Jul 14, 2012 7:08 pm

Ué, mas a dois dias foi dito que não o Brasil não tem acesso a algumas tecnologias e tal, bla, bla, bla...
Mais do mesmo.

Segue a vida, agora com espelhinhos novos,




Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo.
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66928 Mensagem por faterra » Sáb Jul 14, 2012 10:39 pm

[002]
Tenho a imprensão que se o GF optar pelo Rafale alguém vai perder um parceiro de "peso"! Ao contrário do que disseram alguns dias atrás, quando concretizaram esta parceria, hoje eles estão mostrando seus objetivos reais. Falta agora o GF mostrar a cara.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8862
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 118 vezes
Agradeceram: 413 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66929 Mensagem por prp » Dom Jul 15, 2012 2:10 am

O urubu tá com raiva do boi!

Aprendi essa agora. :mrgreen:




Avatar do usuário
romeo
Sênior
Sênior
Mensagens: 869
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 12:46 am
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 81 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#66930 Mensagem por romeo » Dom Jul 15, 2012 2:52 am





Responder