NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FoxHound
Sênior
Sênior
Mensagens: 2012
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 1:14 pm
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6256 Mensagem por FoxHound » Sex Jun 29, 2012 4:13 pm

Rússia e França desenvolvem em conjunto um novo veículo blindado.
http://4.bp.blogspot.com/-xYZeLPy3ht0/T ... 00/VBL.jpg
A Rússia e a França está desenvolvendo em conjunto um novo veículo de combate de infantaria blindado, anunciou nesta sexta-feira (29) Igor Sevastyanov, subdiretor da Rosoboronexport, estatal russa incumbida de gerir a exportação de material bélico russo.

Em fala durante a Fórum de Engenharia e Tecnologia em Zhukovsky, nas cercanias de Moscou, Sevastyanov disse que estava dirigindo um grupo de trabalho que desenvolveu uma nova tecnologia para ambas as nações e que um protótipo já estava sendo construído.

“Temos um projeto, sob a égide de um grupo franco-russo para as forças terrestres, o qual eu dirijo”, disse Sevastyanov. No momento, estamos desenvolvendo um veículo com chassis francês e armamento e terro russa. O veículo deve surgir nos próximos 18 meses. Temos um projeto de concepção e um modelo já foi feito”, disse Sevastyanov.

Sevastyanov disse que a França está também interessada na coprodução de veículos blindados russos para vender para terceiros países.

O novo veículo pode ser usado pelas tropas francesas e russas e que o mesmo deveria atender os padrões da OTAN e da Rússia, disse Sevastyanov.

Em 11 de março de 2011, “pipocou” nas mídias francesas e russas que a França e Rússia estavam mantendo conversas acerca do fornecimento de 500 veículos blindados ligeiros “VBL” (Véhicule Blindé Léger), de origem francesa, para o Serviço Federal de Vigilância de Fronteiras da Rússia. Os resultados das negociações ainda são desconhecidos.

Sevastyanov também disse que a Rússia e os Estados Unidos podem cooperar no desenvolvimento conjunto de armas e outros equipamentos militares. Ele não mencionou quaisquer projetos específicos, dizendo que apenas um "conjunto de produtos" pode ser desenvolvido em torno de cinco a 10 anos.
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... junto.html




FoxHound
Sênior
Sênior
Mensagens: 2012
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 1:14 pm
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6257 Mensagem por FoxHound » Sex Jun 29, 2012 4:14 pm

Rússia pode vender munição avançada para os taques indianos.
http://1.bp.blogspot.com/-3FV9gTm9D0s/T ... 3UBK20.jpg
Rússia e Índia estão mantendo negociações acerca do fornecimento de munição avançada para tanque por parte da Rússia, revelou nesta sexta-feira o subdiretor da Rosoboronexport, Igor Sevastyanov.

“A primeira rodada de negociações sobre a entrega munição 3UBK20 (Mango) para tanque foi concluída e uma segunda rondada sobre a fabricação licenciada (da munição) na Índia irá começar na segunda-feira”, disse Sevastyanov.

Sevastyanov não especificou o volume de munições que a Índia está disposta a comprar, mas ele disse que o mesmo é “grande”.

Ainda segundo Sevastyanov, a Rússia começou construiu uma empresa binacional na Índia, a qual fabricará o sistema de artilharia de foguetes múltiplos Smerch.
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... ncada.html




FoxHound
Sênior
Sênior
Mensagens: 2012
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 1:14 pm
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6258 Mensagem por FoxHound » Sex Jun 29, 2012 4:16 pm

Inacreditavel.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Empresa americana assessorou a China na criação do helicóptero de ataque WZ-10
A empresa reconheceu sua culpa e concordou em pagar uma multa de mais de US$ 75 milhões ao governo americano
http://2.bp.blogspot.com/-aq1wSbauJ8o/T ... copter.jpg
A empresa americana United Tecnologies (UTC) e duas de suas filias, a Hamilton Sundstrand y Pratt & Whitney Canada, reconheceram perante a justiça que infringiram a lei de exportações dos EUA e assessoraram a China na criação de um helicóptero de ataque, o WZ-10.

A empresa concordou em pagar mais de US$ 75 milhões ao Ministério da Justiça e ao Departamento de Estado para chegar a um acordo sem a necessidade de travar um processo judicial.

“A China pode fabricar seu primeiro helicóptero de ataque, parcialmente graças as atividades destas empresas que transferiram tecnologia militar secreta dos EUA”, diz um comunicado do Ministério da Justiça a respeito.

O WZ-10 está equipado com motores Pratt & Whitney Canada, que é uma filial da Pratt & Whitney, um dos maiores produtores de motores civis e militares. A fabricação do helicóptero chinês foi iniciada em 2000 e já em 2009 as primeiras unidades passaram a formar parte das Forças Armadas da China.

Os EUA introduziram de forma unilateral um embargo a exportação de equipamentos e tecnologias militares à China em 1989, depois dos trágicos acontecimentos na Praça Tiananmen, quando as autoridades chinesas esmagaram violentamente os protestos estudantis.

Segundo o Ministério da Justiça dos EUA, a China buscava desenvolver seus helicópteros de combate desde a década de 80 do século passado, com a introdução de tecnologia estrangeira, tecnologia essa que era adquirida por debaixo dos panos com a criação de um programa de desenvolvimento de um helicóptero comercial.

Se apurou que desde 2002 até 2004, a Pratt % Whitney forneceu à China motores para os helicópteros militares que era os mesmos instalados nas aeronaves civis. Não obstante, a empresa instalava “software” militar nesses motores para ganhar privilégios no mercado da aviação civil na China, diz o Ministério da Justiça dos EUA.
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... na-na.html




FoxHound
Sênior
Sênior
Mensagens: 2012
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 1:14 pm
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6259 Mensagem por FoxHound » Sex Jun 29, 2012 5:59 pm

Rússia escolhe blindados.
http://m.ruvr.ru/data/2012/06/26/129477 ... indado.jpg
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, suscitou novamente o interesse em relação à questão do equipamento do exército com veículos blindados. Depois de o general Makarov ter inspecionado o veículo finlandês Patria AMV e manifestado interesse em estudar esta máquina, apareceram em várias mídias informações de que a Rússia estaria disposta a comprar carros blindados finlandeses.

O Patria AMV finlandês não é o primeiro carro blindado importado que está sendo proposto ao exército russo. Alguns meses atrás se falou sobre uma possível aquisição de carros italianos do tipo Centauro, e na altura chegaram a entregar vários blindados para testes na Rússia. No entanto, até agora, eles são, talvez, mais uma demonstração: as máquinas são manejadas por equipes italianas, o programa de demonstração não inclui testes de explosão e tiro.

Nestas circunstâncias, obviamente, é cedo demais para falar de comprar os “italianos”. E mais cedo ainda para dizer algo sobre os finlandeses, já que todo o interesse óbvio em seus produtos foi limitado a palavras sobre a vontade de examinar o veículo.

No entanto, existe o interesse em saber com que máquina exatamente serão equipadas as forças armadas da Rússia. As origens do interesse são muito simples: os 15-18 bilhões de dólares que receberão os produtores dos novos blindados.

Não se pode dizer que a chefia militar russa está disposta a substituir os veículos blindados domésticos por carros de importação. No entanto, segundo diz um dos principais especialistas russos na área de veículos blindados, Viktor Murakhovski, “estudar tecnologia estrangeira nunca prejudicou ninguém. No entanto, o formato deste estudo deve mudar. São profissionais especializados que devem participar em exposições internacionais de armamentos.”

“Temos a experiência de desenvolvimentos próprios, entre eles há várias soluções, incluindo carros armados, populares atualmente,” acrescentou o especialista. “Falando especificamente da classe de canhões de auto-propulsão com obuses-morteiros universais, esta classe de máquinas nasceu ainda na União Soviética, onde foi criada a famosa Nona, e hoje em dia está sendo amplamente distribuída por todo o mundo,” disse o interlocutor da Voz da Rússia.

O desenvolvimento continua até hoje. O futuro carro blindado de combate russo Boomerang, que deverá se tornar a base para toda uma família de veículos, deve aparecer em 2016. Além disso, deve notar-se o crescimento do potencial em equipamentos de rodas em geral. Sua presença é demonstrada pelo aparecimento de tais máquinas como o Taifun, a entrada no mercado de um jogador fundamentalmente novo – da empresa Zaschita com seu blindado Scorpion e suas várias modificações.

A concorrência nesta área será exclusivamente benéfica. A única questão é se a chefia militar russa está pronta para tirar proveito de seus frutos.
http://portuguese.ruvr.ru/2012_06_26/ru ... -blindado/




FoxHound
Sênior
Sênior
Mensagens: 2012
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 1:14 pm
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6260 Mensagem por FoxHound » Sex Jun 29, 2012 6:01 pm

Essa notícia está mais completa.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma delegação da Venezuela, encabeçada pelo vice-ministro do Exterior Temir Porras, se encontra em Moscou a efetuar uma visita que tem por objetivo assinar novos acordos de fornecimento de equipamentos militares russos a Caracas.

Trata-se de um lote de carros blindados T-72B1V. Cumpre lembrar que o Exército venezuelano conta com 92 tanques desta modificação. A encomenda foi cumprida pela Rússia ainda em março do ano corrente. No quadro dos acordos atuais, a Venezuela poderá receber mais um lote de 100 unidades da mesma marca.

No que se refere ao financiamento da transação, esta será realizada nos marcos do crédito russo no montante de quatro bilhões de dólares, acordado em outubro do ano passado. Isto significa que o formato das relações bilaterais nesse domínio, elaborado por iniciativa do antigo vice-primeiro-ministro russo, Igor Setchin, continua a vigorar tendo em vista a concessão de créditos a Caracas sob a garantia de desenvolvimento de mega-projetos petrolíferos e a compra de armas russas.

Segundo sustenta o periódico Kommersant, o fornecimento de armas para aquele país latino-americano constitui uma parte integrante da estratégia de longo prazo visando à expansão econômica russa na Venezuela. Lembre-se que a recente visita a Caracas de Igor Setchin, na qualidade de co-presidente da comissão intergovernamental russo-venezuelana, culminou com a assinatura de uma série de acordos importantes.

Em particular, as partes chegaram a acordo que a empresa russa Rosneft poderia aderir ao projeto de petróleo Carabobo-2 a desenvolver na jazida situada na zona do rio Orenoco. Como é do conhecimento geral, o acesso a esta região de petróleo custará à Rússia um bilhão de dólares. Além disso, cinco companhias do ramo russas – Rosneft, Gazpromneft, Lukoil, Surgutneftgaz e TNK-BP juntaram seus esforços para explorar a jazida de petróleo pesado Hunin-6, prontificando-se a canalizar para o efeito 20 mil milhões de dólares num prazo de 40 anos.

Todavia, alguns políticos e governantes russos se mostram reticentes quanto à necessidade de conceder créditos ao abrigo de projetos petrolíferos com longos prazos de amortização para os quais as empresas russas não possuem tecnologias adequadas. Os receios têm vindo a ganhar força após as noticias sobre a doença de Hugo Chaves a sofrer de cancro. Em caso de sua morte, Moscou, segundo a generalidade de peritos na matéria, corre risco de ver os seus projetos frustrados sem conseguir o retorno dos capitais investidos. As declarações otimistas sobre a disposição de proceder à prospecção na região selvagem da Venezuela não passam de um pretexto para receber a ajuda russa pretendida por Hugo Chávez e que ele acabou por obter mediante as empresas de petróleo russas, disse em declarações prestadas ao Kommersant o vice-chefe do Conselho Empresarial Russo-Venezuelano,Vladimir Semago, a acrescentar que a cooperação militar entre os dois países é um fator puramente político.

A Rússia é um dos principais fornecedores de armas para a Venezuela. Conforme as avaliações do Centro de Análise do Comércio Mundial de Armas, em 2011, este país latino-americano veio ocupar o primeiro lugar entre os importadores de armamentos destinados para as Forças Terrestres.
http://portuguese.ruvr.ru/2012_06_27/ve ... contratos/




FoxHound
Sênior
Sênior
Mensagens: 2012
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 1:14 pm
Agradeceu: 38 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6261 Mensagem por FoxHound » Sex Jun 29, 2012 6:07 pm

Forças Armadas russas vão receber novos armamentos .
As empresas da indústria militar da Rússia exibiram os seus mais modernos desenvolvimentos no fórum Tecnologias na Indústria Mecânica – 2012 (TIM), que se realiza na cidade de Jukovski, na região de Moscou. Muitos destes modelos de armamentos e de material de guerra são fornecidos já hoje às Forças Armadas nacionais e é possível que sejam exportados.

Hoje a indústria militar russa está em alta. É sabido que até ao ano de 2020 serão canalizados cerca de 20 trilhões de rublos, o que equivale a cerca de 700 bilhões de dólares para a modernização das Forças Armadas e da indústria militar da Rússia. Este setor da economia russa atravessou uma fase de queda brusca do número de encomendas por parte do Estado mas, há uns três ou quatro anos, começou a restabelecer-se, - aponta o diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar, Alexander Fomin.

"O complexo da indústria militar da Rússia continua a concentração de tecnologias mais avançadas. A nossa indústria dispõe da reserva suficiente de solidez técnico-científica e continua a se desenvolver, utilizando novas tecnologias e novos materiais, incluindo os compósitos. Começamos a produzir muitos acessórios, incluindo acessórios para a indústria de aviação estrangeira, no quadro da cooperação internacional."

Ao mesmo tempo, as Forças Armadas nacionais necessitam de alguns tipos de material de guerra especial. Uma das novidades do fórum foi o sistema automatizado de comando de tropas interarmas ao nível tático. Neste sistema são utilizados serviços de software totalmente novos, juntamente com meios de posicionamento global, o que permite determinar a localização exata dos alvos quer próprios, quer inimigos.

Nesta exposição na cidade de Jukovski, um interesse especial dos especialistas e dos visitantes foi despertado pelos complexos de mísseis antiaéreos S-300 e Buk. Isso não é de se admirar pois atualmente no mundo cresce a demanda de sistemas russos de defesa antiaérea, - aponta Alexander Fomin.

"Os últimos eventos no mundo com a utilização de diversos sistemas de combate demonstraram que, em primeiro lugar, são infligidos golpes aéreos, pois eles são os mais potentes e rápidos. É evidente que contra este instrumento de ataque é criado imediatamente um instrumento de defesa, isto é, complexos de mísseis aéreos de diversos tipos. A Rússia produz toda a variedade destes mísseis, - desde os portáteis e de curto raio de ação até aos médios e de grande alcance."

Os complexos S-300 e S-400 já são uma arma regulamentar do Exército Russo. Em breve as Forças Armadas irão receber o sistema mais moderno da quinta geração, o S-500.
http://portuguese.ruvr.ru/2012_06_29/ma ... xportacao/




Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6262 Mensagem por NettoBR » Sáb Jun 30, 2012 9:34 am

Operação Guarani





"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6263 Mensagem por Marino » Sáb Jun 30, 2012 5:01 pm

Do Junker:
Junker escreveu:Data: 29/06/2012
Ação: 8981 - AQUISIÇÃO DE MEIOS TERRESTRES
Favorecido: 88.610.324/0001-92 - AGRALE SOCIEDADE ANONIMA
Valor: R$ 15,444,000.00

AQUISIÇÃO DE 100 VTNE AGRALE MARRUÁ CARGO 3/4 TON (PROJETO MORTEIRO). 2012NC006583 - COLOG. CONTRATO NR 057/2012 - COLOG/DMAT. PROC ORIGEM: 2012IN00029

143,00000 UNIDADE AUTOMÓVEL Viatura Operacional de transporte não especializado, tipo Pick-up, 3/4 ton, 4x4, (VOP 1), Agrale Marruá Cargo, cabine e carroceria com teto de lona, zero km, modelo do ano em curso ou posterior enaj cor camuflada, com motorização EURO III. MARCA: AGRALE ITEM DO PROCESSO: 00001 ITEM DE MATERIAL: 000150682
http://www.portaltransparencia.gov.br/d ... 12NE800360
Favorecido: 88.610.324/0001-92 - AGRALE SOCIEDADE ANONIMA
Valor: R$ 6,640,920.00

AQUISIÇÃO DE 43 VTNE AGRALE MARRUÁ CARGO 3/4 TON (PROJETO PROTEGER). 2012NC005958 - COLOG. CONTRATO NR 057/2012 - COLOG/DMAT. PROC ORIGEM: 2012IN00029

143,00000 UNIDADE AUTOMÓVEL Viatura Operacional de transporte não especializado, tipo Pick-up, 3/4 ton, 4x4, (VOP 1), Agrale Marruá Cargo, cabine e carroceria com teto de lona, zero km, modelo do ano em curso ou posterior enaj cor camuflada, com motorização EURO III. MARCA: AGRALE ITEM DO PROCESSO: 00001 ITEM DE MATERIAL: 000150682
http://www.portaltransparencia.gov.br/d ... 12NE800361




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6264 Mensagem por binfa » Ter Jul 03, 2012 8:17 am

Paiol do Exército é invadido no interior de SP. Munições de diversos calibres foram roubadas

Sede do Exército em Pirassununga é invadida e furtada

Bandidos fugiram levando munições de diversos calibres

Na madrugada deste domingo (1) o depósito do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada do Exército foi invadido e teve munições de diversos calibres roubadas, no centro da cidade de Pirassununga. O local é vigiado 24 horas por dia e armazena armas e munições das forças armadas brasileiras.

De acordo com a Polícia Militar, ainda não se tem informações de quantas munições e de quais calibres foram furtados. A assessoria de comunicação do Exército confirmou o crime e disse que abriu uma operação de pente fino em todas as unidades do Estado para localizar os responsáveis.

Durante toda a tarde de domingo, todas as entradas e saídas da cidade foram fechadas e buscas foram feitas em diversos bairros. Ninguém foi preso e a Polícia Civil irá investigar o caso.

TV CLARET.COM/montedo.com




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 5 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6265 Mensagem por Franz Luiz » Ter Jul 03, 2012 8:54 am

Agora imaginem distribuir FALs pelas Reservas de Armamentos dos Tiros de Guerra de todo interior de SP com o PCC mais organizado e ativo do que nunca. No mínimo temerário.




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6266 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 03, 2012 11:16 am

Ouvi hoje na rádio que todas as munições já foram recuperadas, foram encontradas num terreno baldio, em Pirassununga. Pelo que informaram na rádio, foram recuperadas cerca de 6 mil munições calibre 7.62mm e 800 em calibre 9mm.




.
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6267 Mensagem por NettoBR » Ter Jul 03, 2012 12:33 pm

EN 162 - Transposição do Rio São Francisco



Assista neste Exército Notícias - Engenharia do Exército Brasileiro conclui canal de aproximação e Barragem de Tucutu nas obras da Transposição do Rio São Francisco




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6268 Mensagem por NettoBR » Ter Jul 03, 2012 12:37 pm

EN 163 - Exército na Rio+20



Assista neste Exército Notícias como foi a participação do Exército Brasileiro na segurança da Rio+20




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceu: 1085 vezes
Agradeceram: 320 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6269 Mensagem por NettoBR » Ter Jul 03, 2012 12:40 pm

EN 164 - Radares, mísseis e equipamentos de apoio à guerra eletrônica são usados na Rio+20



Veja neste Exército Notícias as novas tecnologias empregadas pelo Exército Brasileiro na segurança da Rio+20, como radares SABER M60, míssies IGLA e equipamentos de apoio à guerra eletrônica




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

Re: NOTÍCIAS

#6270 Mensagem por jauro » Ter Jul 03, 2012 3:25 pm

henriquejr escreveu:Ouvi hoje na rádio que todas as munições já foram recuperadas, foram encontradas num terreno baldio, em Pirassununga. Pelo que informaram na rádio, foram recuperadas cerca de 6 mil munições calibre 7.62mm e 800 em calibre 9mm.
Exército recupera munição furtada em Pirassununga 03 Jul 2012
Ricardo Valota e Ricardo Brandt

Toda a munição furtada no final da madrugada de domingo, 1, do paiol do quartel do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada do Exército, em Pirassununga (SP), interior do Estado, foi recuperada pelos militares nesta segunda-feira, 2, na cidade vizinha de Porto Ferreira, a 230 quilômetros da capital.
Segundo o Exército, um soldado que estava de folga no final de semana é suspeito de ter facilitado a ação dos criminosos na base militar. Nesta terça-feira, 3, entre 8 e 9 horas, o general Tomás Miguel Miné Ribeiro, comandante da Brigada, cuja sede fica em Campinas, dará uma coletiva de imprensa para detalhar os trabalhos de recuperação da munição e de investigação do ocorrido dentro do 13º Regimento.
Na ação, foram levados mais de 3 mil cartuchos de fuzis calibres 7.62 e 9mm, munição pesada como cartuchos 50 e 90mm (para blindados) e granadas de boca desapareceram. O arrombamento teria ocorrido às 4 horas. O quartel do Exército teria sido invadido por um alambrado que foi cortado na divisa com o bairro Vila São Pedro. Os assaltantes arrombaram dois cadeados para entrar no paiol. Os militares que faziam guarda naquele momento declararam ter visto duas pessoas correndo do local.
No paiol, foram abandonados um alicate, um pé de cabra, uma marreta de madeira, uma lima de aço, uma câmara de ar de bicicleta, um cobertor, uma bolsa de lona e um celular, além de duas caixas de madeira com capacidade para armazenar 250 munições. Ao todo foram furtados 2.350 cartuchos de fuzil calibre 7.62, 840 cartuchos de 9mm e 20 cartuchos de borracha de calibre 12. Munição pesada também foi subtraída: 36 cartuchos de calibre .50, duas cápsulas de calibre 90mm (munição de blindado, que só pode ser usada por tanques) e 12 granadas de boca.
As buscas pela munição na cidade começaram domingo. Todas os acessos de Pirassununga e bairros mais violentos foram ocupados por soldados do Exército e policiais. Uma operação pente fino foi feita hoje dentro da área do quartel para saber se o material que desapareceu do paiol não foi escondido no próprio local.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Responder